Raimundo Penha parabeniza Esmenia por liberar R$ 12 milhões para o Aldenora Bello

Recursos de emendas parlamentares que estava sendo retido pelo ex-prefeito Eduardo Braide foi liberado pela prefeita, pouco mais e uma semana após assumir

PENHA PARABENIZOLU PUBLICAMENTE A PREFEITA ESMENIA, pela sensibilidade não demonstrada pelo antecessor Eduardo Braide

A prefeita Esmenia Miranda (PSD) fez um importante gesto á Câmara Municipal de São Luís ao liberar recursos da ordem de R$ 12 milhões em emendas parlamentares para o Hospital Aldenora Bello; os recursos frutos de indicação de vereadores, estava sendo retido pelo ex-prefeito Eduardo Braide (PSD).

“Tenho a satisfação de ser um dos vereadores que destinaram esses R$ 12 milhões que vão garantir a implantação da ala pediátrica do Hospital Aldenora Bello. Imaginem o sofrimento de uma família que tem uma criança com câncer e descobre que hoje só há 23 leitos pediátricos naquele hospital. Ano passado recebemos os representantes da Fundação Antônio Dino e assumimos o compromisso de destinar os recursos necessários para que essa obra tão importante e necessária acontecesse”, destacou o vereador Raimundo Penha, da tribuna da Câmara de São Luís.

  • os recursos serão usados na implantação da ala pediátrica e ampliação do atendimento a crianças com câncer;
  • os valores foram indicados em novembro do ano passado e dependia somente da liberação da Prefeitura.

Além dos R$ 12 milhões para o Aldenora Bello, os vereadores indicaram também outros R$ 8 milhões; no total, o objetivo é destinar R$ 20 milhões ao hospital do câncer para conclusão da obra que vai ampliar o atendimento oncológico em São Luís.

No total, há 27 milhões indicados para o Aldenora Belloe  retidos na gestão Eduardo Braide

“Esperamos que a prefeita receba os dirigentes da Fundação e explique como se dará o repasse dos R$ 15 milhões que ainda faltam”, ressaltou Raimundo Penha.

  • a capacidade do hospital será ampliada em mais 100 leitos; a ala pediátrica terá 90 leitos;
  • isso garantirá a instalação de 32 novos leitos adultos no hospital, que hoje conta com 164.

O Aldenora Bello está entre os 10 hospitais de câncer do Brasil, realizando cerca de 80% das radioterapias, 70% das quimioterapias e mais de 50% das cirurgias oncológicas no Maranhão –  o equivalente a 40 por dia. Mesmo assim, ainda há 700 pacientes em fila de espera.

O INCA prevê 284 novos casos de câncer no Maranhão este ano, e somente com 23 leitos pediátricos não é possível atender a todos que necessitam.

O combate ao câncer é uma antiga luta do vereador Raimundo Penha.

Junto com outros vereadores, ele indicou R$ 1 milhão em emendas para a compra de um mamógrafo digital adaptado para mulheres com deficiência, hoje em funcionamento na APAE. Também destinou R$ 60 mil para a compra de próteses mamárias, entregues a mulheres em tratamento oncológico.

Em postagem nas redes, Raimundo Penha sinaliza candidatura a deputado…

Vereador pediu opinião sobre cor de camisa para usar em foto, o que indica a possibilidade de ele vir a fortalecer a chapa do PDT nas eleições de outubro

 

QUAL DAS DUAS?!? fotos  de Penha nas redes sociais indicam candidatura nestas eleições

O vereador Raimundo Penha (PDT) deixou em polvorosa seus seguidores nesta quinta-feira, 26, ao postar imagens suas usando camisas sociais e pedindo sugestão sobre a cor mais adequada.

  • as imagens reproduzem poses usadas em suas campanhas eleitorais;
  • para os seguidores, isso indicaria uma possível candidatura de Penha.

“Azul é melhor. Digna de uma foto para deputado estadual; já tem meu voto”, comentou uma das seguidoras na postagem do vereador.

O parlamentar é histórico no PDT, onde milita desde o movimento estudantil, e é o partido pelo qual elegeu-se e reelegeu-se vereador de São Luís.

A candidatura de Raimundo Penha – já foi cogitada ano passado nos bastidores da política do Maranhão – fortaleceria a participação do PDT nas eleições de 2026, tanto para deputado federal quanto estadual.

Caberia ao próprio Penha decidir…

Prefeitura mantém silêncio sobre não pagamento de emendas ao Aldenora Belo e à APAE…

Pela segunda vez consecutiva, secretários não compareceram à audiência da Câmara Municipal que definira investimentos de R$ 16 milhões nas unidades de saúde

 

RAIMUNDO PENHA CRITICOU A AUSÊNCIA DOS SECRETÁRIOS na audiência na Câmara Municipal

Os secretários de Planejamento, saúde e de Governo da Gestão Eduardo Braide (PSD) faltaram pela segunda vez consecutiva à audiência pública que discutiria a aplicação de R$ 16 milhões em duas unidades de atendimento de saúde em São Luís. A ausência confirma o silêncio e o desinteresse da prefeitura em dar explicações para a não aplicação dos recursos, destinados pela Câmara Municipal.

  • são R$ 12 milhões destinados ao Hospital Aldenora Bello;
  • outros R$ 4 milhões seriam aplicados na unidade da APAE. 

“O assunto de que estamos tratando não era uma pauta para ser politizada. Queremos discutir com os secretários recursos que esta Casa destinou para a APAE, no valor de R$ 4 milhões, e para o Aldenora Bello, de cerca de R$ 12 milhões. A nossa intenção é melhorar o atendimento a pessoas com deficiência, e garantir assistência a crianças com câncer que hoje estão em uma fila de espera por falta de leitos”, justificou o vereador Raimundo Penha.

Foram convocados para a audiência pública os secretários municipais de Saúde, Carolina Mitri, de Planejamento, Simão Cirineu, e de Governo, Emílio Murad, que pela segunda vez não compareceram à Câmara de São Luís.

  • o primeiro encontro havia sido agendado para dia 03 de março, quando eles meemos sugeriram novo agendamento;
  • no novo encontro, nesta terça-feira, 18, os três faltaram; desta vez somente o secretário Emílio Murad justificou ausência.

“É um desrespeito não somente com o parlamento, mas com as pessoas com deficiência e com os pais, as mães e as crianças que precisam de assistência na luta contra o câncer. Mas nós continuaremos cobrando que o direito à saúde dessas pessoas seja respeitado”, finalizou Raimundo Penha.

Os vereadores querem explicações da Prefeitura de São Luís para a falta de repasse dos recursos destinados às duas instituições de saúde, desde novembro do ano passado.

Mas nem o prefeito Eduardo Braide, nem os secretários municipais responsáveis dão qualquer esclarecimento à Câmara Municipal.

Da assessoria, com edição do blog

Penha confirma apoio a Brandão, mas diz que não trata de adesão do PDT…

Vereador de São Luís e presidente municipal do partido elogia o tratamento dado pelo governador aos parlamentares da capital maranhense, mas explica que a aliança pedetista passa pelo senador Weverton Rocha, presidente regional da legenda

 

POSIÇÃO PESSOAL. Raimundo Penha tem participado cada vez mais de atos do governador Carlos Brandão, mas não crava apoio político do seu partido, o PDT

O vereador de São Luís Raimundo Penha confirmou a este blog Marco Aurélio d’Eça nesta terça-feira, 14, seu apoio político ao governador Carlos Brandão (PSB); Penha é presidente municipal do PDT e esteve contra Brandão nas eleições de 2022.

“Apoio sim o governador Brandão. Tenho buscado apoio do governo do estado para resolver problemas de São Luís. Agora mesmo na última reunião pedi ao governador um restaurante popular no São Bernardo. Então, mais que mera cortesia, tenho levado problemas e discutido soluções para a cidade”, explicou o parlamentar.

  • Desde que se reelegeu governador, reconhece Penha, Brandão abriu diálogo direto com os vereadores;
  • somente após as eleições de 2024 ele já fez dois encontros abertos com todos eleitos de todos os partidos;
  • o vereador pedetista reconhece que o diálogo do governo é mais amplo que o do prefeito Eduardo Braide (PSD).

O apoio de Raimundo Penha, porém, não significa apoio definitivo do PDT ao governo; as tratativas para aliança do partido com Brandão passam pelo senador Weverton Rocha e pelo secretário-geral do partido, Erlânio Xavier. 

As tratativas sobre a esfera estadual é com o diretório estadual presido pelo senador Weverton. Não faço parte da direção estadual; assim, como filiado, não tenho informações de que estava sendo tratada a participação do PDT no atual governo”, explicou o parlamentar.

Este blog Marco Aurélio d’Eça fez as mesmas perguntas ao senador Weverton Rocha e ao ex-prefeito Erlânio Xavier.

Até o fechamento deste post, nenhum dos dois havia respondido…

Ao lado de Fábio Câmara, Penha inaugura comitê…

Vereador que disputa a reeleição apresentou aos amigos, simpatizantes e imprensa o local de organização de sua campanha; ele teve seu trabalho com os  idosos destacado pelo candidato do PDT a prefeito

 

Ao lado de Fábio, Penha reuniu centenas de amigos e simpatizantes em seu comitê central de campanha

Uma verdadeira celebração da democracia e do compromisso com a comunidade marcou a inauguração do Comitê Central de Campanha do vereador Raimundo Penha (PDT), realizada na última sexta-feira, 23, no bairro Bequimão, em São Luís. O evento reuniu centenas de amigos, lideranças políticas e membros da imprensa, todos unidos pelo desejo de ver a continuidade do trabalho que Penha vem realizando ao longo de seus mandatos na Câmara Municipal.

O clima era de entusiasmo e esperança, refletindo o reconhecimento popular pelas iniciativas do vereador, que tem se destacado especialmente nas áreas de cuidado com os idosos, educação, cultura e esporte.

  • seu projeto SuperAção, que inclui programas para diferentes faixas etárias como o SuperAção Kids e o SuperAção 60+;
  • Raimundo Penha tem promovido o envelhecimento saudável e incentivado a prática esportiva entre as crianças;
  • trazendo resultados expressivos, como as medalhas conquistadas pelo SuperAção Kids nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

O vereador e o candidato a prefeito destacaram as ações parlamentares que tornam Penha um dos favoritos à Câmara Municipal

Vai ser uma longa jornada, são mais de quarenta dias pela frente, mas não estou sozinho. Não faremos uma campanha de briga com ninguém. A gente tem muito para falar de nós”,disse Penha sob aplausos.

Ninguém pode imaginar a Câmara de Vereadores sem o Penha. Em me perguntava sempre de onde vem tanta sabedoria [do Penha]. E ao longo do tempo eu comecei a andar com você ombro a ombro, lado a lado e eu vi como você cuida das pessoas sem distinção.  Mas eu pude perceber o carinho todo especial pelas pessoas da terceira idade”, destacou o candidato a prefeito pelo PDT, Fábio Câmara. 

A campanha de Raimundo Penha já está nas ruas, com carros adesivados por toda São Luís, simbolizando a adesão espontânea à sua proposta de continuar trabalhando em prol da cidade.

A inauguração do comitê foi mais um momento de demonstração desse apoio, reforçando a confiança dos eleitores na capacidade do vereador de seguir promovendo melhorias significativas para a comunidade.

Da assessoria, com edição do blog

Weverton e Penha chamam atenção para o trabalho da Apae…

Senador e vereador pedetistas farão visita á sede da entidade, no Anil, nesta sexta-feira, 21, com objetivo de chamar atenção para a atuação no apoio aos especiais e suas famílias

 

Weverton e Penha têm atuação destacada no setor de Saúde, sobretudo nos auxílio às pessoas especiais

O senador  Weverton Rocha e o vereador Raimundo Penha (ambos do PDT) estarão nesta sexta-feira, 21, em visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A visita é uma oportunidade para chamar a atenção para o importante trabalho que a APAE realiza.

  • Com forte atuação setor da Saúde, Weverton destina recursos anualmente à Apae;
  • Raimundo Penha também tem atuação destacada no apoio a entidades do setor social.

Os recursos recebidos pela Apae são destinados à aquisição de reagentes para o teste do pezinho, um exame fundamental para a detecção precoce de diversas doenças em recém-nascidos.

A APAE atende centenas de crianças e adolescentes e tem como principal objetivo promover e articular ações de assistência social, educação, saúde e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

A visita se Weverton e Penha está marcada para as 9h30…

Com direito a arraial junino, PDT apresenta Fábio Câmara em São Luís

Partido fará convenção nesta sexta-feira, 14, com apresentação do candidato a prefeito da capital maranhense e de outras 50 cidades no Maranhão, em festa com a presença do senador Weverton Rocha e do ministro Carlos Lupi, que representa o governo Lula

 

Penha, Weverton, Fábio e Erlânio: defesa exclusiva das bandeiras do lulismo na capital maranhense

O presidente municipal do PDT em São Luís, vereador Raimundo Penha, convida para o “arraial pedetista” nesta sexta-feira, 14, na sede do partido, na rua dos Afogados, Centro da capital maranhense.

O evento, que marca a convenção estadual e municipal, terá também a apresentação formal do ex-vereador Fábio Câmara como candidato a prefeito de São Luís.

Câmara vai liderar a chapa com 32 candidatos a vereador na capital e representará também os 50 pré-candidatos e pré-candidatas pedetistas no interior maranhense.

Nosso objetivo é reunir pré-candidatos de todas as regiões do Maranhão para debater as melhores soluções para os nossos municípios. O partido tem uma longa história e um compromisso sólido com o municipalismo”, afirmou Penha. 

O evento terá a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Membro da base do governo Lula em Brasília, o PDT vai representar o lulismo nas eleições de São Luís; tanto que o candidato pedetista a prefeito espera contar com petistas em campanha.

Nós convidamos os membros do PT em São Luís, como partidos-irmãos que somos, historicamente, a estar em nosso palanque, com o senador Weverton e defendendo unicamente as bandeiras do governo Lula”, pregou Fábio Cãmara.

A convenção está marcada para as 15 horas…

Movimentação: Penha entrega mais de 200 óculos na Vila Brasil

A semana foi marcada pela entrega de óculos para as pessoas atendidas pelo projeto ‘Movimentação’, de iniciativa do vereador Raimundo Penha (PDT). Os beneficiados consultaram com oftalmologista no dia 20 de abril, quando a ação com diversos serviços foi realizada no bairro. A entrega foi na última terça-feira (28).

“O Movimentação é um projeto que leva dignidade e cuidado a quem mais precisa nas comunidades. A cada entrega dessa eu fico muito feliz por ver a alegria das pessoas que não tinham mais nem esperança de conseguir uma consulta e, até mesmo, condições para compra óculos. Estamos cumprindo o nosso papel, a nossa missão”, afirmou o vereador Raimundo Penha.

Um total de 215 óculos foram entregues na Vila Brasil. A entrega é resultado da ação do Movimentação na localidade, realizada no dia 20 de abril, onde foram oferecidos os serviços gratuitos nas áreas de clínica geral, ginecologia, pediatria, oftalmologia, psicologia, fisioterapia, odontologia, avaliação física, além de vacinação, incluindo pets, e os serviços de trancista e corte de cabelo. Além disso, foi disponibilizada a emissão do cartão SUS e atualização do Cadastro Único.

O pedreiro Carlos César Marques, um dos beneficiados com os óculos, destacou a melhoria que o Movimentação trouxe para o dia a dia dele.

“Vai melhorar muito o meu trabalho. Agora eu vou ter mais facilidade pra ler uma trena, por exemplo”, destacou.

Leysiane da Silva, outra beneficiada pelo projeto Movimentação, ressaltou a contribuição da iniciativa na aquisição dos óculos.

“A gente só tem a agradecer ao vereador Raimundo Penha. Muita gente não tem condição de comprar os óculos e aqui você é atendido com rapidez e não demora muito já está com os óculos. O projeto é maravilhoso e faz a diferença na vida das pessoas”, concluiu a auxiliar de escritório.

Da Assessoria

Penha reage a veto do prefeito ao PL que facilita acesso a prova de vida

Sem considerar a importância da matéria para os aposentados e pensionistas do Município de São Luís, o prefeito Eduardo Braide vetou o Projeto de Lei 0130/2023, de autoria do vereador Raimundo Penha, que atualiza a legislação previdenciária municipal e facilita a realização da chamada prova de vida pelos servidores públicos municipais. O parlamentar vai recorrer ao plenário da Câmara de São Luís para tentar derrubar o veto do prefeito.

“O prefeito alega que nossa proposta gera custo, mas para nós os idosos não representam gastos, e merecem investimentos. O projeto busca adequar a legislação municipal ao que tem sido feito pelo governo Lula. O Ministério da Previdência tem buscado facilitar o acesso dos aposentados e pensionistas aos seus direitos, ressaltando que a maioria é de idosos e precisamos garantir seus direitos”, argumentou Raimundo Penha.

Ao defender que o projeto seja transformado em lei, Penha lembra que alguns aposentados não têm condições até físicas de ir até o ao Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM) e provar que estão vivos, e foram penalizados com o bloqueio de seus benefícios.

“Essa exigência chega a ser desumana e desnecessária, já que hoje dispomos de mecanismos para facilitar esse procedimento”, ressaltou o vereador.

O PL aprovado pela Câmara de Vereadores e vetado pelo prefeito Eduardo Braide estabelece que o IPAM realizará a comprovação de vida do beneficiário anualmente, mediante confirmação de que o titular do benefício realizou algum ato registrado em bases de dados dos órgãos, entidades ou instituições mantidos os administrados pelos órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados.

A proposta também prevê que serão considerados válidos como prova de vida os seguintes atos, meios, informações ou base de dados: acesso ao aplicativo Meu RPPS ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, realização de empréstimo consignado feito pelo próprio beneficiário, certificado de vacinação, votação em eleições, dentre outros.

“Vamos apelar à sensibilidade dos demais vereadores para que possamos derrubar o veto e tornar lei o nosso projeto para evitar  tantos transtornos hoje enfrentados a quem só tem a opção de comparecer ao Instituto de Previdência para continuar tendo direito a seus benefícios”, concluiu Raimundo Penha.

Da Assessoria

“O PDT já alcançou um objetivo: garantir o 2º Turno”, diz Raimundo Penha…

Presidente municipal do partido em São Luís destaca que a candidatura do ex-vereador Fábio Câmara tem o objetivo de tirar os adversários da zona de conforto e das redes sociais ampliando o debate sobre a cidade; o vereador acredita que a chapa de candidatos pedetistas à Câmara também fará a diferença na campanha eleitoral

 

Ao lado de Fábio Câmara, Raimundo Penha atuou para viabilizar a chapa do PDT e atua diretamente pela reeleição à Câmara Municipal

O vereador  Raimundo Penha, presidente municipal do PDT em São Luís, mostra-se satisfeito com o desempenho do partido na montagem de sua chapa para a disputa eleitoral de outubro e diz não ter dúvidas de que a legenda fará a diferença na campanha; em sua avaliação o PDT já cumpriu um primeiro papel na pré-campanha: ajudar a garantir o segundo turno na disputa pela prefeitura.

– Desde o início de sua candidatura, Fábio Câmara teve consciência de um importante papel: garantir o segundo turno em São Luís, quando se terá oportunidade de discutir mais profundamente os problemas da cidade. A candidatura do PDT tem também esse papel, tirar os adversários da zona de conforto e da campanha de internet e fazê-los discutir a cidade real, das ruas e das comunidades – ressaltou o vereador.

Com forte articulação de Penha e de Câmara, o PDT conseguiu montar sua nominata e se apresentará ao eleitor de São Luís com chapa completa de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

– O Fábio comigo na linha de frente e o senador Weverton Rocha na retaguarda; temos uma chapa pronta para a disputa, com nomes importantes nas comunidades. Cito por exemplo o Zé Carlos da Enfermagem, forte liderança na categoria; o Charles dos Carrinhos, que já assumiu mandato na Câmara e o professor Carlinhos, líder na Cidade Operária e Região – ressaltou Raimundo Penha, ele próprio um dos principais nomes do PDT na disputa pela reeleição.

Novidade no PDT, o Coletivo Diversidade reúne representantes de todas as raças, idades, orientações sexuais e credos

Um dos destaques da campanha por vagas na Câmara Municipal é o Coletivo Diversidade, que apresentará uma opção diferenciada ao eleitor ludovicense, mantendo a tradição pedetista de abraçar as minorias e estimular as diferenças.

Vencida a etapa da formação das chapas, o partido segue agora para organização da campanha e os primeiros passos para participação na propaganda eleitoral e nos debates.

Etapa em que a população terá maior conhecimento das propostas de Fábio Câmara e dos  vereadores pedetistas.