0

Exclusivo!!! Lula garante apoio à reeleição de Weverton…

Presidente reafirmou que pedirá aos eleitores maranhenses votos no senador, mesmo com o pedetista estando no palanque de Orleans Brandão, vetado pelos remanescentes do governo Flávio Dino

 

LULA REFORÇOU O COMPROMISSO DE APOIAR WEVERTON ROCHA AO SENADO, mesmo diante da tentativa de veto dos dinistas

Exclusivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta terça-feira, 26, que vai pedir votos para a reeleição do senador Weverton Rocha (PDT), embora o pedetista esteja no palanque do candidato do MDB ao governo, Orleans Brandão.

  • Lula recebeu Weverton em reunião a portas fechadas, em Brasília;
  • do encontro participou o líder do governo no Congresso, Jaques Wagner.

A este blog Marco Aurélio d’Eça, o senador optou por não dar declaração, pelo fato de ter sido “uma reunião fechada”; mas interlocutores do próprio Jaques Wagner confirmaram a garantia dada pelo presidente a Weverton.

Na prática, significa que Lula deverá ter palanque duplo no Maranhão, mesmo com veto dos dinistas e da ala petista que apoia o vice-governador Felipe Camarão (PT).

“Se ele vai pedir votos para um senador do PDT e o senador do PDT está no palanque de Orleans Brandão (MDB), no palanque de Orleans também estará o Lula”, resumiu um dos auxiliares do líder do governo ouvidos por este blog Marco Aurélio d’Eça.

Além de Weverton, Lula tem como candidata no Maranhão a também senadora Eliziane Gama (PT).

Gama estará no palanque de Felipe Camarão…

0

Hildo Rocha homenageia família brasileira…

Durante pronunciamento realizado na tribuna da Câmara, em homenagem ao Dia da Família, o deputado federal Hildo Rocha destacou o papel da família na formação moral e social dos cidadãos e afirmou que fortalecer os lares brasileiros é fortalecer o próprio país.

“É no seio da família que aprendemos os primeiros valores da vida. É dentro de casa que recebemos os ensinamentos sobre respeito, honestidade, solidariedade, fé e amor ao próximo”, declarou o deputado.

O parlamentar ressaltou ainda que a família representa “o primeiro abrigo, a primeira escola e o primeiro exemplo que carregamos para toda a vida” e enfatizou que, diante dos desafios sociais, econômicos e emocionais enfrentados pela população, o fortalecimento familiar deve ser prioridade. “Fortalecer a família é fortalecer o nosso país, é fortalecer o Brasil”, afirmou.

Durante o pronunciamento, Hildo Rocha também defendeu a ampliação de políticas públicas voltadas ao bem-estar das famílias brasileiras. “Precisamos de políticas públicas que garantam moradia digna, educação de qualidade, acesso à saúde, segurança e oportunidades para todos”, disse.

O deputado afirmou que seu mandato tem buscado atuar em favor da melhoria das condições de vida da população brasileira. “Tenho buscado trabalhar justamente por isso, por um país onde as famílias possam viver com mais dignidade, tranquilidade e esperança no futuro”, enfatizou.

Representando o MDB, Hildo Rocha reafirmou o compromisso da legenda com a defesa da instituição familiar. “Quero reafirmar, em meu nome e em nome do partido que aqui represento, o MDB, o nosso compromisso de continuar trabalhando em defesa das famílias brasileiras, porque cuidar da família é cuidar do presente e garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, declarou.

Ao encerrar sua participação, o parlamentar destacou que a união familiar é fundamental para a construção de um país melhor.

“Enquanto existirem famílias unidas pelo amor, pela esperança e pelos valores do bem, sempre haverá esperança para o Brasil”, afirmou.

0

Allan Garcês defende participação efetiva da religião na política…

Em uma série de postagens em suas redes sociais, deputado federal que a omissão dos cristão pode levar outros valores a influenciar as decisões políticas

 

ALLAN GARCÊS NA CAPA DOS EU LIVRO-DEVOCIONAL “PARLAMENTARES COM CRISTO”, produzido durante o seu mandato

O deputado federal Allan Garces defendeu em suas redes sociais uma participação mais efetiva dos cidadãos diretamente vinculados à religião no debate político; referindo-se especificamente aso cristãos, ele afirma que a omissão deste segmento pode levar o poder político a ser exercido com base em outros valores.

“A política define os rumos da sociedade; se o cristãos e omite, outros decidirão os valores que governam a nação”, afirmou o parlamentar, que é evangélico.

  • para Allan Garces, os cristãos devem influenciar a política com base na família, liberdade, verdade e justiça;
  • mesmo em um país laico, ele entende que o político precisa governar com justiça, responsabilidade e temor a Deus.

“Quando homens e mulheres de fé assumem seu papel,  a política se torna instrumento de transformação”,declarou o parlamentar.

Allan Garces é um dos nomes da direita conservadora e evangélcia na disputa por vagas na Câmara Federal nestas eleições…

0

Prefeitura de Timon investe R$ 7 milhões para melhorar estrutura das escolas municipais

A Prefeitura de Timon está realizando uma ampla força-tarefa de manutenção, revitalização e reforma em escolas da rede municipal de ensino, com investimento aproximado de R$ 7 milhões nos anos de 2025 e 2026. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), contemplando unidades das zonas urbana e rural, além de espaços de apoio ligados à educação.

O objetivo é garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Entre os serviços executados estão recuperação de salas de aula, revitalização de ambientes internos e externos, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, recuperação de coberturas e manutenção preventiva contínua em diversas unidades da rede municipal.

O prefeito Rafael Brito destacou que os investimentos reforçam o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública no município.

“Estamos trabalhando para oferecer uma estrutura digna e acolhedora para nossos alunos e profissionais da educação. Investir nas escolas é investir no futuro de Timon. Essas melhorias garantem mais conforto, segurança e melhores condições de aprendizagem para nossas crianças e jovens”, afirmou o prefeito.

De acordo com a SEMED, as intervenções fazem parte de um planejamento permanente de fortalecimento da educação municipal, priorizando espaços mais adequados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e ampliando a qualidade do ensino oferecido à população.

As melhorias já contemplaram escolas de educação infantil, ensino fundamental e centros de apoio educacional, beneficiando diretamente centenas de estudantes da rede pública municipal.

Entre as unidades beneficiadas estão:

EMEI Daniel Nascimento
Beija Flor I
Beija Flor II
Farol do Saber
Faculdade São José – Centro de Apoio
EMEF Irmã Dulce
EMEI ABC da Criança
EMEI Zilda Arns
EMEI Elda Maria
EMEF Benedito Silvestre
EMEF Desembargador Odilo Costa Filho
EMEF Tia Rufino
EMEF Estevan Belo
EMEF Nazaré Rodrigues
EMEF Hermenegildo
EMEF Lápis na Mão
EMEF Elizete de Oliveira
EMEF Tia Maria Luiza Moura
EMEF João Fonseca
EMEF Anjo Gabriel
EMEF Pequeno Polegar
EMEF Pedro Falcão (quadra esportiva)
EMEF Enoque Moura
EMEF Alice Mendes
EMEF Antônia Diva Rodrigues
Almoxarifado da Educação
EMEI Ester
EMEI Pequeno Polegar
EMEI Mãos Dadas
Tia Mundoca
Maria José Pinheiro Serra
Sete Estrela
EMEI Jackson Lago
EMEF Paulo Freire
EMEF Tia Carmélia
Povoado Canudos
EMEF Ogmar Monteiro
EMEF Padre Fábio
Odilo Costa
Projeto Alvorada
EMEF João Ferreira

Da Assessoria

0

Zé Inácio participa de aniversário de Associação de Quebradeiras de Coco Babaçu e conquista histórica junto ao Governo Lula

Neste sábado, 23 de maio, Zé Inácio participou da celebração do primeiro aniversário da Associação de Quebradeiras de Coco Babaçu, em São Benedito do Rio Preto, em um momento marcado pela valorização das trabalhadoras rurais e pela comemoração de uma importante conquista junto ao Governo Federal.

O evento também celebrou o apoio garantido através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que irá beneficiar 140 mulheres quebradeiras de coco babaçu ligadas à associação, fortalecendo a geração de renda e o trabalho desenvolvido pelas trabalhadoras da região.

Durante a programação, Zé Inácio destacou a importância das quebradeiras de coco babaçu para a economia popular, para a preservação ambiental e para a manutenção de uma tradição histórica profundamente ligada à identidade cultural do Maranhão.

 

O encontro reuniu lideranças locais, como Francisquinho da Moveislar, Luzia Bezerra, das trabalhadoras rurais de Presidente Vargas, Genilson Alves, representando o superintendente do INCRA Zé Carlos, representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias e diversas trabalhadoras que participaram das homenagens e das atividades promovidas pela associação.

Ao longo de sua trajetória política, Zé Inácio tem mantido atuação próxima aos movimentos sociais do campo e às pautas ligadas à agricultura familiar, reforma agrária e fortalecimento das mulheres trabalhadoras rurais.

A conquista viabilizada junto ao Governo Federal representa mais um avanço para as quebradeiras de coco babaçu, ampliando oportunidades e garantindo mais apoio às mulheres que sustentam famílias inteiras através do trabalho coletivo e da preservação dos babaçuais.

Da Assessoria

0

Weverton Rocha mostra força política em confirmação de candidatura ao Senado…

Ao lado do candidato a governador  Orleans Brandão e da presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale, senador reuniu dezenas de prefeitos, deputados, vereadores e lideranças de todo o Maranhão

 

IRACEMA RAFIRMA COMPROMISSO COM WEVERTON, que ouve ao lado de Fabiana Villar, Orleans Brnadão e outras lideranças

O senador  Weverton Rocha (PD) fez o que precisa uma liderança neta fase da campanha e mostrou força política em evento para confirmar sua candidatura à reeleição, nesta segunda-feira, 25, em São Luís.

Ao lado dos seus principais cabos eleitorais – o candidato a governador Orleans Brandão e a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale (ambos do MDB) – o pedetista reuniu dezenas de prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas, sindicais e sociais de todo o Maranhão.

  • Orleans e Iracema são os principais cabos eleitorais de Weverton no Maranhão;
  • um símbolo desta força política foi demonstrado pela deputada Fabiana Villar, do PL.

“Em nome do grupo do PL e do deputado Josimar Maranhãozinho eu estou aqui por gratidão, para agradecer. Serei uma de seus soldados em todo o Maranhão”, afirmou a deputada, cujo grupo ainda não havia se manifestado em apoio a ninguém nestas eleições.

Além da força política, Weverton demonstrou também que seguirá em apoio irrestrito a Orleans Brandão; o candidato a governador do MDB deixou claro que o pedetista é o primeiro nome de sua chapa ao Senado e que ainda vai sentar para definir o outro nome.

Weverton deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias, para comunicar que seguirá com Orleans, em qualquer circunstância, e espera o apoio lulista.

Mas esta é uma outra história…

0

Eles estariam mesmo em rota de colisão?!?

Engana-se quem ache que a relação entre os deputados Pedro Lucas Fernandes e André Fufuca seja de disputa na federação União Progressista por causa da vaga de candidato a senador

 

MAIS UNIDOS DO QUE NUNCA. É o que garantem aliados de Pedro Lucas e Fufuca nos bastidores da disputa eleitoral

O candidato a senador a ser indicado pela federação União Progressista é o deptuado federal André Fufuca (PP). E esta questão é consensuada com o também deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil).

Nos últimos dias, surgiram informações dando conta de uma suposta questão mal resolvida entre os dois parlamentares sobre a indicação da federação à chapa do candidato do MDB, Orleans Brandão; mas este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que não há qualquer rusgas entre eles.

  • Fufuca será o candidato a senador ao lado do pedetista Weverton Rocha;
  • a menos, é claro, que os Brandão deixem claro ao público que não o querem.

André Fufuca anunciou-se como candidato a senador desde sua posse para o seu terceiro mandato de deputado federal, em 2023. Desde então ele vem construindo suas bases e fortalecendo este projeto com apoio de prefeitos, deputados federais, estaduais e lideranças em todo o Maranhão. (Relembre aqui e aqui)

Neste meio tempo, aliados do governador Carlos Brandão apontavam também Pedro Lucas como candidato, em uma época em que o união Brasil e o PP nem estavam ainda unidos em federação, o que só ocorreu em 2025.

  • mas Pedro Lucas nunca deu qualquer declaração ou mostrou qualquer sinal de que pretendia disputar o Senado;
  • o nome do parlamentar era incluído, mesmo assim, em pesquisas eleitorais patrocinadas pelo Palácio dos Leões.

Já na reta final da definição das chapas que vão disputar as eleições de outubro, os dois parlamentares mostram-se – ao menos nos bastidores – que estão resolvidos quanto à questão senatorial.

E o próprio Orleans Brandão já manifestou sua preferência por Fufuca na chapa…

0

Weverton tem garantias de Brandão e Orleans para ser primeiro senador na chapa governista…

Líder pedetista confirmará sua candidatura à reeleição em evento com toda a base de prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, deptuados e vereadores de todo o Maranhão

 

WEVERTON VAI CONCORRER NOVAMENTE AO SENADO FEDERAL e vai reunir sua base no Maranhão para confirmar a candidatura

O senador Weverton Rocha (PDT) vai receber nesta segunda-feira, 25, em são Luís, toda a sua base eleitoral no interior maranhense; prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas de todo o Maranhão serão recebidos em uma espécie de pré-lançamento de campanha.

Nesta sexta-feira, 22, portais de notícias e blogs divulgaram que Weverton havia confirmado sua candidatura a senador, mas sem nenhuma fala do parlamentar; este blog Marco Aurélio d’Eça alcançou o senador em Goiás, de onde ele explicou seu momento político.

  • o senador enfrentou nas últimas semanas fortes especulações – que ele chamou de “fofocas” – sobre uma possível desistência;
  • passou os últimos dias em contato com prefeitos, ex-prefeitos e vice-prefeitos aliados para garantir a consolidação do apoio;
  • conversou com o governador Carlos Brandão e com o candidato a governador Orleans Brandão, que garantiram sua presença na chapa.

“Eu precisava de duas coisas: a primeira, ouvir dos meus aliados no interior que eles estão fechados, por que são eles que tocam a campanha no interior. Todos garantiram apoio incondicional. Depois, quis ouvir do governador Carlos Brandão e do candidato Orleans Brandão; eles garantiram que sou a primeira vaga de senador na chapa. Garantido isso, vou reunir meus aliados para definir os rumos da campanha à reeleição”, afirmou o senador.

A presença de Weverton na chapa de Orleans é um pedido de Lula feito a Brandão ainda em 2025 e confirmado pelo próprio governador, em reunião com líderes partidários em janeiro, como revelou este blog Marco Aurélio d’Eça, com exclusividade, na postagem “Brandão confirma Weverton como primeiro senador na chapa de Orleans…”.

A segunda vaga na chapa de Orleans ainda está indefinida, com a possibilidade de ter o deputado André Fufuca (PP), a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) ou mesmo o também deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil).

Esta vaga deve ser definida somente nas convenções, entre julho e agosto…

0

Roberto Costa dá início à maior edição dos Jogos Escolares Bacabalenses

A abertura oficial do Novo Jogos Escolares Bacabalenses – JEB’s e Parajeb’s 2026, realizada na quinta-feira, 21 de maio, na Mega Arena Batista, reuniu atletas, estudantes, gestores escolares e autoridades, marcando o início da maior edição da competição estudantil já realizada em Bacabal.

Mais de 2.200 estudantes-atletas de 44 escolas participam dos jogos, que seguem até o dia 31 de maio em diversos espaços esportivos da cidade. A cerimônia contou com entrada das delegações, execução dos hinos, fogo simbólico, juramento do atleta e apresentações especiais.

A estudante-atleta Elaine Oliveira, da UEF Juarez Almeida, destacou a animação para o início das disputas. “Começaram os Jogos Escolares e a nossa expectativa está a mil. É muito bom! Nossa escola está preparada, vamos pra cima!”

Quem também participou da abertura foi Jefferson Silva, o “Raspinha”, sósia do atacante da seleção brasileira Raphinha e conhecido nas redes sociais, que animou o público presente.

“É muito gratificante. A gente sabe que muitas pessoas merecem a oportunidade. O prefeito poderia dar oportunidade para muitas pessoas de fora, mas me escolheu para estar aqui, e eu fiquei muito feliz com essa juventude. Digo a eles que nunca desistam dos sonhos e que o prefeito Roberto Costa continue incentivando o esporte”, disse o influenciador digital.

O clima de integração e entusiasmo também foi destacado pelos gestores escolares. Para Edayak Almeida, gestor da UEF Frei Solano, o evento já faz parte da tradição esportiva do município.

“O JEB’s é muito contagiante. Cada ano é uma emoção diferente. Estão de parabéns o nosso prefeito Roberto Costa e a Secretaria de Esportes por esse grande evento.”

Durante a solenidade, o prefeito Roberto Costa ressaltou a dimensão da competição e os investimentos realizados pela Prefeitura para garantir estrutura às equipes participantes.

“Este é o maior Jogos Escolares da história de Bacabal, em número de escolas, equipes inscritas e mais de 2.200 atletas que irão participar. Estamos, mais uma vez, garantindo todo o suporte necessário para as escolas, com equipagens novas para todas as equipes que disputarão, porque a gente entende que os jogos são importantes e que a estrutura é necessária para que tenhamos uma grande competição garantida pela Prefeitura. Os Jogos Escolares são a grande festa da juventude bacabalense”, afirmou o prefeito.

Os JEB’s e Parajeb’s 2026 terão disputas em modalidades como futsal, beach soccer, vôlei, handebol, atletismo, xadrez, tênis de mesa, capoeira, karatê, judô e jogos eletrônicos, movimentando a cidade durante 10 dias de competição.

Contra o feminicídio, a favor da vida: Um chamado urgente à sociedade…

Com este tema, Revista Imagine Acredite vai debater o assunto em cerimônia na qual homenageará personalidades, como o ex-presidente da Câmara Federal Waldir Maranhão

 

Falar sobre feminicídio é falar sobre dor, ausência e injustiça. Nenhuma sociedade pode se considerar verdadeiramente justa enquanto mulheres continuarem perdendo a vida ou tendo seus sonhos interrompidos pela violência simplesmente por serem mulheres.

Para jogar luz sobre essa pauta, que é, antes de tudo, um compromisso humano e civilizatório, a Revista Imagine Acredite escolheu o tema “Contra o Feminicídio, em Favor da Vida” para celebrar seus sete anos de atuação.

O evento, marcado para o dia 27 de maio de 2026, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, foi pensado não apenas como uma cerimônia comemorativa, mas como um chamado à consciência. Com homenagens a personalidades como o ex-presidente da Câmara, Waldir Maranhão, e a lideranças que fortalecem valores de justiça e respeito, o encontro buscou mobilizar o poder público e a sociedade civil em torno dessa causa urgente.

Os números de uma realidade brutal

Não se pode tratar a violência de gênero apenas como estatística, pois cada número representa uma vida interrompida e uma família destruída. Ainda assim, os dados recentes exigem atenção.

  • nos três primeiros meses de 2026, o Brasil registrou 399 vítimas de feminicídio, marcando o trimestre mais letal de nossa história recente;
  • isso significa que uma mulher foi assassinada a cada 5 horas e 25 minutos no país. Janeiro liderou essa triste estatística, com 142 mortes.

A realidade se torna ainda mais dolorosa quando analisado de onde vem o perigo. Em mais de 90% dos casos, o agressor é o companheiro ou ex-companheiro da vítima. A violência, muitas vezes, mora dentro de casa, no espaço que deveria oferecer amor, segurança e proteção.

É essencial também observar o recorte de raça e classe. A maioria das mulheres assassinadas é negra, revelando que a violência de gênero carrega as marcas profundas das desigualdades raciais e sociais do Brasil.

 

O silêncio não pode ser cúmplice

Não se pode naturalizar essa crueldade nem aceitar que mulheres continuem vivendo com medo. O enfrentamento ao feminicídio exige a união de todos: poder público, instituições de segurança, saúde e educação, igrejas, famílias, movimentos sociais e toda a sociedade civil.

Cada mulher assassinada representa uma falha coletiva; ações efetivas precisam ir muito além da criação de leis.

É urgente:

  • fortalecer políticas públicas e ampliar a rede de acolhimento e proteção às mulheres;
  • garantir justiça rápida, rigorosa e efetiva;
  • educar crianças e jovens para uma cultura de respeito, igualdade e paz;
  • ensinar que o amor jamais combina com agressão, controle, medo ou violência.

A defesa da vida

É necessário reconhecer e homenagear o trabalho fundamental das instituições, dos movimentos sociais e de todas as mulheres que resistem diariamente, transformando dor em força para continuar vivendo e lutando.

Quando uma mulher é violentada, toda a sociedade fracassa. Por outro lado, quando se protege uma mulher, defende-se a vida, fortalece-se a família e constrói-se um futuro mais justo, humano e digno para todos.

Como bem reflete o pensamento da filósofa francesa Simone de Beauvoir:

“Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre.”

Nenhuma mulher deve morrer pelo simples fato de existir. Que o grito seja sempre uma voz firme contra o silêncio, contra a violência.

E, sobretudo, a favor da vida.