Secretária de Segurança visita quartel dos Bombeiros em Caxias…

Acompanhada do comandante-geral da corporação e do delegado-geral da Polícia Civil, Augusta Andrade ouviu detalhes sobre as obras de qualificação e ampliação

A secretária de Segurança Pública do Maranhão, coronel PM Augusta Andrade, esteve na última quinta-feira, 14, em Caxias, durante visita ao 5º BBM- Batalhão Carcará, do Corpo de Bombeiros Militar.

  • a secretária estava acompanhada do delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros;
  • também esteve na comitiva o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto Araújo.

“À tarde, participamos da audiência pública proposta pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Maranhão, realizada na Câmara Municipal de Caxias”, explicou Célio Roberto.

No Batalhão Carcará, as autoridades foram recebidas pelo comandante do Batalhão, major Amujacy Araújo, que detalhou as obras de qualificação e ampliação em andamento.

“Importante momento de diálogo e fortalecimento das ações em prol da segurança pública do Maranhão. A medida consolida política da gestão estadual para melhorar a estrutura do Corpo de Bombeiros”,  frisou a secretária.

Durante a visita, Augusta Andrade visitou também o 2º Batalhão de Polícia Militar.

As providências eleitorais de Eduardo Braide…

Mesmo sem dizer se é candidato a governador, prefeito de São Luís já indicou coordenadores em imperatriz, Timon e Caxias; e prepara incursão pela Baixada Maranhense

 

BRAIDE E SEUS PRÉ-COORDENADORES LUCIANO LEITOA E RICARDO SEIDEL; campanha sem precisar dizer que está em campanha

Ele não diz se vai disputar o Governo do Estado, não se manifesta sobre renúncia da prefeitura e nada fala sobre campanha eleitoral em 2026; mesmo assim, o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) se movimenta nos bastidores claramente como candidato e já tomou diversas providências eleitorais.

O prefeito já tem espécies de pré-coordenadores de campanha em municípios de grande peso eleitoral.

  • em Imperatriz é o suplente de deputado Ricardo Seidel quem assume sua pré-campanha;
  • o mesmo faz o ex-prefeito de Timon e ex-deputado federal Luciano Leitoa (PDT);
  • Em Caxias, quem responde por Braide é o suplente de deputado federal Paulo Marinho Jr. 

“É o povo que fala e comprova a gestão que vem sendo realizada na cidade de São Luís. Hoje, São Luís é outra cidade. A administração do prefeito demonstra que, quando um bom gestor está à frente do Executivo, os resultados aparecem de forma concreta. Quem ganha com isso é São Luís, e o Maranhão também precisa ganhar uma gestão que faça com que o Estado se torne referência nacional em administração pública, baseada na responsabilidade e no compromisso com a população”, anunciou Leitoa, logo após a reunião que definiu suas tarefas em Timon.

“Reunião alinhamento com meu amigo e Presidente Estadual do PSD, Eduardo Braide. Estamos juntos nessa missão de reorganização partidária no Estado e construção de um Maranhão melhor”, completou Seidel.

Aliados do prefeito têm anunciado uma incursão pela região da Baixada Maranhense, que rebe forte influência da capital maranhense.

São essas medidas todas que mostram o prefeito Eduardo Braide fazendo campanha sem precisar dizer que está em campanha.

São todas providências absolutamente eleitorais…

1

Dinistas festejam “sucesso do evento com Camarão em Caxias”; brandonistas desdenham…

Criado na primeira campanha do hoje ministro do STF Flávio Dino, “Diálogos pelo Maranhão” foi reeditado pelo vice-governador e iniciado na mesma cidade em que tudo começou, em 2014

 

DINISTAS COM FELIPE. Deputados remanescentes do governo Flávio Dino estiveram com Felipe camarão em Caxias

O vice-governador Felipe Camarão (PT) e os seus aliados no grupo chamado de remanescentes do dinismo festejam desde a sexta-feira, 8, o que classificaram de “sucesso”, referindo-se ao primeiro evento “Diálogos pelo Maranhão”.

“Em 2014, recebemos a missão de cuidar do nosso Maranhão — e mudamos a história: mais escolas, mais hospitais, mais estradas e mais dignidade para o nosso povo. Ontem, em Caxias, demos a largada para um novo ciclo com o Diálogos pelo Maranhão, reunindo lideranças e movimentos sociais para ouvir e construir, juntos, um estado mais justo. Felipe Camarão é candidato ao Governo do Maranhão — e o povo está no centro desse projeto!”, comemorou o presidente regional do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry.

  • para o deputado estadual Carlos Lula (PSB), o evento de Caxias “foi gigante, plural e inspirador”;
  • para o também deputado Leandro Bello, vai ficar “na história e no coração de cada maranhense”.
IMAGENS AÉREAS servem para que o leitor tenha a dimensão do evento

Desde a noite de sexta-feira, 8, porém, deputados, secretários e aliados do governador Carlos Brandão (PSB) tentam desdenhar do evento protagonizado pelo vice-governador.

O próprio Brandão postou, no mesmo horário, uma foto ao lado de algumas das principais lideranças do PT maranhense – todas com cargos em seu governo – como que para mostrar que o PT não estava em Caxias.

  • nas redes sociais e veículos de imprensa ligados ao governo, o discurso também foi o de “fracasso de Camarão em Caxias”;
  • para os brandonistas, o tamanho do evento protagonizado pelo vice-governador é comparável a uma “reunião de bairro”.

Este blog Marco Aurélio d’Eça publica neste post foto e vídeo do evento, para que o leitor analise por si mesmo a sua dimensão.

Os “Diálogos pelo Maranhão” devem ser levados a todo o estado…

Fortalecido, Felipe Camarão vai a Caxias como “candidato do PT a governador”…

Com candidatura garantida pela direção nacional do partido, vice-governador lança o “Diálogos pelo Maranhão” representando a base do governo Lula, agora com apoio do PCdoB e do PSB

 

DA BASE LULISTA. Felipe Camarão inaugura o “Diálogos pelo Maranhão” agora como candidato do PT, do PCdoB e do PSB

O vice-governador Felipe Camarão (PT) fecha a semana na condição de pré-candidato do PT ao Governo do Estado, posto reafirmado pela própria direção nacional do partido; e desembarca nesta condição em Caxias, onde lança o projeto “Diálogos pelo Maranhão”, que vai embalar sua candidatura.

  • Camarão esteve no meio da semana em Brasília, onde conversou com Lula e foi recebido pelo presidente petista Edinho Silva;
  • o próprio Edinho Silva publicou em suas redes sociais a garantia de que o vice-governador é o candidato do PT ao governo do MA.

“Almoçando em Brasília com meu companheiro e amigo Felipe Costa Camarão, vice-governador do Maranhão, nosso pré-candidato a governador. Uma liderança que muito nos orgulha”, postou o presidente petista.

Mas Felipe voltou de Brasília não apenas com a garantia de que será mesmo o candidato do PT a governador.

  • ele foi recebido pela deputada Luciana Santos, presidente do PCdoB, que garantiu a aliança com o PT;
  • e se reuniu com a senadora Ana Paula Lobato, que declarou apoio do PSB, partido que ela vai presidir.

O vice-governador maranhense encerra a semana, portanto, não apenas como candidato do partido de Lula.

Mas também com o palanque que reúne toda a base progressista do governo Lula no Maranhão…

Brandão insiste em “farra de caminhonetes” para vereadores e é criticado até por aliados…

Mesmo diante da recusa do presidente da Câmara de Caxias – que prefere a doação de viaturas e ambulâncias para a cidade – governador reafirmou o “presente”, o que gerou críticas do deputado estadual Catulé Júnior

 

CRÍTICA EM CASA. Brandão insiste com a “farra das caminhonetes” para vereadores e leva reprimenda de Catulé Júnior

O governador Carlos Brandão (PSB) não desistiu da ideia de doar uma pick-up do ano a cada um dos 217 presidentes de Câmara Municipal do Maranhão.

A ideia, revelada em primeira mão neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “‘Farra das caminhonetes’ de Brandão vira meme na internet…”, foi rechaçada por diversos presidentes de Câmara e vereadores, que preferem a doação de ambulâncias e viaturas para os municípios. (Releia aqui)

  • mesmo assim, Brandão insiste em presentear os aliados, como reafirmou na semana passada, na Câmara de Caxias;
  • diante da recusa do atual presidente da Câmara local, o governador disse que doará o carro ao próximo chefe do poder.

“Tem gente ai que ta dizendo que não quer, mas eu garanto a você, Mário Assunção, que em janeiro de 2027 farei a doação da pick-up ao novo presidente”, disse o governador; Assunção foi eleito em maio para o biênio que só vai começar em 2027.

A posição de Brandão incomodou até mesmos seus aliados na Assembleia Legislativa.

O deputado estadual Catulé Júnior (PP), foi à tribuna da Assembleia Legislativa logo no primeiro dia de sessão, nesta terça-feira, 5, para fazer um apelo ao governador.

“Nós precisamos é de viaturas nas ruas. Nós precisamos é de ambulâncias. Não precisamos de caminhonete para vereador ir para onde quiser. Faço esse destaque, rogando ao governador Carlos Brandão para que repense. Faço um alerta para o governador, quando ele diz: ‘tem gente por aí que não quer, mas eu vou doar’. Essa é uma ideia triste e deve ser esquecida. O povo do Maranhão merece nossa atenção, nosso carinho. E se tem gente que não quer a pick-up, pode me incluir entre eles”, afirmou Catulé Júnior.

Antes dele, o deputado Rodrigo Lago (PCdoB) – um dos primeiros a criticar a doação das caminhonetes – também já havia destacado o episódio de Caxias.

O custo total das picks-ups que serão dadas de presentes a vereadores aliados está estimado em R$ 40 milhões…

Felipe Camarão vai retomar os “Diálogos Pelo Maranhão”…

Movimento que embalou a pré-candidatura do ex-governador Flávio Dino, a partir de 2013, mobiliza os vários setores da sociedade em debate sobre os caminhos do estado

 

CONTATO DIRETO. Camarão vai levar a mensagem de Lula a todas as regiões do Maranhão, repetindo o gesto de Flávio Dino em 2013

O vice-governador  Felipe Camarão (PT) vai editar o movimento “Diálogos pelo Maranhão”, espécie de seminários políticos para discutir os vários aspectos da sociedade maranhense.

  • esta reedição terá sua estreia na sexta-feira, 8, no espaço Marília Eventos, em Caxias, com lideranças da região;
  • este movimento foi encabeçado pelo ex-governador Flávio Dino em sua primeira candidatura, a partir de 2013.

“No início, tivemos muita adesão popular, com a participação do movimento social e progressista, reunidos para debates significativos. O resultado foi a construção coletiva do plano de governo, que agora está sendo executado”, recordou o próprio Dino, em evento para comemorar os cinco anos do programa, em 2018. (Lembre aqui)

A escolha de Caxias é simbólico para Felipe Camarão por que representa o mesmo local onde a edição liderada por Dino começou.

À época, o então candidato comunista tinha como principal aliado no município o deptuado estadual Humberto Coutinho.

“Foi em Caxias que tudo começou para o nosso ex-governador Flávio Dino – lembranças do líder Humberto Coutinho! E será em Caxias que tudo vai começar de novo para o Maranhão com Camarão & Lula”, destacou Felipe Camarão, em suas redes sociais.

  • segundo o vice governador, o encontro será o ponto de partida para uma série de eventos que vão percorrer todo o estado;
  • ele pretende ouvir demandas, ideias e propostas, fortalecendo a participação popular e aproximando o governo das pessoas.

Da reunião devem participar lideranças do PT, do PCdoB, do PSB e representantes dos movimentos sociais…

Roberto Rocha calcula 50 pontes de concreto com recursos de sua autoria no MA…

Durante sua passagem pelo municípios de Caxias e Timon, ex-senador falou de seus projetos para o Maranhão e entregou equipamentos deste tipo ao lado de parlamentares, prefeitos e lideranças

 

OBRA ENTREGUE. Ao lado de parlamentares, prefeitos e lideranças, Roberto Rocha posa em cima da ponte fruto de suas ações no Senado

O ex-senador Roberto Rocha (sem partido) registrou em suas redes sociais o resultado prático do início de sua pré-campanha às eleições de 2026, com a entrega de uma ponte no município de Timon. A estrutura, que era de madeira, foi construída em concreto com recursos de autoria do ex-parlamentar.

“Se eu fosse governador do Maranhão, ao final do mandato, acabaria com todas as pontes de madeira no Maranhão. Aproveitaria a imensa quantidade de minério que temos e transformaria uma pequena parte em aço para fazer as pontes. Em parceria com os municípios, os governos estadual e federal fariam a parte horizontal de todas as pontes e cada município faria a parte vertical”, ressaltou Rocha.

FAZ E MOSTRA. Imagens divulgadas pelo ex-senador mostram como era a ponte entregue por ele no fim de semana, em Timon
  • em Timon, o ex-senador foi acompanhado pelo prefeito Rafael Brito (PSB) e pelo deputado estadual Leandro Bello (Podemos);
  • o projeto Travessia já garantiu a construção de quase 50 pontes em todas as regiões do Maranhão, segundo o ex-parlamentar.

A passagem por Timon e Caxias marcou o início da pré-campanha de Roberto Rocha, que ainda deve definir se concorre ao Governo do Estado ou ao Senado em 2026.

Ele deve continuar com sua agenda em diversos outros municípios…

Catulé Jr. já está no comando da 3ª vice da Assembleia…

Deputado estadual foi eleito nesta quinta-feira, 26, com 31 votos, em disputa com o colega Fernando Braide, que reuniu os votos da oposição na Casa

 

CASA UNIDA. Catulé Júnior posa ao lado da presidente Iracema Vale e de todos os deputados presentes à sessão desta quinta-feira, 26, na Assembleia Legislativa

Tomou posse na 3ª vice-presidência da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 20, o deputado estadual Catulé Júnior (PP); ele foi eleito em sessão extraordinária na manhã do mesmo dia, em disputa contra o deputado Fernando Braide (Solidariedade).

  • Catulé Júnior foi eleito com 31 votos;
  • Fernando Braide chegou a nove votos;
  • dois deputados não participaram da sessão.

“De forma especial, agradeço à bancada do meu partido, o Progressista (PP), composta, também, pelos deputados Arnaldo Melo, Júnior França e Helena Duailibe; e aos deputados que representam Caxias nesta Casa: Adelmo Soares (PSB), Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT). Estou à disposição da Casa e de todo o povo do Maranhão”, discursou o novo membro da Mesa.

Catulé Júnior  saiu das eleições de 2022 com 34. 847 votos e ficou na suplência; ele assumiu o mandato em janeiro, com aposse de deputados eleitos prefeitos nas eleições de 2024.

Foi também secretário municipal de Governo, Articulação política e Segurança Pública de Caxias entre 2016 a 2018;

E esteve à frente da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão de fevereiro de 2019 a abril de 2022…

Roberto Rocha inicia pré-campanha por Caxias e Timon…

Mesmo sem declarar ainda a que cargo vai concorrer em 2026, ex-senador começa a se reunir com a classe política e com representantes da sociedade civil em palestras sobre os mais diversos temas

 

NA ESTRADA. Roberto Rocha pretende falar ao Maranhão sobre a BR-135, cujo projeto de pavimentação em concreto armado ele diz ser fruto de suas emendas

O Ex-senador Roberto Rocha (sem partido) está nesta quinta-feira, 26, em Caxias, onde dará palestra sobre a reforma tributária brasileira. Nesta sexta-feira, 27, ele estará em Timon.

  • a visita aos dois municípios simboliza o início da pré-campanha do ex-senador;
  • embora não tenha definido a que cargo irá concorrer, Rocha estará na disputa.

“Após tantos anos afastado da base política do Maranhão, retorno revigorado, cheio de ânimo para visitar todas as regiões do meu estado, e falar do nosso trabalho como senador de todos os maranhenses”, anunciou o ex-senador, em suas redes sociais.

Este blog Marco Aurélio d’Eça abordou ainda em maio a última manifestação pública de Roberto Rocha, no post “pré-candidato a senador, Roberto Rocha já estuda refazer planos…”.

  • a postagem foi fruto de uma série de conversas com o próprio ex-senador, ao longo do ano;
  • ele expôs suas opiniões com base nos cenários políticos vividos atualmente no Maranhão.

“Dinocomunistas estão caminhando para estar juntos com Eduardo Braide para governador e Felipe Camarão como vice ou senador. Assim, Brandão fica no governo, com seu sobrinho candidato, e poderá ter como candidata ao Senado Roseana Sarney; será a melhor forma que ele terá para tentar neutralizar o Lula, candidato à reeleição”, apontou Rocha, ainda em 25 de maio, cenário confirmado quase um mês depois, na postagem exclusiva deste blog Marco Aurélio d’Eça, intitulada “Kassab reúne Braide e Eliziane em São Paulo”, com forte repercussão política no Maranhão e em Brasília.

Roberto Rocha continuou, desde então, a avaliar todos os cenários, o que o tem levado a fortalecer a ideia, inclusive, de disputar o Governo do Estado.

Mas esta é uma outra história…

Imagens do dia: tem Brandão e Camarão novamente no interior…

Governador inaugurou obras em vários setores nos municípios de Coroatá e Caxias, acompanhado do vice-governador e de aliados políticos, como Orleans Brandão e Fábio Gentil
 

[caption id="attachment_148916" align="aligncenter" width="603"] INAUGURANDO JUNTOS. Brandão

Read more