PT aprova por unanimidade a entrada de Eliziane Gama…

Senadora vai disputar a reeleição pelo partido do presidente Lula, que vai abonar pessoalmente sua ficha de filiação nesta quinta-feira, 2

 

ELIZIANE AGORA É PT E O PT É LULA. Senadora via à reeleição pelo partido do presidente

Um dia depois de ter sido autorizada pela Convenção Estadual das Assembleias de Deus a ter espaço nas igrejas da denominação como candidata ao Senado, a senadora Eliziane Gama conquistou mais uma vitória nesta reta final da janela partidária; o diretório estadual do PT aprovou, por unanimidade, sua filiação ao partido.

  • a entrada de Eliziane Gama no PT foi um pedido do próprio presidente Lula, que a quer como sua candidata;
  • a sugestão do presidente foi acatada pela direção nacional do partido  que encaminhou ao diretório estadual;
  • na noite desta quarta-feira, 1º, o diretório estadual aprovou por unanimidade a indicação de filiação da senadora.

“Não pude deixar de atender a um pedido do presidente Lula; me sinto honrada de poder estar no mesmo partido que ele”, disse a senadora, que está em Salvador, onde Lula deve cumprir agenda na manhã desta quinta-feira, 2.

Eliziane deve ser recebida pessoalmente por Lula em Salvador, quando será feito o anúncio de sua filiação e a abonação de sua ficha por Lula.

Filiada ao PT, ela passa a ser a candidata a senadora pelo partido.

Qualquer que seja o caminho eleitoral da legenda…

O dilema dinista: Braide ou Camarão?!?

Remanescentes do governo Flávio Dino têm até julho para decidir se insistem no nome do vice-governador ou aderem definitivamente ao ex-prefeito de São Luís

 

O VICE-GOVERNADOR PRECISA GARANTIR O PT PARA SEGUIR CANDIATO, mas tudo muda se compor com Braide para disputar o Senado

A renúncia do ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) para disputar o Governo do Estado consolidou no grupo remanescente do governo Flávio Dino uma dúvida que vinhas e arrastando desde o início de 2025: os dinistas ainda têm dúvida se mantêm a candidatura do vice-governador Felipe Camarão (PT) ou se declaram apoio definitivo a Braide.

“Vamos conversar…”, resumiu, lacônico, o deputado estadual Othelino Neto (PSB), em reposta à pergunta “Como fica a articulação agora, que Braide é oficialmente candidato e já reiniciou à prefeitura?!? Vão manter o projeto Camarão, mesmo sem estar no governo, ou ainda buscam uma forma de aliança com o ex-prefeito?!?, feita por este blog Marco Aurélio d’Eça também à senadora Ana Paula Lobato (PSB) e ao deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), que detêm poder de decisão em seus partidos.

Os dinistas estudam dois caminhos com Felipe Camarão:

  • primeiro: ele seria candidato a governador pelo PT, com apoio de PCdoB, PV, PSB, PSDB e PSOL, o que daria efetivo tempo de propaganda;
  • segundo: o grupo apoiaria Eduardo Braide, com Camarão candidato ao Senado; neste caso, levariam alguma das legendas ao ex-prefeito.

Nesta terça-feira, 31, a maioria dos dinistas curtiu, comentou e festejou a renúncia de Braide e o anúncio de sua candidatura ao Governo do Estado, inclusive o próprio Felipe Camarão.

Para além desses problemas políticos, os remanescentes do governo Flávio Dino ainda tendem a enfrentar um dilema ético: como lançar uma candidatura de Camarão ao governo depois e fazer juras de amor a Braide?!?

As conversas e articulações devem durar até julho e agosto, quando se dá o período de convenções partidárias para montagem das chapas.

Até lá, tanto Braide quanto os dinistas  ainda precisam alinhar os discursos.

Por que até agora não falam a mesma língua…

Fufuca tem nova conversa com Lula sobre o Maranhão…

Praticamente confirmado candidato a senador na chapa do secretário Orleans Brandão – e prestes a deixar a pasta – ministro do Esporte destacou a aliança com o presidente

 

LULA RECEBEU MAIS UMA VEZ ANDRÉ FUFUCA NESTA QUINTA-FEIRA, 19, para tratar da política nacional e maranhense

O ministro do Esporte teve nesta quinta-feira, 19, mais uma reunião de trabalho com o presidente Lula (PT), com o qual tratou também sobre o futuro político do Maranhão.

“Excelente conversa com o presidente Lula sobre o futuro político do Brasil e do Maranhão”, declarou Fufuca.

  • o ministro deve deixar a pasta antes do dia 4 de abril, para avançar no projeto de se tornar senador pelo Maranhão;
  • a reunião com Lula foi uma das últimas, antes da saída do ministério, obrigatória para quem quer disputar o pleito.

Fufuca deve fazer parte da chapa do secretário Orleans Brnadão (MDB0 candidato da base de Lula no Maranhão; ele foi praticamente confirmado como um dos nomes ao Senado durante o pré-lançamento da candidatura do emedebista, como apontou este blog Marco Aurélio d’Eça na postagem “Evento sinaliza possível chapa de Orleans…”. 

“Momentos como esse muito me honram e motivam a vencer os desafios que virão. Time que joga junto, vence junto!”, pregou o deputado federal, que agora volta a exercer o mandato na Câmara.

A previsão é que Fufuca entregue o cargo antes do feriado de semana santa…

“Nenhuma possibilidade de deixar o PT”, garante Felipe Camarão…

Vice-governador descarta trocar de partido e diz estar pronto para liderar o time de Lula nas eleições de outubro no Maranhão

 

FELIPE ACAMRÃO GARANTIU A GLEISI HOFFMANN QUE SEGUE NO PT, com apoio dos deputados federais Rubens Jr. e Márcio Jerry

O vice-governador Felipe Camarão descartou, em conversa exclusiva com este blog Marco Aurélio d’Eça, trocar de partido para disputar as eleições de outubro.

“Não. Nenhuma possibilidade de eu deixar o PT”, afirmou ele, logo pela manhã, quando alcançado por mensagem deste blog Marco Aurélio d’Eça.

  • à tarde, Camarão reuniu-se em Brasília com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann;
  • da conversa participaram também os deputados federais Rubens Pereira Jr. (PT) e Márcio Jerry (PCdoB).

“Acabei de sair do gabinete da ministra Gleisi Hoffman, oportunidade em que reafirmei meu compromisso com o presidente Lula e com o PT. Confirmei minha total disposição para disputar as eleições deste ano, liderando o time do Lula no Maranhão e cumprindo a missão que me for determinada pelo presidente e pelo partido”, publicou o vice-governador.

As especulações sobre uma troca de partido de Felipe Camarão começaram na mídia durante o fim de semana.

O vice-governador diz que espera o apoio do PCdoB, do PSB e do PSOL, mas quer liderar o projeto como membro do PT.

“Estarei com Lula, no partido de Lula e coma base de Lula”, afirmou…

Dinistas querem as duas vagas de senador na chapa de Braide…

Aliança tem o aval da cúpula nacional do PT e do governo Lula, desde que o prefeito de São Luís aceite compor com os candidatos indicados pelo grupo remanescente do governo Flávio Dino

 

DINISTAS ESTIVERAM COM GLEISI HOFFMANN NOVAMENTE para tratar das eleições no Maranhão (imagem meramente ilustrativa)

Um grupo de lideranças do chamado dinismo no Maranhão esteve reunido com a responsável pelas Relações Institucionais do governo Lula,  ministra Gleisi Hoffmann (PT); ela quis saber, mais uma vez, se o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), estaria disposto a ceder as duas vagas de senador em sua chapa.

“Nós ainda não travamos este tipo de conversa direta com ele, mas o certo é que a vaga do PT ao Senado está garantida para Felipe Camarão”, respondeu um dos dinistas.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já havia tratado deste tema da chapa de Braide, em post no último sábado, 7, intitulado “A possível chapa de Eduardo Braide…”. 

Há dois nomes propostos para fechar o palanque do prefeito: o primeiro é o da senadora Eliziane Gama, que tem o apoio do próprio PSD, seu partido, mas também da cúpula do PT, sobretudo do presidente Edinho Silva, um pedido direto do presidente Lula.

O ministro dos Esportes André Fufuca (PP) seria uma preferência do próprio Braide.

Mas a definição da chapa deve ocorrer somente em julho, nas convenções partidárias…

Petista duvida de candidatura de Braide: “Só acredito vendo a renúncia no Diário oficial”…

Ex-deputado Zé Inácio diz que a presença dos deputados remanescentes do governo Flávio Dino em evento é a prova de que o prefeito não deixará a prefeitura para concorrer em outubro

 

IMAGEM POSTADA PELO EX-DEPUTADO ZÉ INÁCIO EM SUAS REDES SOCIAIS. Ele põe dúvidas sobre uma eventual candidatura de Braide

O ex-deputado estadual Zé Inácio – uma das lideranças do PT alinhadas ao governo Carlos Brandão (sem partido), pôs novas dúvidas, nesta sexta-feira, 6, sobre uma eventual candidatura do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), ao Governo do Estado.

“Candidatura?!? Só acredito vendo a renúncia publicada no Diário Oficial na Sexta-feira Santa”, afirmou o petista.

  • líder nas pesquisas de intenção de votos, Eduardo Braide resiste a declarar-se candidato;
  • ele fez questão de manter o mistério durante lançamento do programa São Luís se Renova.

Para Zé Inácio, a presença de deputados remanescentes do governo Flávio Dino no lançamento do programa “É a prova cabal de que Braide não será candidato”.

“Ele mais do que ninguém conhece o resultado das qualitativas – e sabe o que elas dizem sobre 2026”, provocou o ex-parlamentar.

  • Inácio lembra que os dinistas não estiveram com Braide, nem em 2020, nem em 2024;
  • para o petista, o grupo dinistas tem usado o prefeito apenas para pressionar Brandão.

Inácio tem atuado em Brasília para convencer a cúpula nacional do PT a manter aliança com o governo…

Braide mantém mistério sobre candidatura ao governo…

Prefeito de São Luís desconversou em resposta sobre renúncia em 4 de abril, mas falou de ideologia e relacionamentos políticos; e disse não haver motivos para deixar o PSD

 

BRAIDE E A VICE, ESMENIA, À FRENTE DO SECRETÁRIADO; ela pode comandar o pacotão de obras lançado por ele

O prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) manteve mistério sobre uma possível renúncia para concorrer ao Governo do Estado nas eleições de outubro.

“Essa é a pergunta que mais eu escuto; e respondo a você a mesma coisa que sempre respondi0: ‘você quer saber algo que nem a minha mulher sabe'”, disse ele, em resposta a pergunta feita por este blog Marco Aurélio d’Eça, durante lançamento do programa “São Luís se transforma”, nesta quinta-feira, 5.

O prefeito, porém, tratou de alguns temas que povoam o imaginário político pré-eleição.

  • sobre posicionamento pró-Lula ou pró-Bolsonaro, ele disse que teve 70% dos votos em São Luís, o que significa o apoio dos dois lados; “nem esquerda, nem direita! Vou pra frente”, explicou;
  • sobre a presença de deputados dinistas em seu evento, ele disse ser fruto de sua passagem pela Assembleia: “fiz muitas amizades. Fui, por exemplo, colega de Othelino Neto na Casa”, disse.

Braide deixou claro que continuará no PSD.

“Não tenho nenhum motivo para deixar o PSD. Tenho sido muito bem tratado pelo presidente Kassab. Ele me amparou quando muitos me viraram as costas”, garantiu o prefeito de São Luís.

Na pergunta sobre a renúncia da prefeitura e o lançamento de obras, o prefeito também disse que foi eleito para que o povo de São Luís tenha “os melhores quatro anos de gestão”.

Só não disse se com ele ou com a vice, Esmenia Miranda…

Com até sete nomes na base, Lula e o PT têm de esperar para definir o Senado no MA…

Decisão de Carlos Brandão sobre seu futuro político afeta diretamente Weverton Rocha, Eliziane Gama, André Fufuca, Iracema Vale, Roseana Sarney e até o vice Felipe Camarão

 

SÓ DEPOIS QUE BRANDÃO DEFINIR SEU FUTURO POLÍTICO, esses demais candidatos da base lulista poderão saber para onde vão

Ensaio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT vão aguardar até o sábado de aleluia a decisão do governador Carlos Brandão (sem partido) de concorrer ou não ao Senado Federal para, só então, apontarem os candidatos da base no Maranhão. Em levantamento interno divulgado esta semana, o PT apresenta 27 nomes do partido ou de partidos aliados, mas não inclui o Maranhão na lista. (Leia aqui)

A decisão de Brandão afeta diretamente o futuro de outros seis possíveis candidatos ao Senado no estado.

  • além do governador, são cotados para o Senado na base lulista os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), o ministro André Fufuca (PP), e as deputadas Roseana Sarney e Iracema Vale (ambas do MDB);
  • além deles, o vice-governador Felipe Camarão (PT) também tem o futuro influenciado pela decisão de Brandão, já que pode concorrer tanto ao governo quanto ao Senado, dependendo da conjuntura política.

Se Brandão decidir sair do governo, uma das vagas na chapa lulista é automaticamente dele; caso Camarão assuma o governo, a outra vaga de senador será disputada por todos os demais pré-candidatos, que têm ainda a opção de compor com Camarão, na condição de vice.

A situação muda se um eventual acordo entre dinistas e brandonistas levar Camarão a disputar o Senado ao lado de Brandão, abrindo o governo para um dos demais candidatos; ou dois, numa chapa de govenador e vice.

  • neste caso, Weverton, Eliziane, Fufuca e Iracema passam à condição de cotados para o governo;
  • Roseana Sarney, que vem se recuperando de um tratamento de câncer, comporia uma suplência.

O problema para a base lulista e para o PT será maior mesmo se Brandão decidir ficar no mandato até o final para garantir a candidatura do secretário Orleans Brandão (MDB) ao governo.

Essa hipótese forçará os aliados de Felipe Camarão a duas situações:

  • primeira: manter a candidatura do vice ao governo, o que levaria Lula a ter quatro candidatos ao Senado e dois ao governo, Orleans e Felipe;
  • segunda: apoiar a candidatura do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, lançando Camarão e Eliziane ao Senado, rachando a base lulista.

Por todas essas nuances é que Lula e o PT ainda não têm como incluir o Maranhão em suas listas de candidatos a senador por estado.

E vão ter de esperar o sábado de aleluia para começar a definir rumos…

As implicações de um acordo entre dinistas e brandonistas…

Faltando trinta dias para o Sábado de Aleluia – dia em que Carlos Brandão precisa decidir se sai ou continua no governo – os caminhos para uma realiança mostram-se mais tortuosos

 

LULA QUER SER O AVALISTA DA REALIANÇA ENTRE CAMARÃO E BRANDÃO; mas isso implica perdas e danos de lado a lado

Opinião

A praticamente 30 dias da data final para decidir se sai ou continua no comando do estado – no sábado de aleluia, em 4 de abril – o governador Carlos Brandão (sem partido) convive nesta reta final com novas possibilidades de uma realiança com os remanescentes do governo Flávio Dino, reconpondo a base que o fez governador e o reelegeu em 2022. Mesmo admitindo a hipótese de que os dinistas garantirão a estrutura para a eleição de Brandão ao Senado, há outras implicações que precisam ser avaliadas a esta altura do campeonato.

Uma dessas questões envolve exatamente as candidaturas ao Senado.

  • só no grupo do governador são cinco pré-candidatos a senador, incluindo ele próprio;
  • além de Brandão, são citados Weverton Rocha, André Fufuca, Iracema Vale e Roseana Sarney;
  • a confirmação de Brandão na disputa significará, automaticamente, a saída de três desses nomes.

Superada a questão do Senado, outra batalha se forma, para saber quem será o companheiro de chapa do governador Felipe Camarão (PT), que concorreria à reeleição no cargo, caso o acordo fosse fechado.

Entre as supostas propostas apresentadas pelos dinistas – e que, supostamente, serão apresentadas a Brandão pelo ex-ministro José Dirceu (PT) – há a garantia ao governador de indicar o vice de Camarão.

No grupo dinista está a senadora Eliziane Gama (PSD), esquecida por Brandão desde o início do governo; leal a Dino e ao presidente Lula (PT), Eliziane Gama teria que ser contemplada na chapa a ser formada na nova aliança.

  • se ela mantivesse a candidatura à reeleição ao Senado, significaria que, no grupo Brandão, mais um dos nomes ao Senado teria que ser realocado;
  • se, por outro lado, Eliziane fosse indicada a companheira de chapa de Felipe Camarão, aí a proposta de Brandão indicar o vice cairia por terra.

São apenas dois pontos que mostram os gargalos de uma realiança entre dinistas e brandonistas.

O acordo não envolve apenas Lula e Brandão, ou Brandão e Camarão; envolve diversos outros personagens, alguns deles vindo desde 2023 quebrando lanças em favor de seus projetos.

E são todos esses gargalos que tornam um novo acordo, se não impossível, pelo menos de difícil execução; a menos que seja imposto de cima para baixo.

Mas isso também vai gerar ruídos…

Com duas agendas na mesma semana, Fufuca demonstra prestígio com o presidente Lula…

O ministro do Esporte, André Fufuca, tem demonstrado um crescente alinhamento e prestígio junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agendas de alta visibilidade internacional. A cerimônia do Tour das Taças da Copa do Mundo FIFA, realizada nesta quinta-feira, 26, no Palácio do Planalto, simboliza essa confiança.

Ao abrir o evento que reuniu as taças dos mundiais masculino e feminino, Fufuca não apenas reforçou o papel do Brasil como sede da Copa Feminina de 2027, mas também atuou como anfitrião para lendas do futebol como Cafu e Formiga, sob o olhar atento do presidente.

A retórica do ministro, focada na união e na “paz através do esporte”, ecoou diretamente o discurso diplomático de Lula.

Além do futebol, o prestígio da pasta se estende a feitos inéditos, como a homenagem ao atleta Lucas Pinheiro Braathen. A entrega de uma placa de reconhecimento pela histórica medalha de ouro no esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 destaca a diversificação do investimento esportivo sob a gestão de Fufuca.

Entre os ministros, a proximidade tem sido evidente.

Só na última semana André Fufuca teve duas audiências com o presidente. Sem dúvidas, o ministro se mostra um articulador capaz de transformar vitórias esportivas em capital político e prestígio institucional para o Governo Federal, estreitando os laços de confiança entre ele o presidente Lula.

Da Assessoria