Hildo Rocha entrega indústria de polpa de frutas em Lago do Junco…

Obra foi viabilizada por intermédio de emenda parlamentar encaminhada ao município pelo deptuado, e homenageia morador da região

 

A inauguração da agroindústria de polpa de frutas no povoado São José da Conquista, em Lago do Junco, marcou não apenas a entrega de uma importante obra para a agricultura familiar, mas também uma homenagem à memória de Raimundo Nonato, morador da comunidade que sonhava em transformar a produção artesanal de frutas em uma atividade capaz de gerar renda e desenvolvimento para dezenas de famílias.

  • o projeto foi viabilizado por meio de recursos de emenda impositiva do deputado federal Hildo Rocha (MDB);
  • segundo o parlamentar, a iniciativa nasceu após conhecer o trabalho artesanal desenvolvido por Raimundo e sua família.

“Aqui tem um grande potencial de produção de frutas. Só que essas frutas eram pouco aproveitadas. Apenas o Raimundo produzia polpas com muito sacrifício de forma artesanal. Isso me inspirou a conseguir os recursos para construir essa unidade de beneficiamento de frutas”, afirmou o deputado.

Durante a cerimônia, o prefeito Athaíde do Posto destacou a parceria com o parlamentar e os investimentos destinados ao município nos últimos anos. O gestor também reconheceu o apoio político recebido durante as eleições municipais de 2024. 

A agroindústria deverá beneficiar diretamente produtores rurais de São José da Conquista e comunidades vizinhas, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando as oportunidades de geração de emprego e renda em Lago do Junco.

Da Assessoria, com edição do blog

Weverton beneficia Capitania dos Portos em São Luís e assentamento no interior…

Senador  entregou motoaquática ao destacamento da Marinha em São Luís e equipamentos agrícolas à comunidade Cristina Alves, em Itapecuru-Mirim

 

WEVERTON PRESTOU CONTAS DE ENTREGAS FRUTOS DE SUAS EMENDAS PARLAMENTARES à Marinha e ao assentamento do MST

O senador Weverton Rocha (PDT) manteve nesta segunda-feira, 11, forte movimentação política em São Luís, com entrega de benefícios resultantes de suas emendas parlamentares, que iniciou ainda no sábado, 9, em Itapecuru-Mirim..

  • ele entregou uma colheitadeira ao assentamento Cristina Alves, em Itapecuru-Mirim;
  • também entregou uma motoaquática à Capitania dos Portos, unidade da Marinha em SLZ.

“Já destinamos emendas para a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e para o Centro Tático Aéreo. Agora estamos ampliando esse apoio também para as atividades da Marinha, principalmente em um estado como o Maranhão, que possui o segundo maior litoral do Brasil e precisa muito desse suporte operacional”, ressaltou o senador.

Com relação à colheitadeira entregue em Itapecuru, o senador ressaltou o compromisso com agricultores de todo o Maranhão.

“Quando assumimos esse compromisso, sabíamos da importância que esses equipamentos teriam para transformar a produção no assentamento. Hoje é emocionante ver essa máquina funcionando, garantindo mais dignidade, produtividade e renda para as famílias. Esse é o resultado de uma parceria que acredita na força do homem e da mulher do campo”, destacou Rocha.

  • além da Os equipamentos incluem uma colheitadeira de arroz, um caminhão leve, um trator, uma grade niveladora e uma carreta;
  • o conjunto que representa um salto na capacidade produtiva da cooperativa e fortalece diretamente a agricultura familiar.

Atualmente, a cooperativa cultiva arroz em 16 hectares, mas a expectativa é ampliar a área produtiva para até 150 hectares com o uso dos novos maquinários e da assistência técnica, aproveitando os campos naturais sem necessidade de desmatamento.

Da Assessoria, com edição do blog

Presidente Dutra em fase de conclusão de sistema de abastecimento…

Obra foi viabilizada a partir de recursos encaminhados por emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha

 

O município de Presidente Dutra está prestes a concluir mais uma obra de infraestrutura hídrica financiada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha.

O sistema de abastecimento de água construído no povoado Alegre encontra-se em fase final, restando apenas a execução de um trecho da rede de encanamento para que o fornecimento entre em funcionamento e alcance todas as residências da comunidade.

  • a iniciativa, orçada em cerca de R$ 500 mil, inclui a perfuração de um poço com mais de 170 metros de profundidade, a instalação de bomba e a construção de um reservatório elevado, rede de distribuição de água, possibilitando o fornecimento de água potável à toda a população.

“É mais um benefício que conseguimos trazer para o povo de Presidente Dutra”, afirmou o deputado, ao mencionar ainda outros investimentos previstos, como pavimentação em bloquetes e projetos habitacionais.

Articulação eficiente
Durante a visita, o parlamentar destacou o papel da vereadora Gizelia Albuquerque (MDB) como articuladora da demanda junto ao seu mandato e reforçou a parceria com a gestão municipal. Segundo ele, a execução da obra foi conduzida pela prefeitura após a liberação dos recursos, sob a responsabilidade do prefeito Raimundinho da Audiolar.

O discurso enfatiza não apenas a entrega da obra, mas também a construção de uma narrativa política baseada na eficiência na destinação de emendas e na colaboração entre diferentes níveis de governo.

A implantação do sistema de abastecimento de água, além de atender a uma demanda histórica da população local, evidencia o esforço e a presença do deputado Hildo Rocha junto às comunidades que mais necessitam de ações do poder público.

Da Assessoria, com edição do blog

Zé Martinho inaugura pavimentação de povoados feitas com emenda de Hildo Rocha em Cantanhede

Obras realizadas em Vila Monteiro e Borboleta, em bloquetes, é mais um furto da parceria entre o prefeito e o deputado federal

Os moradores da Borboleta e da Vila Monteiro, no município de Cantanhede, celebraram a inauguração das novas pavimentações em bloquetes, uma obra aguardada há bastante tempo e viabilizada por meio da parceria entre o deputado federal Hildo Rocha (MDB) e o prefeito Zé Martinho (MDB).

Durante a solenidade, o deputado Hildo Rocha destacou a importância da obra para a melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população local. “Essa pavimentação vai permitir que os moradores da Borboleta e da Vila Monteiro possam ter melhor qualidade de vida”.

O prefeito Zé Martinho enfatizou o trabalho conjunto que possibilitou a execução das obras. “É uma parceria que deu certo. O Hildo coloca as emendas e eu executo junto com os vereadores e a vice-prefeita. Beneficiamos as ruas mais velhas de Cantanhede, que quando passou o trem, as pessoas, as colônias começaram a morar aqui, nessas ruas. Cantanhede está com 75 anos e nunca elas tinham sido pavimentadas”.

O gestor também destacou as cobranças históricas dos moradores e a importância do investimento. “Sempre nós éramos cobrados por essa população. Eu fiz o pedido para o deputado Hildo Rocha colocar uma emenda pra fazer essas obras e ele nos atendeu e assim todos nós juntos fazemos uma cidade bonita”.

A vice-prefeita Evilane reforçou o impacto positivo da obra na mobilidade urbana. “Hoje retornamos para entregar aos moradores da Vila Monteiro e da comunidade Borboleta, uma obra importante para toda a população, uma obra que proporciona melhor acesso, de melhor locomoção para as pessoas que moram nestas comunidades”, destacou Evilane.

Entre os moradores, o sentimento é de alívio e gratidão. Nilton, conhecido como “Sapão”, celebrou a realização de um antigo sonho. “Para nós é uma felicidade muito imensa receber esse calçamento, que é um sonho de muitos anos. E Zé Martinho e o Hildo Rocha nos proporcionaram esse calçamento. Eu falo na minha família e toda a população daqui, que são muito gratos por isso.”

A moradora Maria Raimunda relembrou as dificuldades enfrentadas antes da obra: “Era só a piçarra, cansei de cair aqui. Agora graças a Deus ficou bom”, comemorou.

As inaugurações marcam um avanço significativo na infraestrutura das duas localidades, garantindo melhores condições de tráfego, acessibilidade e qualidade de vida para os moradores, além de atender a uma demanda histórica da população de Cantanhede.

Da Assessoria

Raimundo Penha parabeniza Esmenia por liberar R$ 12 milhões para o Aldenora Bello

Recursos de emendas parlamentares que estava sendo retido pelo ex-prefeito Eduardo Braide foi liberado pela prefeita, pouco mais e uma semana após assumir

PENHA PARABENIZOLU PUBLICAMENTE A PREFEITA ESMENIA, pela sensibilidade não demonstrada pelo antecessor Eduardo Braide

A prefeita Esmenia Miranda (PSD) fez um importante gesto á Câmara Municipal de São Luís ao liberar recursos da ordem de R$ 12 milhões em emendas parlamentares para o Hospital Aldenora Bello; os recursos frutos de indicação de vereadores, estava sendo retido pelo ex-prefeito Eduardo Braide (PSD).

“Tenho a satisfação de ser um dos vereadores que destinaram esses R$ 12 milhões que vão garantir a implantação da ala pediátrica do Hospital Aldenora Bello. Imaginem o sofrimento de uma família que tem uma criança com câncer e descobre que hoje só há 23 leitos pediátricos naquele hospital. Ano passado recebemos os representantes da Fundação Antônio Dino e assumimos o compromisso de destinar os recursos necessários para que essa obra tão importante e necessária acontecesse”, destacou o vereador Raimundo Penha, da tribuna da Câmara de São Luís.

  • os recursos serão usados na implantação da ala pediátrica e ampliação do atendimento a crianças com câncer;
  • os valores foram indicados em novembro do ano passado e dependia somente da liberação da Prefeitura.

Além dos R$ 12 milhões para o Aldenora Bello, os vereadores indicaram também outros R$ 8 milhões; no total, o objetivo é destinar R$ 20 milhões ao hospital do câncer para conclusão da obra que vai ampliar o atendimento oncológico em São Luís.

No total, há 27 milhões indicados para o Aldenora Belloe  retidos na gestão Eduardo Braide

“Esperamos que a prefeita receba os dirigentes da Fundação e explique como se dará o repasse dos R$ 15 milhões que ainda faltam”, ressaltou Raimundo Penha.

  • a capacidade do hospital será ampliada em mais 100 leitos; a ala pediátrica terá 90 leitos;
  • isso garantirá a instalação de 32 novos leitos adultos no hospital, que hoje conta com 164.

O Aldenora Bello está entre os 10 hospitais de câncer do Brasil, realizando cerca de 80% das radioterapias, 70% das quimioterapias e mais de 50% das cirurgias oncológicas no Maranhão –  o equivalente a 40 por dia. Mesmo assim, ainda há 700 pacientes em fila de espera.

O INCA prevê 284 novos casos de câncer no Maranhão este ano, e somente com 23 leitos pediátricos não é possível atender a todos que necessitam.

O combate ao câncer é uma antiga luta do vereador Raimundo Penha.

Junto com outros vereadores, ele indicou R$ 1 milhão em emendas para a compra de um mamógrafo digital adaptado para mulheres com deficiência, hoje em funcionamento na APAE. Também destinou R$ 60 mil para a compra de próteses mamárias, entregues a mulheres em tratamento oncológico.

Ao lado do prefeito Zé Martinho, Hildo Rocha entrega escola de tempo integral em Cantanhede

Obra foi construída com recursos de emendas parlamentares encaminhadas pelo deputado ao município

 

A inauguração de uma escola em tempo integral, no bairro do Trado, em Cantanhede, é fruto da forte parceria entre o deputado federal Hildo Rocha (MDB) e o prefeito José Martinho (MDB). A obra mostra o compromisso do prefeito José Martinho e do deputado Hildo Rocha com a população cantanhedense.

Durante a cerimônia, Hildo Rocha destacou o caráter estratégico da nova unidade e associou o empreendimento à gestão municipal e à escolha criteriosa do corpo docente.

“Esta escola em tempo integral, construída pelo prefeito Zé Martinho e a vice Evilane, vai permitir que essas crianças passem a desfrutar de um ambiente escolar adequado e com quadro de profissionais da educação de qualidade. Esta escola será certamente mais uma unidade de ensino de referência para todo o Estado do Maranhão, instalada em Cantanhede”, afirmou o parlamentar.

Homenagem à professora Nazaré Baima
O deputado também ressaltou o simbolismo da homenagem à educadora Nazaré Baima, apresentada como um dos maiores nomes da educação local.

“Esta escola, leva o nome de uma das maiores educadoras do Maranhão, a professora Nazaré Baima, que prestou relevante serviço à educação de Cantanhede. Muitas pessoas hoje são grandes profissionais, homens e mulheres de sucesso, graças ao trabalho ao qual ela se dedicou por mais de 30 anos como educadora e dirigente escolar”, enfatizou.

Articulação política e investimentos
Ao discursar, o prefeito José Martinho evidenciou a importância da articulação política para a captação de recursos federais por meio de emendas parlamentares.

“Em 2021, quando retornei à prefeitura, solicitei ao deputado Hildo Rocha que viabilizasse uma escola para Cantanhede, e ele conseguiu assegurar a emenda. Portanto, esta importante obra foi garantida por meio dessa parceria”, destacou.

O gestor também pontuou os impactos da iniciativa para a comunidade escolar. “Quem ganha com isso são as crianças, que agora passam a contar com uma escola comparável às melhores instituições particulares do Brasil. Com trabalho e parceria, estamos avançando na qualidade da educação pública do nosso município”, declarou.

Reconhecimento da comunidade
Representando os moradores do bairro Trado, Sandra Maria classificou a entrega da escola como uma conquista histórica.

“Estou muito feliz pelo prefeito ter trazido essa escola maravilhosa de qualidade. Quero agradecer também ao deputado Hildo Rocha por nunca nos abandonar. Muito obrigado”, afirmou.

Da Assessoria

Assembleia convoca secretário de Cultura para esclarecer não liberação de recursos no carnaval…

Yuri Arruda vai ter que explicar atrasos e não pagamentos de recursos prometidos a agremiações carnavalescas; requerimento de Othelino Neto foi aprovado por unanimidade

 

O REQUERIMENTOD E OTHELINO NETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE; secretário Yuri Arruda terá que dar explicações sobre recursos do carnaval

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 4, por unanimidade, Requerimento de autoria do deputado Othelino Neto (PSB), que convoca o secretário de Cultura Yuri Arruda  esclarecer denúncias de não pagamento e atraso nos recursos que deveriam ter sido destinado aos municípios durante o carnaval.

“Hoje, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, um requerimento de minha autoria convocando o secretário de Estado da Cultura, Yuri Almeida, para explicar o calote no Carnaval. O governo Carlos Brandão não pagou os recursos prometidos aos municípios para auxiliar na realização do Carnaval local, enquanto gastou fortunas contratando atrações de outros estados”, declarou o deputado.

  • tanto gestores municipais quanto parlamentares relatam falta de pagamentos de emendas destinadas a municípios;
  • diante da falta de explicações os parlamentares decidiram apoiar o Requerimento, apresentado em 24 de fevereiro.

Yuri Arruda deverá comparecer à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos aos deputados sobre os critérios adotados pela pasta, a execução dos pagamentos e o cronograma de repasses relacionados ao Carnaval.

Ainda não há data para a audiência com o secretário de Cultura…

Hildo Rocha participa de entrega de obras em Buritirana…

Responsável pela emenda parlamentar que garantiu recursos para construção de Unidade Básica de Saúde, deputado federal acompanhou o prefeito Tony Brandão nas inaugurações

 

O Assentamento Saramandaia, em Buritirana, recebeu, no mesmo dia, cinco importantes obras públicas construídas pelo prefeito Tony Brandão, entre elas, está a nova Unidade Básica de Saúde (UBS), financiada com recursos públicos federais oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB).

“É mais uma parceria que se realiza, que se concretiza, com a inauguração, hoje, desta Unidade Básica de Saúde da comunidade de Saramandaia. Graças a essa parceria com o prefeito Tony Brandão, temos conseguido melhorar a vida da população buritiranense”, afirmou Hildo Rocha.

Além da UBS, também foram entregues outras quatro grandes obras, construídas com recursos do próprio município:

  • um quilômetro de bloqueteamento em ruas da localidade;
  • um estádio de futebol;
  • uma nova praça;
  • uma escola supermoderna, totalmente climatizada, com seis salas de aula.

Avanço significativo
O prefeito Tony Brandão destacou que o dia marcou um avanço significativo para a comunidade.

“Estamos aqui hoje no povoado de Saramandaia, ao lado do nosso deputado federal Hildo Rocha; do presidente da Agemsul, Vagtonio Brandão; do deputado Antonio Pereira; e do secretário de Saúde, Flamarion Amaral, entregando a UBS, que é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha, além de mais quatro obras feitas com recursos do próprio município”, destacou.

As inaugurações consolidam o êxito da parceria institucional entre o prefeito Tony Brandão e o deputado federal Hildo Rocha, evidenciando a sintonia entre a gestão municipal e a atuação parlamentar em Brasília.

A articulação política que garantiu recursos federais para a saúde, somada aos investimentos com recursos próprios do município, demonstra alinhamento, capacidade de planejamento e eficiência administrativa, fortalecendo a base política do grupo e ampliando a presença de ambos junto à população de Buritirana.

Da Assessoria, com edição do blog

Braide briga por R$ 22 milhões para o carnaval, mas nega R$ 12 milhões a Hospital do Câncer…

Uma semana depois de recusar-se a liberar emendas parlamentares para ajudar o Aldenora Bello, prefeito vai à Justiça para garantir o gasto milionário com a festa de momo

NADA PRA SAÚDE,L TUDO PRA FOLIA. Prefeito diz nas redes que foi à Justiça por dinheiro para obras, mas esconde que vai gastar é no carnaval

Análise da Notícia

O prefeito Eduardo Braide (PSD) fez carreira política como alguém que demonstrava forte preocupação na luta contra o câncer; a longo de seus mandatos de deptuado estadual e federal, ele encaminhou várias emendas parlamentares par ao Hospital Aldenora Bello; no comando de São Luís, as prioridades do prefeito parecem ser outras.

  • nesta sexta-feira, 13, a mídia informa que Braide entrou na Justiça para garantir R$ 22 milhões a serem gastos extra-orçamento no carnaval;
  • apenas uma semana antes, o mesmo Braide vetou o pagamento de R$ 12 milhões em emendas de vereadores para o Hospital do Câncer em SLZ.

“E já que a cidade continua sem orçamento, tivemos que pedir novamente à justiça a liberação de recursos, para que obras e serviços não parassem”, anunciou o prefeito em suas redes sociais, escondendo da população que pediu dinheiro, na verdade, para bancar as atrações milionárias no carnaval. (Veja aqui)

A realização de festas milionárias com o dinheiro público tem sido a marca deste segundo mandato da gestão Braide. 

Enquanto faz média com a população nas redes sociais, o prefeito vais e fazendo de vítima política.

E nessa condição usa o dinheiro público como bem entende…

Juscelino Filho participa de dia de entregas e anúncios em Tuntum

Com ampla agenda de trabalho pelo município ao longo de seus mandatos, parlamentar destacou avanços na educação, saúde e infraestrutura, além de anunciar novas obras

 

Em um dia histórico para Tuntum, nesta quinta-feira, 29, o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil) participou de uma extensa agenda de entregas, anúncios de obras e serviços, além de dialogar com a população sobre as principais demandas da cidade e da região.

“É uma alegria imensa estar mais uma vez em Tuntum, em um dia de muitas entregas, com a certeza de que a cidade está no rumo certo. Ao lado do prefeito Fernando Pessoa, que tem trabalhado incansavelmente pelo município, realizamos entregas importantes para a população: obras na educação, ambulância, trator, ônibus escolar, veículos para reforçar os serviços públicos e muito mais. Tenho orgulho de ser instrumento de trabalho em Brasília, com um mandato comprometido e uma parceria forte com quem mais precisa, transformando a realidade do município”, destacou Juscelino Filho, ao lado do vice-prefeito Nelson de Nanxi, vereadores e lideranças locais.

  • foram entregues o Centro de Ensino José Pinheiro, a Escola Militar 2 de Julho, o Farol do Saber e Academia de Letras;
  • o município também recebeu dois veículos do programa Coopera Maranhão, um ônibus escolar e uma carregadeira;
  • também vistoriaram as obras da Escola Municipal Bilíngue, a primeira do Maranhão, viabilizada por meio do mandato.

“Hoje é um dia muito importante para Tuntum. Nossa cidade está ganhando inúmeros benefícios. Um deles é a Escola Municipal Bilíngue, um espaço que está sendo construído para formar cidadãos do mundo, com educação de excelência e novas oportunidades para o futuro. Um sonho que se torna realidade graças ao trabalho e à parceria do deputado federal Juscelino Filho, que muito já fez por nossa cidade e a quem agradeço em nome de todos os tuntuenses”, afirmou.

Ações de Juscelino Filho em Tuntum

Ao longo de seus três mandatos, o deputado Juscelino Filho já destinou recursos para diversas áreas do município, além de garantir investimentos por meio de articulação com o governo do presidente Lula.

  • a agenda seguiu com inaugurações no povoado Belém, incluindo pavimentação asfáltica e a implantação do Sistema de Abastecimento de Água.
  • também foram anunciadas as obras do Viva/Procon, a reforma do quartel dos Bombeiros, asfalto no povoado Ipu Iru, reforma e revitalização do Balneário da Tiba.

Entre as ações, Tuntum recebeu 150 computadores para a implantação de laboratórios do programa Computadores para Inclusão, 100 km de pavimentação de estradas vicinais, antenas de internet banda larga em povoados, ambulâncias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e recursos para custeio da saúde.

Pelo Novo PAC Seleções, o município também será contemplado com um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), uma unidade odontológica móvel, cinco kits de equipamentos para UBS e serviços de teleconsulta. Além disso, foram aprovados o Centro Especializado em Reabilitação com Oficina Ortopédica e a construção de mais 80 casas do Minha Casa, Minha Vida Rural, no povoado Cigana, entre outras ações e benefícios.