0

Pesquisa mostra disputa entre Braide e Orleans, com Lahésio em terceiro…

Levantamento do instituto Vox Brasil mostra cenário em que o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes se mantém à frente do vice-governador  Felipe Camarão
 

O Instituto Vox Brasil divulgou nesta segunda-feira, 1º, nova pesquisa sobre a corrida eleitoral no Maranhão.

Read more
0

Exclusivo!!! Dezenas estão com sigilos quebrados no Maranhão…

STF monitora autoridades, lideranças políticas, parlamentares, empresários, operadores políticos e até agiotas, em processos que se correlacionam e movimentam os bastidores do Maranhão

 

FLÁVIO DINO E ALEXANDRE DE MORAES CONTROLAM A MAIOR APRTE DOS PROCESSOS que quebraram sigilos telefônicos em massa no Maranhão

Exclusivo

Uma espécie de varredura nas ações de autoridades, lideranças políticas, parlamentares e empresários maranhenses está sendo executada sob controle do Supremo Tribunal Federal há pelo menos dois meses, em processos que passaram a se correlacionar a partir de decisões dos ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes.

Parte das ações correm em segredo de Justiça, mas este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que o monitoramento – telefônico, bancário e fiscal – já atingiu autoridades do Governo do Estado, dirigentes partidários, parlamentares federais, estaduais, vereadores de São Luís, conselheiros e ex-conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, empresários e até aparelhos vinculados ao falecido agiota Josival Cavalcante, o Pacovan.

  • os processos estão em mãos dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes;
  • essas ações já tiveram desdobramentos na Polícia Federal e na Procuradoria-Geral da República.
  • o caso específico de Pacovan já foi, inclusive, tratado em postagem deste blog Marco Aurélio d’Eça.

“O objetivo é esclarecer destinação de emendas parlamentares no Maranhão. Pacovan foi citado em denúncias contra deputados federais maranhenses. A decisão do ministro envolve o número de final 1620, da operadora Vivo, e vai envolver dois períodos específicos: serão analisadas conversas registradas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019; também será monitorado o período de 25 de novembro a 3 de dezembro de 2020″, revelou este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Sigilo telefônico de Pacovan pode desvendar destino de emendas parlamentares…”.

Embora em processos distintos, essas quebras de sigilo telefônicos acabam tendo relações entre si por terem sido originadas nas ações envolvendo nomeações de parentes do governador Carlos Brandão (MDB), vagas no Tribunal de Contas do Estado e o chamado assassinato do Tech Office.

  • Flávio Dino controla, ele próprio, As Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7780, 7603 e 7605, que tratam de nomeações no TCE;
  • está também em mãos de Flávio Dino o Habeas Corpus 264.120/MA, que trata do caso envolvendo o assassinato do Tech Office, em São Luís.
  • o ministro Alexandre de Moraes, por sua vez, preside processos que envolvem as nomeações de parentes do governador no poder publico do MA.

No meio de todos esses casos aparece também o agiota Josival Cavalcanti, o Pacovan, morto em 2024.

  • no caso do agiota, as investigações apontam negócios envolvendo postos de gasolina e venda de casas e fazendas, que, curiosamente foram anexadas aos processos;
  • como fruto da quebra dos sigilos, a Polícia Federal capturou pessoas que sacaram ou tentaram sacar – na boca do caixa – valores entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão.
  • um desses alvos foi o empresário George Furtado, da empresa G7 Comércio e Representações Ltda, que tem quase R$ 17 milhões na secretaria estadual da educação.

No fim das contas, as investigações fizeram uma correlação entre o processo ligado a Pacovan, os processos do TCE-MA, do Tech Office e do Nepotismo; e os ligaram diretamente aos casos de saques milionários na boca do caixa.

E tudo junto deve gerar desdobramentos mais cedo ou mais tarde…

0

Bacabal consagra Orleans Brandão em festa das mães de Roberto Costa…

Milhares de pessoas foram ao Centro Cultural para celebrar a data festiva e deram forte receptividade ao candidato do MDB ao governo

 

A tradicional Festa das Mães idealizada pelo prefeito Roberto Costa chegou à sua 16ª edição na noite de sábado, 31, e entrou para a história como a maior já realizada em Bacabal. O Centro Cultural ficou pequeno diante da multidão que participou de uma noite marcada por sorteios, música e momentos de forte emoção.

  • além do show de Wanderley Andrade, um dos nomes mais conhecidos do brega paraense, a festa distribuiu mais de 30 PIX de R$ 1 mil, 10 bicicletas elétricas e os prêmios mais aguardados do grande bingão: quatro motos e um carro zero quilômetro;
  • O evento, que bateu recorde de público, também impulsionou a economia local, gerando oportunidade de renda para dezenas de vendedores ambulantes, e foi marcado pela organização, segurança e tranquilidade durante toda a programação.

“Há mais de 20 anos que não venho aqui em Bacabal. É uma alegria enorme chegar aqui. O Roberto Costa me convidou e eu estou muito grato a Deus por cantar os grandes sucessos, como Conquista, Traficante do Amor e tantas músicas de sucesso”, destacou Wanderley Andrade.

Presente ao evento, o candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brnadão, impressionou-se coma  receptividade e agradeceu ao prefeito Roberto Costa (MDB) e ao povo bacabalense.

“Muito obrigado primeiramente a Deus, muito obrigado ao povo de Bacabal que me recebeu tão bem. Roberto citou aqui que sempre fomos parceiros enquanto eu estava como secretário. A minha missão era conversar com prefeitos, deputados, vereadores, mas principalmente conversar com a população e transformar o nosso diálogo em grandes ações. Quero parabenizar todas as mães que estão aqui e tenho certeza que a gente fez muito, mas que pode fazer muito mais”, ressaltou Orleans.

“Estou muito feliz. Foi uma festa bonita, de emoção, com a alegria das mães ganhadoras, mas também a alegria de quem participou. Já são 16 anos dessa festa e tivemos aqui o nosso amigo Orleans Brandão, que veio nos prestigiar, e o deputado Davi Brandão. A gente tem esse amor por essa festa das mães, que é uma tradição. Este ano, fizemos um bingo e contamos com Wanderley Andrade, que foi um show à parte, onde todo mundo dançou e brincou. É isso que queremos para esta cidade. Vamos continuar trabalhando muito por nossa cidade”,afirmou Roberto Costa.

A festa durou toda a no0ite de sábado e movimentou bacabal durante todo o final de semana…

Da Assessoria, com edição do blog

0

Waldir Maranhão aponta “o preço da ruptura” entre Governo do Estado e Governo Federal…

Ex-presidente da Câmara Federal analisa em artigo que “o Maranhão depende da aliança incondicional com o Governo Federal” e entende que o afastamento do Palácio dos Leões “coloca em risco áreas vitais”

 

ALIADO HISTÓRICO DE LULA, WALDIR MARANHÃO ALERTA para os riscos de um rompimento político entre Governo do Estado e Governo Federal

O ex-presidente da Câmara Federal Waldir Maranhão (PT) analisou  em artigo publicado nesta segunda-feira, 1º, os riscos que o Maranhão corre em um rompimento com o Governo Federal; segundo o ex-parlamentar – que disputa vaga na Câmara, nas eleições de outubro – o afastamento do Palácio dos Leões do governo Lula põe em risco áreas vitais do estado.

“A dependência e a força dessa parceria são facilmente quantificáveis por meio de dados oficiais. Apenas no âmbito do Novo PAC, até abril de 2025, o estado já possuía uma previsão de R$ 17,3 bilhões em investimentos garantidos até 2026, com R$ 8,2 bilhões já executados. Projetando o cenário para o fim de 2025 e até 2030, a carteira associada ao Maranhão salta para a impressionante marca de R$ 47,5 bilhões, abrangendo mais de 2,2 mil empreendimentos. Trata-se de dinheiro público materializado em obras, equipamentos, escolas, unidades de saúde e moradias que chegam diretamente à ponta para mudar a vida da população”, explica Maranhão. (Leia a íntegra aqui)

  • o artigo do ex-deputado petista é publicado no mesmo dia da visita do presidente do PT nacional Edinho Silva ao Maranhão;
  • Edinho chega para anunciar que o candidato do presidente Lula é o vice-governador Felipe Camarão, rejeitado por Brandão.

Para Waldir Maranhão, mais grave do que forçar uma ruptura institucional, o erro maior é renegar, minimizar ou politizar a realidade de dependência do estado em relação ao Governo Federal.

“Como aponta a análise do cenário atual, ocultar, minimizar ou politizar essa realidade administrativa e financeira enfraquece a transparência pública e desinforma a população. Quando o governo estadual evita dar o devido crédito ao esforço federal, ele transforma os investimentos públicos essenciais em uma disputa de narrativa que não serve ao interesse público. O Maranhão precisa, urgentemente, de uma cooperação federativa madura, não de silêncio conveniente frente às entregas”, alerta Waldir Maranhão.

  • o ex-parlamentar cita a liberação de R$ 90 bilhões, para construção de novas unidades de saúde no Maranhão;
  • valor soma-se aos R$ 342 milhões do novo PAC-Saúde e políticas como Mais Médicos, Samu e Farmácia Popular.

Waldir Maranhão lista ainda a previsão de R$ 17,3 bilhões para 2026 na área do PAC e projeta R$ 47,5 bilhões até 2030.  

“Trata-se de dinheiro público materializado em obras, equipamentos, escolas, unidades de saúde e moradias que chegam diretamente à ponta para mudar a vida da população. Um rompimento institucional ou uma postura de oposição contínua por parte do Palácio dos Leões colocaria em risco imediato áreas vitais”, alerta o ex-parlamentar. 

Aliado do presidente Lula desde sua passagem pela Câmara Federal, entre 2014 e 2018, Waldir Maranhão tem se posicionado publicamente em defesa dos interesses do Maranhão e apontando projetos de desenvolvimento para o estado.

E pela primeira vez alerta sobre os riscos de um rompimento institucional provocado pela política…

0

Ex-vereadora mostra baixa produção de atuais membros da Câmara e sofre reação…

Em vídeo postado nas redes sociais, Silvana Noely reforça o compromisso de mostrar – mesmo com ameaças – quais parlamentares estão de fato atuando pelos bairros onde foram votados

 

SILVANA NOELY BOMBARDEIA PRODUÇÃO LEGISALTIVA DE CONCITA, GAGUINHO, THIAGO E DOUGLAS, que reagem por intermédio de assessores

A ex-vereadora Silvana Noely (PSB) passou a sofrer ataques – segundo ela, de assessores de atuais membros da Câmara Municipal – por fazer um trabalho de fiscalização da produção legislativa de parlamentares em favor de suas bases. em vídeo postado em suas redes sociais, ela cita diretamente os vereadores Concita Pinto, Thiago Freitas, Edson Gaguinho e Douglas Pinto.

  • Silvana Noely posta a votação dos vereadores em cada bairro e mostra a produção destes vereadores em favor do bairro;
  • por causa das postagens, ela passou a sofrer ataques que ela acredita partirem de assessores da vereadora Concita Pinto.

“Se vocês acham que vão me intimidar com os comentários, veja bem: eu sentava na frente de Domingos Paz, o gabinete dele era na frente do meu. Domingos disse que iria me ‘desviver’ e mesmo assim eu não me senti intimidada. E são esses comentário de vocês que vão me intimidar? não!!! De 2025 pra cá, não tem requerimento da Concita Pinto para o bairro Liberdade”, afirmou a ex-vereadora, após mostrar a votação de Concita no bairro. (Veja o vídeo abaixo).

Silvana Noely também dedica críticas diretas aos vereadores Edson Gaguinho e Thiago Freitas, que ela chama de machistas; e deixa claro naõ  ter nenhuma simpatia pelos dois.

  • no vídeo, a ex-parlamentar ensina também os eleitores a ver o que cada vereador está fazendo pelo seu bairro;
  • ela mostra exemplos de Concita Pinto e Douglas Pinto, para provar que ela tem razão nas críticas políticas.

“E eu não tenho nada pessoal contra os dois Pintos, a Concita e o Douglas. Mas não existe nenhum requerimento para o bairro da Liberdade, onde ela foi votada. Em um ano e sete meses de mandato de Douglas Pinto, um total de 16 requerimentos; veja bem: em um ano e sete meses de mandato”, afirmou a ex-vereadora.

No vídeo, Silvana Noely também relata ataques de assessores dos parlamentares e mostra provas na tela.  Ela critica a postura de uma assessora específica, ensina que não se desmente uma mulher negra e reafirma que continuará seu trabalho.

Os vereadores apontados por ela ainda nãos e posicionaram…

0

Roberto Costa lança nova etapa de recapeamento asfáltico e anuncia outras frentes de trabalho em Bacabal

O prefeito Roberto Costa acompanhou, na manhã de sexta-feira, 29, o início da nova etapa do serviço de recapeamento asfáltico em Bacabal. Os trabalhos começaram pela região central da cidade e fazem parte das ações de infraestrutura desenvolvidas pela gestão municipal para melhorar a trafegabilidade e a mobilidade urbana após o período chuvoso.

“No ano passado e no começo deste ano, fizemos um investimento de quase 70 km de asfalto, beneficiando dezenas de bairros. Agora, com o fim do período chuvoso, iniciamos um trabalho de estruturação das estradas vicinais, que sofreram muito com o inverno rigoroso. Nossas equipes permaneceram atuando durante todo o inverno na manutenção dessas estradas e, agora, seguem ampliando os serviços para garantir a recuperação de todas as vicinais”, explicou o prefeito.

O prefeito também ressaltou que o novo cronograma de recapeamento vai alcançar outras comunidades que ainda não haviam sido contempladas, reforçando as parcerias que têm garantido investimentos para a infraestrutura do município.

“Estamos começando o recapeamento asfáltico pelo Centro da cidade, mas várias comunidades que não foram contempladas no ano passado também serão atendidas. É um investimento importante que estamos realizando, buscando parcerias com o Governo Federal e com o governador Carlos Brandão, que tem sido fundamental nas ações de infraestrutura desenvolvidas em nosso município”, afirmou Roberto Costa.

  • além das obras nas vias, Costa destacou outras frentes de trabalho da administração municipal, especialmente na área da educação;
  • na saúde, o prefeito afirmou que o município tem investido tanto na melhoria do atendimento quanto na ampliação da rede pública.

Roberto Costa afirmou que a gestão municipal continuará trabalhando em todas as áreas para garantir mais qualidade de vida e direitos para a população de Bacabal.

“Uma coisa eu sempre digo: privilégio, para mim, quem tem nesta cidade é a população. E vamos continuar trabalhando para transformar Bacabal e garantir os direitos do nosso povo”, concluiu o prefeito Roberto Costa.

Da assessoria, com edição do blog

0

Editorial!!! Separando o joio do trigo…

Polêmica em torno da fala do senador Weverton Rocha sobre blogueiros é mais uma oportunidade para todos – políticos, jornalistas e sociedade civil – reafirmar o compromisso com o jornalismo profissional

 

ESTE JORNALISTA MARCO AURÉLIO D’EÇA E OS COLEGAS LINHARES JR. E CARLA LIMA, com a ex-governadora Roseana Sarney, na sabatina criada por ele no jornal O Estado

Editorial 

Tem dado o que falar a declaração do senador Weverton Rocha (PDT) em entrevista ao podcast Café Quente sobre a postura de blogueiros e supostos digitais influencer’s – sobretudo no interior maranhense – na relação com a classe política e com o poder.

“Se você não der certo em nada na sua vida, basta abrir um blog no Maranhão e ameaçar um secretário, vereador, prefeito ou de alguém dele, que começa a ganhar um mensalinho”, foi uma das falas do senador espalhada na mídia.

  • este blog concorda com a opinião de Weverton no que diz respeito a esses blogueiros, sobretudo advindos do interior maranhense;
  • e concorda por que entende que há também uma classe política que transformou mandatos em negócios, atraindo este tipo de gente.

Mas há uma outra fala do senador que não foi divulgada pelos que vestiram a carapuça de suas declarações, na qual ele mesmo separa o joio do trigo.

“Teve um cara no interior que veio com a conversa ‘senador, vamos fazer uma parceria’, e disse: ‘eu sou mais lido que o Marco d’Eça’. É um exemplo. Poderia ter falado do John Cutrim, do Gilberto Léda, do Jorge Aragão, do Leandro Miranda, do Diego Emir (…) Mas esse cara lá, querer se comparar com jornalistas?!? Com esses que falamos aqui, que têm referência?!? Que a gente sabe o que já fizeram, que já foram do impresso, enfim, eles utilizam as ferramentas de comunicação e não utilizam as ferramentas como instrumento de captação…”, explicou Rocha, deixando claro quem é quem na imprensa maranhense. (Veja o vídeo abaixo)

Com 30 anos de jornalismo político e 20 anos de atuação em blog – o mais antigo em atividade no Maranhão – o titular desde blog Marco Aurélio d’Eça, graduado, pós-graduado e mestrando na área de Comunicação, sempre buscou a qualificação intelectual e a aprimoração técnica como base para o desenvolver de suas atividades. (Saiba mais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui)

Mais recentemente, este blog Marco Aurélio d’Eça publicou o artigo “A notícia de volta pra casa: o fim da era da informação sem dono…”, da jornalista Carla Ribeiro; trata-se de uma reflexão sobre a exigência de profissionais bem formados, com responsabilidade social e credibilidade para lidar com a notícia.

O episódio envolvendo Weverton Rocha ajuda nessa reflexão, por que é fundamental continuar a separar o joio do trigo.

Tanto no jornalismo quanto na política…

0

Evangelista mostra-se pronto a compor chapa de Orleans…

Deputado estadual voltou a falar da possibilidade de ser o candidato a vice-governador na chapa do emedebista, deixando claro estar à disposição do grupo

 

COM FORTE BASE ELEITORAL EM SÃO LUÍS, Neto Evangelista é um aguerrido militante de rua em campanhas eleitorais

O deputado estadual Neto Evangelista (MDB) voltou, nesta sexta-feira, 29, a se colocar à disposição para compor a chapa do candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brandão; durante evento em Rosário, Evangelista falou do assunto e se colocou pronto para a missão.

“Estou à disposição”, afirmou o deputado.

  • Neto Evangelista mantém forte base eleitoral em São Luís;
  • ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura, em 2020.  

Este blog Marco Aurélio d’Eça já tratou do interesse de Neto Evangelista em compor a chapa de Orleans, na postagem “Edivaldo Jr. e Neto Evangelista cotados para vice de Orleans…”.

Caso o deputado assuma a vaga de vice, sua esposa, Thay Evangelista, deve disputar as eleições para a Assembleia…

0

Rafael Brito reforça compromisso social com avanço do programa habitacional em Timon

A gestão do prefeito Rafael Brito segue avançando em ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população de Timon, especialmente das famílias que sonham com a casa própria. A Prefeitura de Timon anunciou novas etapas do processo de seleção e sorteio de moradias, reafirmando o compromisso da administração municipal com a inclusão social e a garantia de moradia digna para quem mais precisa.

De acordo com o cronograma divulgado pela Prefeitura, no próximo dia 02 de junho serão anunciados os 800 beneficiários que atenderam aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal para o programa habitacional no município. Já no dia 19 de junho, acontecerá o sorteio de mais 200 casas destinadas a famílias que, apesar de não terem alcançado todos os critérios técnicos, também enfrentam dificuldades e necessitam de uma moradia digna.

O prefeito Rafael Brito destacou que a iniciativa representa mais um avanço importante da gestão municipal na área social e habitacional.

“Mais um passo importante para realizar o sonho da casa própria em Timon. No dia 02 de junho, a Prefeitura de Timon e a Caixa Econômica irão divulgar os 800 beneficiários que atenderam aos critérios do Governo Federal e da Caixa. E no dia 19 de junho, será realizado o sorteio de mais 200 casas para famílias que não atingiram os critérios, mas que também precisam de uma moradia digna. Seguimos trabalhando para garantir mais dignidade e qualidade de vida para quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

A gestão municipal tem tratado a política habitacional como uma das prioridades da administração, buscando ampliar o acesso à moradia e fortalecer ações sociais voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade. O resultado dos beneficiários e demais informações serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Timon.

Da Assessoria

0

Washington Oliveira falta a evento pró-Lula criado por ele próprio…

Sem a presença dos candidatos a governador Orleans Brandão e Felipe Camarão, e da senadora Eliziane Gama, movimento “Maranhão é Lula” reuniu só petistas ligados ao governo e ex-pedetistas aposentados

 

SEM OS PROTAGONISTAS DAS ELEIÇÕES, O ENCONTRO PRÓ-LULA FICOU ASSIM, esvaziado politicamente no auditório da Assembleia

Não rendeu o que esperava o movimento “Maranhão é Lula”, organizado pelo ex-vice-governador Washington Oliveira, nesta quinta-feira, 28, no auditório Fernando Falcão. O líder petista pretendia mostrar força política ao diretório nacional do PT, mas o evento – realizado no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa –  foi esvaziado politicamente.

  • para começar, nem o próprio Washington compareceu, deixando as honras da casa para aliados;
  • os candidatos a governador Orleans Brandão (MDB) e Felipe Camarão (PT) também não foram;
  • a senadora Eliziane Gama e a deputada Iracema Vale, que cedeu o auditório, foram mais ausências.
  • a liderança política de maior relevância no encontro foi o senador Weverton Rocha, líder do PDT.

 Washington Oliveira passou o mês inteiro tratando do evento “Maranhão é Lula” com as principais lideranças políticas maranhenses; do governador Carlos Brandão à ex-governadora  Roseana Sarney, ele convidou todos os aliados de Lula, como mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça na postagem “acompanhado de dirigentes do PT, Washington Oliveira visita Roseana Sarney…”.

No fim das contas, o encontro se resumiu a petistas ligados ao próprio Washington e ao governo Brandão, pedetistas e comunistas aposentados e lideranças já fora do espectro político.

  • dos 206 presidentes de diretórios do PT, apenas Eduardo Braga, de Chapadinha, e Fred de Messias, de Viana estiveram presentes;
  • dos seis maranhenses com assento no diretório nacional do PT, Cricielle Muniz, aliada de Washington, foi a única presente no evento. 

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que a justificativa oficial para a ausência de Washington foi uma virose, que o fez amanhecer febril.

Para adversários petistas, no entanto, a febre é resultado do esvaziamento do evento…