Othelino Neto recebe apoio de Fernando Pessoa…

Aliança com o prefeito de Tuntum é vista com estratégica pelo deputado estadual – que vai concorrer à Câmara Federal – pela força política que ele exerce na região

 

O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, declarou apoio à pré-candidatura do deputado estadual Othelino Neto (PSB) à Câmara Federal durante agenda política e institucional realizada no município nesta sexta-feira, 15.

Ao lado do parlamentar, Fernando participou de visitas a obras, entregas de veículos e eventos promovidos pela gestão municipal. Durante a programação, o prefeito destacou a parceria construída com Othelino em favor da cidade de Tuntum e ressaltou o compromisso do deputado com o desenvolvimento do município.

“Othelino ajudou muito a nossa cidade a se desenvolver com apoio a obras e melhorias importantes. Eu não poderia deixar de apoiar Othelino a deputado federal porque eu estaria sendo injusto com a própria cidade de Tuntum”, afirmou o prefeito.

  • Fernando Pessoa também reforçou confiança no projeto político de Othelino Neto rumo à Câmara dos Deputados;
  • e disse que essa parceria precisa continuar para que o município possa receber ainda mais investimentos importantes.

“Você contará com o nosso mandato na Câmara dos Deputados para ajudar Tuntum a conquistar mais desenvolvimento”, declarou Othelino.

A agenda do deputado em Tuntum contou com visitas a importantes obras em andamento no município, como o CAPS, a Creche Bilíngue, a UBS do Centro e a UBS do Creoli do Bina.

  • durante a programação, também foram entregues fardamentos e um veículo para o Departamento Municipal de Trânsito;
  • adquiridas com emendas da senadora Ana Paula Lobato (PSB), uma ambulância e uma van foram entregues ao município.

A agenda foi encerrada com participação no evento em homenagem ao Dia do Gari e no tradicional Show de Prêmios em comemoração ao Dia das Mães no município.

O apoio de Fernando Pessoa fortalece o projeto político de Othelino Neto rumo à Câmara Federal e amplia a articulação política do deputado no interior do Maranhão.

Nos bastidores, a adesão do prefeito de Tuntum é vista como estratégica pela força política e eleitoral que Fernando Pessoa possui na região.

Possível aliança de Braide e Natércio em São José de Ribamar…

Ex-prefeito de São Luís avança na cidade balneária em articulação com o vice-prefeito, o que pode movimentar o cenário político na região metropolitana

 

NATÉRCIO E BRAIDE TÊM CONVERSADO NOS BASTIDORES DAS ELEIÇÕES EM RIBAMAR; aliança mexe com o cenário na Grande São Luís

O ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) iniciou um movimento em São José de Ribamar que pode resultar em importante avanço na região metropolitana. Ele passou a observar mais de perto as movimentações do vice-prefeito Natércio Santos, liderança com forte aceitação popular e presença política no município.

  • a possível aproximação entre Natercio e Braide já movimenta conversas de bastidores, mesmo ainda sem declaração oficial;
  • o diálogo político tem sido interpretado como um sinal importante para a formação de alianças eleitorais na cidade balneária.

Essa movimentação ganha ainda mais peso diante do desgaste político do prefeito Dr. Julinho Matos  (Podemos), hoje com alta rejeição no município.

Depois de passar boa parte da gestão criticando o governo Brandão, Julinho se aproxima do Palácio dos Leões numa tentativa de fortalecer o projeto político do próprio filho.

Mas uma aproximação entre Braide e Natercio teria força para mexer diretamente com o equilíbrio político da Grande Ilha…

Em articulação inédita, Maura Jorge reúne vereadores da situação e da oposição em apoio a rui Jorge em Arari…

Prefeita de Lago da Pedra fechou aliança com seis parlamentares da Câmara Municipal, alcançando um consenso raro no município

 

VEREADORES DE ARARI COM RUI E MAURA JORGE: aliança inédita no município, em raro consenso na cidade

A prefeita de lago da Pedra, Maura Jorge (PP), alcançou um feito inédito em Arari nesta pré-campanha eleitoral: ela viabilizou o apoio de seis vereadores – tato da situação quanto da oposição – à candidatura de Rui Jorge Neto a deptuado estadual.

“Recebemos com gratidão o apoio e o gesto de companheirismo dos vereadores de Arari. Esse apoio ao nosso Rui Jorge representa o reconhecimento de um trabalho construído com credibilidade, palavra e compromisso verdadeiro com o povo”, comemorou a prefeita, em suas redes sociais.

  • da oposição, fecharam os vereadores Aurinete Freiras, Marcelo Santana e Lucinha Brito;
  • também estão com Rui Jorge Neto os vereadores governistas Léa Lopes, Nelinho e Polota.

O movimento é fruto da trajetória de Maura Jorge, que sempre soube plantar respeito e consideração, mantendo relações verdadeiras ao longo do tempo, inclusive com quem pensa diferente.

“Conosco, as pessoas são respeitadas e têm voz, independentemente de época ou circunstância. Seguimos nossa caminhada com diálogo, seriedade e responsabilidade”, destacou Rui Jorge Neto.

A campanha do candidato a deptuado segue espalhada por todo o Maranhão…

Brandão, Weverton e Eliziane juntos em Timon…

Oito anos depois, parte da chapa que venceu as eleições de 2018 – ao lado do hoje ministro Flávio Dino – posou para foto ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho

 

OITO ANOS DEPOIS… basta substituir Renan Filho por Flávio Dino e a história se repete com Brnadão, Weverton e Eliziane

Análise da Notícia

Oito anos depois, o governador Carlos Brandão (sem partido) e os senadores maranhenses Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD) são registrados, juntos, em uma mesma imagem. A foto, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, é praticamente a mesma de 2018, quando o trio disputou as eleições na chapa liderada pelo hoje ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino.

  • na ocasião, Brandão era candidato a vice-governador, tendo Weverton e Eliziane como candidatos ao Senado;
  • passados oito anos, tudo mudou na política maranhense e o trio caminha para palanques diferentes em 2026;
  • mas os discursos, pelo menos, que a unidade ainda é pensada por todos, mesmo que apenas de forma protocolar.

“Quando o Governo Federal, o Governo Estadual e a bancada caminham juntos, quem ganha é a população. Nosso compromisso é seguir fortalecendo essa parceria em favor do povo maranhense”, destacou Eliziane, na passagem por Timon.

“Essa união demonstra maturidade política e compromisso com o desenvolvimento. Estamos juntos para assegurar recursos, obras e políticas públicas que façam diferença na vida das pessoas”, reconheceu Weverton.

“Essa parceria tem rendido frutos, com investimentos em infraestrutura, saúde, educação e mobilidade. Seguiremos trabalhando para manter esse alinhamento que traz benefícios reais à nossa população”, declarou Brandão.

Nos anos que seguiram à eleição de 2018, Weverton afastou-se de Brandão e concorreu em 2022 contra ele, que tinha o apoio de Flávio Dino, eleito senador naquela ocasião; Eliziane não disputou nada em 2022, mas apoiou a vitória de Brandão, em primeiro turno.

Agora, em 2026, Brandão segue rompido com Flávio Dino e seu grupo, Weverton se reaproximou e deve compor a chapa encabeçada pelo secretário Orleans Brandão (MDB). Ignorada no debate eleitoral do Palácio dos Leões, Eliziane segue em busca de espaço para sua candidatura à reeleição.

Mas tudo pode mudar até as convenções de julho/agosto, quando se definem as chapas eleitorais.

Será?!?

Com informações do blog De Tudo Um Pouco-News

Paulo Victor também declara apoio a Orleans Brandão…

Um dos principais aliados do vice-governador Felipe Camarão, presidente da Câmara participa da convenção do MDB e declara: “Estaremos juntos hoje nesse lançamento e adiante”

 

APOIO PÚBLICO. Orleans recebeu a adesão do presidente da Câmara Paulo Victor durante a convenção do MDB, no Ceprama

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB) assumiu nesta sexta-feira, 28, o apoio ao candidato do MDB, Orleans Brandão, ao Governo do Estado.

Victor não apenas participou da convenção emedebista como também declarou que seguirá de agora em diante com o emedebista.

“Estaremos juntos hoje nesse lançamento e adiante. O caminho é um só. Venceremos”, postou o vereador, em sua redes sociais. (Veja o vídeo abaixo)

  • Paulo Victor, era até, então um dos principais aliados do vice-governador Felipe Camarão (PT) em São Luís;
  • no início de outubro, sua esposa chegou a pedir demissão da Seduc após uma postagem dele ao lado de Camarão.

Nas últimas semanas, porém, a postura do vereador tem mudando. Ele tem estado mais próximo do Palácio dos Leões.

A nova postura do presidente da Câmara tem chamado atenção até para a eleição na Casa. Até agora, PV apoia a candidatura de Beto Castro (Avante), mas mostra-se tendente a apoiar o adiamento da eleição, de abril para novembro.

Esse adiamento interessa diretamente ao vereador Marquinhos Silva (União Brasil), que busca viabilização como candidato do Palácio dos Leões.

O mesmo Palácio dos Leões que conseguiu atrair o presidente da Câmara…

Prefeito de Cajapió declara apoio a Hilton Gonçalo para o Senado…

Vereador de São Luís ligado ao prefeito Eduardo Braide, o médico Joel Nunes também participou do encontro

 

HILTON GONÇALO e aliados com os irmãos Joel e Rômulo Nunes em aliança para 2026

O prefeito de Cajapió, Dr. Rômulo, declarou neste sábado, 20, apoio à candidatura do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, ao senado Federal; ao lado do prefeito estava o vereador de São Luís, Joel Nunes (PSD), ligado ao prefeito Eduardo Braide (PSD).

“Hilton tem um histórico de gestão exemplar e um olhar voltado para o desenvolvimento dos municípios. Tenho certeza de que, no Senado, ele fará ainda mais pelo Maranhão”, afirmou o prefeito de Cajapió.

  • Rômulo e Joel – que deve ser candidato a deputado estadual – são irmãos;
  • ambos destacaram a trajetória política de Gonçalo na região do Munim.

Hilton Gonçalo agradeceu o apoio e ressaltou que sua pré-candidatura busca unir forças em prol de um Maranhão mais desenvolvido e justo.

“Estou feliz por contar com o apoio de lideranças como Dr. Rômulo e Dr. Joel. Nosso projeto não é pessoal, mas coletivo, voltado para transformar a vida das pessoas em todas as regiões do estado”, disse.

O ex-prefeito de Santa Rita tem sido o candidato com o maior percentual de apoios declarados dentre todos os candidatos a senador…

“Lula vai reunir Brandão e Camarão”, revela Weverton…

Senador teve conversa pessoal com o presidente da República, que expressou preocupação com a situação do Maranhão e o interesse de ver todo o grupo unido nas eleições de 2026

 

IMAGEM SIMBÓLICA. Ao lado de Iracema, com Fufuca e Márcio Jerry, Weverton busca com Lula a unidade do grupo de Brandão

A principal revelação da entrevista do senador Weverton Rocha (PDT) ao jornalista Rogério Silva foi a de que o presidente Lula vai reunir o governador Carlos Brandão (PSB) e o vice-governador Felipe Camarão (PT) para tratar da questão eleitoral no Maranhão.

  • segundo Weverton, o presidente não sentará apenas com eles, mas com todo o grupo liderado por Brandão e Camarão;
  • o senador definiu, inclusive, o mês de outubro como data provável para que a reunião ocorra, provavelmente em Brasília. 

“Ontem, eu estive com o presidente Lula e lá ele de novo externou essa preocupação e nos próximos dias ele estará provocando uma reunião dos grupos. Entre o governador Brandão e os representantes do grupo do vice-governador para que eles possam sentar na mesa e tentar construir algum entendimento para que a gente possa marchar unido. Eu acredito que em outubro a gente vai estar com todos os atores na mesa. Os líderes desta situação, para que a gente possa tentar aí começar a construir um entendimento”, assinalou Weverton.

Carlos Brandão e Felipe Camarão estiveram juntos nesta quinta-feira, 11, em um evento lulista – a “Caravana Federativa” – pela primeira vez desde o rompimento entre brandonistas e dinistas, como este blog mostrou no post “Orleans e Camarão no mesmo palanque lulista…”.

  • o encontro lulista não registrou a presença apenas de Brandão e Camarão, mas também do candidato do MDB ao governo, secretário Orleans Brandão;
  • o evento reuniu ainda a presidente da Assembleia, Iracema Vale (PSB), do lado brandonista, e o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), líder dinista;
  • além de Weverton Rocha, estiveram presentes também os deputados dinistas Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB) e Leandro Bello (Podemos). 

“Nós estamos juntos, governador Brandão. Aqui está o vice-governador Felipe Camarão, torço todo dia pra que esses dois se entendam, mas eu sempre disse que o Brandão é o líder do processo. Nós vamos conduzir esse processo de forma muito madura, mas acima de tudo lembrando sempre que tem um líder chamado presidente Lula”, afirmou Weverton, já durante a “Caravana Federativa”.

Nem Brandão nem Camarão comentaram, ainda, as revelações do senador sobre Lula…

Weverton Rocha assume definitivamente apoio a Carlos Brandão…

Senador do PDT diz que o governador será o líder do processo eleitoral de  2026 – sob orientação do presidente Lula – e afirma que esse foco não pode ser perdido por conta de projeto A, B ou C

 

POSIÇÃO DEFINIDA. Weverton disse a Carla Lima que vai estar com Brandão, a pedido de Lula, e quer todos sob a liderança do governador

Em rota de reaproximação com o governador Carlos Brandão (PSB) desde março, o senador  Weverton Rocha (PDT) assumiu definitivamente, nesta sexta-feira, 11, em entrevista à TV Mirante, seu apoio ao projeto do Palácio dos Leões para 2026.

  • Segundo Weverton, essa é uma orientação do próprio presidente Lula (PT);
  • para o senador, Brandão tem que ser o coordenador do processo eleitoral.

“O presidente Lula nos orientou no sentido de estarmos todos juntos no mesmo palanque aqui no Maranhão, no palanque que ele participou. E quem é o comandante deste palanque, o líder desse processo? É o governador do Estado, que, inclusive, está muito bem avaliado”, disse Weverton, ao quadro Bastidores.

Este blog Marco Aurélio d’Eça foi o primeiro a mostrar a aproximação de Weverton com Brandão, ainda em 2024, como foi revelado no post de outubro, intitulado “O jantar de Weverton com Brandão…”.

Em 2025, essa aliança se consolidou, como mostram diversos posts deste blog Marco Aurélio d’Eça:

“Não dá, por conta de um projeto A, B ou C, para você perder o foco principal. O representante, o líder desse processo aqui no Maranhão, junto ao palanque majoritário, é o governador Carlos Brandão”, reafirmou o senador; embora não tenha citado nomes, a declaração fica clara como recado aos remanescentes do grupo Flávio Dino.

Mesmo deixando claro que seguirá Brandão em qualquer circunstância, o senador pedetista disse ainda esperar a reunificação entre os dinistas e os brandonistas

“Há quem torça para que não tenha essa união. Eu torço que sim. Mas, ele (Brandão) vai liderar esse processo”, disse, para ponderar que o governador “tem sido correto com o presidente Lula e tem trabalhado aqui no estado”.

Weverton, portanto, é mais um brandonista na disputa de 2026…

Assembleia debate pela primeira vez candidatura de Braide ao governo: “é o eleitor implorando”, diz deputado

Ao responder ao discurso do brandonista Antonio Pereira, deputado Fernando Braide diz que o povo “convoca o prefeito de São Luís” para 2026 e ouve manifestação favorável de colega dinista

 

 

BRAIDE NO CENTRO DO DEBATE. Antonio Pereira acusou o golpe, Fernando Braide disse que o povo vai decidir, e Othelino confirmou conversas com o prefeito

A parte final da sessão da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 9, foi marcada por debate inédito entre aliados do governo Carlos Brandão (PSB), oposicionistas e dinistas, sobre a possível candidatura do prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) em 2026.

  • pela primeira vez, um prócer do brandonismo, Antonio Pereira, tentou deslegitimar a eventual renúncia de Braide para a disputa;
  • em resposta, pela primeira vez o deputado Fernando Braide, irmão do prefeito, admitiu que a candidatura “é vontade do povo”;
  • também pela primeira vez, o dinista Othelino Neto admitiu que o projeto de Braide “é um caminho” para o grupo no ano que vem. 

“O que eu mais escuto por onde eu passo é o próprio eleitor dele, de São Luís – que o reelegeu com uma grande diferença – implorando pela sua candidatura, porque não aguenta mais o Brandão no governo do Estado”, declarou Fernando Braide, mesmo ressaltando que, nem ele, nem o prefeito, nunca falaram sobre eleições.

Já passava do meio-dia quando o debate sobre Braide esquentou.

Mas tudo começou bem antes, quando o vice-presidente da Casa, Antonio Pereira (PSB), foi à tribuna para um discurso de exaltação do governo Brandão e do seu projeto para 2026; foi Pereira quem primeiro citou Eduardo Braide 

“O que não pode pensar em projeto de eleição é aquele que foi eleito recentemente. Eduardo Braide faz muito certo em não falar em eleição, porque ele foi eleito pelo povo para ser prefeito de São Luís por quatro anos. E o primeiro compromisso do homem público é um compromisso com o povo, com a população.  (…) O meu compromisso com as minhas questões pessoais não pode ser maior do que o compromisso do meu grupo e nunca, jamais, ser maior do que o compromisso com a população. Então, faz certo, Braide, Prefeito de São Luís, faz certo em não falar em candidatura nesse sentido, neste momento, porque ele foi eleito recentemente”, disse Pereira, citação que levou Fernando Braide à tribuna.

  • o irmão do prefeito deixou claro que, nem ele, nem o gestor, falaram alguma vez publicamente sobre eleições;
  • Fernando Braide viu no discurso de Antonio Pereira uma certa insegurança em relação à candidatura de Braide.

“E eu vejo o espanto, o desespero que se tem na base do Brandão preocupada com o poder, em querer deslegitimar uma possível candidatura do Prefeito de São Luís ao Governo do Estado. Ele realmente, e eu como irmão dele, a gente praticamente não trata desse assunto. O foco dele realmente é trabalho, deixa nas mãos de Deus e, principalmente, na vontade do povo do nosso Estado. E por onde eu passo, deputado Antônio, é uma convocação dele para disputar o Governo do Estado, principalmente do povo de São Luís, que o reelegeu prefeito. Porque se dissesse que era um povo do restante dos municípios que estava chamando a candidatura dele, mas o povo de São Luís fosse contra, era uma outra história”, discursou Fernando.

E foi então que o dinista Othelino Neto (Solidariedade) entrou na conversa.

  • Othelino diz que os dinistas vão conversar com todas as forças políticas;
  • o deputado confirmou que a candidatura Braide é uma das opções do grupo.

“Nós temos outros caminhos? Temos. Vamos conversar com o prefeito Eduardo Braide no momento oportuno sobre candidatura? Claro que vamos conversar. (…) Nós vamos conversar com outras forças políticas que estão se contrapondo a isso? Claro, porque para fazer este confronto, para levar estas ideias, nós vamos precisar de mais gente, de um batalhão. (…) Então, para ficar claro: há caminhos, há hipóteses reais e concretas quanto à nossa posição para 2026, mas não há uma: ser cúmplice do senhor Carlos Brandão”, disse Othelino Neto. 

No meio do seu discurso, o vice-presidente Antonio Pereira ainda havia revelado uma curiosa “cobrança da sociedade por uma reaproximação”.

Mas esta é uma outra história…

“Não falo em pré-candidatura”, ressalta Orleans Brandão…

Secretário de Articulação Municipalista adota postura equilibrada para falar sobre as manifestações em seu favor e diz que a única pesquisa a lhe interessar neste  momento é a de avaliação de governo

 

EQUILÍBRIO POLÍTICO. Orleans com Iracema Vale, uma das mais entusiasmadas com sua candidatura ao governo

O secretário de Articulação Municipal Orleans Brandão (MDB) vem adotando uma postura sóbria em relação aos apoios públicos que vêm recebendo para sua eventual candidatura ao Governo do Estado, em 2026. 

Apesar das manifestações de importantes lideranças, Orleans prefere adotar postura equilibrada.

“O foco é o trabalho e não falo em pré-candidatura. Sobre pesquisas, o número que me interessa atualmente é o desempenho do governador e em todos os levantamentos a avaliação supera 60% e isso que importa agora. Eu sou secretário do Governo do Maranhão e por esse motivo minha preocupação é como a gestão está sendo avaliada e graças a Deus a população têm reconhecido o trabalho que vai sendo feito”, afirmou Orleans, segundo revelou o blog de Jorge Aragão.

  • Lideranças como a presidente da Assembleia Iracema Vale (PSB) já assumiram sua preferência pelo pré-candidato do MDB;
  • as pesquisas de intenção de votos também o põem em lugar de destaque, variando entre 8% e até 18% das intenções de voto.

Os principais aliados do governador  Carlos Brandão (PSB) têm manifestado interesse no apoio ao secretário municipalista.

Ele, porém, mostra amadurecimento ao defender um debate mais pra frente…