0

Hildo Rocha relata projeto que inclui técnicos agrícolas entre beneficiários do Minha Casa, Minha Vida…

O deputado federal Hildo Rocha apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei nº 2.782/2019, que amplia o acesso ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), integrante do programa Minha Casa Minha Vida, para incluir técnicos agrícolas entre os beneficiários da política habitacional voltada ao meio rural. O relatório foi lido durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.

“Esse projeto de lei é bastante apropriado, porque altera a lei do Minha Casa Minha Vida para incluir entre os beneficiários os técnicos agrícolas”, afirmou o parlamentar. Hoje o PNHR não tem essa previsão legal de permitir que os técnicos agrícolas possam também ser beneficiados com a construção de uma unidade habitacional financiada com o recurso do Minha Casa Minha Vida. Se eles forem apenas técnicos agrícolas, trabalhando para um município ou para uma instituição, morando na zona rural, eles não têm o direito a conseguir uma casa do Programa Nacional de Habitação Rural”, explicou.

  • no relatório, o parlamentar enfatizou a importância estratégica desses profissionais para o desenvolvimento econômico e social do país;
  • para ele, a inclusão da categoria no programa representa uma medida de justiça social e de fortalecimento das políticas voltadas ao campo. 

Ainda de acordo com o relator, a proposta contribui para manter profissionais qualificados nas áreas rurais e estimular o desenvolvimento regional equilibrado.

“A proposta mostra-se relevante e oportuna, na medida em que amplia o alcance da política habitacional voltada ao meio rural e assegura a efetivação do direito à moradia digna”, afirmou.

Da Assessoria, com edição do blog

0

Allan Garcês parabeniza Donald Trump por medida contra facções criminosas…

Para o deptuado federal maranhense da direita conservadora, grupos de traficantes de drogas – como PCC e CV – são organizações terroristas “que ameaçam a liberdade do povo brasileiro”

 

ALLAN GARCÊS DEFENDE POSTURA DOS EUA SOBRE O BRASIL, mesmo com críticas de especialistas em política internacional

O deputado federal Allan Garcês (PP) foi o primeiro membro da bancada maranhense a comentar a decisão do governo Donald Trump, dos Estados Unidos, de tornar os grupos criminosos Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho como organizações terroristas globais.

  • a decisão, em tese, dá aos EUA possibildiade de conduzir ações militares dentro do Brasil;
  • o movimento de Trump visa retomar a influência político-militar perdida na América Latina.

“O Crime organizado deixou de ser apenas um problema de segurança pública. Virou ameaça ao Estado, às famílias e a liberdade do cidadão. O PCC e o CV precisam ser tratados com a gravidade que representam, não apenas no Brasil, mas em todo o cenário internacional. Organização terrorista é inimiga da paz. da liberdade, do povo brasileiro e do Estado”, afirmou Garcês, em vídeo nas redes sociais.

Na avaliação de especialistas em política internacional, a decisão de Trump não tem nada a ver com os dois grupos criminosos, mas afeta diretamente a soberania do Brasil.

Mas, para Allan Garcês, a medida deve ser comemorada pelas “famílias de bem”.

“Parabéns Presidente Trump pela postura e que sirva de exemplo ao Lula, que nos faz passar vergonha internacional”, afirmou o parlamentar maranhense.

Nenhum dos demais 20 memros da bancada se manifestou até o momento…

0

Falta de estrutura começa a pesar na campanha de Braide…

Dois meses depois de deixar a Prefeitura de São Luís para arriscar-se na disputa pelo governo, ex-prefeito enfrenta dificuldades logísticas por falta de apoio no interior

 

EDUARDO BRAIDE SEGUE O INTERIOR, mas começa a ressentir-se da falta de estrutura para mobilização de eleitores fora da bolha da internet

Análise da notícia

Em conversa com este blog Marco Aurélio d’Eça, no sábado, 23 – quando se deslocava para Humberto de Campos – o deputado estadual Fernando Braide (PSD) respondeu assim, a uma pergunta sobre possível aliança com o deputado federal Duarte Júnior (Avante) para a disputa do Senado:

“O Duarte no PSD não faria sentido. Mas em outro partido, a gente não tem problema nenhum na aliança. Mas acho difícil que ele seja candidato ao Senado na nossa chapa. O Eduardo precisa de estrutura, de logística e de tempo de propaganda, o que Duarte não oferece”.

  • dias depois, Fernando Braide repetiu a outros jornalistas a opinião sobre Duarte;
  • mas ficou evidente a necessidade do ex-prefeito de São Luís por estrutura política.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já havia mostrado as dificuldades de Eduardo Braide em fazer volume no interior, principalmente pela sua postura arredia à classe política, que teme um governo seu.  

“É preciso compreender que é a liderança quem vai atrás dos votos no interior, nas pequenas cidades. E eu precisava ter a garantia dessas lideranças para consolidar minha candidatura ao senado”, ensinou o senador Weverton Rocha (PDT), em conversa com este blog Marco Aurélio d’Eça, na última segunda-feira, 25, quando preparava o lançamento de sua candidatura à reeleição.

O estrategista Mateus Zani, especialista em marketing político, vai na mesma linha de Weverton, e explica que o sucesso nas redes sociais não significa, automaticamente, sucesso eleitoral.

“Eleição não é só opinião. É capacidade de levar pessoas para votar. Isso muda tudo, por que curtida não vota, trend não vota, comentário não vota. Estrutura vota”, ensina Zani, em postagem com parceria do também estrategista Gabriel Peixoto. (Veja aqui)

É exatamente o que ocorre com Eduardo Braide.

O ex-prefeito fez sucesso nas redes sociais e navega em uma bolha de curtidas, trends e comentários elogiosos.

Mas o voto no interior, quem controla é a liderança, esteja ou não na internet.

É simples assim…

0

O IDH de São Luís e o desafio de desenvolver todo o Maranhão

É preciso construir uma agenda permanente de desenvolvimento regional, com metas claras, orçamento definido e responsabilidade compartilhada entre governo estadual, prefeituras, deputados, senadores e sociedade civil

 

Por Waldir Maranhão

O avanço do Índice de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana da Grande São Luís é uma notícia que merece ser reconhecida. Em um estado historicamente marcado por desigualdades profundas, ver a capital maranhense alcançar posição de destaque no desenvolvimento humano revela que o Maranhão tem capacidade de avançar quando há investimento público, educação, dinamismo econômico e políticas sociais bem direcionadas.

Mas toda comemoração responsável precisa vir acompanhada de uma pergunta essencial: esse bom resultado de São Luís se reflete, de fato, nos municípios que integram a região metropolitana e no restante do Maranhão?

A resposta exige prudência.

O desempenho da capital ajuda a elevar a média metropolitana, mas não pode esconder as diferenças existentes entre São Luís e cidades como Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Alcântara, Rosário, Bacabeira, Icatu, Morros, Axixá, Santa Rita, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. Uma média positiva pode revelar avanço, mas também pode ocultar desigualdades territoriais, carências sociais e diferentes níveis de acesso a serviços públicos.

  • São Luís concentra hospitais, universidades, empregos, renda, equipamentos públicos, serviços especializados, atividades portuárias, logística e maior presença institucional.
  • essa centralidade fortalece seus indicadores. Porém, desenvolvimento humano não pode ser privilégio de uma capital. Precisa chegar às periferias, aos municípios vizinhos.

Às cidades médias, aos povoados, às comunidades rurais e ao interior profundo do Maranhão.

O IDH não é apenas um número. Ele representa vida real. Representa criança aprendendo na escola, jovem tendo acesso à formação técnica, trabalhador com emprego digno, família atendida na saúde pública, comunidade com saneamento básico, internet, transporte e oportunidade. Portanto, quando discutimos IDH, estamos discutindo dignidade humana.

O grande desafio do Maranhão é transformar o bom resultado da capital em política de Estado. Não basta celebrar ranking. Não basta anunciar obras isoladas. É preciso construir uma agenda permanente de desenvolvimento regional, com metas claras, orçamento definido e responsabilidade compartilhada entre governo estadual, prefeituras, deputados, senadores e sociedade civil.

Essa agenda deve começar pela educação.

A interiorização do ensino técnico, das universidades, das escolas em tempo integral e da qualificação profissional é decisiva para romper o ciclo da pobreza. Também é urgente enfrentar o saneamento básico, ampliar a conectividade digital, fortalecer a saúde regionalizada e estimular vocações econômicas locais, como turismo, pesca, agricultura, bioeconomia, logística, energias renováveis e serviços.

A Região Metropolitana da Grande São Luís precisa ser vista como espaço de planejamento integrado. Mobilidade, saúde, saneamento, habitação, meio ambiente e geração de emprego não podem ser tratados de forma isolada por cada município. São problemas comuns e exigem soluções comuns.

  • por isso, o debate precisa entrar na agenda dos candidatos ao governo, dos deputados estaduais, dos deputados federais e dos candidatos a senadores.
  • o Maranhão precisa saber quem está disposto a defender uma política concreta para reduzir desigualdades entre a capital, a metropolitanos e o interior.

Devemos comemorar o avanço de São Luís, sim. Mas a verdadeira vitória será quando o desenvolvimento humano deixar de ser concentrado e passar a alcançar todos os maranhenses.

O Maranhão só será plenamente desenvolvido quando o progresso da capital se transformar em oportunidade para todo o estado.

Waldir Maranhão é ex-presidente da Câmara Federal, ex-reitor da Uema e membro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura

0

“Tudo pode acontecer até às convenções”, diz Fernando Braide, sobre chapa de senadores do irmão Eduardo…

Deputado estadual abre as portas “para muita gente” entre os candidatos disponíveis – descarta nomes como o de Weverton e de Eliziane – e diz que o candidato do PSD ainda busca estrutura

 

FERNANDO BRAIDE DÁ SUA OPINIÃO SOBRE A CHAPA DO IRMÃO, EDUARDO, que mantém-se distante da imprensa

O deputado estadual Fernando Braide, irmaõ do ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (ambos do PSD) – repetiu ao jornalista John Cutrim, nesta quinta-feira, 28, praticamente a mesma conversa que teve com o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça, ainda no sábado, 23.

  • de acordo com Fernando, Eduardo Braide só deve definir seus candidatos a senador nas convenções;
  • o PSD mantém “portas abertas para muita gente”, mas resiste a alguns nomes desgastados, segundo ele.

“Tudo pode acontecer até as convenções. A gente sabe como é a política; tem porta aberta para muita gente”, admitiu Fernando a John Cutrim,  citando de Lahesio Bonfim (Novo) a André Fufuca (PP), de Roberto Rocha (Novo) a André Fufuca (PP).

Na conversa com este blog Marco Aurélio d’Eça, na semana passada, o deputado incluiu na lista outros nomes, como o de Hilton Gonçalo e Simplício Araújo; e argumentou que Braide precisa de estrutura de campanha e tempo de propaganda, o que, em sua opinião, dificultaria aliança com Duarte Jr. por exemplo.

  • mas ele descartou possibilidades de compor com os atuais senadores Weverton Rocha (PDFT) e Eliziane Gama (PT);
  • de acordo com o irmão do candidato a governador, as pesquisas qualitativas mostram intenso desgaste dos dois.

Solícito e aberto a conversas, diferente do irmão, Eduardo, Fernando Braide tem sido uma espécie de porta-voz do ex-prefeito.

E parece falar o que o candidato pensa…

0

Partidos vivem drama da falta de nomes para garantir vagas na Câmara Federal…

Dificuldade do deputado Duarte Júnior – que acabou desistindo da reeleição para concorrer ao Senado – é a mesma de vários parlamentares às vésperas das convenções partidárias

 

DUARTE JÁ DESISTIU DA REELEIÇÃO, mas Aluisio, Fábio Macedo e Juscelino Filho garantem que seus partidos vão conseguir os votos suficientes

As exigências da Lei Eleitoral para montagem de chapas tem levado os partidos a verdadeiros malabarismos – alguns até fraudulentos – para conseguir montar uma chapa de candidatos a deputado federal e estadual. No jargão da política essa lista chama-se nominata, que garante ao partido as chances de alcançar votos suficientes para garantir ao menos uma vaga no Parlamento.

  • o Avante, partido do deputado federal Duarte Júnior, por exemplo, não conseguiu formar nominata consistente para conseguir votos;
  • a falta de perspectiva de garantir a reeleição – mesmo superando a casa dos 100 mil votos – levou Duarte para a disputa pelo Senado.

Mas, assim como Duarte Júnior, diversos outros deputados federais correm o risco de ficar fora da lista de eleitos por falta de votos, não deles próprios, mas do conjunto de candidatos dos seus partidos.

O Republicanos, do deputados federal Aluisio Mendes, por exemplo, acaba de perder a deputada estadual Helena Duailibe, que desistiu de concorrer à Câmara; isso pode significar a não-reeleição do próprio Aluisio, que já havia reclamado da falta de nomes consistentes em seu partido.

  • o Podemos, do deputado federal Fábio Macedo, também ainda luta por votos suficientes que garanta sua reeleição;
  •  as incertezas rondam também o PDT, do senador Weverton Rocha, e o PSDB, do deputado federal Juscelino Filho

Todos estes parlamentares garantem que têm candidatos com votos suficientes para garantir a quantidade de votos necessárias para entrar no rateio das vagas, mas os ricsos são grandes, de ganhar e não levar a vaga para casa.

Funciona assim:

  • um partido político precisa alcançar uma quantidade mínima de votos para entrar no rateio das 18 vagas do Maranhão na Câmara Federal;
  • a quantidade mínima de votos chama-se “Quociente Eleitoral”; em 2022, por exemplo, o QE para a Câmara ficou na casa dos 200 mil votos;
  • só entra no rateio das vagas, partidos que atinjam o QE; quando não preenchidas as vagas, nova rodada é feita, com menos votos exigidos.

Em 2016, este blog Marco Aurélio d’Eça fez postagem que, dentre outras coisas, explica o que são Quociente Eleitoral, Quociente Partidário e voto de legenda.

A regra vai se aperfeiçoando a cada ciclo eleitoral tentando garantir a participação partidária nos parlamentos da forma mais democrática possível, de forma proporcional.

mas no dia-dia da política excludente mantida pelos partidos, essas regras tornam-se espécies de camisas de forças para os próprios partidos.

Que acabam tropeçando em seu próprio elitismo…

0

Bombeiros já planejam ações contra queimadas no Maranhão…

Operações Maranhão sem Queimadas e Protetor de Biomas começam já no mês de junho, mobiliando todo o efetivo no estado para o período de estiagem

 

OS COMANDANTES DAS UNIDADES DOS BOMBEIROS DEFINIRAM O PLANEJAMENTO para as ações contra as queimadas

O comando do Corpo de Bombeiros reuniu-se nesta quarta-feira, 27, para planejar as ações contra as queimadas no Maranhão; a corporação atua em duas frentes, coma s operações “Maranhão sem Queimadas” e “Protetor de Biomas”.

  • as ações serão iniciadas já neste próximo mês de junho;
  • a fiscalização atua contra incêndios florestais e queimadas. 

“Seguimos firmes na missão de proteger a sociedade com técnica, coragem e dedicação”, diz o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto Araújo.

Além das ações de combate a incêndios florestais e queimadas ilegais, os Bombeiros fazem a fiscalização e montam estratégias para a educação ambiental.

O comando mobiliza efetivo, aparato em viaturas e equipamentos para prevenir, combater e reduzir focos de calor no estado.

Com informações do perfil @CBMMA no instagram

0

PL ainda indefinido sobre candidatos ao governo…

Manifestação pessoal da deputada Fabiana Villar em apoio ao senador Weverton Rocha não representa a definição do partido, segundo a deputada federal Detinha

O PL DE JOSIMAR MANTÉM RELAÇÃO PRÓXIMA COM WEVERTON ROCHA, mas isso não implica apoio automático ao governo Brandão, esclarece Detinha

O PL maranhense, comandado pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho, não tem, ainda, nenhuma definição, quanto à disputa pelo Governo do Estado. A afirmação é da deputada federal Detinha, mulher de Maranhãozinho, dada em entrevista ao jornalista Olavo Sampaio. (Veja aqui)

“Neste momento existem conversas com vários campos políticos. No entanto, nenhum acordo relacionado ao Palácio dos Leões foi fechado”, garantiu Detinha, segundo Sampaio.

Este blog marco Aurélio d’Eça noticiou em primeira mão, na última segunda-feira, 25, a declaração de apoio da deputada estadual Fabiana Villar ao senador  Weverton Rocha; Fabiana é sobrinha de Maranhãozinho.

“Em nome do grupo de Josimar venho trazer meu agradecimento e dizer que sou um soldado em sua campanha, senador”, declarou a deputada. (Relembre aqui)

  • ao que tudo indica, as negociações de apoio a qualquer candidato a governador devem incluir o comando da Assembleia Legislativa;
  • na entrevista a Olavo Sampaio, Detinha mostrou claramente o interesse em comandar a Casa a partir de 2027: “Lógico que quero”.

 Josimar Maranhãozinho nunca manifestou aproximação com o governo Carlos Brandão (MDB), apesar de sua base na Assembleia ter-se mantido alinhada ao Palácio dos Leões nos últimos quatro anos.

Até agora, as especulações apontam uma proximidade maior com os chamados dinistas, que têm o vice-governador Felipe Camarão (PT) como candidato ao governo.

O PL tem até agosto para definir sua posição eleitoral…

0

Hildo Rocha vistoria moradias do Minha casa, Minha Vida em Ribamar e Paço do Lumiar…

Unidades foram construídas com recursos viabilizados pelo deputado maranhense e a maioria já foi concluída

 

As casas construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida, nas áreas rurais dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís, que foram viabilizadas pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB) já têm boa parte pronta.

Durante visitas às famílias beneficiadas na região metropolitana de São Luís o deputado Hildo Rocha destacou que participou diretamente da retomada realizada pelo presidente Lula do programa Minha Casa, Minha Vida, na condição de secretário-executivo do Ministério das Cidades.

“Essas casas aqui foram viabilizadas por mim quando ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério das Cidades. Agora na condição de deputado federal tenho contribuído com o programa conseguindo mais recursos para que novas famílias de maranhenses sejam beneficiadas. Esse programa habitacional foi idealizado pelo presidente Lula durante o seu segundo governo. Em 2023 ele restabeleceu esse programa que tinha sido extinto. De 2019 até 2022 nenhuma casa foi construída pelo governo federal para beneficiar uma família carente. Hoje esse é o maior programa habitacional do mundo, que eu tive a satisfação de participar do seu retorno”, destacou Hildo Rocha.

Reforço financeiro de R$ 14 bilhões
Hildo Rocha ressaltou ainda que conseguiu assegurar R$ 14 bilhões oriundos do Fundo Social do pré-sal para investimentos em habitação popular rural.

“Nós conseguimos mais 14 bilhões de reais do fundo social, da extração do pré-sal para a habitação popular, destinada a habitações rurais. E nesse ano de 2026, com a relatoria geral do orçamento da União que foi feita pelo deputado Isnaldo Bulhões, que é o líder do MDB, novos recursos foram viabilizados para todos os fundos habitacionais que são vinculados ao PMCMV, assim nesse ano de 2026 novas famílias poderão ser contempladas”, enfatizou.

Na comunidade Pau Deitado, no município de Paço do Lumiar, 39 unidades habitacionais foram construídas por meio da atuação da colônia de pescadores da região. Hildo Rocha destacou a rapidez e a qualidade da execução das obras.

“É motivo de muito orgulho ver que esta entidade simples, mas muito competente, conseguiu ser uma das primeiras no Brasil a concluir todas as etapas de construção. Mesmo com aumento dos preços dos materiais de construção, conseguiram entregar habitações bem-feitas e famílias com a vida transformada”, declarou.

O deputado também destacou a dimensão social do programa habitacional no estado.

“O programa Minha Casa, Minha Vida, do presidente Lula, estão transformando a vida de milhares de pessoas no Maranhão. Entre 2024 e 2025 foram 17 mil casas rurais construídas no estado. Agora, em 2026, serão mais 10 mil casas para famílias que mais precisam. Saber que o nosso trabalho está trazendo benefício para os maranhenses é motivo de muita felicidade”, concluiu o deputado.

Da Assessoria

0

Juscelino Filho assume presidência da Federação PSDB-Cidadania no Maranhão

Deputado passa a ser membro titular da Federação Nacional. Funções são estratégicas na articulação política e marcam o novo momento da trajetória de Juscelino e o fortalecimento dos partidos no estado

 

O deputado federal Juscelino Filho (PSDB) acaba de assumir a presidência da Federação PSDB-Cidadania no Maranhão. A homologação da união entre os dois partidos pelos próximos dois anos ocorreu nesta terça-feira, 26, consolidando o parlamentar em uma posição de destaque nos cenários políticos estadual e nacional. Ele também passa a ser membro titular da Executiva Nacional da Federação, que teve a renovação homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Recebemos com satisfação a missão de integrar o colegiado nacional da Federação PSDB-Cidadania e, principalmente, de assumir a presidência no Maranhão. Sabemos da responsabilidade que tudo isso representa, especialmente neste momento de fortalecimento dos dois partidos, com o qual queremos contribuir de forma decisiva”, destacou Juscelino Filho, que oficializou sua filiação à legenda tucana em março deste ano.

  • com as novas funções, o deputado amplia sua força de articulação para as eleições de 2026;
  • em especial no que diz respeito a alianças e composições em todo o Brasil, incluindo o MA.

Os cargos ocupados por Juscelino Filho também endossam o protagonismo com que o parlamentar chegou ao PSDB, sendo considerado um dos principais nomes para o sucesso do projeto político que visa o fortalecimento do partido nacionalmente e a nível estadual.

“É nessa linha que vamos seguir ampliando o diálogo, filiando novas lideranças, lançando pré-candidaturas e construindo estratégias em busca de um grande resultado no processo eleitoral deste ano, no Maranhão e em todo o Brasil. Muito feliz em ocupar espaços importantes no PSDB e na Federação”, disse Juscelino Filho.

A federação partidária formada por PSDB e Cidadania foi criada em 2022. Entre outros membros do colegiado nacional, estão Aécio Neves (presidente), Alex Manente (vice-presidente) e Adolfo Viana (secretário).

No Congresso Nacional, atualmente, a Federação conta com 20 deputados federais e três senadores.

Da Assessoria