0

Fábio Macedo percorre municípios maranhenses e fortalece laços com comunidades locais

O deputado Fábio Macedo (PODEMOS) não para nem em época de feriado e segue cumprindo um roteiro incansável de visitas aos municípios do Maranhão. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é registrar o maior número de demandas da população. Entre os dias 4 e 6 de junho, Fábio Macedo esteve em quatro cidades.

A primeira delas foi Pio XII, onde foi recebido pelo Sindicato dos Pescadores, acompanhado por sua esposa Lorena Macedo e o líder comunitário Valderez.

“Quando o deputado Fábio Macedo volta de Brasília para o Maranhão, ele não para. Visita oito, dez cidades e mostra que realmente tem o compromisso de ouvir a comunidade”, ressalta a liderança.

“Viemos deixar mais uma semente do nosso trabalho em Pio XII e estamos verdadeiramente à disposição de todos. Continuamos ouvindo demandas para alcançar soluções e construir caminhos para melhorar a vida das pessoas. Nosso compromisso não tira folga”, reitera o deputado, reforçando que não existe pausa para quem tem a responsabilidade de representar a população.

Fábio Macedo visita a Agrosamas 2026

  • em São Mateus, Fábio Macedo esteve na Agrosamas 2026, importante feira do setor agropecuário no Maranhão, ao lado do prefeito Miltinho Aragão e do vereador Itamárcio;
  • o evento conta com estrutura grandiosa, com diversas atividades voltadas ao setor agropecuário, entre elas, apresentação de novas tecnologias no campo e capacitação rural. 

O deputado teve a oportunidade de dialogar com o público visitante da Agrosamas, numa roda de debates sobre o agro.

“Nós, da bancada federal do Maranhão sempre apoiamos o agronegócio. Estamos sempre atentos a questões relacionadas à infraestrutura de transporte, pois estradas de qualidade, pontes seguras e logísticas eficientes facilitam o escoamento da produção”, ressalta.

Agenda em Peritoró e Grajaú

No mesmo dia 6, Fábio Macedo participou ainda de um grande ato político na cidade de Peritoró, juntamente com o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, e intensificou a articulação política na região do Médio Mearim. “Esses encontros são muito importantes para fortalecer a parceria com as lideranças, debater projetos para os municípios e, principalmente, conversar com as pessoas”, conclui.

Além do anfitrião, o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, o encontro reuniu dezenas de prefeitos e também o governador Carlos Brandão.

Já na manhã do último domingo, 7, Fábio Macedo participou de um café da manhã promovido pelos vereadores de Grajaú Serginho Falcão, Arthur Duarte e José Francisco Viana, o Zezinho do gesso.

“Temos trabalhado muito pelo povo de Grajaú e estamos programando um grande evento na cidade”, adianta o Fábio Macedo.

Os vereadores ressaltam as ações concretas do deputado em favor do desenvolvimento do município.

“O deputado Fábio Macedo entra para história do nosso povo de Grajaú. Ele foi o único deputado a destinar emenda para infraestrutura asfáltica em bairros do nosso município. Ele realmente nos representa muito!”, afirma o vereador Zezinho do gesso.

Da Assessoria, com edição do blog

1

De como Lahésio Bonfim perdeu o timming da própria candidatura…

Definhando pesquisa após pesquisa, candidato do Novo chega ao ponto de correr atrás de todas as possibilidades eleitorais que ele mesmo esnobou há um ano atrás

 

LAHÉSIO VÊ SEUS NÚMEROS CAIREM E AGORA TENTA CONSEGUIR TUDO o que ele mesmo rejeitou tempos atrás

Ensaio

O partido Novo no Maranhão vive um momento de crise interna sem precedentes. Rachados entre dois projetos, os dirigentes da sigla no Maranhão não sabem mais o que fazer com a candidatura do ex-prefeito Lahésio Bonfim ao governo e com a de Roberto Rocha ao Senado.

E o problema é o próprio Lahésio Bonfim.

  • definhando pesquisa após pesquisa, o ex-prefeito está completamente fora do jogo pelo Governo do Estado;
  • perdido, ele vem fazendo acenos para o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), líder nas pesquisas.

O problema é que tudo o que Lahésio quer já foi oferecido lá atrás, quando ele próprio mostrava-se mais competitivo e Braide sequer falava de candidatura; o candidato do Novo teve a chance de ter uma eleição de deputado federal garantida, disputar como vice-governador e até ser candidato competitivo ao Senado.

Mas tudo isso lá atrás…

Este blog Marco Aurélio d’Eça acompanhou esta trajetória de perto, quando Lahésio ainda figurava nas primeiras posições. (Relembre aqui, aqui, aqui e aqui)

Mas tudo começou a mudar a partir de novembro, quando o candidato do governo, Orleans Brandão (MDB), começou a subir a ponto de ameaçar a segunda posição do candidato do Novo; foi quando os acenos de Braide começaram e a reação do ex-prefeito foi dura, como acompanhou este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Lahésio descarta aliança com dinistas, critica Braide e diz que sua candidatura é a governador…”.

“Respeite a história do ex-prefeito que foi reeleito com mais de 90% dos votos, que foi candidato ao governo, segundo mais votado com quase um milhão de votos, e que é pré-candidato ao governo e naõ ao Senado. E que nunca vai se juntar com o pessoal da esquerda. Nunca! Nunca vou estar junto numa chapa com Camarão, com o Othelino, com o Dino, jamais!!”, foi o que respondeu Lahésio, já em 9 de janeiro.

  • de lá para cá, o candidato enfrentou um processo de queda livre acentuada e perdeu o rumo;
  • nesse meio tempo, o ex-senador Roberto Rocha acertou-se com o Novo e entrou na chapa;
  • nem Rocha, nem Lahésio tocam na candidatura um do outro quando fazem aparições públicas

Nas últimas semanas, Lahésio voltou a insinuar-se para Braide, mas já em quarto lugar e caindo; e Braide já sabe também que não precisa fazer esforço algum para herdar os eleitores do ex-prefeito, que estão majoritariamente dentro do seu próprio perfil.

O partido Novo também já percebeu que perdeu o timming com Lahésio e agora só acompanha o seu definhamento eleitoral; e há ainda uma dúvida no partido, nesta reta final para as convenções:

O que fazer com a candidatura de Roberto Rocha ao Senado?!?

Enquanto isso… Orleans segue em frente…

Distante das polêmicas envolvendo dinistas e brandonistas, secretário fortalece a campanha com alianças no interior e já tem até data de confirmação da candidatura prevista

 

ORLEANS SEGUE FORTALECENDO A CAMPANHA NO INTERIOR, alheio ao debate virulento entre dinistas e brandonistas

Em meio às polêmicas envolvendo um novo debate sobre realiança entre o grupo do governador Carlos Brnadão (sem partido) e os remanescentes do governo Flávio Dino, o secretário de Articulação Municipalista Orleans Brandão (MDB) mantém uma rotina intensa de agendas no interior.

  • Orleans não apenas reafirma a candidatura como já tem até data de apresentação;
  • de acordo com blogs alinhados ao Palácio dos Leões, o ato acontece no dia 15.

“Seguimos trabalhando pra transformar o Maranhão inteiro e desenvolver de perto o potencial de cada uma das suas regiões”, afirma Orleans, garantindo a manutenção do nome à disputa pelo Governo do Estado. (Veja aqui)

Embora ainda haja quem force um entendimento a partir da imposição do governo Lula (PT), nem brandonistas, nem dinistas acreditam mais numa reaproximação entre eles.

Tanto que os dois lados já até falam em uma chapa pronta, encabeçada por Orleans, que teria o senador Weverton Rocha (PDT) e a deputada federal Roseana Sarney (MDB) como candidatos ao Senado, e a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale (MDB) como vice.

Essa possível chapa começou a circular em grupos de Whatsapp – chancelada tanto por dinistas quanto por brandonistas – após postagem deste blog Marco Aurélio d’Eça, intitulada “Com sete nomes na base, Lula e o PT têm de esperar para definir o Senado no Maranhão…”.

De uma forma ou de outra, a candidatura de Orleans Brandão é a única que segue definida neste debate…

Dr. Lahésio vai lançar, sábado, campanha ao governo…

Ex-prefeito de São Pedro dos Crentes vai antecipar em mais de um ano e meio a apresentação do seu nome à sucessão do governador Carlos Brandão, em evento no município de marajá do Sena

 

GERANDO FATO. Lahésio quer sair na frente, antecipando-se aos adversários às eleições municipais

O ex-candidato a governador Lahésio Bonfim (Novo) anunciou em suas redes sociais o lançamento de sua pré-candidatura ao Governo do Estado; ele vai reunir aliados e convidados em um evento no município de Marajá do Sena

“Sábado, dia 25 de janeiro, todos os caminhos levam a Cidade de Marajá do Sena, lançamento da nossa pré-campanha bem no centro do Maranhão, na cidade que é ícone no nosso estado, vc é meu convidado todo especial”, disse Dr. Lahésio.

  • Marajá do Sena é apontado como município mais pobre do país;
  • o atual prefeito, Neném machado, é do PP, do ministro André Fufuca.

Nas eleições de 2022, Lahésio ficou em segundo lugar, com cerca de 25% dos votos; ao precipitar o lançamento de sua pré-campanha, ele tenta se antecipar ao movimento do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) que já lidera as pesquisas de intenção de votos.

Braide e Lahésio devem disputar o mesmo nicho eleitoral – de centro-direita – nas eleições de 2026…

Felipe Camarão reforça candidaturas de vereador em São Luís…

Vice-governador pede votos em favor do presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor - um dos seus principais aliados - mas também participa de eventos com outros candidatos na capital maranhense
 

[caption id="attachment_145388" align="aligncenter" width="600"] Com o Professor

Read more

Dr. Julinho e Natercio Santos arrastam multidão em grande caminhada na sede de São José de Ribamar

São José de Ribamar parou no último sábado, 17, com a primeira caminhada do prefeito da cidade e candidato a reeleição Dr. Julinho. Acompanhado de seu candidato a vice, Natercio Santos (União Brasil), que com muito carisma já caiu nas graças do povo, o atual prefeito e candidato a reeleição Dr. Julinho, conseguiu arrastar multidão de apoiadores, que caminharam ao seu lado da praça do Outeiro até a praça do Cruzeiro, demonstrar força e união em prol de sua candidatura.

“Meus amigos, muito obrigado pelo carinho e apoio de vocês, pela dedicação em nossa caminhada e pela garra de continuar lutando por uma São José de Ribamar melhor. Já trabalhamos muito por essa cidade, temos trabalho na educação, saúde, infraestrutura, regularização fundiária, arrecadação, cultura, esporte, segurança publica e meio ambiente. Estamos só começando, não iremos parar, a mudança em São José de Ribamar não pode parar !”, declarou Julinho.

A presença expressiva da população não apenas evidenciou a satisfação dos moradores com a administração, mas também reforçou o compromisso do prefeito com o desenvolvimento de São José de Ribamar. O discurso do gestor foi inspirado em todo trabalho já realizado e no compromisso de manter o progresso.

Com essa demonstração de apoio, o prefeito se fortalece na corrida eleitoral, ciente de que sua responsabilidade é ainda maior. O anseio por mais desenvolvimento e qualidade de vida para todos reforça a importância da sua reeleição, e a caminhada se consolidou como um marco na campanha, trazendo ainda mais motivação para enfrentar os desafios que estão por vir.

Principais candidatos já definiram convenções em São Luís…

Eduardo Braide, Duarte Júnior, Fábio Câmara e Wellington do Curso farão suas festas partidárias para oficialização de candidaturas entre os dias 21 de julho e o dia 4 de agosto

 

Eduardo Braide, Duarte Jr., Fábio Câmara e Wellington do Curso já marcaram convenção eleitoral

Os quatro principais candidatos a prefeito de São Luís já definiram a data de suas convenções partidárias.

  • em 21 de julho ocorre a do deputado federal Duarte Jr. (PSB), no Castelinho;
  • Eduardo Braide (PSD) realiza a sua em 25 de julho, no auditório da Assembleia;
  • a convenção de Fábio Câmara (PDT) se dará em 26 de julho, no espaço Kabão;
  • Wellington (Novo)  tem data marcada para 4 de agosto, ainda sem local definido.

A disputa em São Luís tem ainda as candidaturas de Dr. Yglésio (PRTB), Saulo Arcangelli (PSTU) e um candidato que deve sair da federação partidária entre Rede e PSOL.

O prazo final para convenção eleitoral se dá em 5 de agosto…

Campanha eletrônica vai definir novos rumos da eleição

Candidatos começarão a se apresentar ao eleitor nesta sexta-feira, 26, em programas e inserções de rádio e TV, etapa que vai complementar a primeira, da campanha de rua, comícios, reuniões, caminhadas e carreatas

Candidatos a presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais iniciam nesta sexta-feira, 26, a última etapa da campanha eleitoral, com o início da propaganda no prédio e na TV.

Até o dia 29 de setembro, eles irão se apresentar ao eleitor, em programas e inserções diárias.

A etapa da campanha eletrônica deve definir os rumos finais da eleição no maranhão, hoje polarizada entre o senador  Weverton Rocha (PDT) e o governador-tampão Carlos Brandão (PSB), com os ex-prefeitos Edivaldo Júnior (PSD) e Dr. Lahésio (PSC) num segundo bloco.

O programa eleitoral é a última chance que os candidatos têm de convencer o eleitor e chegar ao segundo turno.

Quem irá conseguir?!?

Dr. Yglesio marca convenção para primeira semana de setembro

Pré-candidato do PROS deve esperar a oficialização de todas as candidaturas para, só então apresentar a chapa com a qual pretende ser eleito prefeito; e justifica: “estou pronto para dar um sprint, não para uma maratona”

 

O pré-candidato do PROS a prefeito de São Luís, deputado estadual Dr. Yglésio, confirmou ao blog Marco Aurélio D’Eça,  nesta quarta-feira, 19, que  sua convenção deverá ser realizada na primeira semana de setembro.

– Estamos imersos na montagem do nosso Plano de Governo e na definição da chapa; só então definiremos a data da convenção, que deve ser na primeira semana de setembro – afirmou o parlamentar.

Dr. Yglésio diz que pretende esperar a definição de todas as candidaturas para, só ent~çao, definir a sua por que entende que assim terá tempo para a corrida final.

– Não tenho combustível para maratona; tenho combustível para um sprint [imposição de maior velocidade na reta final de uma corrida], com fôlego para ir ao segundo turno – afirma.

Foco nas redes sociais

Com apenas cerca de 15 segundos na propaganda eleitoral no rádio e na TV, Dr Yglésio pretende usar a criatividade para montar peças publicitárias ao estilo das redes sociais, com banners e flyers facilmente divulgáveis nas redes sociais.

– Para o WhatsApp é excelente neste formato – afirma.

Além das redes e da TV, o candidato do PROS pretende envolver as comunidades com reuniões nos bairros.

Entre seus projetos em destaque, o PAPI (Programa de Atenção á Primeira Infância) vai ser espalhado à população a e exemplo de encontro mostrado no vídeo acima.

– Muito feliz em discutir e construir junto às mães e especialistas no assunto, o Programa de Apoio à Primeira Infância, o PAPI. Um projeto de minha autoria, voltado para cuidar da primeira infância, que compreende as crianças de 0 a 6 anos. Entre outros objetivos, o projeto é focado em proporcionar renda, saúde e educação – concluiu Yglésio.

Othelino acompanha início das obras de pavimentação em Imperatriz

Serviços foram viabilizados a partir de emendas do presidente da Assembleia Legislativa, que fez questão de acompanhar toda a implantação da estrutura que garantirá a realização de toda a pavimentação

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhou, nesta segunda-feira (3), em Imperatriz, o início das obras de pavimentação asfáltica no bairro Jardim Tropical, fruto de emendas parlamentares de sua autoria e dos deputados Professor Marco Aurélio (PCdoB) e Rildo Amaral (Solidariedade), e, também, de recursos oriundos do Governo do Estado

Acompanhados do secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, os parlamentares percorreram as principais ruas do bairro, onde serão executados os serviços de asfaltamento, concretizando um sonho antigo dos moradores do Jardim Tropical.

Nesta etapa, serão colocados 20 km de asfalto, melhorando significativamente a infraestrutura no local.

Othelino Neto ressaltou a importância das obras de pavimentação para a cidade de Imperatriz e adiantou que, após a conclusão dos serviços nas duas principais avenidas do Jardim Tropical, a equipe da Sinfra, sob a coordenação do secretário Clayton Noleto, seguirá para outras regiões do município.

“Esta obra, especificamente, está sendo executada com emendas do deputado Marco Aurélio, que disponibilizou R$ 1 milhão, assim como do deputado Rildo Amaral, que também destinou o mesmo valor, e, ainda, com a minha colaboração, que se somará a esse grande pacote de obras de pavimentação de ruas dessa tão importante cidade do Maranhão, que é a querida Imperatriz”, afirmou.

Clayton Noleto ressaltou que essa é mais uma etapa do programa “Mais Asfalto”. “São ruas e avenidas que há muito tempo aguardavam a pavimentação e, agora, começam a ser realizadas. Já fizemos 100 km de asfalto em Imperatriz e temos feito esse trabalho continuadamente”, finalizou.