0

Ex-vereadora mostra baixa produção de atuais membros da Câmara e sofre reação…

Em vídeo postado nas redes sociais, Silvana Noely reforça o compromisso de mostrar – mesmo com ameaças – quais parlamentares estão de fato atuando pelos bairros onde foram votados

 

SILVANA NOELY BOMBARDEIA PRODUÇÃO LEGISALTIVA DE CONCITA, GAGUINHO, THIAGO E DOUGLAS, que reagem por intermédio de assessores

A ex-vereadora Silvana Noely (PSB) passou a sofrer ataques – segundo ela, de assessores de atuais membros da Câmara Municipal – por fazer um trabalho de fiscalização da produção legislativa de parlamentares em favor de suas bases. em vídeo postado em suas redes sociais, ela cita diretamente os vereadores Concita Pinto, Thiago Freitas, Edson Gaguinho e Douglas Pinto.

  • Silvana Noely posta a votação dos vereadores em cada bairro e mostra a produção destes vereadores em favor do bairro;
  • por causa das postagens, ela passou a sofrer ataques que ela acredita partirem de assessores da vereadora Concita Pinto.

“Se vocês acham que vão me intimidar com os comentários, veja bem: eu sentava na frente de Domingos Paz, o gabinete dele era na frente do meu. Domingos disse que iria me ‘desviver’ e mesmo assim eu não me senti intimidada. E são esses comentário de vocês que vão me intimidar? não!!! De 2025 pra cá, não tem requerimento da Concita Pinto para o bairro Liberdade”, afirmou a ex-vereadora, após mostrar a votação de Concita no bairro. (Veja o vídeo abaixo).

Silvana Noely também dedica críticas diretas aos vereadores Edson Gaguinho e Thiago Freitas, que ela chama de machistas; e deixa claro naõ  ter nenhuma simpatia pelos dois.

  • no vídeo, a ex-parlamentar ensina também os eleitores a ver o que cada vereador está fazendo pelo seu bairro;
  • ela mostra exemplos de Concita Pinto e Douglas Pinto, para provar que ela tem razão nas críticas políticas.

“E eu não tenho nada pessoal contra os dois Pintos, a Concita e o Douglas. Mas não existe nenhum requerimento para o bairro da Liberdade, onde ela foi votada. Em um ano e sete meses de mandato de Douglas Pinto, um total de 16 requerimentos; veja bem: em um ano e sete meses de mandato”, afirmou a ex-vereadora.

No vídeo, Silvana Noely também relata ataques de assessores dos parlamentares e mostra provas na tela.  Ela critica a postura de uma assessora específica, ensina que não se desmente uma mulher negra e reafirma que continuará seu trabalho.

Os vereadores apontados por ela ainda nãos e posicionaram…

Lideranças do Coroado querem videomonitoramento de lixão na descida da feira do João Paulo…

Moradores do bairro entendem que o descarte irregular chegou a um nível insuportável, que precisa punição, com base na Lei de Crimes Ambientais

 

URUBUS ESPREITAM DIARIAMENTE O LIXÃO CRÔNICO na subida da feira do João Paulo, que desce todo para o Coroado nas chuvas

O vídeo-denúncia deste blog Marco Aurélio d’Eça, mostrando o descarte irregular de lixo na subida da feira do João Paulo gerou fortes debates nas redes sociais e grupos comunitários de WhatsApp.

Independente da opinião de moradores – contra ou a favor do vídeo – as lideranças do Coroado, bairro que mais sofre com o problema, chegaram à conclusão de que é preciso tomar medidas urgentes contra o lixão crônico a céu aberto.

  • O debate gira agora em torno de formas de evitar definitivamente a proliferação do lixão;
  • Uma das propostas é o videomonitoramento da área, com base na Lei de Crimes Ambientais.
VÍDEO QUE GEROU A POLÊMICA E O DEBATE sobre o lixão crônico da feira do João Paulo

“Vamos organizar isso. E vai da certo, nem que seja interditando o local”, afirmou o líder comunitário Emanuel Ferreira, ex-dirigente da União de Moradores do Coroado.

A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n° 9.605/98) inclui o descarte irregular na lista de crimes contra o meio ambiente, o que pode gerar multa e até prisão.

Para a comunidade do Coroado, principal vítima do lixão a céu aberto – que escorre todo para as ruas do bairro durante as chuvas – só com a punição dura aos sujões a população poderá respirar aliviada.

Literalmente…

Dia das Mães especial com a presença Fábio Macedo em comunidades de São Luís

Deputado participou do tradicional café da manhã do vereador Beto Castro no Jaracaty, Residencial Primavera, Aurora, Barreto, Bairro de Fátima, Areinha, Bom Jesus e Salina do Sacavém

 

Este domingo das mães nas comunidades de Jaracaty, Residencial Primavera, Aurora, Barreto, Bairro de Fátima, Areinha, Bom Jesus e Salinas do Sacavém, em São Luís, foi marcado pelo tradicional café da manhã do vereador Beto Castro, com a presença do deputado Fábio Macedo (PODE).

O parlamentar diz se sentir abraçado pelas comunidades que visitou, nesta data especial.

“Neste Dia das Mães, percorri diversos bairros, na companhia do amigo, vereador Beto Castro, com quem pude viver e compartilhar momentos marcados por carinho, escuta e proximidade com as pessoas. Não cumpri apenas uma agenda, pude ouvir as pessoas, reencontrar amigos e conhecer melhor a realidade de cada comunidade. Política se faz assim: com presença, diálogo e compromisso”, ressalta o deputado.

Fábio Macedo cumpre seu primeiro mandato como deputado federal, pelo Maranhão…

Da Assessoria

Orleans foca campanha em São Luís e arregimenta multidões…

Enquanto o ex-prefeito Eduardo Braide tenta se viabilizar na região tocantina, candidato do MDB ocupa a capital, em meio aos primeiros desgastes da gestão Esmenia Miranda

 

ORLEANS RECEBE O CARINHO DE ELEITORA DO BAIRRO DE FÁTIMA, na abertura da nova fase da campanha

O candidato do MDB ao Governo do Estado Orleans Brandão, iniciou o novo período eleitoral – marcado pelo fim do prazo de desincompatibilização e da janela partidária – com forte presença em São Luís.

A nova fase da campanha foi aberta na segunda-feira, 6, no Bairro de Fátima, exatamente como fe o governador Carlos Brnadão (Sem parido) em 2022.

  • Orleans foca em São Luís na mesma semana em que seu principal adversário, Eduardo Braide (PSD), tenta se viabilizar na região tocantina;
  • em meio aos primeiros desgastes da gestão Esmenia Miranda (PSD) na capital, o foco do candidato do MDB são as obras do governo Brandão.

“É preciso mostrar e reforçar o grande número de obras do governo Brandão em São Luís; são obras estruturantes de todos os tipos e serviços fundamentais nas áreas de saúde, educação e assistência social”, destacou Orleans, na terça-feira, 6, em entrevista ao podcast NuBlogPod, apresentado pelo jornalista Marcelo Vieira, do qual participou também o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça.

CANDIDATO EMEDEBISTA AO LADOD E BETO CASTRO, em frente à multidão que foi recebe-lo no Bairro de Fátima

Nas comunidades, Orleans Brandão conta com o reforço de vereadores de São Luís, em sua maioria na sua base de apoio.

  • no Bairro de Fátima, a mobilização foi coordenada pelo vereador Beto Castro;
  • o parlamentar lembrou de 2022, quando abriu também a campanha de Brandão.

Polarizando a disputa com Braide, Orleans mira o principal reduto do ex-prefeito.

O objetivo claro é diminuir a diferença na Grande São Luís enquanto consolida a força eleitoral no interior.

Com o apoio dos mais de 180 prefeitos…

Protagonismo e Inovação: Projeto Vem Pro Quilombo marcará presença em seis cidades do Maranhão

Com o patrocínio Master da Shell, o Projeto Vem Pro Quilombo vai marcar presença em seis cidades do Maranhão, ofertando cursos de qualificação tanto online quanto presenciais. O objetivo é capacitar mais de 2 mil jovens de 15 a 29 anos, com mais de 30 cursos e oficinas presenciais e virtuais.

Com uma proposta inovadora, o projeto visa capacitar jovens em artes cênicas e elaboração de projetos. Estimulamos que as tradições ancestrais dialoguem com novas formas de expressão e gestão, garantindo que a cultura quilombola ocupe palcos, editais e mercados que antes lhe eram negados.

A iniciativa se destaca não apenas pela quantidade de cursos oferecidos, mas também pela diversidade de temas abordados. A ideia é que os participantes possam desenvolver habilidades práticas e teóricas que os preparem para o mercado de trabalho, promovendo a autonomia e a valorização da cultura local.

Além dos cursos, o projeto também contará com palestras e workshops com profissionais renomados da área, que compartilharão suas experiências e conhecimentos, contribuindo para a formação integral dos jovens participantes.

O Projeto Vem Pro Quilombo é uma resposta à necessidade de inclusão e valorização da cultura quilombola no Maranhão, promovendo não apenas a formação de novos artistas, mas também a construção de uma rede de apoio que fortalecerá a comunidade como um todo. A expectativa é que, ao final do projeto, os jovens possam não apenas se destacar em suas áreas, mas também inspirar outros a seguir o mesmo caminho, fomentando um ciclo de aprendizado e inovação cultural.

A abertura do Projeto acontecerá no dia 9 de abril, e os processos de inscrições serão realizados via Google Forms. Mais informações no Instagram, no grupo Teoria das Artes.

Criado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Shell Brasil, o Programa Rouanet da Juventude é uma iniciativa voltada ao fortalecimento e incentivo da produção cultural entre jovens. A proposta também busca ampliar o acesso aos incentivos da Lei Rouanet em todo o país, especialmente para jovens que pertencem a regiões e grupos historicamente marginalizados, como as comunidades quilombolas. O projeto Vem Pro Quilombo recebe o patrocínio é Master da Shell, uma das maiores empresas do mundo na área de Exploração e Produção. Que sempre valoriza a cultura do Maranhão e, diga-se de passagem, de qualidade. A Shell está presente no Brasil desde 1913. Com o objetivo de responder às necessidades energéticas da sociedade hoje e no futuro, atuando de forma responsável nos âmbitos econômico, ambiental e social.

Natércio Santos mapeia demandas do Parque Jair e da Vila Alcione…

Vice-prefeito de São José de Ribamar, em iniciativa própria, atende à solicitação de moradores e faz planejamento para ações futuras em seu município

 

OLHAR DE ENGENHEIRO. Natércio percorre a Vila Alcione mapeando as questões envolvendo a comunidade

 

O vice-prefeito de São José de Ribamar Natércio Santos (União Brasil) esteve semana em duas comunidades do município, onde conversou com moradores e lideranças sobre as demandas de cada região.

  • no Parque Jair, ele já iniciou serviços de terraplanagem e calçamento de ruas;
  • na Vila Alcione, onde mora, mapeou cada problema para novas ações em breve.

“Não é discurso, é serviço. Eu queria fazer muito mais de uma vez só, mas sigo fazendo o possível, com seriedade, etapa por etapa, até virar o resultado que vocês merecem”, disse o vice-prefeito, em suas redes sociais.

INICIATIVA PRÓPRIA. O vice-prefeito de São José de Ribamar implementa esforços pessoais com ações já em execução no Parque Jair

Natércio Santos percorreu cada rua de sua comunidade, a Vila Alcione, com o olhar nãod e morador, mas de engenheiro, para buscar as soluções.

“Em breve, se Deus quiser, vem coisa boa por aí. Tô ansioso pra contar, mas segurem mais um pouquinho”, ressaltou ele, que deve disputar uma vaga na  Assembleia Legislativa.

As ações pessoais de Natércio Santos têm tido forte repercussão nas comunidades ribamarenses…

Fábio Câmara mobiliza Areinha com ações sociais…

Ex-vereador entregou novo tatame para prática de Muay Thai de jovens da comunidade assistidos pelo Instituto Ações de Esperança

 

PARCERIA SOCIAL. O ex-vereador Fábio Câmara entre os dirigentes do Instituto Ações da Esperança

O ex-vereador Fábio Câmara (PDT) esteve esta semana na comunidade da Areinha, em mais uma ação social protagonizada por ele nas comunidades de São Luís; em parceria com o Instituto Ações da Esperança, ele entregou o novo tatame para a prática de Muay Thai. 

  • com a prática desportiva, o instituto atende jovens da comunidade e adjacências;
  • o Instituto Ações da Esperança mantém adolescentes livres dos riscos das ruas. 

“Ontem foi um dia de celebração na Comunidade Areinha! Entregamos um novo tatame para os jovens guerreiros do Muay Thai do Instituto Ações da Esperança! Agradecemos a todos que tornam isso possível, especialmente Alana, seu marido, Mariano e todos os colaboradores!”, destacou o vereador em suas redes sociais.

Pré-candidato a deputado federal, Fábio Câmara tem mantido forte base eleitoral nas comunidades da periferia e da Zona Rural de São Luís, sua principal base eleitoral.

  • em 2022, o ex-vereador foi o 10º candidato a deptuado mais votado em São Luís;
  • naquela eleição ele alcançou 21 mil votos, garantindo a segunda suplência do PDT.

O ex-parlamentar analisa propostas de vários partidos.

E deve decidir seu destino até abril de 2026…

Natercio Santos reúne quase mil crianças e transforma a Vila Alcione em um parque de sonhos

Projeto “Brincar de Sonhar”, idealizado pelo vice-prefeito de São José de Ribamar, mobilizou toda a comunidade no sábado, 25

 

A Vila Alcione viveu, no último sábado, 25, um momento inesquecível : o Brincar e Sonhar reuniu quase mil crianças em um encontro gratuito, seguro e bem organizado, com direito a brinquedos, dinâmicas, palhaços, show infantil, pinturas de rosto, pipoca, algodão-doce, churros e até espaço especial para bebês e crianças de até 2 anos.

Teve também o ponto alto que arrancou gritos e risadas de crianças e até de adultos: o Corpo de Bombeiros apareceu com o caminhão e refrescou a turma, a cena virou o “ponto alto” do dia.

  • idealizado pelo vice-prefeito de São José de Ribamar, Natércio Santos,  o projeto nasceu para levar lazer, acolhimento e presença ativa à infância no bairro;
  • a organização do evento chamou atenção pela organização: filas fluindo, monitores atentos, som e trios pontuais, além de circuito de atividades variadas;
  • bolinhas de sabão e pipas tomaram o céu, enquanto carrinhos, bolas, bolsas e bonecas garantiram o que cada criança voltasse para casa com lembrança.

“Brincar é desenvolvimento,  é pertencimento. Quando a gente abre espaço para a infância, abre também caminho para a comunidade acreditar no que pode ser. Agradeço a minha esposa Gabriela, a comunidade, a todos os voluntários e a minha equipe pela organização impecável”, disse o idealizador.

A mobilização encantou a comunidade, que multiplicou os depoimentos , felizes.

“Nunca teve nada parecido na Vila Alcione. Trouxe meus dois filhos e eles amaram; e eu fiquei impressionada com a organização. A gente precisava disso aqui”, resumiu a moradora Gilderlane, que acompanhou os filhos na programação

Ao final, o que se viu foi um evento grandioso, gratuito e exemplar. O Brincar e Sonhar entregou exatamente o que prometia no nome: tempo de qualidade para as crianças e um sonho coletivo materializado, em plena Vila Alcione.

Fábio Câmara mantém trabalho social nas comunidades de São Luís…

Entre um ciclo eleitoral e outro, ex-vereador de São Luís, suplente de deptuado federal – com mais de 21 mil votos em 2022 – mantém a rotina sempre presente nos bairros

 

ENTRE AMIGOS. Fábio Câmara na Zona Rural de São Luís, onde tem atuação constante o tempo inteiro

O suplente de deptuado federal Fábio Câmara (ainda no PDT) mantém uma rotina efetiva de presença social nas comunidades mais carentes de São Luís, sobretudo na zona rural.

Independente de política – entre um ciclo eleitoral e outro – o ex-vereador, que alcançou mais de 21 mil votos nas eleições de 2022, tem trabalho social reconhecido na zona rural.

“Um pequeno gesto pode mudar vidas! A oportunidade certa pode transformar sonhos em realidade. Mostre que você se importa e dê oportunidades para que as pessoas possam brilhar!”, ensina Câmara, ao prestar mais uma solidariedade. (Veja o vídeo abaixo) 

  • Fábio Câmara atua, sobretudo, nas comunidades mais carentes;
  • sua rotina inclui a zona rural e os bairros mais afastados do Centro.

Em meio à sua agenda social, ele encontra tempo para preparar sua pré-campanha à Câmara Federal; o ex-vereador quer disputar novamente uma vaga de deputado federal.

E vem discutindo o melhor caminho partidário a seguir…

Abandonado e sob risco de grilagem! A realidade do único espaço de futebol do Coroado…

Estádio Adolfo Queiroga, o popular “campo do Jabota” é uma área pública que está há anos sem uso adequado e tida como posse de uma família, que tenta negociá-la, mesmos em documentação

 

HISTÓRIA DESTRUÍDA. O campo do jabota atualmente, todo destruído e sob risco de loteamento irregular

Bem na subida do Coroado para o Parque Timbiras há um espaço às margens do rio das Bicas que por muitos anos fez a alegria dos amantes de futebol, principalmente dos coroadenses, mas também de moradores das comunidades vizinhas.

O Estádio Adolfo Queiroga, o popular “campo do jabota”, serviu, no fim dos anos 80, até mesmo de centro de treinamento para as categorias de base do Sampaio Correa, ajudando a revelar craques como Fuzuê e Wanberto.

  • no início dos anos 90, os campeonatos de futebol do Coroado atraiam toda a comunidade;
  • a partir desta época, a família Queiroga passou a controlar o espaço, se apossando dele.

E a partir daí os problemas começaram.

A comunidade denuncia que, desde o início dos anos 2000, o Campo do Jabota começou a ser cercado por lotes vendidos por Adolfo Queiroga, que dá nome ao campo por decisão dos filhos. Desde a morte do patriarca, os filhos vêm tentando negociar a área, o que só não conseguem por falta de documentação legal. (Veja os vídeos que ilustram este post)

  • abandonado e tomado por lixo, o “estádio” já não atende aos desportistas do bairro;
  • aos poucos, lotes vão sendo demarcados ao seu redor, sem fiscalização do poder público.

Há anos comunitários e desportistas tentam garantir o controle do espaço desportivo; a omissão das associações comunitárias também dificulta a posse, que continua sob controle dos Queiroga.

Até o Grupo Mateus já chegou a vistoriar a área para eventual compra – ou ocupação – o que só não ocorreu por falta de documentação.

Diante do imbróglio, o campo vai pouco a pouco sendo destruído…