0

Vereador denuncia esquema de Julinho com cargos na Prefeitura de Ribamar…

Em representação ao Ministério Público, João Carlos da Silva Sá apontou uma série de irregularidades que podem levar à cassação do prefeito, por Improbidade Administrativa

 

JULINHO MATOS COMEÇA A ENFRENTAR QUESTÕES JUDICIAIS por suas ações em São José de Ribamar

O vereador João Carlos da Silva Sá denunciou ao Ministério Público um esquema de uso de cargos públicos na Prefeitura de São José de Ribamar com interesses políticos e financeiros; segundo o parlamentar, o prefeito Julinho Matos (PL) reutilizou em 2025 a mesma prática já usada no0s exercícios de 2021 e 2022.

  • 2021 foram criados 57 cargos na administração pública sem previsão legal;
  • em 2022 esse número de cargos em fundamentação legal subiu para 183;
  • em 25, ele alterou a nomenclatura dos cargos por intermédio de decreto.

“O gestor municipal tinha plena ciência de que a matéria de criação” extinção e transformação de cargos está reservada à lei, conforme evidencia a existência de lei municipal anterior que disciplinava o quadro de pessoal. Ao suprimir essa etapa legislativa por Decreto, demonstrou consciência da ilicitude e vontade de obter resultado proibido pelo ordenamento”, argumenta o vereador. (Leia a íntegra aqui)

Em sua petição ao Ministério Público, João Carlos Sá pede que o Ministério abra a investigação do caso e responsabilize o agente público, por Improbidade Administrativa.

O processo pode resultar até na cassação de Julinho Matos…

Maranhão vive a bizarra expectativa de ação de Flávio Dino contra Brandão…

Clima nos bastidores do poder maranhense é o de que o ministro do STF irá usar o colega Alexandre de Moraes – ou mesmo as próprias mãos – para tirar o mandato do governador

 

RISCO IMINENTE. Maranhão vive as ameaças contra Brandão, vindas da parte de Flávio Dino

Análise da Notícia

A sensação de que, a qualquer momento, o governador Carlos Brandão (Sem partido) será surpreendido por uma ação judicial que lhe afastará do mandato vem dominando a classe política maranhense desde o início da semana; e ninguém duvida de que essa ação terá por trás o ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino.

De fato, há duas frentes de ações envolvendo Dino contra Brandão:

  • uma delas o próprio ministro assumiu para si, tirando do Superior Tribunal de Justiça o caso envolvendo o assassinato do Tech Office;
  • a outra é protagonizada por aliados de Flávio Dino e está em mãos do seu colega Alexandre de Moraes, que já pediu manifestação da PGR.

‘Tens informações sobre queda de Brandão?”, perguntaram a este blog Marco Aurélio d’Eça ao menos cinco políticos – com e sem mandato – nesta sexta-feira, 27; a resposta foi didática:

“Não!!! O processo que dá essa possibilidade é o de Alexandre de Moraes. Este ainda está em mãos da PGR para parecer…”.

Mas não é de hoje que este blog Marco Aurélio d’Eça avisa sobre as ações dinistas contra o governador.

Ao longo dos últimos três anos, foram diversas as postagens alertando sobre os risco de um afastamento, risco que só vem aumentando à medida que se aproxima o período eleitoral. (Relembre aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui)

A história de que Flávio Dino assumiu para si o controle da ação envolvendo o assassinato do Tech Office e suas relações com nomeações de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, por exemplo, foi antecipada em pelo menos quatro meses neste blog, como prova a postagem “O que Flávio Dino tem a ver com isso?!?”.

O problema é que tanto a classe política quanto a mídia alinhada ao Palácio dos Leões mostrava insegurança ao relacionar Dino aos processos contra Brandão; mas não há problema algum em dizer que é Flávio Dino o protagonista contra Brandão se ele próprio assume esse papel, juridicamente.

O fato é que tanto Dino quanto Brandão agora correm contra o tempo para decidir o futuro dos interesses de um ou de outro.

  • Dino com as ações contra Brandão no STF, sob sua responsabilidade ou na de Xandão;
  • Brandão com a ação na Assembleia Legislativa que pode afastar o vice, Felipe Camarão.

Para surtir efeitos práticos, tanto um quanto outro precisa tomar decisão antes do “Sábado de Aleluia”, em 4 de abril, sob pena de implicar outros personagens nessa refrega, entre eles o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

Mas esta é uma outra história…

Informações e contrainformações agitam bastidores maranhenses em Brasília…

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 12, políticos e curiosos falam de uma suposta movimentação em processos contra o governador Brandão nas cortes supremas

 

BRANDÃO RECEBE PRESSÃO DIÁRIA DE DINISTAS QUE O QUEREM FORA DO MANDATO EM ABRIL, mas resiste e deve ficar até o final; a menos que…

Os bastidores políticos do Maranhão estão pipocando desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 12, com uma suposta movimentação da Procuradoria-Geral da República em um dos processos que os remanescentes do governo Flávio Dino movem contra o governador Carlos Brandão (Sem partido), de olho em seu mandato.

  • segundo as primeiras informações, a PGR teria pedido o afastamento de Brandão;
  • a notícia não se confirma oficialmente, mas já resultou em diversas outras versões.

“Agora só falta Flávio Dino pedir para Alexandre de Moraes afastar Carlos Brandão para o PT assumir o governo, sem voto. No ritmo que as coisas estão indo, já não duvido de mais nada”, postou o ex-senador Roberto Rocha (PSDB) em suas redes sociais, nesta quarta-feira, 11. 

Este blog Marco Aurélio d’Eça conversou com dinistas e brandonistas, membros do governo, advogados e frequentadores da corte, mas ninguém confirma a história; apenas versões, várias delas, são apresentadas, mas todas sem justificativa para um afastamento do governador.

  • há dois processos principais envolvendo a família Brandão no Supremo Tribunal Federal, ambos criados pelos partidos do chamado dinismo;
  • um deles está sob a responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes, e trata de nomeações de parentes de governador no ãmbito do Maranhão;
  • o outro tem como relator o próprio ministro Flávio Dino e apura irregularidades na nomeação de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. 

Mas Dino assumiu a responsabilidade por outros casos, inclusive envolvendo um assassinato, que tramitava no Superior Tribunal de Justiça.

Todos eles correm em segredo de Justiça, o que dificulta a apuração das informações. E amanhã já é sexta-feira, 13.

A segunda sexta-feira, 13 seguida de 2026…

As três histórias de cassação de Brandão que correm à boca-miúda no Maranhão…

Aliados e adversários do governador  – e até gente que nada tem a ver com a briga entre brandonistas e dinistas – sabem de coisas que fazem tremer o mais frio dos políticos

 

BRANDÃO VEM SENDO CERCADO POR TODOS OS LADOS, na política e na Justiça, em pressões pela renúncia do mandato

Ensaio

Há uma aposta que corre solta nos bastidores da política maranhense há pelo menos dois anos:

“Quando o governador Carlos Brandão (Sem partido) será afastado do mandato?!?”, é a pergunta que ressoa como assombro entre aliados e como expectativa para os adversários; e dentro desta lógica, este já é o principal assunto das rodas políticas, conversas de whatsapp e bate-papos telefônicos, na imprensa, na política e na opinião pública.

Há três versões para a mesma hipótese, já ouvidas por este blog Marco Aurélio d’Eça:

  • primeira: Brandão seria afastado pelo Superior Tribunal de Justiça após uma ação da Polícia Federal relacionada a nepotismo e compra de vagas no TCE-MA;
  • segunda: o governador não seria afastado, mas apenas o sobrinho Daniel Brandão, presidente do TCE-MA, numa forma de pressão pela sua renúncia em abril;
  • terceira: o afastamento se daria após o 4 de abril, tirando Brandão definitivamente da sucessão e dando ao vice, Felipe Camarão (PT), tempo para reagir a Braide.

“Mas baseado em quê o STJ ou mesmo o Supremo Tribunal Federal aprovariam o afastamento do governador?!?”, é a pergunta retórica deste blog Marco Aurélio d’Eça a quem levanta essas hipóteses.

A pergunta é retórica por que já respondida pela própria dinâmica vivida pela política maranhense nos últimos três anos.

Brandão aparece em uma série de ações, processos, inquéritos e outras peças judiciais em tramitação nas várias instâncias da Justiça, praticamente todas já listadas neste blog Marco Aurélio d’Eça. (Relembre aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, mais aqui e também aqui)

 Para viabilizar a efetividade das medidas judiciais, dizem os apostadores do caos, Brandão vem sendo enfraquecido também na seara política, com perda de partidos e apoios, e esvaziamento político sistemático.

De lado a lado, todos fingem que está tudo correndo às mil maravilhas e ninguém admite riscos de um desequilíbrio democrático a essas alturas. Assim pensam dinistas e, principalmente brandonistas.

Mas em meio ao ceticismo, as histórias vãos e espalhando.

Como fogo de munturo…

TRE começa a julgar maior escândalo de corrupção eleitoral do Maranhão…

Prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes Fernandes, e seu vice, Ronildo Costa Carvalho, devem ter a cassação confirmada pelo maior volume de compra de votos já visto no interior maranhense

 

JÁ CASSADOS EM PRIMEIRA INSTÂNCIA, Ary Menezes e Ronildo Costa agora enfrentam o pleno do TRE-MA

Um dos maiores escândalos eleitorais já vistos na história do Maranhão vai entrar na pauta de julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral a partir do próximo dia 3 de março. O prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes Fernandes, e seu vice, Ronildo Costa de Carvalho, devem ter a cassação confirmada na Corte Eleitoral.

  • o prefeito e o vice protagonizaram o maior volume de compra de votos da história política do Maranhão, com repercussão nacional;
  • eles compraram votos via pix, trocaram por material de construção e produziram, eles próprios, o maior volume de provas já visto.

Ary Menezes e Ronildo Costa já tiveram os diplomas cassados pela juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, da 80ª Zona Eleitoral de Santa Luiza do Paruá; ambos recorreram e o caso chega agora á segunda instância da Justiça Eleitoral.

  • além da cassação dos diplomas de eleitos no pleito de 2024, o prefeito e o vice foram multados em R$ 25 mil, cada um;
  • a decisão de 1º Grau prevê a realização de nova eleição em Nova Olinda do Maranhão, o que deve ser confirmado no TRE-MA.

O escândalo eleitoral em Nova Olinda do Maranhão ganhou a imprensa nacional e foi destaque por várias semanas no programa Fantástico, da Rede Globo.

A previsão do TRE-MA é que o julgamento ocorra entre os dias 3 e 10 de março, no plenário virtual…

Editorial!!! A lição que Braide tomou…

Ameaça de cassação do mandato serviu para que o prefeito de São Luís entendesse que – mesmo com alta popularidade – são as relações políticas que garantem poder

 

ISOLAMENTO POLÍTICO. Ameaça na Câmara pode ter mostrado a Braide que ele não pode navegar como se não existisse a política

Editorial

O arquivamento do processo de cassação do prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) encerrou não apenas uma crise política envolvendo seu mandato, mas também uma premissa de alto valor político.

  • pela primeira vez, Braide entendeu que não pode navegar como se vivesse acima de tudo e de todos;
  • suas reações à ameaça de perda de mandato mostram claramente que, no mínimo, ele temeu o futuro.

“Pela primeira vez ele sentiu a pancada. Chegou a liberar emendas de vereadores na base do PIX, numa tentativa de apaziguar tensões”, comentou o deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), em debate sobre o assunto na Assembleia Legislativa.

Este blog Marco Aurélio d’Eça vem analisando a postura do prefeito de São Luís desde o início do seu mandato, em 2021; as análises mostram um homem solitário, isolado, que despreza a política, desdenha de políticos, ignora a imprensa, mas com altos índices de aprovação popular.

Mesmo assim, o prefeito conseguiu se reeleger com o histórico índice de 70% de votos, o que foi mostrado por este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Braide vence, de uma só vez, classe política e imprensa…”. Com os mesmos métodos, agora em âmbito estadual, ele alcançou índices estratosféricos na disputa pelo governo.

Até que veio a ameaça de cassação na Câmara Municipal.

O fato atingiu o prefeito, que abriu os cofres e fez de tudo para evitar o processo, arquivado pelo presidente Paulo Victor (PSB); mas ficou uma pergunta no debate:

Braide aprendeu a lição?!?

Em meio à ameaça de cassação, Braide começa a liberar emendas de vereadores…

Prefeito decidiu contemplar até mesmo seus adversários com recursos a partir de R$ 300 mil encaminhados a instituições indicadas por eles

 

UM HOMEM ACUADO… Braide decidiu abrir os cofres da prefeitura para agradar vereadores que ameaçam seu mandato

Instituições ligadas a vereadores de São Luís devem amanhecer com os cofres cheios de dinheiro público na segunda-feira, 8, véspera da data prevista para que a Câmara Municipal comece a analisar o pedido de cassação do prefeito Eduardo Braide (PSD).

O blog Marrapá revelou que um dos primeiros beneficiados é o presidente da Casa, Paulo Victor (PSB), que já garantiu R$ 300 mil em emendas para o  Clube de Mães Orgulho do Saber, da Cidade Olímpica, recurso já empenhado para pagamento na segunda-feira, 8. (Leia aqui)

  • segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, Braide pretende beneficiar também outros parlamentares;
  • um deles seria Aldir Júnior (PL), único dos não-ligados ao prefeito que fez críticas ao pedido de cassação. 

Braide está sendo alvo de pedido de impeachment por se recusar a cumprir leis municipais que vinculam o teto salarial de algumas categorias de servidores ao seu próprio salário.

Na terça-feira, 9, os vereadores devem se reunir para iniciar as discussões sobre o processo de cassação.

Isso se entrar em pauta, diante da movimentação do prefeito…

Editorial: a verdade que Braide esconde sobre seu processo de cassação…

Prefeito de São Luís tenta se fazer de vítima para a opinião pública, mas o fato é que ele comete crime de responsabilidade ao descumprir a lei, sistematicamente a lei

 

BRAIDE USA A POPULAÇÃO PARA SE PROTEGER, mas está em sistemática violação de leis municipais

Editorial

O prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) tem usado as redes sociais para politizar o processo de cassação contra ele, protocolado por um servidor da própria prefeitura, acusando-o de cometer crime de responsabilidade ao descumprir sistematicamente leis municipais em vigor.

“Sabem por que querem me cassar?!? Só por que eu não quero aumentar meu salário”, disse o prefeito em um evento na zona rural, manipulando o eleitor menos informado. O prefeito até tem conseguido vencer a guerra de narrativas, como mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça no post “Ameaça de cassação reforça união entre dinistas e Braide…”.

Mas o prefeito falta com a verdade no debate.

  • A denúncia contra o prefeito se baseia no fato de ele se recusar a cumprir a lei que determina a equiparação de salários de servidores aos vencimentos do chefe do Executivo Municipal;
  • o crime cometido por Braide é de responsabilidade, previsto no Artigo 11 da Lei 8.429/1992, que pune seus infratores exatamente com a perda do mandato eletivo.

“Com efeito, ao desobedecer intencionalmente à Lei Municipal nº 7.729/2025, à revelia de qualquer decisão judicial suspensiva, e persistir na prática de cortes remuneratórios ilegais, o Prefeito incorre, em tese, em ato de improbidade administrativa, nos termos do art. 11 da Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), por violação dos princípios da legalidade, moralidade e lealdade às instituições”, explica a Representação contra o prefeito, encaminhada à Câmara. (Leia a íntegra aqui)

O prefeito tenta desde 2024 manter o descumprimento da lei, mas vem perdendo em todas as instâncias da Justiça, inclusive no Supremo Tribunal Federal.

  • perdeu na Vara de Interesses Difusos e Coletivos;
  • perdeu em recurso na Câmara Cível do Tribunal de Justiça;
  • perdeu em recursos no plenário do mesmo Tribunal de Justiça;
  • e perdeu nas instâncias superiores, derrotado que foi no STJ e no STF.

“A decisão reclamada, ao deferir a liminar e determinar ao Município, com fundamento na Lei Municipal n. 7.729/2025, que implemente o novo teto remuneratório para todos os auditores de controle interno associados da AACIM, não incorre em violação à ordem de suspensão emanada no RE n. 1.344.400″, disse o ministro Flávio Dino, do STF, em julgamento da prefeitura contra a decisão que mandou implemtnar o novo teto remuneratório no município. (Leia a íntegra da decisão aqui)

Ao dizer-se perseguido por causa de salário, o prefeito faz proselitismo com a população menos informada.

Ele tem todo o direito de recusar aumento de salário; e se não quer o valor a mais, pode doá-lo a entidades de assistência social; mas não pode, por causa disso, prejudicar centenas de servidores públicos que têm os vencimentos vinculados ao seu.

E é por isso, exatamente por isso, que um desses servidores pediu a sua cassação…

Eduardo Braide começa a sofrer revezes…

Até então navegando em popularidade, numa relação direta coma população – prefeito e São Luís enfrenta ações do Ministério Público e até um processo de cassação na Câmara Municipal

 

A SOLIDÃO DO PODER. Eduardo Braide sente as dores do isolamento político que vive desde 2020

Análise da Notícia

Líder nas pesquisas de intenção de votos para o Governo do  Estado, o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) vem navegando sozinho na política desde 2020, numa relação direta com a população e em absoluto desprezo pela classe política, pela mídia e pelo ordenamento jurídico.

Essa situação passou a mudar há duas semanas, com a greve de motoristas de duas empresas de ônibus, que levou o prefeito a gastar quase R$ 9 milhões com aplicativos de troca de mensagens.

  • agora, Braide sofre ação do Ministério Público por causa de demissão em massa na Secretaria e Assistência Social; (Veja aqui)
  • e sofre ameaça de cassação na Câmara Municipal por descumprir lei que determina reajuste de seu próprio salário. (Leia aqui)

São ações pouco efetivas, é verdade, que talvez nem leve a lugar algum. Mas mostra uma mudança de patamar  em relação ao prefeito, que praticamente não sofria revés em suas ações.

Resta saber se terão força para influenciar sua decisão em 2026…

3

Eduardo Bolsonaro deve perder mandato na Câmara…

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está desde dezembro nos Estados Unidos conspirando contra o Brasil, com licença deputado federal expirada desde junho

 

A CAMINHO DO PAI. Eduardo Bolsonaro deve enfrentar processo de cassação na Câmara, após conspiração nos EUA

Denunciado pela Procuradoria-Geral da República por conspiração contra o próprio país, o deputado federal EAD 0Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deve responder a processo de cassação na Câmara, por acúmulo de faltas.

  • ele está desde dezembro nos Estados Unidos, onde articula ações contra o próprio país;
  • a Câmara vai analisar denúncias que apontam para a perda do mandato parlamentar.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a articular para se tornar líder da minoria na Câmara, numa espécie de mandato á distância, algo não previsto no regimento Interno da Câmara.

O próprio presidente da Casa, Hugo Mota (PRB-PB) barrou a tentativa.

O que abriu espaço para a cassação do parlamentar…