0

PL ainda indefinido sobre candidatos ao governo…

Manifestação pessoal da deputada Fabiana Villar em apoio ao senador Weverton Rocha não representa a definição do partido, segundo a deputada federal Detinha

O PL DE JOSIMAR MANTÉM RELAÇÃO PRÓXIMA COM WEVERTON ROCHA, mas isso não implica apoio automático ao governo Brandão, esclarece Detinha

O PL maranhense, comandado pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho, não tem, ainda, nenhuma definição, quanto à disputa pelo Governo do Estado. A afirmação é da deputada federal Detinha, mulher de Maranhãozinho, dada em entrevista ao jornalista Olavo Sampaio. (Veja aqui)

“Neste momento existem conversas com vários campos políticos. No entanto, nenhum acordo relacionado ao Palácio dos Leões foi fechado”, garantiu Detinha, segundo Sampaio.

Este blog marco Aurélio d’Eça noticiou em primeira mão, na última segunda-feira, 25, a declaração de apoio da deputada estadual Fabiana Villar ao senador  Weverton Rocha; Fabiana é sobrinha de Maranhãozinho.

“Em nome do grupo de Josimar venho trazer meu agradecimento e dizer que sou um soldado em sua campanha, senador”, declarou a deputada. (Relembre aqui)

  • ao que tudo indica, as negociações de apoio a qualquer candidato a governador devem incluir o comando da Assembleia Legislativa;
  • na entrevista a Olavo Sampaio, Detinha mostrou claramente o interesse em comandar a Casa a partir de 2027: “Lógico que quero”.

 Josimar Maranhãozinho nunca manifestou aproximação com o governo Carlos Brandão (MDB), apesar de sua base na Assembleia ter-se mantido alinhada ao Palácio dos Leões nos últimos quatro anos.

Até agora, as especulações apontam uma proximidade maior com os chamados dinistas, que têm o vice-governador Felipe Camarão (PT) como candidato ao governo.

O PL tem até agosto para definir sua posição eleitoral…

A homenagem de Andreia Rezende a Luiz Thadeu nunes Silva…

Deputada estadual concedeu ao subsecretário de Turismo do Maranhão, em sessão solene na  Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 9

 

O engenheiro agrônomo, jornalista e escritor Luiz Thadeu Nunes e Silva, subsecretário de Turismo do Maranhão, foi homenageado nesta segunda-feira, 9, com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman. A honraria foi proposta pela deputada estadual Andreia Rezende.

  • natural de São Luís, aos 67 anos, Luiz Thadeu é engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e hoje atua de forma ativa na promoção do turismo maranhense;
  • escreve para 22 jornais, blogs e portais nacionais, de Portugal e Angola. É autor do livro “Das muletas fiz asas”, obra que simboliza sua história de superação.

“Mais do que cargos e títulos, ele é reconhecido como um viajante incansável, um desbravador do mundo, cuja vida é marcada pela coragem e pela paixão em viver”, destacou Andreia Rezende, destacando Luiz Thadeu como a prova de que limites físicos não definem a grandeza dos sonhos. 

Vítima de acidente de trânsito, a deputada também é PCD há oito anos.

Reconhecido como o brasileiro com mobilidade reduzida que mais viajou pelo mundo, Luiz Thadeu transforma desafios em inspiração. Foi por esses motivos que Andreia Rezende propôs a medalha, como forma de reconhecer sua trajetória de superação.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais.

Ex-deputados montam chapão para concorrer à Assembleia

Federação do PRD com o Solidariedade deve abrigar o grupo, com objetivo de alcançar pelo menos seis vagas; candidatos com mandato são vetados

 

EX-DEPUTADOS, EX-VEREADORES E EX-PREFEITOS reunidos em chapão para concorrer às vagas na Assembleia

Um grupo de ex-parlamentares vem se reunindo em São Luís para disputar as vagas de deputado estadual na  Assembleia Legislativa; reunidos na federação PRD/Solidariedade, esses pré-candidatos querem garantir pelo menos seis vagas.

“Os candidatos são praticamente no mesmo nível de potencial de votos, com poucas diferenças, portanto entendo ser uma ótima oportunidade a todos de conseguir sucesso no pleito”, destacou o ex-deputado e ex-prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva ao blog de Elias Lacerda, que divulgou a informação com exclusividade.

  • no grupo são vetados interessados que estejam exercendo algum tipo de mandato estadual;
  • além de ex-deputados estaduais, também compõem o chapão ex-deputados federais e vereadores.

Compõem o chapão lideranças do porte de Jota Pinto, Rogério Cafeteira, Leonardo Sá, Raimundo Cutrim, Adelmo Soares , Soliney Silva e Socorro Waquim. 

O grupo é articulado pelo ex-deputado estadual Marcos Caldas…

Sessão Solene marcará abertura dos trabalhos de 2026 da Assembleia Legislativa

Deputados começarão a se reunir a partir desta segunda-feira, 2, marcando o início do período legislativo, que coincide em 2026 com o ano de renovação de mandatos

 

BRANDÃO E IRACEMA RECEPCIONARÃO OS DEPTUADOS EM SESSÃO SOLENE na reabertura dos trabalhos da Assembleia

A Assembleia Legislativa abrirá seus trabalhos parlamentares da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura na próxima segunda-feira, 2. Será realizada, a partir das 15h, em sua sede, Sessão Solene, que contará com a participação da presidente da Casa, Iracema Vale (PSB) e do governador Carlos Brandão (Sem partido).

A programação de abertura dos trabalhos inclui:

  • 15h – Cerimônia Militar com revista às tropas (área externa);
  • 15h40 – Coletiva à imprensa, no hall do plenário deputado Nagib Haickel;
  • 15h55 – Recepção com lanceiros  no mesmo hall do plenário;
  • 16h – Sessão Solene no Plenário Deputado Nagib Haickel;

“Voltaremos com o mesmo entusiasmo, força e energia para continuarmos trabalhando pelos maranhenses, propondo leis, fazendo indicações, requerimentos e outros atos que tragam mais qualidade de vida, serviços, garantia de direitos, saúde, educação e infraestrutura para a população de todos os municípios do nosso Maranhão. Queremos continuar dialogando, fiscalizando, cobrando e trabalhando em parceria, com transparência e respeito a todos. Vamos dar as boas-vindas aos deputados e reafirmar nosso compromisso com o nosso estado”, afirma Iracema Vale.

A presidente destaca a elevada expectativa para retomada dos trabalhos legislativos e lembra que a meta, neste ano, é manter a alta produtividade da Casa, que, em 2025 alcançou números expressivos.

Da assessoria, com edição do blog

Conselho de Ética da Assembleia pode investigar deputado por agressão à esposa…

Procuradora da Mulher instaurou procedimento interno para apurar as denúncias de violência doméstica praticada por Guilherme Paz, acusado pela diretora do Gedema, Katje Fonseca Paz

 

GUILHERME PAZ PODERÁ SER INVESTIGADO pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa

A Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Drª Viviane Coelho (PDT), anunciou abertura de procedimento interno para apurar denúncias de violência doméstica praticadas pelo deputado estadual Guilherme Paz (PRD).

O parlamentar foi denunciado pela própria esposa, Katje Pacheco Garcez Fonseca Paz, por agressões e xingamentos. Ela é diretora do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema).

“Independentemente de quem seja o agressor – cidadão comum ou autoridade pública – estaremos sempre vigilantes para adotar todas as medidas que se fizerem necessárias, especialmente quando as demandas são formalmente iniciadas perante a autoridade policial”, afirmou Viviane.

  • a denúncia contra Guilherme Paz veio à tona pelo blog do jornalista Domingos Costa. (Veja aqui);
  • o parlamentar negou agressão física, mas admitiu agressão verbal e xingamentos, “por ciúmes”.

A Justiça já determinou medidas protetivas em favor de Katje Fonseca; o deptuado encontra-se proibido de se aproximar da esposa.

No ano passado, o suplente de deptuado Dalton Arruda foi impedido de exercer o mandato após revelações de que ele havia agredido e tentado matar a própria esposa; houve manifestação popular e reação da mesma Procuradoria da Mulher, o que o levou a abrir mão do exercício do mandato.

A história foi retratada neste blog Marco Aurpélio d’Eça sob o título “Um constrangimento chamado Dalton Arruda na Assembleia…”.

No caso de Guilherme Paz, a procuradoria vai aguardar denúncia forma.

havendo denúncia, o caso será encaminhado ao Conselho de Ética…

Dino decide atuar “só em casos específicos” no recesso do STF; Xandão terá ação integral no período…

Ministro maranhense é um dos oito magistrados que continuarão a trabalhar durante período em que a Corte Suprema estará “fechada”

 

RECESSO NO STF. Dino só vai atuar em casos específicos; Moraes terá ação integral entre 20 de dezembro e 31 de janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino terá atuação apenas em casos específicos no período de recesso da Corte; ao contrário dele, Alexandre de Moraes anunciou que vai trabalhar de forma integral, em todos os processos do qual é relator.

Tanto Dino quanto Moraes atuam em casos envolvendo questões do Maranhão, mas apenas os casos de Moraes poderão, eventualmente, ser movimentados no período.

“Dino despachará em ações relacionadas às regras de transparência das emendas parlamentares e em processos que tratam de medidas para proteção ambiental e combate a queimadas na Amazônia e no Pantanal”, diz matéria da CNN Brasil. (Leia aqui)

  • no caso específico do Maranhão, Flávio Dino é relator das ações que envolvem a Assembleia Legislativa e nomeações para o TCE-MA;
  • Moraes, por sua vez, relata processos relacionados a denúncias de nepotismo envolvendo os poderes constituídos do Maranhão.

Apenas os ministros Carmem Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques decidiram não atuar em nenhum caso no período de férias do Judiciário.

O recesso no STF vai de 20 de dezembro a 31 de janeiro…

Iracema garante, definitivamente, mais um mandato à frente da Assembleia…

Supremo Tribunal Federal validou, por unanimidade, a eleição do dia 13 de novembro de 2024, que considerou a deputada eleita para o biênio 2025/2027

 

VITORIOSA. Iracema Vale vai comandar a Assembleia até fevereiro de 2027, após validação por unanimidade no STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, votou nesta segunda-feira, 24, favoravelmente à eleição da deputada Iracema Vale (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, no biênio 2025/2027.

Com o voto de Fachin, o STF garante a unanimidade pela validação da vitória de Iracema.

  • a deputada foi considerada eleita para mais um mandato, pelo critério da idade, após dois empates de 21 X 21 com o colega Othelino Neto (Solidariedade);
  • Othelino questionou este critério em ação no STF, processo que vinha se arrastando desde o final de 2024; nenhum ministro votou contra a parlamentar.

Coma  vitória, Iracema Vale permanecerá no comando da Assembleia até fevereiro de 2027.

E é uma das peças-chave no debate da sucessão do governador  Carlos Brandão (sem partido)…

Homenagem que toca o coração: Assembleia concede título de cidadã maranhense à procuradora de Justiça Regina Rocha

Em tarde de emoção e reconhecimento, ex-chefe do Ministério Público maranhense foi agraciada com a honraria, outorgada por iniciativa do deptuado Catulé Júnior

 

RECONHECIMENTO PÚBLICO. Regina Rocha na mesa de comando da solenidade, ao lado de autoridades e do responsável pela sua homenagem

Em uma tarde de emoção e reconhecimento, a Assembleia Legislativa concedeu o título de Cidadã Maranhense à procuradora de Justiça Regina Lúcia de Almeida Rocha, mulher que dedicou mais de quatro décadas ao Ministério Público, à defesa da justiça, dos direitos individuais e coletivos.

  • a sessão solene foi proposta pelo deptuado estadual Catulé Júnior (PP);
  • a solenidade teve a presença do deptuado federal Hildo Rocha (MDB).

“Doutora Regina sempre encheu de orgulho nossa família, amigos e colegas de trabalho. Seu nome está gravado na história do Ministério Público como exemplo de dedicação, respeito e amor ao povo maranhense”, destacou Hildo Rocha, que é sobrinho da homenageada.

TOQUE NO CORAÇÃO. O discurso da ex-procuradora emocionou os presentes no plenário Nagib Haickel

Entre gratidão e aplausos, a nova cidadã maranhense reafirmou seu compromisso com o bem comum, lembrando que cada conquista é fruto de um esforço coletivo em prol da justiça e da sociedade.

A sessão contou a presença de diversas autoridades dos três poderes maranhenses…

1

Andreia Rezende comemora homenagem da Assembleia a José Odvar…

Fundador do grupo Inpasa, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman e o Título de Cidadão Maranhense, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do Maranhão

 

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, em sessão solene realizada nesta segunda-feira, 22, no Plenário Nagib Haickel, a medalha do mérito legislativo “Manuel Beckman” e o título de ‘Cidadão Maranhense’ ao fundador e presidente do conselho administrativo da Inpasa, José Odvar Lopes, a proposta foi feita pela Deputada Andreia Rezende.

Em reconhecimento à contribuição ao desenvolvimento econômico e social do Maranhão, o empresário foi agraciado com a Medalha Manoel Beckman e o Título de Cidadão Maranhense. A presidente Iracema Vale presidiu a solenidade, proposta pela deputada Andreia Rezende.

Ele é fundador e presidente do Conselho de Administração da Inpasa, indústria produtora de etanol recentemente instalada no Maranhão, em Balsas, com uma empregabilidade de mais de 4.500 pessoas direta e indiretamente, promovendo o desenvolvimento econômico de várias cadeias com oferta de produtos e mão de obra em toda região.

José Odvar Lopes

Nascido em 10 de dezembro de 1955, na cidade de Presidente Bernardes, em São Paulo, o empresário acumulou experiência no mercado das commodities de milho e soja, desde 1990, bem como na pecuária com a criação extensiva e confinamento.

“Estamos criando vínculos muito fortes com este estado e quero poder honrar esse título e esta medalha que eu recebo agora e me colocar sempre à disposição do estado e de toda a população do Maranhão”, declarou José Odvar Lopes.

Da Assessoria

Assembleia Legislativa emite Nota de Pesar pela morte de Pastor Cavalcante…

Líder religioso, que foi líder evangélico, morreu neste fim de semana no Rio de Janeiro, onde estava internado após sofrer Acidente Vascular Cerebral

 

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), emitiu Nota de Pesar, em nome da Assembleia Legislativa, pela morte do ex-deputado estadual Pastor Cavalcante.

  • Cavalcante morreu neste fim de semana, no Rio de janeiro;
  • ele estava internado após sofrer Acidente Vascular Cerebral.

“Como grande líder religioso e parlamentar, Pastor Cavalcante prestou relevantes serviços à sociedade maranhense e deixa um legado de fé, amor, dedicação e zelo pelo ser humano. Que sua trajetória de fé, dedicação e amor ao próximo permaneça como inspiração para todos nós. Aos familiares, amigos e à comunidade da Assembleia de Deus, nossas mais sinceras condolências.”, diz a nota assinada por Iracema.

Líder da Igreja Assembleia de Deus na Região tocantina, Pastor Cavalcante exerceu o mandato de deptuado estadual entre os anos de 2019 e 2022.

Abaixo, a íntegra da Nota da Assembleia:

“A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta, com pesar, o falecimento do ex-deputado estadual e pastor José Alves Cavalcante, presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Seta no Maranhão (COMADESMA), aos 65 anos, ocorrido neste domingo (21).

Como grande líder religioso e parlamentar, Pastor Cavalcante prestou relevantes serviços à sociedade maranhense e deixa um legado de fé, amor, dedicação e zelo pelo ser humano.

Que sua trajetória de fé, dedicação e amor ao próximo permaneça como inspiração para todos nós. Aos familiares, amigos e à comunidade da Assembleia de Deus, nossas mais sinceras condolências.

Iracema Vale

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão”