0

Prefeitura de Timon prorroga cadastro para regularização fundiária no Cidade Nova até 26 de junho

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária (Semplur), prorrogou até o dia 26 de junho o prazo para o Cadastro Social dos moradores do bairro Cidade Nova que desejam participar do processo de regularização fundiária.

O atendimento está sendo realizado no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua 32, nº 221, ao lado da Creche Júlia Almeida, no bairro Cidade Nova, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A ação tem como objetivo garantir que mais famílias tenham acesso ao processo de regularização de seus imóveis. Durante o período de cadastramento, equipes técnicas da prefeitura estão à disposição para orientar os moradores, esclarecer dúvidas e realizar os atendimentos necessários.

O prefeito Rafael Brito destacou a importância da iniciativa para assegurar mais dignidade e segurança jurídica às famílias timonenses.

“Estamos trabalhando para garantir um direito fundamental às famílias de Timon: a posse legal de seus imóveis. A regularização fundiária representa mais segurança, valorização do patrimônio e cidadania para os moradores. Por isso, prorrogamos o prazo para que ninguém fique de fora desse importante benefício”, afirmou.

A regularização fundiária é um procedimento que assegura o título definitivo de propriedade, permitindo que o imóvel seja oficialmente registrado em cartório. Com isso, os moradores passam a ter maior segurança jurídica sobre seus bens, além de acesso facilitado a financiamentos, programas habitacionais e outros benefícios.

A Prefeitura reforça a importância de que os moradores do Cidade Nova procurem o local de atendimento dentro do prazo estabelecido para garantir sua participação no processo.

Da Assessoria

0

Rafael Brito reforça compromisso social com avanço do programa habitacional em Timon

A gestão do prefeito Rafael Brito segue avançando em ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população de Timon, especialmente das famílias que sonham com a casa própria. A Prefeitura de Timon anunciou novas etapas do processo de seleção e sorteio de moradias, reafirmando o compromisso da administração municipal com a inclusão social e a garantia de moradia digna para quem mais precisa.

De acordo com o cronograma divulgado pela Prefeitura, no próximo dia 02 de junho serão anunciados os 800 beneficiários que atenderam aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal para o programa habitacional no município. Já no dia 19 de junho, acontecerá o sorteio de mais 200 casas destinadas a famílias que, apesar de não terem alcançado todos os critérios técnicos, também enfrentam dificuldades e necessitam de uma moradia digna.

O prefeito Rafael Brito destacou que a iniciativa representa mais um avanço importante da gestão municipal na área social e habitacional.

“Mais um passo importante para realizar o sonho da casa própria em Timon. No dia 02 de junho, a Prefeitura de Timon e a Caixa Econômica irão divulgar os 800 beneficiários que atenderam aos critérios do Governo Federal e da Caixa. E no dia 19 de junho, será realizado o sorteio de mais 200 casas para famílias que não atingiram os critérios, mas que também precisam de uma moradia digna. Seguimos trabalhando para garantir mais dignidade e qualidade de vida para quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

A gestão municipal tem tratado a política habitacional como uma das prioridades da administração, buscando ampliar o acesso à moradia e fortalecer ações sociais voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade. O resultado dos beneficiários e demais informações serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Timon.

Da Assessoria

Prefeitura de Timon investe R$ 7 milhões para melhorar estrutura das escolas municipais

A Prefeitura de Timon está realizando uma ampla força-tarefa de manutenção, revitalização e reforma em escolas da rede municipal de ensino, com investimento aproximado de R$ 7 milhões nos anos de 2025 e 2026. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), contemplando unidades das zonas urbana e rural, além de espaços de apoio ligados à educação.

O objetivo é garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Entre os serviços executados estão recuperação de salas de aula, revitalização de ambientes internos e externos, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, recuperação de coberturas e manutenção preventiva contínua em diversas unidades da rede municipal.

O prefeito Rafael Brito destacou que os investimentos reforçam o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública no município.

“Estamos trabalhando para oferecer uma estrutura digna e acolhedora para nossos alunos e profissionais da educação. Investir nas escolas é investir no futuro de Timon. Essas melhorias garantem mais conforto, segurança e melhores condições de aprendizagem para nossas crianças e jovens”, afirmou o prefeito.

De acordo com a SEMED, as intervenções fazem parte de um planejamento permanente de fortalecimento da educação municipal, priorizando espaços mais adequados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e ampliando a qualidade do ensino oferecido à população.

As melhorias já contemplaram escolas de educação infantil, ensino fundamental e centros de apoio educacional, beneficiando diretamente centenas de estudantes da rede pública municipal.

Entre as unidades beneficiadas estão:

EMEI Daniel Nascimento
Beija Flor I
Beija Flor II
Farol do Saber
Faculdade São José – Centro de Apoio
EMEF Irmã Dulce
EMEI ABC da Criança
EMEI Zilda Arns
EMEI Elda Maria
EMEF Benedito Silvestre
EMEF Desembargador Odilo Costa Filho
EMEF Tia Rufino
EMEF Estevan Belo
EMEF Nazaré Rodrigues
EMEF Hermenegildo
EMEF Lápis na Mão
EMEF Elizete de Oliveira
EMEF Tia Maria Luiza Moura
EMEF João Fonseca
EMEF Anjo Gabriel
EMEF Pequeno Polegar
EMEF Pedro Falcão (quadra esportiva)
EMEF Enoque Moura
EMEF Alice Mendes
EMEF Antônia Diva Rodrigues
Almoxarifado da Educação
EMEI Ester
EMEI Pequeno Polegar
EMEI Mãos Dadas
Tia Mundoca
Maria José Pinheiro Serra
Sete Estrela
EMEI Jackson Lago
EMEF Paulo Freire
EMEF Tia Carmélia
Povoado Canudos
EMEF Ogmar Monteiro
EMEF Padre Fábio
Odilo Costa
Projeto Alvorada
EMEF João Ferreira

Da Assessoria

Gestão Rafael Brito garante conquista inédita para saúde de Timon…

Atendimentos pactuados no Hospital de Urgência de Teresina, no Piauí, garante benefícios aos timonenes, que alcançam também moradores de matões e São Francisco do Maranhão

 

A saúde pública da Regional de Timon deu um passo histórico na quarta-feira, 13, com a conclusão da resolução que regulamenta os atendimentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para pacientes dos municípios de Timon, Matões e São Francisco do Maranhão. A pactuação inédita foi definida durante reunião realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, em São Luís, com a participação do Governo do Maranhão, Ministério da Saúde, Fundação Municipal de Saúde de Teresina e secretários municipais de saúde da região.

“Hoje é um dia histórico, porque conseguimos concluir essa resolução, onde serão estabelecidos todos os serviços ofertados pelo HUT para a Regional de Saúde de Timon, com regulação descentralizada. Todos os municípios terão autonomia para regular seus próprios pacientes para o hospital, garantindo mais agilidade, qualidade e acesso democrático aos atendimentos”, afirmou o prefeito de Timon, Rafael Brito.

  • o acordo estabelece, pela primeira vez de forma oficial e organizada, todos os serviços que serão ofertados pelo HUT à Regional de Saúde de Timon, garantindo atendimento regulado, pactuado e custeado pelo Governo do Maranhão;
  • outro ponto considerado um marco é a descentralização da regulação, permitindo que cada município tenha autonomia para encaminhar seus próprios pacientes diretamente para o hospital, dando mais agilidade e segurança aos atendimentos.

Rafael Brito também enfatizou que a medida representa respeito e cuidado da gestão municipal com a população, assegurando que os pacientes tenham atendimento garantido de forma organizada e com responsabilidade financeira.

“Os pacientes não serão atendidos por favor. Todo o atendimento será pactuado e financiado pelo Governo do Maranhão, garantindo assistência com responsabilidade, planejamento e qualidade para toda a nossa população”, destacou.

A iniciativa fortalece a regionalização da saúde e amplia o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade, consolidando uma integração inédita entre os sistemas de saúde do Maranhão e do Piauí.

Para a gestão municipal, a pactuação representa mais dignidade, segurança e eficiência no atendimento aos pacientes que dependem do sistema público de saúde.

Da Assessoria, com edição do blog

Saúde mais perto das pessoas: Timon entrega óculos e reforça atuação de agentes comunitários

A Prefeitura de Timon deu mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública ao realizar a entrega de óculos à população e novos equipamentos para os agentes comunitários de saúde. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), contou com a parceria do Governo do Estado do Maranhão e aconteceu no Ginásio Francisco Carlos Jansen, no bairro Parque Piauí.

Ao todo, mais de 400 óculos foram entregues a usuários da rede pública, garantindo melhoria na saúde visual e mais qualidade de vida. Além disso, 335 kits de trabalho foram distribuídos aos agentes comunitários, contendo tablets, bolsas, coletes e camisetas, ferramentas que vão tornar o atendimento nas comunidades mais ágil e eficiente.

O prefeito Rafael Brito reforçou que investir na base da saúde é essencial para garantir um atendimento mais humanizado e eficiente.

“Cuidar da saúde começa pela atenção básica. Quando damos melhores condições de trabalho aos nossos agentes e cuidamos da população com ações como essa, estamos garantindo mais dignidade e prevenindo problemas maiores. Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais a saúde de Timon, olhando para as pessoas e suas necessidades”, destacou.

Para quem está na linha de frente, a iniciativa representa um avanço concreto. O agente comunitário Erivaldo Lima destacou a importância dos equipamentos.

“Esses equipamentos vêm suprir uma necessidade que já existia, já que muitos estavam defasados. É uma conquista importante para os agentes, pois facilita o nosso trabalho no dia a dia”, afirmou.

A ação demonstra a força da parceria entre município e estado, ampliando investimentos e garantindo melhores condições de atendimento à população, com foco na prevenção, no cuidado contínuo e na valorização dos profissionais que fazem a saúde acontecer todos os dias.

Da Assessoria

Timon lança “TEA Ativo” e garante nova Arena Brasil para o Cidade Nova…

A Prefeitura de Timon deu mais um passo importante nas políticas públicas de inclusão e incentivo ao esporte ao realizar, nesta terça-feira (28), a aula inaugural do programa “TEA Ativo” e assinar a Ordem de Serviço para a construção de uma nova Arena Brasil no bairro Cidade Nova.

Nesta etapa inicial, o “TEA Ativo” vai atender 250 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo atividades como atletismo, capoeira, judô e tênis de mesa. O programa tem como foco promover inclusão, desenvolvimento social e bem-estar, com o suporte de profissionais qualificados e acompanhamento especializado, incluindo atendimento fonoaudiológico.

O prefeito Rafael Brito destacou o impacto social das ações.

“Estamos investindo em políticas públicas que cuidam das pessoas. O ‘TEA Ativo’ é mais do que esporte, é inclusão, é desenvolvimento e acolhimento para nossas crianças e suas famílias. E a Arena Brasil chega para ampliar oportunidades, garantindo mais qualidade de vida e espaços dignos para a nossa população”, afirmou.

Com a iniciativa, Timon se destaca entre os primeiros municípios do país, fora das capitais, a implantar o programa, reforçando o compromisso da gestão com o cuidado e o respeito às pessoas com autismo.

Durante o evento, também foi autorizada a construção da nova Arena Brasil no Cidade Nova. O espaço contará com campo society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, área de convivência e iluminação em LED, ampliando as opções de lazer e prática esportiva na cidade.

Essa será a segunda unidade do tipo em Timon, a primeira foi entregue em março, no bairro Novo Tempo, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Esporte.

Da Assessoria

Rua 90 integra projeto de recuperação asfáltica em toda Timon…

A pavimentação da Rua 90, na sede de Timon, faz parte de um amplo projeto de recuperação asfáltica que está sendo executado em toda a cidade, com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e garantir mais qualidade de vida à população.

A obra já está em andamento e contempla cerca de 1,5 quilômetro de extensão, representando um avanço importante para a mobilidade urbana. A intervenção vai proporcionar mais conforto, segurança e melhor trafegabilidade tanto para motoristas quanto para pedestres.

Além do asfaltamento, os serviços incluem a recuperação de sarjetas e canais, medida essencial para melhorar o escoamento da água da chuva e evitar problemas como alagamentos e danos à via.

O investimento reforça o compromisso do prefeito Rafael Brito com a infraestrutura do município. Ao ampliar e recuperar a malha viária, a gestão contribui diretamente para o bem-estar da população, valorização dos bairros e desenvolvimento de Timon.

A Prefeitura segue atuando de forma contínua para garantir uma cidade mais organizada, segura e preparada para o futuro.

Da Assessoria

Prefeitura de Timon leva ações de saúde a povoados do município…

Projeto Cuidar Para Crescer atende crianças de 2 a 6 anos da rede municipal de ensino, com atendimento oftalmológico, auditivo e odontológico, além da atualização da caderneta de vacinação

 

A Prefeitura de Timon segue fortalecendo as ações voltadas à primeira infância com mais uma etapa do projeto Cuidar Para Crescer. No último sábado, 28, a iniciativa chegou ao povoado Roncador, com atendimentos realizados na EMEF Orgmar Monteiro, contemplando crianças de 2 a 6 anos da rede municipal de ensino. Os atendimentos seguem nesta segunda-feira, 30, até o dia 1º de Abril.

Desenvolvido de forma integrada pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o projeto tem como foco garantir melhores condições de saúde, desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos da vida escolar. Durante a ação, foram oferecidos atendimentos oftalmológicos, auditivos e odontológicos, além da atualização da caderneta de vacinação.

“Estamos levando cuidado, atenção e serviços essenciais para dentro das nossas escolas, principalmente na zona rural. O Cuidar Para Crescer é um compromisso com as nossas crianças e com o futuro de Timon, garantindo que elas tenham todas as condições para aprender e se desenvolver”, afirmou o prefeito Rafael Brito..

A programação do projeto segue nos próximos dias, alcançando outras localidades do município:

  • 30 de março – Bonitinho – EMEF João Joca de Assunção;
  • 31 de março – Perdido – EMEF Francisco Leônidas de Sousa;
  • 1º de abril – Piranhas – EMEF Norberto Pereira Lima.

Com ações contínuas, o Cuidar Para Crescer reafirma o compromisso da gestão municipal em investir na primeira infância e promover mais qualidade de vida para as famílias de Timon.

A proposta é ampliar o acesso das famílias a serviços essenciais e contribuir diretamente para o desempenho das crianças em sala de aula, assegurando melhores condições de concentração, comunicação e aprendizado no processo de alfabetização.

O projeto também prioriza o diagnóstico precoce e o encaminhamento adequado, impactando de forma positiva o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Da Assessoria, com edição do blog

Compromisso com a educação garante Selo Ouro de Alfabetização a Timon…

O compromisso do prefeito Rafael Brito com a educação tem gerado resultados concretos e reconhecimento nacional. Nesta segunda-feira (23), o município de Timon conquistou o Selo Ouro de Alfabetização, em cerimônia realizada em Brasília pelo Ministério da Educação (MEC), destacando os avanços da rede municipal no ensino das crianças na idade certa.

A honraria faz parte do programa Compromisso Nacional com a Alfabetização, do Governo Federal, que reconhece estados e municípios que se destacam na aprendizagem dos estudantes e na implementação de políticas públicas eficientes para a educação básica. O evento reuniu gestores de todo o país e evidenciou experiências bem-sucedidas na área educacional.

Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou que o prêmio é fruto de uma gestão comprometida com o futuro das crianças.

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é garantir que todas as crianças de Timon tenham acesso a uma educação de qualidade, com oportunidades reais de aprendizagem desde os primeiros anos”, afirmou Rafael Brito.

Acompanhado da secretária municipal de Educação, Isadora Rodrigues, o gestor também destacou o trabalho coletivo da rede de ensino. Segundo ele, a conquista reflete o empenho de professores, gestores escolares e equipes técnicas, que atuam diariamente para fortalecer a educação no município e assegurar melhores resultados para os alunos.

Da Assessoria

Aliado de Braide defende união de toda a oposição por vitória em 1º turno…

Suplente de deputado federal Henrique Júnior entende que aliança do prefeito de São Luís deve incluir Felipe Camarão, Lahésio Bonfim e o PL

 

HENRIQUE JÚNIOR TEM SIDO INTERLOCUTOR DE EDUARDO BRAIDE, que já lidera reuniões diárias para formação das chapas partidárias

O suplente de deputado federal Henrique Júnior (PL) deixou reunião com Eduardo Braide (PSD), na última quarta-feira, 18, em São Luís, convicto da candidatura do prefeito de São Luís ao Governo do Estado; e prevê que a união de toda a oposição garante a vitória em primeiro turno. 

“A avaliação é de que o caminho mais seguro para uma vitória passa pela convergência entre diferentes lideranças, incluindo o vice-governador Felipe Camarão (PT), o ex-prefeito Lahesio Bonfim (Novo) e a força do PL no Maranhão, partido que possui uma das maiores estruturas políticas no interior do estado”, defendeu Henrique Júnior.

  • para o ex-deputado, a unidade do PL, controlado por Josimar Maranhãozinho, garante nominata e assegura estrutura no interior do estado;
  • com forte liderança em Timon, Henrique entende que o alinhamento das peças vai fortalecer o sentimento de mudança espalhado no MA.

Mesmo sem dizer se vai disputar a eleição de governador, Eduardo Braide tem se reunido pessoalmente com pré-candidatos a deputado federal e estadual, cuidando diretamente da formação da nominata do PSD; já tirou, inclusive, nomes da base governista para compor as chapas alinhadas ao seu projeto.

Nestes preparativos, Henrique Júnior tem papel significativo, como liderança política na região de Timon e com força partidária no PL e no grupo de Josimar Maranhãozinho.

“Em Timon, a expectativa é de crescimento expressivo do nome de Braide após o anúncio oficial de sua pré-candidatura. A estratégia passa por fortalecer lideranças locais, ampliar o diálogo com a população e estruturar um palanque competitivo na região leste”, disse o suplente de deputado.

  • para o parlamentar, essas reuniões de bastidores visam consolidar o projeto Braide;
  • o trabalho tem sido o de reorganizar a oposição para construir uma candidatura sólida.

Nem Braide, nem Henrique Júnior – muito menos os demais aliados partidários – falam de candidatura ao Governo, mas todos já tratam o prefeito de São Luís como “candidatíssimo”.

E definem entre o dia 1º e 2 de abril – dois dias antes do fim do prazo de desincompatibilização – como datas para o anúncio formal da candidatura…