Roberto Costa leva para Bacabal a campeã mundial Ana Paula e a caravana do handebol maranhense

Programação voltada para a valorização do handebol movimentou estudantes, professores, atletas e treinadores amante do esporte nos dias 9 e 10 de maio

 

A Caravana do Handebol Maranhense transformou Bacabal em um grande centro de integração esportiva neste fim de semana. Durante os dias 9 e 10 de maio, estudantes-atletas, treinadores e amantes do esporte participaram de uma programação intensa voltada à valorização do handebol no município, com treinamentos, amistosos, orientações sobre carreira esportiva e momentos de troca de experiências.

O evento, realizado na Mega Arena Batista, contou com total apoio da gestão Nova Bacabal e com a presença especial da campeã mundial e atleta olímpica de handebol Ana Paula Rodrigues, referência nacional da modalidade e inspiração para centenas de jovens atletas da rede municipal.

  • campeã mundial com a Seleção Brasileira em 2013 e atleta olímpica, Ana Paula Rodrigues destacou a importância do esporte como ferramenta de transformação social e incentivo para a juventude.

“Este projeto consiste em atividades voltadas para o handebol, com treinos e também um bate-papo comigo, onde eu falo um pouco da minha trajetória e da minha experiência como atleta. Fico muito feliz pelo apoio que recebemos do prefeito Roberto Costa pelo convite e por abrir as portas da cidade para a gente estar mostrando o nosso trabalho”,disse a atleta.

  • o prefeito Roberto Costa destacou que o crescimento do handebol nas escolas da rede municipal foi uma das motivações para trazer a Caravana do Handebol Maranhense à cidade.

“O handebol tem crescido muito na nossa cidade. Na nossa rede, temos escolas como a do povoado Brejinho, onde a equipe feminina já foi campeã dos JEM’s. Temos a Escola Militar e outras que já deram grandes resultados para nossa cidade”, afirmou.

O prefeito ressaltou ainda que a gestão municipal seguirá ampliando investimentos e criando oportunidades para fortalecer o esporte educacional em Bacabal, valorizando talentos e incentivando os estudantes-atletas a acreditarem no esporte como caminho de crescimento pessoal e profissional.

“Fizemos questão de trazer a Ana Paula para Bacabal. Ela, que é atleta olímpica e campeã mundial de handebol, está realizando essa oficina com todos os nossos atletas das escolas de Bacabal que praticam o handebol. São oportunidades como essas que iremos cada vez mais oferecer para os nossos alunos-atletas, para que a nossa juventude continue tendo boas referências esportivas, aprendendo mais e se dedicando, tendo como exemplo pessoas que alcançaram grandes conquistas na vida através do esporte”, finalizou o prefeito.

Projeto de Fábio Macedo cria mecanismos contra assédio moral e psicológico no ambiente esportivo

Proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal em caráter conclusivo, ou seja, segue direto para o Senado

 

FÁBIO MACEDO APRESENTA MAIS UM PROJETO de forte alcance na sociedade

Em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o projeto que institui mecanismos de prevenção e de combate ao assédio moral e psicológico no ambiente esportivo, de autoria do deputado maranhense Fábio Macedo (Podemos), tramita em caráter conclusivo e, caso aprovado segue direto para o Senado Federal.

já aprovado na Comissão de Esporte, o PL 3389/2025 determina que entidades esportivas implementem programas de prevenção à prática de bullying ou qualquer ação, palavra ou comportamento que causem constrangimento, humilhação, discriminação ou qualquer forma de violência psicológica a atletas, técnicos e equipe técnica.

“Nosso foco é criar uma cadeia de ações de prevenção e combate ao assédio moral e psicológico nesse ambiente naturalmente competitivo. Por esse motivo, acredito na importância do nosso projeto, pois ainda vemos poucas ações por parte dos dirigentes esportivos para proteger os atletas”, pontua o deputado.

  • a matéria determina que confederações e clubes esportivos disponibilizem atendimento psicológico a atletas, técnicos e equipes de apoio, nos casos necessários; 

De acordo com a Lei Geral do Esporte (LGE), entende-se por intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência, física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorra sem motivação evidente, com o objetivo de intimidar ou agredir, causando humilhação, dor e angústia à vítima, em uma relação evidente de desequilíbrio de poder entre as partes.

Da Assessoria, com edição do blog

Bacabal vive noite histórica com a final da 1ª Copa Municipal de Futebol Feminino “Boas de Bola”.

Em uma noite histórica para o esporte bacabalense, o Estádio Merecão ficou lotado na quinta-feira, 6, durante a grande final da 1ª Copa Municipal de Futebol Feminino “Boas de Bola”, competição inédita promovida pela Prefeitura de Bacabal, por meio da Secretaria de Desporto e Lazer.

A grande final foi entre os times Pantanal e Xaviara A, que protagonizaram um jogo eletrizante e cheio de emoção. Com uma atuação impecável, o Pantanal venceu por 3 a 0, conquistando o título de campeão da primeira edição da copa.

A competição contou com 13 equipes, representando tanto a sede quanto a zona rural, e recebeu total suporte da gestão do prefeito Roberto Costa, que garantiu equipagens completas, transporte, incentivo financeiro e toda a estrutura necessária para o sucesso do evento.

“O 1º Campeonato Municipal de Futebol Feminino de Bacabal foi um verdadeiro sucesso. Hoje encerramos essa competição importantíssima, que mostrou a força do futebol feminino e das mulheres bacabalenses. A torcida foi um show à parte e é justamente essa empolgação que nos motiva a continuar investindo cada vez mais no esporte feminino, principalmente no futebol”, destacou o prefeito Roberto Costa.

“Parabenizo todas as jogadoras, os times, os técnicos e as torcidas, que foram um espetáculo à parte. É assim que seguiremos trabalhando: incentivando o esporte, abrindo oportunidades para as mulheres e os homens, e promovendo grandes eventos para a população de Bacabal”, completou.

O terceiro lugar ficou com o time Futdelas, enquanto o Sereias FC garantiu a quarta colocação.

Nas premiações individuais, o destaque foi para as artilheiras Ana Caroline, do Pantanal, e Juliana Oliveira e Thaylla Kelly, ambas do Xaviara A, que marcaram cinco gols cada ao longo da competição. O título de melhor goleira foi conquistado por Geovania Rodrigues, do time campeão, que teve atuações decisivas durante toda a campanha.
A emoção tomou conta do gramado após o apito final.

A jogadora Carol Silva, do Pantanal, destacou o sentimento de gratidão e união da equipe. “Agradeço a Deus e às meninas, porque sem elas nada disso teria acontecido. A união fez a gente levar esse título. Agradeço também à torcida e ao prefeito Roberto Costa por realizar a primeira competição feminina de futebol em Bacabal.”

Pela equipe vice-campeã, Tayla Moura, do Xaviara A, comemorou a iniciativa e a oportunidade de participar de um evento inédito na cidade. “Foi uma competição muito boa. Bacabal não estava acostumada com esse tipo de campeonato, mas graças a Deus nosso prefeito trouxe essa oportunidade e conseguimos chegar até a final.”

A 1ª Copa Municipal de Futebol Feminino “Boas de Bola” escreveu um novo capítulo na história do esporte bacabalense. A competição abriu espaço e valorizou o talento das mulheres que fazem do futebol uma verdadeira paixão. Com apoio total da Prefeitura, o torneio mostrou que o futebol feminino de Bacabal está em plena ascensão, com muita garra, técnica, emoção e grandes vitórias dentro de campo.

Fufuca apresenta avanços do esporte nacional em audiência na Câmara

Ministro do Esporte apresentou as iniciativas de sua pasta e teve o reconhecimento pelos parlamentares como um dos mais acessíveis do governo Lula

 

SEM AMARRAS IDEOLÓGICAS. Fufuca mostrou como o Ministério do Esporte atua em todas as frentes, sem distinção de partidos ou posição política

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), foi o centro das atenções nesta quarta-feira, 21, em audiência na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Com firmeza, domínio técnico e espírito conciliador o maranhense apresentou os avanços nas políticas públicas do setor e reafirmou seu compromisso com o povo brasileiro. 

  • Fufuca detalhou programas estratégicos do Governo Federal, como o Novo PAC Esportes;
  • o programa reúne mais de 4,7 mil propostas de Centros Esportivos Comunitários em áreas vulneráveis
  • o ministro defendeu o fortalecimento do Bolsa Atleta, com mais de 10 mil esportistas contemplados no país.

 “Nosso critério é um só: atender o povo brasileiro, sem distinção ideológica”, ressaltou Fufuca.

O ministro do Esporte destacou também ações de inclusão, como o TEAtivo e o Semear+, e o investimento no futebol feminino, em preparação à Copa do Mundo de 2027, que terá o Brasil como sede.

Os parlamentares reconheceram a atuação e a capacidade de diálogo constante com todas as frentes políticas, sempre de forma republicana. para os deputados, Fufuca como um dos ministros mais acessíveis e atuantes do atual governo.

A sessão terminou com agradecimentos à disposição e ao comprometimento do ministro com o desenvolvimento do esporte em todo o país.

Da Assessoria, com edição do blog

 

Com parceria de Fufuca, Barreirinhas celebra 87 anos com novo Estádio Guaribão

Estádio realiza sonho dos amantes do futebol no povoado Sobradinho; ministro do Esporte já prepara também a entrega do novo Estádio do Riacho, no Centro do município

 

Na semana em que Barreirinhas celebra seus 87 anos, o esporte entrou em campo com a inauguração do novo Estádio Guaribão, no povoado Sobradinho.

O estádio é a realização de um sonho dos amantes do futebol do povoado de Sobradinho e região, e faz uma homenagem a Raimundo Nonato Moreira, grande defensor do esporte na região dos Lençóis, que morreu aos 53 anos de idade.

O ministro do Esporte, André Fufuca, entrou em campo, em parceria com o governo do Estado, garantindo os recursos que ajudaram a realizar esse sonho. E já avisou que vem mais por aí: os craques de bola de toda a região dos Lençóis maranhenses vão ter mais espaço pra mostrar a habilidade em campo quando o novo estádio do Riacho, no centro de Barreirinhas estiver pronto.

O filho de Guaribão, Gabriel Barbosa, representou a família, ressaltou o exemplo do pai para os jovens esportistas de Barreirinhas, agradeceu a conquista e correu pro abraço.

A tabelinha entre Fufuca, governador Carlos Brandão e o prefeito Vinicius Vale termina sempre em golaço para a população de Barreirinhas.

Da Assessoria

Fufuca e Brandão firmam parceria para reconstrução e ampliação do Complexo Aquático de SLZ

Única piscina olímpica em todo o Maranhão, localizada no entorno do estádio Castelão, o equipamento público está há mais de 10 anos sem qualquer serviço de infraestrutura e restauração

 

ESTRUTURA SEM IGUAL. Brandão e Fufuca em frente à torre de saltos ornamentais do Complexo Aquático de São Luís; estrutura vista em poucos estados

O ministro do Esporte, André Fufuca, esteve nesta quinta-feira, 6, no Centro Aquático do Complexo Esportivo do Canhoteiro, em São Luís, para fazer uma visita técnica e assinar termo de retomada de obras no local. A reconstrução e a ampliação do espaço integram parceria entre a pasta e o governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer estadual.

  • há 10 anos a população espera pela retomada dos trabalhos de infraestrutura;
  • o equipamento é a única piscina olímpica pública em todo o Maranhão.

“Graças a essa parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, e a uma exigência do governo Lula, para que todas as obras paradas sejam entregues à população, viemos aqui fazer essa parceria, de R$ 17 milhões. Vamos entregar um parque aquático de qualidade, para que possamos trazer grandes competições nacionais e internacionais para o estado”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.

“São duas piscinas no complexo aquático. Vamos revitalizá-lo, para permitir que o jovem possa praticar esporte, fazer olimpíada, tanto estadual, como nacional e internacional. É uma piscina olímpica, de padrão internacional. É mais um esporte que estamos resgatando, e dando oportunidade aos jovens e à descoberta de novos talentos, para que a gente possa fortalecer o esporte aquático”, disse o governador do Maranhão, Carlos Brandão.

  • está prevista a reconstrução de piscina de salto e piscina olímpica para competição;
  • além da reforma das piscinas, será refeito todo o sistema de filtração e drenagem.

As arquibancadas serão reconstruídas, com degraus uniformes e estrutura metálica para a cobertura, além da implantação de rede de instalação elétrica e refletores no parque.

Nos vestiários, será realizada a instalação hidrossanitária e a construção de novos banheiros.

Da Assessoria

Brasília: Eudes Barros se reúne com Ministro dos Esportes em busca de benefícios para a Raposa

Prefeito ressaltou a importância do apoio do ministro maranhense e discutiu com ele outras iniciativas para beneficiar a juventude e o esporte no município

 

PARCERIAS. Acompanhado do chefe de gabinete Heron Santos, Eudes Barros posa com André Fufuca

 

Dando sequência a uma agenda intensa em Brasília, o prefeito de Raposa, Eudes Barros, além de se reunir com os deputados federais Marcio Honaiser (PDT) e Pastor Gildenemyr (PL), e com o senador Weverton Rocha (PDT), para fortalecer parcerias para o município, também participou de um encontro com o ministro dos Esportes, André Fufuca, para avançar em questões voltadas ao esporte na cidade.

Em sua reunião com o ministro Fufuca, Eudes tratou da importância de acelerar o início das obras do espaço esportivo comunitário, prevista para a Rua do Campo, um projeto que busca incentivar o esporte e oferecer mais lazer para a comunidade de Raposa.

  • O local contará com uma areninha society com grama sintética;
  • uma quadra de basquete 3×3;
  • um parquinho infantil;
  • uma pista de caminhada.

NOVAS PARCERIAS. Prefeito agradeceu aos investimentos do ministério em Raposa e falou sobre novas propostas de benefícios

O prefeito destacou que o apoio do Ministério dos Esportes é fundamental para concretizar essa e outras iniciativas que possam beneficiar a juventude e fomentar o desenvolvimento esportivo na cidade.

Além da quadra, Eudes aproveitou o encontro para discutir outras possibilidades de incentivo e apoio ao esporte local, visando ampliar as oportunidades para os jovens da cidade.

Essas articulações em Brasília reforçam o compromisso do prefeito com o progresso e o bem-estar de Raposa, garantindo que projetos essenciais saiam do papel para atender à população.

A convite de André Fufuca, estrelas do vôlei vêm a São Luís…

Ministro do Esporte atuou junto à CBV para que a partida da Supercopa 2024, entre Sesi-Bauru e Sada-Cruzeiro fosse disputada pela primeira vez no Maranhão, nesta sexta-feira, 18

 

Presidente Lula mostra-se cada vez mais entusiasmado com a performance de André Fufuca à frente do Ministério do Esporte

Em pouco mais de um ano à frente do Ministério do Esporte, o maranhense André Fufuca vem colecionando êxitos nas várias missões que recebeu do presidente Lula. Sob o comando de Fufuca, o desafio de tornar o esporte acessível ao maior número de brasileiros vem tomando forma e acontecendo na prática.

Desta vez, Fufuca atuou para que pelo menos cinco mil maranhenses pudessem ver de perto a final da Supercopa 2024 de vôlei masculino, programada para acontecer neste sexta-feira, às 21h30, no ginásio Castelinho.

Foi mais uma jogada de mestre de Fufuca. Sob o comando dele, a pasta do Esporte tem recebido frequentes elogios do presidente Lula.

  • foi assim quando a FIFA escolheu o Brasil para ser sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027;
  • Fufuca também recebeu afagos de Lula depois de voltar da França, onde acompanhou de perto os atletas brasileiros;
  • para o ano que vem, já está garantida a realização da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, pela primeira vez no Brasil.

Sem esquecer das suas origens, Fufuca também vai deixando sua marca nessa passagem pela Esplanada dos Ministérios.

O Maranhão agradece…

Vereador Daniel Oliveira e deputado Fernando Braide acompanham obras da nova quadra do Jairzão no Coroadinho

O vereador de São Luís, Daniel Oliveira (PSD), acompanhado pelo deputado estadual Fernando Braide (PSD), vistoriou o andamento da reforma da quadra do Jairzão, no Coroadinho. A obra, executada pela Prefeitura de São Luís, inclui a instalação de uma cobertura e de um piso moderno e adequado, proporcionando um espaço de lazer seguro e de qualidade para toda a população.

Para Fernando Braide, a qualidade dos investimentos realizados pela prefeitura é um incentivo para a prática de atividades.

“A reforma da quadra do Jairzão é um exemplo de como a gestão municipal e o vereador Daniel Oliveira estão comprometidos em oferecer estruturas de qualidade para a população. Esse novo espaço, completamente reformado, trará mais segurança e conforto para os moradores. É gratificante ver que, tanto o Coroadinho como diversos outros bairros da cidade, estão sendo beneficiados com a instalação de equipamentos como esse, incentivando a prática esportiva em nossas comunidades”, afirmou o deputado.

Os serviços que estão sendo realizados visam transformar a quadra em um espaço multifuncional, onde a comunidade poderá praticar esportes e participar de atividades recreativas em um ambiente seguro e moderno. A reforma inclui, além da cobertura e do novo piso, melhorias na iluminação e de toda a estrutura da quadra, atendendo a uma demanda antiga dos moradores do Coroadinho.

O vereador Daniel Oliveira enalteceu os investimentos que a Prefeitura de São Luís está fazendo em todo o Polo Coroadinho.

“Essas melhorias são resultado de um trabalho contínuo e dedicado para garantir que os moradores tenham acesso a espaços públicos de qualidade. A reforma da quadra do Jairzão é apenas uma das várias iniciativas que estão em andamento na nossa região. Estamos empenhados em proporcionar mais lazer, esporte e bem-estar para a nossa comunidade”, concluiu o vereador.

Da Assessoria

André Fufuca vai representar o Brasil na abertura da Olimpíada de Paris…

Ministro maranhense do Esporte estará na cerimônia de abertura, em 26 de julho, acompanhando a delegação brasileira, que já tem 219 atletas confirmados na competição

 

André Fufuca com Lula e parte dos atletas brasileiros; ministro estará em Paris, na abertura dos Jogos Olímpicos

O ministro do Esporte André Fufuca (PP) será o representante do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Ele acompanhará a delegação brasileira, que já tem 219 atletas confirmados em várias modalidades; nos jogos de Tóquio, o Brasil competiu com mais de 300 atletas.

O presidente Lula (PT) foi convidado, mas não participará da solenidade.