Othelino Neto recebe apoio de Fernando Pessoa…

Aliança com o prefeito de Tuntum é vista com estratégica pelo deputado estadual – que vai concorrer à Câmara Federal – pela força política que ele exerce na região

 

O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, declarou apoio à pré-candidatura do deputado estadual Othelino Neto (PSB) à Câmara Federal durante agenda política e institucional realizada no município nesta sexta-feira, 15.

Ao lado do parlamentar, Fernando participou de visitas a obras, entregas de veículos e eventos promovidos pela gestão municipal. Durante a programação, o prefeito destacou a parceria construída com Othelino em favor da cidade de Tuntum e ressaltou o compromisso do deputado com o desenvolvimento do município.

“Othelino ajudou muito a nossa cidade a se desenvolver com apoio a obras e melhorias importantes. Eu não poderia deixar de apoiar Othelino a deputado federal porque eu estaria sendo injusto com a própria cidade de Tuntum”, afirmou o prefeito.

  • Fernando Pessoa também reforçou confiança no projeto político de Othelino Neto rumo à Câmara dos Deputados;
  • e disse que essa parceria precisa continuar para que o município possa receber ainda mais investimentos importantes.

“Você contará com o nosso mandato na Câmara dos Deputados para ajudar Tuntum a conquistar mais desenvolvimento”, declarou Othelino.

A agenda do deputado em Tuntum contou com visitas a importantes obras em andamento no município, como o CAPS, a Creche Bilíngue, a UBS do Centro e a UBS do Creoli do Bina.

  • durante a programação, também foram entregues fardamentos e um veículo para o Departamento Municipal de Trânsito;
  • adquiridas com emendas da senadora Ana Paula Lobato (PSB), uma ambulância e uma van foram entregues ao município.

A agenda foi encerrada com participação no evento em homenagem ao Dia do Gari e no tradicional Show de Prêmios em comemoração ao Dia das Mães no município.

O apoio de Fernando Pessoa fortalece o projeto político de Othelino Neto rumo à Câmara Federal e amplia a articulação política do deputado no interior do Maranhão.

Nos bastidores, a adesão do prefeito de Tuntum é vista como estratégica pela força política e eleitoral que Fernando Pessoa possui na região.

Performance de 2022 estimula candidatos do PSB por duas vagas de federal em 2026…

Puxada pelo deputado estadual Othelino Neto, partido montou nominata de peso com nomes como Fábio Câmara, Marcelo Poeta, Ricardo Rios, Professor Marco Aurélio e Guilherme Mulato

 

A SENADORA ANA PAULA LOBATO COMANDA O PSB NO MARANHÃO e tem em Fábio Câmara uma aposta de votos em outubro

O PSB montou nestas eleições uma das mais consistentes nominatas para a disputa de vagas na Câmara Federal em 2026; o partido quer evitar a frustração de 2022, quando teve ao menos três candidatos com votação acima dos 60 mil e, mesmo assim, só elegeu Duarte Jr.

  • a expectativa agora é garantir ao menos duas vagas, com chapa puxada pelo deputado estadual Othelino Neto;
  • a lista inclui o deputado estadual Ricardo Rios, o vereador Marcelo Poeta, o ex-vereador Fábio Câmara.

“Entendo que fiz uma excelente escolha partidária. Temos expectativa de que Othelino supere a casa dos 100 mil votos; temos potencial para vários candidatos acima dos 25 mil votos, o que já supera a performance de 2025. Vamos eleger dois deputados”, acredita Fábio Câmara, que recebeu quase 22 mil votos em 2022, quando disputou pelo PDT.

Marcelo Poeta é outro que se mostra otimista em relação à chapa.

Ele entende que nomes como Câmara, ele próprio, Ricardo Rios, professor Marco Aurélio, Fábio Câmara e Guilherme Mulato podem reunir mais de 150 mil votos, o que deixa o partido na disputa por uma segunda vaga, garantida a eleição de Othelino Neto.

“Estamos otimistas e trabalhando duro para chegar”, disse o parlamentar de São Luís.

A expectativa é que o Quociente Eleitoral – total necessário para eleger um deputado – fique na casa dos 200 mil votos.

Para o PSB, com sobra de ao menos 50 mil, outra vaga estará garantida à legenda…

Dinistas insistem no diálogo com Braide, mesmo tendo Camarão como opção no PT…

Deputados federais, estaduais e dirigentes partidários ainda apostam em uma chapa com o ex-prefeito de São Luís, que mantém nítida opção pela direita bolsonarista

 

CAMARÃO RESPIRA COMO CANDIDATO AO GOVERNO, mas para os dinistas, hoje a melhor opção seria o apoio a Eduardo Braide, cada vez mais bolsonarista

Nem a confirmação da direção nacional do PT, de tentar viabilizar a candidatura do vice-governador Felipe Camarão ao governo, nem a indicação de uma vice bolsonarista pelo ex-prefeito Eduardo Braide (PSD) mudaram o ímpeto dos chamados remanescentes do governo Flávio Dino na disputa eleitoral maranhense.

  • dinistas, como o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e o estadual Othelino Neto (PSB) deixam claro que não fecham portas para o diálogo com Braide;
  •  outros, como o deputado federal Rubens Jr. (PT) e os estaduais Rodrigo Lago e Carlos Lula (ambos do PSB) já até fazem campanha por Braide em suas bases. 

“Não fechamos portas para o diálogo com Braide; temos o Felipe Camarão na disputa, mas a conversa com Braide existe”, admite Márcio Jerry, em conversas contínuas com este blog Marco Aurélio d’Eça nas últimas semanas.

Othelino Neto se mostra ainda mais encaminhado.

Ele garante o apoio a Camarão, mas não a Eliziane Gama ao Senado. Mostra simpatia, inclusive, por uma candidatura do vice a senador e não se mostra incomodado sequer com a indicação de uma vice bolsonarista por Braide.

“Não temos compromisso com outras candidaturas ao Senado. O apoio ao Senado não é automático; é preciso que a direção do PSB avalie os nomes, analise a situação do candidato para, só então definir se apoia ou não”, afirmou Othelino a este blog Marco Aurélio d’Eça, em conversa registrada na postagem “Apoio a Camarão não implica apoio automático do PSB a senadores…”, postado logo após confirmação da entrada de Eliziane Gama no PT.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já havia, inclusive, alertado para este desinteresse dinista em uma candidatura alternativa de Felipe Camarão e Eliziane, na postagem “Camarão e Eliziane têm desafio gigante com dinistas pró-Braide…”.

  • o resumo da ópera é: os aliados de Flávio Dino têm a chapa Camarão/Eliziane como uma espécie de “restou isso…”;
  • mas o sonho dourado dos dinistas é mesmo estar em uma chapa com Braide, que mostra clara opção bolsonarista.

E em meio a essa crise existencial dos aliados do ministro do Supremo Tribunal Federal, o PT já discute até mesmo manter o projeto inicial, de apoio oficial a Orleans Brnadão (MDB), com presença integral de petistas na chapa.

Mas esta é uma outra história…

“Apoio a Camarão não implica apoio automático do PSB a senadores”, garante Othelino Neto…

Dirigente estadual do partido, deputado diz que esta posição é unanime no diretório, que já definiu indicação de apoio ao vice-governador em qualquer chapa

 

OTHELINO APOIA CAMNARÃO COM SEU PSB, mas isso não implica, segundo o deputado, apoio automático a senadores da chapa

O deputado estadual Othelino Neto afirmou nesta segunda-feira, 6, a este blog Marco Aurélio d’Eça, que o seu partido, o PSB, não dará apoio automático a nenhum candidato a senador nas eleições de outubro; segundo o parlamentar, que é dirigente estadual da legenda, o único apoio incondicional é ao vice-governador Felipe Camarão (PT), seja para o Governo do Estado, seja para o Senado.

“O apoio ao Senado não é automático; é preciso que a direção do PSB avalie os nomes, analise a situação do candidato para, só então definir se apoia ou não”, ressaltou Othelino.

No entendimento do deputado estadual e líder socialista, a candidatura de Felipe Camarão ao Governo do Estado já recebeu apoio do PSB, mas isso não significa que o apoio se estenda também aos senadores da chapa.

Com relação ao próprio Camarão, Othelino diz que o PSB o apoiará na disputa pelo governo, mas também fecha com ele se ele estiver, eventualmente, na chapa do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD), como candidato a senador.

  • o líder socialista não vê problema na busca de Eduardo Braide por uma vice de direita, mesmo que essa indicada seja vinculada à ala bolsonarista, 
  • ele entende, inclusive, que, na estratégia braidista de manter-se distante da polarização Esquerda X Direita, o equilíbrio da chapa é necessário.

“O que não dá é para apoiar um candidato a senador de direita numa eventual chapa do Braide; mas não vejo problema em uma vice mais vinculada à centro-direita”, disse o deputado.

Segundo Othelino Neto, esta posição é a mesma da senadora Ana Paula Lobato, que preside o partido no Maranhão, e dos deputados que compõem a legenda na  Assembleia Legislativa.

Na presença de João Campos, Fábio Câmara filia-se ao PSB…

Pré-candidato a deputado federal teve a ficha abonada pelo presidente nacional da legenda, em cerimônia comandada pela senadora Ana Paula Lobato e com a presença dos deputados Othelino Neto, Ricardo Rios e Carlos Lula

 

FÁBIO CÂMARA ENTRE ANA PAULA LOBATO E JOÃO CAMPOS; campo progressista pronto para o embate nas urnas

O ex-vereador e suplente de deputado federal Fábio Câmara foi recebido com pompa e circunstância nesta quarta-feira, 25, no PSB. A cerimônia, comandada pela senadora Ana Paula Lobato, teve a presença do próprio presidente nacional do partido, João Campos, que abonou a ficha do novo filiado.

  • o ato contou ainda com a presença dos deputados estaduais Othelino Neto, Ricardo Rios e Carlos Lula;
  • Fábio Câmara deve disputar uma vaga na  Câmara Federal pela legenda, que prevê eleger dois deputados.

“O Fábio Câmara vem somar ao nosso projeto, que reúne o campo progressista, tanto no Maranhão quanto no Brasil, com apoio ao presidente Lula (PT)”, ressaltou Ana Paula Lobato.

FÁBIO CÂMARA MOSTROU PRESTÍGIO EM ATO DE FILIAÇÃO, com a presença de lideranças socialistas do Maranhão e de Brasília

No PSB, Câmara forma nominata com o próprio Othelino Neto para a disputa na Câmara Federal; o partido pode receber ainda a ex-superintendente da Pesca no Maranhão, Elisvane Gama.

“Me sinto honrado pela recepção do partido e estou pronto para seguir em frente, no campo em que sempre estive e atuo desde as eleições de 2012”, frisou o ex-vereador, que também disputou por duas vezes a Prefeitura de São Luís.

  • no Maranhão, o PSB trabalha com apoio ao vice-governador Felipe Camarão (PT) para o Govenro do Estado;
  • mas pode ir, junto com o PT e outros partidos, para o palanque do prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD).

Todas essas questões serão resolvidas após o dia 4 de abril.

Quando termina o prazo para definição de quem disputará as eleições…

Assembleia convoca secretário de Cultura para esclarecer não liberação de recursos no carnaval…

Yuri Arruda vai ter que explicar atrasos e não pagamentos de recursos prometidos a agremiações carnavalescas; requerimento de Othelino Neto foi aprovado por unanimidade

 

O REQUERIMENTOD E OTHELINO NETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE; secretário Yuri Arruda terá que dar explicações sobre recursos do carnaval

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 4, por unanimidade, Requerimento de autoria do deputado Othelino Neto (PSB), que convoca o secretário de Cultura Yuri Arruda  esclarecer denúncias de não pagamento e atraso nos recursos que deveriam ter sido destinado aos municípios durante o carnaval.

“Hoje, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, um requerimento de minha autoria convocando o secretário de Estado da Cultura, Yuri Almeida, para explicar o calote no Carnaval. O governo Carlos Brandão não pagou os recursos prometidos aos municípios para auxiliar na realização do Carnaval local, enquanto gastou fortunas contratando atrações de outros estados”, declarou o deputado.

  • tanto gestores municipais quanto parlamentares relatam falta de pagamentos de emendas destinadas a municípios;
  • diante da falta de explicações os parlamentares decidiram apoiar o Requerimento, apresentado em 24 de fevereiro.

Yuri Arruda deverá comparecer à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos aos deputados sobre os critérios adotados pela pasta, a execução dos pagamentos e o cronograma de repasses relacionados ao Carnaval.

Ainda não há data para a audiência com o secretário de Cultura…

Na presença de João Campos, Othelino filia-se ao PSB…

Ao lado da senadora Ana Paula Lobato, presidente do partido no Maranhão, deputado estadual foi recebido pelo presidente nacional do partido

 

FORÇA SOCIALISTA. Ana Paula e Othelino ladeiam o prefeito João Campos, presidente nacional do PSB

O deputado estadual Othelino Neto oficializou, nesta terça-feira, 25, sua filiação ao PSB, partido comandado nacionalmente pelo prefeito do Recife, João Campos, e no Maranhão pela senadora Ana Paula Lobato. O anúncio foi feito pelo próprio parlamentar em suas redes sociais, em postagem acompanhada de foto ao lado das lideranças socialistas.

“É com alegria que anuncio minha filiação ao PSB, partido com uma bela história, com o qual compartilho princípios, propósitos e afinidades, e que dialoga com as lutas e com o trabalho que já realizo no Maranhão”, disse Othelino Neto.

  • Othelino destacou que ingressa no PSB por considerar o partido alinhado aos seus princípios e propósitos;
  • ele também reforçou o diálogo socialista com as suas lutas e com o trabalho que já realiza no Maranhão.

O deputado agradeceu a João Campos e à presidente estadual, Ana Paula Lobato, pela acolhida e confiança, afirmando que inicia essa nova fase com entusiasmo.

“Seguimos juntos”, escreveu.

A filiação reforça o movimento de reacomodação partidária no estado e coloca Othelino em sintonia com uma sigla que vem ampliando espaço nacionalmente e no cenário maranhense.

Aliança circunstancial com Brandão mantém Rodrigo Maia em lista do TRE-MA…

Ações de última hora do Palácio dos Leões inviabilizaram a recondução do advogado Tarcísio Araújo, aliado do deputado Othelino Neto, mantendo o ex-procurador dinista na lista formada pelo TJ-MA e que será analisada pelo presidente Lula

 

BENDITO É O FRUTO… Entre duas mulheres, Rodrigo Maia teve a maioria dos votos, e tem chances de ficar no TRE-MA por mais dois anos

Análise da Notícia

Uma articulação bem orquestrada do Palácio dos Leões acabou por garantir a permanência do advogado e ex-procurador-geral do Estado Rodrigo Maia na lista tríplice para compor o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2026/2028.

  • o governador Carlos Brandão tinha poucas chances de emplacar um aliado, apesar de alguns nomes vinculados a membros do seu governo;
  • a lista tinha – além do próprio Rodrigo Maia, ligado ao ministro Flávio Dino – o advogado Tarcísio Araújo, ligado ao deputado Othelino Neto;

Entre Maia, que atuou no próprio governo Brandão, e Tarcísio, aliado de um adversário figadal, o governo optou pelo ex-procurador, que acabou recebendo a maior votação, com 19 sufrágios no Pleno do Tribunal de Justiça.

Segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, a pressão do Palácio dos Leões – e da própria cúpula do TJ-MA – começou a funcionar nas últimas 12 horas antes da sessão do pleno desta quarta-feira, 12.

Além de Maia, duas mulheres garantiram vaga na lista, tirando votos de Tarcísio Araújo.

  • a advogada Denise Soares Farias, esposa do desembargador James Magno Farias, do TRT, obteve 17 votos;
  • vinculada diretamente ao chefe da Casa Civil do governo, Sebastião Madeira, Ana Valéria Sodré teve 16 votos.
  • caberá ao presidente Lula escolher, enre os três, o novo membro do TRE, após análise técnica da lista pelo TSE.

No fim das contas, Tarcísio Araújo obteve apenas 11 votos; precisaria de ao menos 15 para entrar na lista; é dele o mandato que se encerra em 22 de janeiro de 2026.

O advogado pode, no entanto, concorrer à vaga do próprio Rodrigo Maia, cujo primeiro biênio encerra-se cerca de 10 dias depois do seu.

Mas esta é uma outra história…

Othelino Neto sai em defesa de Hilton Gonçalo após ataques de Aluísio Mendes

De extrema direita, deputado federal partiu pra cima do ex-prefeito por causa de uma confusão em Santa Rita; e levou invertida do deptuado estadual na Assembleia

 

CONTRA A COVARDIA. Othelino Neto se posicionou em defesa da prefeitura de Santa Rita contra os ataques de Aluisio Mendes

O deputado estadual Othelino Neto saiu em defesa do médico e pré-candidato ao Senado Hilton Gonçalo, nesta quarta-feira, 12 de novembro, após o deputado federal Aluísio Mendes fazer ataques públicos envolvendo uma questão de âmbito municipal em Santa Rita. O conflito teve início após a retirada de uma placa colocada irregularmente às margens da BR-135 por Luiza Calvet, ex-candidata derrotada nas eleições de 2024, e o secretário municipal de Infraestrutura, Ivo André.

Aluísio Mendes acusou, de forma injusta, Hilton Gonçalo de ter sido o responsável pela retirada da placa. Na tribuna da Assembleia Legislativa, Othelino criticou a postura do deputado federal e esclareceu que a ação foi apenas o cumprimento de uma lei municipal, executada pela Prefeitura de Santa Rita para garantir a segurança e evitar acidentes.

  • de extrema direita, Aluisio tem exposto cada vez mais postura política intolerante;
  • em diversos municípios, suas ações contra adversários é feita de forma agressiva. 

“Em vez de arrumar confusão, Aluísio Mendes deveria era ter votado contra a PEC da Blindagem”, declarou Othelino, em referência à proposta de emenda constitucional apelidada de “PEC da Bandidagem”, que, segundo ele, envergonhou o país e o Maranhão por prejudicar a luta contra a corrupção.

Othelino ainda afirmou que causa espanto ver um parlamentar usar o mandato para atacar prefeitos e politizar situações locais, quando deveria se preocupar com votações que afetam de verdade o povo do Maranhão.

O deputado reforçou que a gestão municipal de Santa Rita agiu corretamente, cumprindo a legislação.

Ele classificou as acusações de Aluísio Mendes como covardes e infundadas.

Justiça mantém decisão que obriga diretora do IEMA a fornecer informações ao deputado Othelino Neto

Juíza de 1º Grau já havia ordenado a liberação dos documentos, mas o governo recorreu ao TJ-MA e teve recurso negado pelo desembargador Jamil Gedeon Neto

 

ABRINDO A CAIXA PRETA. Othelino tem vencido Cricielle em todas as instâncias da Justiça

O Tribunal de Justiça manteve a decisão que obriga a diretora-geral do Instituto Estadual de Educação (IEMA), Cricielle Aguiar Muniz, a fornecer informações públicas solicitadas pelo deputado estadual Othelino Neto (SDD), referentes a bolsistas, cargos e remunerações vinculados ao órgão.

Entenda o caso:

  • Othelino havia impetrado mandado de segurança após o IEMA deixar de responder ao Ofício nº 27/2025 – GDON, protocolado em 14 de julho de 2025;
  • a 1ª Vara da Fazenda Pública reconheceu a omissão e determinou o cumprimento do dever legal de transparência, dando dez dias para envio das informações;
  • o Governo Carlos Brandão (sem partido) recorreu e teve o recurso indeferido pelo desembargador Jamil Gedeon Neto, mantendo a liminar da 1ª instância;
  • nova decisão mantém válida a determinação de entrega das informações no prazo de dez dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.

“O pedido formulado pelo impetrante encontra respaldo no art. 5º, XXXIII, da Constituição Federal, segundo o qual todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas apenas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”, destacou o relator. (Leia aqui a íntegra da decisão)

Com a manutenção da liminar pelo Tribunal, o caso reforça o entendimento de que a administração pública deve atender aos pedidos formais de informação feitos por parlamentares, sob pena de violar o direito constitucional de fiscalização e acesso à informação.

Cricielle Muniz, o Iema e o governo não se manifestaram sobre a decisão do desembargador…