Cotadas para vice de Braide são de direita, conservadoras e anti-Lula…

Ex-deputada Mariana Carvalho foi candidata de Bolsonaro a prefeita de Imperatriz. Erika Lira Chaves é fazendeira ligada ao agro, e Graça Carvalho, ex-juíza, crítica do governo petista

 

 

MARIANA CARVALHO, ERIKA LIRA E GRAÇA CARVALHO SÃO COTADAS PARA VICE DE BRAIDE; prefeito fará anúncio nesta terça-feira, 7, em Imperatriz

Três mulheres da região tocantina tiveram sus nomes especulados mais fortemente nesta segunda-feira, 6, como possíveis companheiras de chapa do ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) na disputa pelo Governo do Estado.

Braide fará o anúncio nesta terça-feira, 7, em imperatriz. (Saiba mais aqui)

  • a ex-deputada Mariana Carvalho (PL) foi candidata do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a prefeita de Imperatriz, em 2024;
  • a fazendeira Erika Lira Chaves é de Açailândia, também do PL, e fortemente vinculada ao setor do agronegócio maranhense;
  • a ex-juíza Maria das Graças Carvalho também atua em Imperatriz; é bolsonarista militante e crítica do governo Lula e do PT.

Este blog Marco Aurélio d’Eça alcançou Mariana Carvalho em viagem para Brasília, onde tem reunião com a cúpula nacional do PL; ela não tem agenda nem previsão de volta à Imperatriz nesta terça-feira, 7.

Erika Lira é mulher do empresário Euclides Gonçalves, filho do ex-prefeito de Açailândia Ildemar Gonçalves; este blog Marco Aurélio d’Eça também apurou que a família descartou qualquer contato para que ela compusesse a chapa de Braide.

Não foi foi possível contato com a ex-juíza Graça Carvalho.

Qualquer nome escolhido por Braide, no entanto, indica um forte alinhamento ao bolsonarismo e à direita conservadora, sobretudo se confirmar que a indicada pertença ao PL, controlado no Maranhão pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho.

Nos últimos meses, as movimentações do chamado grupo remanescente do governo Flávio Dino no Maranhão vinha estreitando os laços com o ex-prefeito de São Luís, o que indicava uma possível aliança eleitoral; esse relacionamento esfriou após a renúncia de Braide.

E a menos que ele surpreenda nesta terça-feira, 7, tudo indica seu distanciamento do lulismo.

Entidades feministas cobram exoneração do secretário de Segurança…

Em Nota de Repúdio com 80 assinaturas – reunindo desde movimentos de mulheres até partidos políticos – Fórum Maranhense de Mulheres argumenta que Maurício Martins perdeu as condições de exercer o cargo

 

DELEGADA VIVIANE FONTENELE denunciou Maurício Martins

O Fórum Maranhense de Mulheres divulgou nesta quarta-feira, 11, Nota de Repúdio ao secretário de Segurança Pública Maurício Martins, exigindo a sua exoneração do cargo; ele é acusado de assediar a delegada Viviane Fontenele.

“Esse não é um fato isolado, faz parte da escalada de violências que atingem as mulheres em seus ambientes de trabalho, nas ruas, nas universidades e nas escolas. Essa violência está na estrutura patriarcal da sociedade capitalista que vivemos e que se reforça na cultura masculinista que perpassa todos os ambientes sociais, incutindo ódio contra as mulheres. É preciso coibir, impedir e punir esses agressores”, diz a nota do Fórum. (Leia a íntegra aqui)

  • Viviane Fontenele registrou o caso no Boletim de Ocorrência no 00077410/2026;
  • segundo ela, Martins a constrangeu na na presença de outros colegas da polícia.

Para o Fórum maranhense de Mulheres, a conduta do delegado deve ser coibida de forma a evitar a repetição dessas práticas.

“Apesar das lutas empreendidas, tais violações contra as mulheres, alcançam dados alarmantes no Maranhão”, destaca a nota do FMM.

  • foram 281, 5 mil processos de violência doméstica nos últimos cinco anos no Maranhão;
  • mais de 18,2 mil medidas protetivas foram emitidas pelo Tribunal de Justiça do Estado;
  • Em 2026 já foram mortas cinco mulheres e 26 sofreram tentativas de feminicídio.

Na avaliação do Fórum, Maurício Martins está enquadrado nos termos do Artigo 216-A do Código Penal Brasileiro.

O secretário de Segurança nega as acusações…

Carmem Lúcia vai debater em São Luís participação da mulher na política…

Seminário promovido pela Frente Parlamentar Mais Mulheres na Política – coordenado pela senadora Eliziane Gama – vai reunir o eleitorado feminino em todos os níveis

 

DEBATE FEMININO. A ministra Carmem Lúcia proferirá a principal palestra do “Seminário + Mulheres na Política”

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmem Lúcia, participará em São Luís, no dia 3 de novembro, do II Seminário “Mais Mulheres na Política”.

  • organizado pela Frente Parlamentar “+ Mulheres na Política”, o evento reunirá o eleitorado feminino no Maranhão;
  • o debate será coordenado pela senadora Eliziane Gama e terá participação de eleitoras maranhenses em todos os níveis.

“Ei mulher. As inscrições estão abertas para o II Seminário Mais Mulheres na Política que vai contar com a presença da ministra Cármen Lúcia. Vai ser um marco pela representatividade feminina no Maranhão e você precisa estar lá! O evento é gratuito!”, destacou Eliziane, em suas redes sociais.

Para se inscrever, basta acessar o instagram @elizianegama e acessar o link na bio.

O seminário acontecerá na Assembleia Legislativa…

Campanha Maranhão Rosa é lançado em Bacabal…

Ao lado da  primeira-dama do Estado, Larissa Brandão, prefeito Roberto Costa participou de eventos desportivos e atendimentos na área de saúde

Um aulão de zumba no Parque Ambiental e um mutirão de consultas e exames da saúde feminina marcaram o lançamento da campanha “Maranhão Rosa”, neste sábado, em, Bacabal.

O projeto foi lançado pelo prefeito Roberto Costa (MDB), em companhia da primeira-dama do Estado, Larissa Brandão.

“Lançamos hoje, junto com a primeira-dama do Estado, Larissa Brandão, o programa Maranhão Rosa, que faz alusão ao mês Outubro Rosa, dedicado à reflexão e às ações de saúde da mulher. Estamos com uma grande programação em parceria com o governador Brandão. Estivemos no Parque Ambiental dançando zumba, fazendo atividade física com as mulheres; no Centro de Especialidades, onde está acontecendo um grande mutirão de exames, preventivo e mamografia; e finalizamos aqui no Shopping da Criança acompanhando os atendimentos. A parceria do governador Brandão tem sido muito importante em nossa gestão, e a presença da Larissa hoje aqui reforça ainda mais essas ações em benefício do povo de Bacabal”, destacou Roberto Costa.

  • A Campanha Maranhão Rosa conscientiza sobre o câncer de mama e outras doenças relacionadas à saúde da mulher;
  • em Bacabal já está marcado para o dia 20, a ação de consultas e exames com a Carreta da Mulher Maranhense.

“Bacabal é uma das 18 regionais que estão sendo atendidas pela campanha Maranhão Rosa durante todo o mês de outubro. Em todo o Maranhão, estaremos com uma vasta programação, oferecendo atendimentos, exames preventivos, vacinação e tudo o que há de melhor para a mulher bacabalense e maranhense, com todo o apoio do prefeito e presidente da FAMEM, Roberto Costa”, explicou Larissa Brandão.

Além da atividade física foi servido um café da manhã, com frutas e informações sobre o programa. No interior do Estado, Bacabal foi a primeira cidade contemplada com a iniciativa.

A programação incluiu consultas com ginecologistas e mastologistas, exames preventivos, mamografias, vacinas e outros serviços de saúde.

De acordo com o balanço, mais de 250 atendimentos foram realizados ao longo do dia…

Da Assessoria, com edição do blog

Weverton reforça apoio à saúde da mulher e região tocantina…

Encontro de Mulheres Legisladoras reúne lideranças de 16 município em Imperatriz, no Hospital de Amor, símbolo do compromisso do senador

 

A Região Tocantina foi palco de um momento histórico na última sexta-feira, 4, com a realização do primeiro Encontro de Mulheres Legisladoras, evento que reuniu vereadoras de 16 municípios da Macroregião de Imperatriz. O encontro aconteceu no estacionamento do Hospital de Amor, símbolo do compromisso do senador Weverton Rocha (PDT) com a saúde da mulher na região. O parlamentar participou do evento acompanhado de sua esposa, Samya Rocha, e reafirmou seu compromisso com políticas públicas voltadas à saúde, especialmente para as mulheres.

O encontro, além de promover a integração entre lideranças femininas, teve como objetivo agradecer pelas ações já concretizadas, como a implantação do próprio Hospital de Amor em Imperatriz, fruto de emenda do senador, e apresentar novas demandas. Um dos destaques foi o reconhecimento ao projeto Coração Valente, iniciativa que recebeu emenda de R$ 4 milhões para a realização de cirurgias cardíacas de alta complexidade, por meio do Instituto Misericordiae Vultus, entidade filantrópica que atua na região.

Durante o evento, o secretário de Saúde de Imperatriz, Flamarion Amaral, entregou oficialmente o termo de cooperação entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Amor, que permitirá a ampliação de atendimentos, especialmente de mamografias, utilizando as unidades móveis para realizar mutirões nos bairros da cidade.

As vereadoras também apresentaram um novo pleito: a solicitação de recursos para o custeio de mutirões em dez especialidades médicas, a serem realizados nos municípios da região. A proposta será entregue em Brasília, em uma agenda com o ministro Alexandre Padilha, com a participação de uma comissão de vereadoras, intermediada pelo senador Weverton Rocha.

A vereadora de Imperatriz e uma das organizadoras do evento, Rosângela Curado, destacou a importância da atuação de Weverton Rocha na região.

“O senador Weverton está presente todos os dias aqui na nossa região, e sabe como ele está presente? No atendimento no Hospital de Amor, trazido por ele, que também ajuda no custeio anual; está nas carretas que percorrem nossa região e nos centros de imagem onde as pessoas fazem exames de ultrassonografia, entre outros. Esse, senador, é o seu legado aqui entre nós. E por tudo isso, agradecemos”, afirmou emocionada.

Samya Rocha também discursou e enfatizou o simbolismo do local onde o evento foi realizado:

“O Hospital de Amor é a realização de um sonho que nasceu primeiro no coração do Weverton. Com muito trabalho e dedicação, ele colocou esse sonho em prática. É muito bonito ver esse projeto funcionando, acolhendo mulheres e salvando vidas”, declarou.

Weverton Rocha falou com emoção sobre o impacto do Hospital de Amor na vida das mulheres da região e sobre a importância dos atendimentos feitos pelas carretas de saúde.

“Saber que as pessoas estão sendo diagnosticadas precocemente e tratadas a tempo é o que me move. Essas histórias de vida me fortalecem, me motivam a continuar lutando por mais recursos e por mais ações concretas. Meu mandato está à disposição das mulheres, dos vereadores e de toda a população da Região Tocantina”, disse o senador.

O evento reuniu vereadoras de São Pedro da Água Branca, Açailândia, São Francisco do Brejão, Imperatriz, Senador La Roque, Amarante, Campestre, Governador Edson Lobão e Davinópolis. Estiveram presentes também ex-vereadoras de Imperatriz, a vice-prefeita Carol Duailibe, os vereadores Berson, Manchinha, Alberto Sousa e Jhony Pan, além de diversas lideranças da região, como o ex-presidente da Famem, Erlanio Xavier, e o deputado estadual Antônio Pereira.

Fábio Filho comemora decisão do TRE-MA e expõe articulação de colegas com suplentes…

Sem citar nomes, vereador do Podemos – que já declarou voto em Beto Castro na Câmara Municipal diz que “grupo de três ou quatro vereadores” apostava em sua cassação na Justiça Eleitoral

 

CONSPIRADORES. Fábio Macedo Filho comemorou decisão do TRE-MA e expôs articulação com suplentes de olho em seu mandato

O vereador Fábio Macedo Filho (Podemos) fez nesta terça-feira, 24, uma espécie de desabafo na tribuna da Câmara Municipal, ao comemorar  decisão do juízo de base no Tribunal Eleitoral que legitimou a eleição dos três parlamentares do partido nas eleições de 2024.

“Dentro de todo esse processo, um pequeno grupo de três ou quatro vereadores já estava vindo sentar com suplentes que almejavam sentar em nossa cadeira, cadeira essa legitimada pelo povo. A gente tem que se respeitar e respeitar o processo. Essa era a mensagem que eu queria deixar de reflexão a todos vocês. Quero dizer que o papel do vereador Fábio Filho vai ser cumprido; eu vim para legislar, vim pra ficar e vim pra cuidar de São Luís”, disse o parlamentar, ao comemorar a decisão do TRE maranhense, efetivada nesta segunda-feira, 23.

    • Fábio Filho é um dos 20 vereadores que já declararam apoio a Beto Castro (Avante) para a presidência da Câmara (relembre aqui);
    • embora não tenha citado nomes, “o grupo de três ou quatro” ao qual ele se referiu reúne Marquinhos Silva, André Campos e Aldir Jr.
MANDATO DO POVO. Vereador diz que cumprirá o seu papel na Câmara Municipal em mandato dado pela população

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que esses parlamentares estavam se reunindo com os eventuais suplentes que tomariam posse em caso de cassação de Macedo Filho e dos colegas de partido Raimundo Jr. e Wendell Martins.

A eleição na Câmara Municipal está marcada para abril de 2026…

Ministério Público não vê fraude nas candidaturas femininas do Podemos…

Em parecer emitido nesta quinta-feira, 5, representante do MPE argumentou que as mulheres registradas pelo partido participaram ativamente da campanha de 2024

BATALHA VENCIDA. Vereadores do Podemos vencem uma contra os adversários que tentam tirar-lhe o mandato

O Ministério Público Eleitoral emitiu nesta quinta-feira, 5, parecer contrário aos argumentos do PL e do Republicanos, que pedia a cassação da chapa do Podemos por fraude na cota de gênero nas eleições de 2024, em São Luís.

O representante do Parquet entendeu que as candidatas Ana Amélia Lobó e Maria das Graças comprovaram participação efetiva na campanha do Podemos. 

  • No que diz respeito à candidata Brenda Carvalho, a promotoria também não viu fraude em sua campanha;
  • Brenda era a principal testemunha do PL, por ter obtido apenas 18 votos e confessado que não fez campanha.

Tanto o PL quanto o Republicanos pedem a anulação dos votos e a consequente perda de mandato dos vereadores eleitos pelo Pode os à Câmara Municipal.

O Parecer do Ministério Público seve de base para a decisão judicial sobre o caso.

Folha de S. Paulo destaca atuação de Iracema Vale no comando da Assembleia

Uma das três únicas mulheres à frente dos legislativos estaduais em todo o país, deputada é vista como liderança discreta no trato, que resiste ao preconceito de gênero

 

VITÓRIA CONTRA O MACHISMO. Iracema Vale enfrenta o preconceito, mas lidera com pulso a Assembleia Legislativa

O jornal Folha de S. Paulo trouxe em sua edição de segunda-feira, 5 do jornal reportagem que mostra apenas três mulheres à frente das Assembleias Legislativas nos 26 estados – no Distrito Federal há uma Câmara Legislativa. Entre elas, está Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

“Apesar do aumento progressivo da presença de mulheres na política brasileira, elas ainda são minoria sobretudo nos cargos de liderança”, diz a reportagem.

  • Para a Folha, Iracema atua com estilo discreto, liderando sem arroubos;
  • o jornal paulista trata apenas en passant sobre o machismo contra ela.

Eleita deputada estadual mais votada nas eleições de 2022, com 105 mil votos, ex-prefeita de Urbanos Santos, Iracema Vale é a primeira mulher a presidir a Assembleia maranhense em 200 anos de existência do Poder Legislativo no Maranhão.

  • a deputada foi eleita eleita por unanimidade para o biênio 2023/2025;
  • mas passou a enfrentar resistência dos homens no biênio 2025/2027;
  • tanto que a eleição acabou indo para o tapetão do Supremo Tribunal. 

Iracema sempre apontou o questionamento de sua nova eleição como uma ação machista.

A Folha de S. Paulo ouviu relatos das presidentes “sobre preconceito e falta de reconhecimento”, mas não aprofundou o texto nas “peculiaridades de ocupar lugar de liderança quando se é mulher”.

De qualquer forma, a reportagem da Folha de S. Paulo serve como documento histórico do atual momento de poder na  Assembleia Legislativa do Maranhão.

Sob o comando de filha de taxista e professora, mãe de dois filhos…

Ministério Público pede ao TSE condenação do Podemos por fraude em cota de gênero…

Ação questiona as candidaturas femininas do partido nas eleições de 2022 e pode resultar na perda dos mandatos dos deputados estaduais Leandro Bello e Júnior Cascaria

 

MANDATO EM RISCO. Júnior Cascaria e Leandro Bello são os dois deputados do Podemos na Assembleia

O Ministério Público Eleitoral emitiu nesta quinta-feira, 20, parecer pela condenação do partido Podemos, por fraude na cota de gênero nas eleições de 2022; o caso está em fase de recurso no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, e agora só depende de o ministro-relator André Mendonça incluir na pauta de julgamentos.

  • o Podemos foi denunciado por fraude na cota de gênero nas eleições para a  Assembleia Legislativa, em 2022;
  • caso seja condenado, o partido tem todos os votos anulados, o que resultará na perda de vagas na Assembleia;
  • a eventual anulação dos votos atingirá os dois eleitos pela legenda, deputados Leandro Bello e Júnior Cascaria.

O parecer do procurador-eleitoral Alexandre Espinosa contestou a decisão do TRE maranhense, que acatou o argumento do partido, segundo o qual a candidatura questionada não influenciou na cota de 30% destinada às mulheres.

O ministro André Mendonça é relator também do processo envolvendo o PSC, que pode resultar na perda do mandato dos deputados  Fernando Braide (hoje no PSD) e Wellington do Curso (agora no Novo).

Neste caso, o MPE também pede a condenação do partido…

Exclusivo!!! chegada de Dalton Arruda à Alema pode ter custado R$ 800 mil…

Horas antes de o titular do mandato, Eric Costa, decidir voltar à Casa, bastidores ferveram com a informação de que o advogado acusado por violência doméstica teria negociado no PSD seu mandato temporário

 

A QUE PREÇO?!? Dalton Arruda conseguiu passar pouco mais de 15 dias como deputado, mas o custo pessoal, político e financeiro, parece ter sido gigantesco

Exclusivo

O deputado estadual eleito em 2022 Eric Costa (PSD) anunciou nesta quinta-feira, 20, o seu retorno à Assembleia Legislativa, após três semanas afastado para dar lugar ao quarto suplente Dalton Arruda (PSD); antes de Costa, na quarta-feira, 19, o primeiro suplente do partido, César Pires, já havia encaminhado requerimento para assumir.

Tanto o movimento de Costa quanto o de Pires foram feitos após surgirem nos bastidores da Assembleia informações dando conta de que Arruda teria usado R$ 800 mil para ter o mandato temporário.

Este blog Marco Aurélio d’Eça teve acesso a conversas entre deputados que apontam, inclusive, para denúncias do caso ao Ministério Público; nas últimas 24 horas, conversou diretamente com diversos parlamentares, que assumiram ter ouvido conversas, mas sem arriscar em que termos se deu a suposta negociação. 

Este blog Marco Aurélio d’Eça não conseguiu obter entre parlamentares qual seria o ganho prático que o advogado teria com a posse na Assembleia, além, é claro, da satisfação ao próprio ego.

Mas o fato é que, após surgirem as histórias sobre os R$ 800 mil nos bastidores da Casa, o PSD resolveu a questão entre seus parlamentares; e o problema agora é com o Ministério Público.

Mas esta é uma outra história…