Festa dos pais, promovida por Osmar Filho, reúne centenas de pessoas na praia da Ponta D’Areia

A confraternização promovida pelo deputado estadual Osmar Filho (PDT) para celebrar o Dia dos Pais foi marcada por muita diversão e reuniu famílias inteiras de diversos bairros da cidade neste domingo (13), no bar Pôr do Sol, na praia da Ponta D’Areia.

“É um prazer para mim, oferecer essa homenagem aos pais do nosso município, e proporcionar momentos de diversão em família”, falou o pedetista, que chegou ao evento acompanhado da esposa, Clara Gomes; dos filhos, Osmar Neto e João Pedro; e de seu pai, Osmar Gomes.

Saboreando uma deliciosa feijoada, os participantes puderam desfrutar de diversas atividades, sempre com a animação dos grupos “Pra Sambar” e “Samba da Tamarineira. A programação também incluiu sorteio de prêmios e o Torneio do Trabalhador, competição de futebol que o deputado realiza há 13 anos.

“Nesta edição o torneio reuniu 32 equipes e a do Moto conquistou a primeira colocação, levando um prêmio no valor de R$ 3.000,00”, informou o pedetista, agradecendo o apoio do Governo do Estado e do Instituto Aitana para a realização do evento.

Warlison Silva, que compareceu ao evento acompanhado do filho Vinícius, de três anos, aprovou a programação. “É uma festa que foi feita para todo mundo se divertir”, disse o montador, referindo-se às atividades oferecidas, incluindo um espaço infantil disponibilizado para a criançada.

O vigilante Fábio Pereira gostou particularmente do torneio de futebol, já que é um esportista. Opinião compartilhada pelo comerciante Vanderson Cleiton, que elogiou não só o torneio, mas a organização de toda a festa: “Está bem bacana”.

Este foi o primeiro de quatro eventos que Osmar Filho programou para homenagear os pais na capital maranhense. No dia 19 a festa será na Vila Magril e no dia 20, no bairro de Pedrinhas. Por fim, no dia 25, a confraternização acontecerá na Vila Embratel.

Da assessoria

Osmar Filho realiza festa do Dia dos Pais em bairros de São Luís

Evento que será realizado no São Francisco, neste domingo, terá edições também na Vila Magril, em, Pedrinhas, e na Vila Embratel, durante os fins de semana de agosto

 

 

No mês em que se comemora o Dia dos Pais, o deputado estadual Osmar Filho (PDT) organizou uma vasta programação em comemoração à data em bairros de São Luís.

“É uma oportunidade para pais e filhos interagirem em brincadeiras e diversão fora da correria do dia a dia”, disse o pedetista, agradecendo o apoio do Governo do Estado e do Instituto Aitana na realização dos eventos.

No domingo (13), Dia dos Pais, a festa será voltada ao bairro do São Francisco. Com a animação dos grupos “Pra Sambar” e “Samba da Tamarineira”, a programação inclui diversão para toda a família como sorteios, entre outras atividades.

A confraternização ocorrerá a partir das 8h, no Bar Pôr do Sol, na Ponta D’Areia, próximo do Chama Maré.

As comemorações terão prosseguimento nos dias 19, na Vila Magril e 20, no bairro de Pedrinhas, com uma programação que inclui uma deliciosa feijoada e sorteio de prêmios, além de um espaço infantil para divertir a criançada, e muito mais diversão para os pais e seus filhos.

A mesma programação se repetirá no domingo no dia 25, desta vez na Vila Embratel.

Da assessoria

Ouvidor-Geral da Assembleia, Osmar Filho assina protocolo para criação da Rede de Ouvidorias do MA…

Osmar Filho participou de encontro com ouvidores de vários órgãos para discutir a criação de uma rede de ouvidorias no Maranhão (Imagens: Miguel Veiga)

 

O ouvidor-geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Osmar Filho (PDT), assinou um protocolo de intenções para a criação da Rede de Ouvidorias do Estado do Maranhão, cujo objetivo é integrar as ouvidorias das três esferas de poder – municipal, estadual e federal.

“A ideia da Rede de Ouvidorias é fortalecer as atividades das instituições participantes, promovendo também a transparência pública e o controle social em todo o estado”, disse Osmar, durante a segunda reunião de Ouvidorias de 2023, realizada nesta quinta-feira (10), no Plenarinho da Casa, quando o documento foi assinado.

“Aqui na Assembleia Legislativa, por exemplo, a gente já dispõe de todas as plataformas disponíveis de comunicação – telefone, WhatsApp, e-mail e o portal da Assembleia, além da ouvidoria presencial, para que o cidadão possa, efetivamente, participar das ações da Casa. Inclusive, várias sugestões têm sido encaminhadas por meio da Ouvidoria e transformadas em leis”, informou o deputado, agradecendo a presidente Iracema Vale pelo apoio na realização do evento.

Como um dos secretário da Assembleia Legislativa, Osmar ocupa também o posto de ouvidor-geral da Casa

Além da assinatura do Protocolo de Intenções, a reunião serviu para fazer encaminhamentos, como a aprovação do logotipo da referida rede, que terá a denominação de “Redoma” e a criação de um calendário para encontros futuros. Na oportunidade, algumas ouvidorias apresentaram ações que desenvolvem, já na proposta de trocarem experiência e informações entre si.

O encontro contou com a participação de ouvidorias municipais, dos poderes do Estado, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), de entidades e de órgãos governamentais e não governamentais. Também fizeram parte da mesa os ouvidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Marcelino Everton; do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA), desembargador José Evandro de Souza; do TCE-MA, conselheiro Álvaro César Ferreira; do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Procuradora Sandra Elouf; e, da Ouvidoria-Geral do Estado, Daniel Barros; e o superintendente da Controladoria Geral da União (CGU), Antonio de Carvalho Freitas.

Da assessoria

Osmar Filho propõe utilização de asfalto ecológico nas obras de pavimentação e recuperação de vias públicas

Um projeto de lei do deputado estadual Osmar Filho (PDT), em tramitação na Assembleia Legislativa, propõe a utilização de asfalto ecológico nas obras de pavimentação e recuperação de vias públicas de competência do Estado do Maranhão. Se aprovado, o PLO vai assegurar o uso preferencial de massa asfáltica produzida com borracha de pneus inservíveis provenientes de reciclagem, observadas as normas técnicas de engenharia emitidas por órgãos competentes, e as normas dos órgãos ambientais.

“Esse tipo de asfalto não é uma novidade em termos de tecnologia de obras de pavimentação, haja vista que, já é utilizado com este fim há aproximadamente 70 anos nos Estados Unidos, e no Brasil há mais de 20 anos”, pontuou o deputado, acrescentando que o emprego desse tipo de material vem sendo aperfeiçoado para potencializar os seus benefícios nos revestimentos asfálticos.

“A experiência ao redor do mundo aponta que a utilização do asfalto produzido com adição de borracha apresenta mais durabilidade, devido à sua maior resistência ao desenvolvimento de trincas por fadiga, trincas por reflexão e menor susceptibilidade térmica, resistindo melhor à deformação permanente”, justificou.

Outra vantagem levantada pelo pedetista com relação à utilização do asfalto ecológico é a redução de um problema de grande relevância atualmente, que é a geração e destinação de resíduos sólidos que poluem o ambiente. “Os pneus inservíveis são um enorme passivo ambiental, que oferecem riscos à saúde pública, principalmente, quando descartados indevidamente a céu aberto”, falou Osmar, lembrando que nesses casos, os pneus transformam-se em criadouros de mosquitos vetores de diversas doenças, tais como a dengue, zika, febre amarela e chicungunya.

Da assessoria

Osmar Filho participa do Festival do Peixe em Cajari

Neste fim de semana, o deputado estadual Osmar Filho (PDT) esteve na região da Baixada Maranhense, onde participou da segunda edição do Festival do Peixe de Cajari, entre outros compromissos na região.

“É preciso valorizar os pescadores, que se aventuram tanto nos lagos quanto nos rios e mares, em busca do sustento de suas famílias e da comunidade”, disse o parlamentar neste domingo, 2, na festividade em que esteve acompanhado da irmã, Bianca de Maria Félix e da presidente da Colônia de Pescadores do município, Mariana Anchieta.

O deputado reafirmou seu compromisso com a colônia de pescadores local, ressaltando a importância de se preservar a tradição da pesca, não só no município, mas em todo o estado, que é reconhecido pela atividade. Vale lembrar, que recentemente a comunidade foi beneficiada com uma voadeira, fruto de uma emenda parlamentar de iniciativa de Osmar.

Também acompanhado de Bianca de Maria Félix, no sábado (1º) o pedetista esteve nos povoados Boa Vista e Flexal, onde pôde interagir com a comunidade sobre as necessidades locais. Na oportunidade prestigiou a final do campeonato de futebol, uma iniciativa do vereador Pedro Nunes (PCdoB).

“Quero parabenizar os times, pela garra e esforço”, falou Osmar Filho, acrescentando que o esporte amador de Cajari pode contar sempre com o seu apoio.

Da assessoria

“São João na Praça”, promovido por Osmar Filho, reuniu uma multidão no São Francisco

Defensor da cultura popular maranhense e das tradições dos festejos juninos, o deputado estadual Osmar Filho (PDT) realizou nesta quarta-feira, 28, a segunda edição do “São João na Praça”. Reunindo grandes atrações locais, o arraial atraiu não só pessoas da comunidade do São Francisco/Ilhinha, onde a festa aconteceu, mas de diversos outros bairros da cidade.

Sob o comando de Laska Campos, na edição deste ano o projeto trouxe em sua programação o Cacuriá Brilho do SF, Quadrilha Nova Esperança, Boi Barrica, Boi Pirilampo e Boi de Maracanã, com animação do DJ Pirata nos intervalos. E encerrando a noite, as pessoas presentes puderam se divertir nos shows de Fernanda Furtado e Fabrícia, reconhecidas artistas do Maranhão.

O ex-vereador Renato Dionísio, gestor do Boi Pirilampo, falou da sua satisfação em participar do festejo e da sua admiração pelo deputado, tanto pelo seu respeito às manifestações folclóricas quanto pelo cuidado com a população.

“Quero dizer ao povo da Ilhinha que você me honra e me representa, como representa aos meus amigos, a minha família que está aqui e a todos da Instituição Pirilampo. A gente tem muito orgulho de você. E eu queria dizer isto no meio da tua gente, porque eu sei o quanto tu amas o São Francisco”, afirmou o ativista cultural.

Acompanhada de familiares e amigos, Joeilane Pereira aprovou o espaço e as atrações. “Muito bom este arraial aqui. E é até melhor, porque acaba que as pessoas saem de casa para se divertir”, falou a moradora da Ilhinha, referindo-se à comodidade de ter um arraial junino no próprio bairro em que reside.

O comerciante Alexandre de Souza aproveitou o evento para fazer uma renda extra.

“Eventos como este ajudam muito Os comerciantes locais, que, em alguns casos, têm seu movimento reduzido nestes períodos de São João. Além disso, agrega muito para o lazer da comunidade”, pontuou.

“É um projeto que ajuda a propagar a nossa cultura, ao mesmo tempo que ajuda a impulsionar a economia local”, disse Osmar, acrescentando que é um evento que já faz parte da agenda cultural da cidade e do bairro do São Francisco.

O deputado agradeceu à esposa, Clara Gomes, que segundo ele, é uma grande parceira nas ações que desenvolve junto às comunidades, pela contribuição na organização da festa. Também destacou o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e o do Instituto Maranhense de Atenção e Proteção Social (IMAS).

Da assessoria

Osmar Filho destaca atuação de Juscelino Filho no Ministério das Comunicações…

Em aparte ao colega Neto Evangelista, que iniciou o reconhecimento ao ministro, deputado estadual pedetista lembrou da forte atuação do maranhense para garantir alternativas de conectividade a todos os brasileiros,  buscando garantir internet nas escolas e ampliação da rede móvel de telefonia em todas as regiões

 

Osmar Filho destacou o trabalho de Juscelino Filho pela conectividade em todo o país

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Osmar Filho (PDT) elogiou a atuação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), em busca de alternativas e parcerias para disponibilizar conectividade a todos os brasileiros. Entre outras coisas, o pedetista mencionou a participação do Ministro no seminário “Broadband for All”, da empresa Ericsson, em Estocolmo, onde também estão agendadas visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em redes móveis 6G – Nokia Bell Labs – e um encontro com representantes dos governos da Suécia e Finlândia.

O pronunciamento de Osmar foi feito na sessão ordinária desta terça-feira (27), em um aparte ao deputado Neto Evangelista (UNIÃO), que fez um convite aos demais parlamentares para formarem uma Comissão para uma visita ao Ministério das Comunicações, com o objetivo de tratarem sobre o funcionamento das operadoras de telefonia móvel na capital maranhense e em todo o estado.

“Eu quero me colocar à disposição para compor também essa comissão. Eu tenho certeza de que Juscelino, enquanto maranhense, vai buscar adotar as medidas e providências necessárias para atender a esse clamor de todo usuário de telefone móvel aqui na ilha e no Maranhão”, disse o deputado, sugerindo que seja incluída na pauta da visita a ampliação do sinal nos municípios e povoados que estão isolados por não terem ainda o serviço de telefonia.

Osmar Filho lembrou de uma visita recente ao ministro Juscelino Filho, quando tratou temas como conectividade nas escolas, rede móvel de telefonia e internet em diversas cidades do Maranhão , com ênfase na necessidade de levar o sinal a algumas regiões que não dispõem do serviço ou possuem conexão de baixa qualidade, a exemplo de Bacabeira e do povoado de Gameleira, em Cajarí.

Osmar Filho realiza a segunda edição do “São João na Praça” nesta quarta-feira

O deputado estadual Osmar Filho (PDT), promove, nesta quarta-feira, 28, mais uma edição do “São João na Praça”, arraial junino com muitas atrações culturais e shows.

Com horário de início previsto para às 17h, na Praça Frei Antônio Sinibaldi, localizada na Avenida Ferreira Gullar, no São Francisco, o evento trará em sua programação o Cacuriá Brilho do SF, Quadrilha Nova Esperança, Boi Barrica, Boi Pirilampo e Boi de Maracanã, com animação do DJ Pirata nos intervalos.

Em sua segunda edição e sob o comando de Laska Campos, a festa prossegue com show da cantora e compositora Fernanda Furtado, às 22h30. Para encerrar a noite, a partir da 00h30, o palco do arraial terá a versatilidade de Fabrícia, reconhecida artista do Maranhão.

“Sabemos o quanto os moradores do São Francisco gostam e precisam de momentos de lazer como este. Sem falar que eventos dessa natureza ajudam a impulsionar a economia local”, declarou o pedetista.

Neste ano, “São João na Praça” conta com as parcerias do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e do Instituto Maranhense de Atenção e Proteção Social (IMAS).

Da assessoria

Osmar Filho é reconduzido ao cargo de 3º secretário da Alema em eleição da nova Mesa Diretora

Em sessão preparatória realizada nesta sexta-feira (16), para a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão / biênio 2025-2027, o deputado estadual Osmar Filho (PDT) foi reconduzido ao cargo de 3º secretário, bem como ao de Ouvidor-Geral da Casa.

“A nossa presidente, Iracema Vale, foi reconduzida ao cargo. E eu agradeço a confiança do nosso bloco por ter me indicado, mais uma vez, para representá-los, tanto na Mesa Diretora quanto na Ouvidoria- Geral da Casa”, disse Osmar Filho ao término da eleição.

Em seu primeiro mandato no Parlamento Estadual, ele assumiu a função no dia 1º de fevereiro, na eleição realizada logo após a posse dos deputados eleitos para a 20ª Legislatura da Casa. Tanto neste primeiro biênio quanto no próximo, a indicação do deputado se deu, em grande parte, pela experiência adquirida em dois mandatos como presidente da Mesa Diretora do Legislativo Municipal de São Luís.

A antecipação da eleição para o biênio 2025-2027 foi possível graças à promulgação, na sessão plenária da última terça-feira (13), da Resolução Legislativa nº 1.174/23, que possibilitou alterar a redação do art. 7° do Regimento Interno no que se refere ao tema.

A posse da Mesa Diretora eleita nesta sexta-feira se dará no dia 1º de fevereiro de 2025, em data e horário a serem definidos posteriormente.

Da assessoria

Projeto apoiado pelo deputado Osmar Filho realiza ação social no São Francisco, em São Luís

O movimento ‘Mulheres da Gente’, realizou, neste sábado (10), uma ação social no bairro do São Francisco. “Estamos realizando mais uma ação social para cuidar das pessoas, hoje na região do São Francisco, mas a ideia é torná-la frequente em toda a cidade, pois sabemos o quanto a população precisa dessa atenção”, falou a coordenadora do projeto, Clara Gomes, esposa do deputado estadual Osmar Filho (PDT).

Realizada na Unidade Escolar João Evangelista, a ação ofereceu atendimentos na área da saúde, em especialidades como odontologia, oftalmologia, nutrição, fisioterapia e acupuntura, além de teste de glicemia e aferição da pressão.

“É uma oportunidade boa, porque às vezes a gente vai para uma fila do SUS e nem é atendida”, disse a dona de casa Eliane Santos Pereira

A atividade também disponibilizou atendimento jurídico aos moradores da região e palestras sobre os mais diversos temas, a exemplo do planejamento familiar. Também foi criado no local um espaço da beleza, com cabeleireiras, maquiadoras e esteticistas e um outro para a criançada, com biblioteca, muitas brincadeiras e distribuição de lanches.

“Conseguimos realizar mais de 450 atendimentos, oferecendo serviços de qualidade aos moradores do São Francisco. Temos programado novas ações e com atendimentos maiores em outros bairros de São Luís”, declarou o deputado pedetista.

Criado em 2020, com o apoio de Osmar Filho, o grupo Mulheres da Gente tem trabalhado em ações para as comunidades de São Luís, desenvolvendo palestras, promovendo capacitações e realizando ações sociais.

Nesta ação social, o projeto teve a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema)/ Serviço Social da Indústria (Sesi).

Da assessoria