Felipe Camarão jogado a escanteio no governo e no PT…

Fracasso do “Projeto Camarão Governador 2026” expôs o distanciamento entre o governador e o vice-governador, que sequer foi convidado para o evento de confraternização com os prefeitos eleitos

 

PROJETO FRUSTRADO. Petistas rechaçaram o documento do PT e o governo Brandão o deixou fora do encontro com os prefeitos

A ausência do vice-governador Felipe Camarão (PT) no evento de confraternização do Governo do Estado com os prefeitos e prefeitas reeleitos no Maranhão consolidou o novo distanciamento entre os dois, gerado pelo malfadado “Projeto Camarão Governador  2026”.

  • Felipe não quis responder a este blog Marco Aurélio d’Eça sobre sua ausência no convescote;
  • mas pessoas ligadas a ele lamentaram a ausência de convite do Palácio dos Leões para o evento.

O fato é que esta ausência corou a desastrada semana política do vice-governador, iniciada como vazamento de uma Resolução do PT que pregava sua candidatura ao governo, documento depois rechaçado por vários petistas ligados ao governo Brandão. (Releia aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).

No atual momento político do Maranhão está claro que Palácio dos Leões não pretende mesmo viabilizar Felipe Camarão à sucessão de Brandão.

E agora parece que ele terá dificuldades também no próprio PT…

“Projeto PT 2026” expõe distanciamento entre Brandão e Camarão

Episódio envolvendo as diretrizes do partido para a sucessão do governador mostrou que o vice-governador já enfrenta, desde agora, dificuldade para se viabilizar como candidato do Palácio dos Leões

 

“PROJETO CAMARÃO”. Se este documento não existe – como alegaram os petistas – por que ele está nos arquivos deste blog Marco Aurélio d’Eça?

Análise da Notícia

O documento existe, foi elaborado pela Executiva e distribuído à imprensa no início da semana, defendendo, dentre outras coisas, que “o partido é unânime na defesa do projeto Felipe Camarão Governador”.

Mas a “Resolução do PT sobre a Sucessão Estadual” gerou uma forte crise interna no partido, que acabou por expor a fragilidade da relação entre Camarão e o governador Carlos Brandão (PSB).

Todos os petistas que se manifestaram contra as “Resolução Camarão 2026” estão, de uma forma ou de outra, vinculados ao governo Carlos Brnadão (PSB), que mostrou força no episódio:

  • suplente, o deputado Zé Inácio está na Assembleia por decisão do governo;
  • o deputado federal Rubens Jr. tem o pai, Rubens Pereira, no alto secretariado;
  • membro da Executiva Nacional, Criciele Muniz é diretora geral do IEMA;
  • o presidente do partido, Francimar Mello, tem vinculações diretas com Brandão.

RECUO TÁTICO. Na reunião que discutiu a “Resolução 2026” estavam três que negaram o documento: Criciele Muniz, Francimar Melo e Rubens Júnior

A coisa ficou tão confusa que todos negaram a existência do documento, mas Francimar Melo reclamou de ele ter vazado antes, sinais claros da orquestração da reação.

Só ficou clara qual a posição do Palácio dos Leões em relação ao “Projeto Camarão Governador”.

E para bom entendedor, meia palavra basta…

Felipe Camarão prega chapa com ele, Brandão e Weverton em 2026…

Em uma nova postura na relação política, vice-governador petista defende a unidade de todo o grupo em 2026 e diz que espera ser o candidato do Palácio dos Leões ao governo, assim como o governador será o seu candidato a senador

 

O vice-governador Felipe Camarão (PT) mudou a postura que vinha adotando nos últimos meses em relação ao governador Carlos Brandão (PSB) e passou a defender a unidade de todo o grupo político, incluindo dinistas e até o senador Weverton Rocha (PDT), nas eleições de 2026.

Nesta entrevista à TV Chumbo Grosso, de Timon, que circula desde a semana passada nos aplicativos de troca de mensagens, Felipe deixa claro que quer ser candidato a governador, mas ressalta que espera ter o apoio de Brandão.

[o apoio de Brnadão] É o que eu quero e desejo, é o que eu luto todos os dias. Eu quero ser o candidato do povo do Maranhão, do presidente Lula (PT) e do governador Carlos Brandão. Eu quero ser o candidato dele, assim como ele será o meu candidato a senador, o senador mais bem votado do Maranhão”, afirmou Camarão.

Em relação ao outro senador da chapa, Felipe prega a construção de um nome pelo grupo, mas classifica de “nome maravilhoso”, o do senador  Weverton Rocha (PDT), que iniciou reaproximação com o grupo Brandão.

O outro senador a gente vai construir com o grupo; o Weverton é um nome maravilhoso, é um grande líder do nosso campo político. A gente unido, o Maranhão vai ganhar bastante…”, pregou.

TODOS JUNTOS. Camarão afirma que, no governo, fará de Brandão o mais bem votado senador maranhense; e quer Weverton na chapa

Para Felipe, “é altamente positiva” a reaproximação de Weverton e Brandão, fato que este blog Marco Aurélio d’Eça vem sustentando desde o ano passado, e que já se consolidou com um encontro entre os dois, revelado com exclusividade no post “O jantar de Weverton com Brandão…”.

Acho altamente positivo. quanto mais união, quanto mais unidade tiver na política maranhense, melhor para o povo. O  Weverton é um grande senador, sempre foi um grande companheiro. Estivemos em lados diferentes em 2022, mas nunca fomos inimigos, fomos adversários pontuais, mais somos grandes amigos. Quanto mais unido a gente tiver, quem vai ganhar é o Maranhão”, disse o vice-governador.

A mudança de postura de Felipe começou a ser notada tanto pelo governo quanto pela oposição – tanto a de direita quanto a de esquerda – que também têm externado nos bastidores impressões sobre a reaproximação ente Weverton e Brandão.

Mas esta é uma outra história…

O embarque do PDT e do PL no governo Brandão…

Entre testemunhos de bastidores e fatos concretos das últimas semanas há uma forte movimentação de lado a lado para ter os dois partidos alinhados ao Palácio dos Leões, com influência direta nas eleições de 2026

 

EMBARQUE CONJUNTO. Josimar e Weverton na campanha de 2022: “tratativas em evolução” e ofertas desinteressantes

Este blog Marco Aurélio d’Eça tem ouvido há semanas que há uma franca negociação entre o governador Carlos Brandão (PSB) e os chefes do PDT e do PL no Maranhão, respectivamente o senador Weverton Rocha e o deputado federal Josimar Maranhãozinho.

Curiosamente, Weverton e Josimar estiveram juntos, contra o governador na campanha de 2022.  

No caso de Maranhãozinho, o próprio governador falou do assunto no encontro da segunda-feira, 21, quando reuniu os dirigentes partidários para comemorar o resultado das eleições municipais.

O que queremos é a unidade e a paz no Maranhão; e estamos conversando com o deputado Josimar”, comunicou Brandão, em linhas gerais, segundo confirmou este blog Marco Aurélio d’Eça com pelo menos oito dos nove presentes à reunião.

Do lado de Josimar e dos que não apostam nessa aliança, a informação é a de que “ele não se mostra muito entusiasmado com as ofertas do Palácio dos Leões.”

No caso específico de Weverton Rocha há dois fatos concretos:

Nesta segunda-feira, 28, uma fonte importante deste blog Marco Aurélio d’Eça, de Brasília, trouxe uma nova informação: “Weverton vai mesmo pro governo Brandão; e tem até secretaria pro PDT”.

Este blog Marco Aurélio d’Eça quis ouvir sobre esta informação pelo menos outras quatro lideranças, mais próximas de Brandão e mais próximas de Weverton; de todas, ouviu que a aliança, neste momento, “é até possível, mas improvável”.

Weverton está em Londres, na  Inglaterra, em missão do Congresso Nacional.

Novos capítulos devem ser apresentados ao longos dos próximos dias…

Com vitória em Imperatriz, Brandão quebra paradigma de 16 anos no município

Rildo Amaral venceu as eleições assumindo abertamente a posição de candidato declarado do Palácio dos Leões, tornando o governador o primeiro a vencer na cidade desde 2008, o que amplia sua condição de líder da própria sucessão em 2026

 

FEITO HISTÓRICO. Com Rildo Amaral, Brandão quebrou paradigma que já durava 16 anos e fez o Palácio dos Leões vencedor em Imperatriz

Análise da Notícia

Ao sentar praça em Imperatriz nesta campanha eleitoral, o governador Carlos Brandão (PSB) tinha dois objetivos:

  • 1 – vencer de forma expressiva as eleições no município com o seu candidato, Rildo Amaral (PP);
  • 2 – quebrar o paradigma que apontava historicamente insucessos do Palácio dos Leões na região.

Eleito neste domingo, Rildo Amaral torna-se o primeiro prefeito, em 16 anos, a ser eleito em Imperatriz com o apoio do Governo do Estado.

O último a atingir este feito havia sido o hoje chefe da Casa Civil do próprio Brandão, Sebastião Madeira (PSDB), vitorioso em 2008 com apoio do então governador Jackson Lago (PDT). 

  • em 2012, o candidato da governadora Roseana Sarney perdeu para o próprio Sebastião Madeira;
  • em 2016, o candidato do comunista Flávio Dino foi derrotado pelo atual prefeito Assis Ramos (MDB);
  • em 2020, já no União Brasil, Assis Ramos venceu novamente Flávio Dino, mesmo com a pressão do Palácio. 

A vitória pessoal de Brandão amplia sua posição de controlador da própria sucessão, assunto que já foi, inclusive, abordado neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “De como Brandão agora controla o jogo da sucessão em 2026…”.

Com presença constante em Imperatriz, ações do governo que resultaram em apoio sistemático a Rildo Amaral, Brandão consolida-se em um território majoritariamente vinculado à direita bolsonarista.

E tem tudo para dar as cartas em 2026…

“Podem vir, mas não pra sentar na janela”, diz Rubens Jr., em reunião da base governista…

Num claro recado ao senador Weverton Rocha, que admitiu estar com “tratativas em evolução” na relação com o governador Carlos Brandão, deputado federal do PT jogou uma semente de discórdia que, embora não endossada pelos demais, abre um debate entre os líderes partidários aliados do governo desde 2022

 

NA JANELA, NÃO! Base governista fechada com Brandão; após a reunião, este blog ouviu sete deles sobre 2026

A reunião com os chefes de partidos aliados ao governo Carlos Brandão (PSB), nesta segunda-feira, 21, transcorria em clima de celebração da vitória nas urnas até que o deputado federal Rubens Pereira Jr. (PT) soltou uma frase bombástica:

  • “Novos aliados podem vir, mas não pra sentar na janela”, declarou o parlamentar, que não é dirigente partidário, mas estava acompanhando o presidente do PT.

Dita no mesmo dia em que o senador Weverton Rocha (PDT) manifestou-se pela primeira vez publicamente sobre sua atual relação com Brandão, revelada com exclusividade neste blog Marco Aurélio d’Eça, a declaração de Pereira Jr. soou como um claro recado ao pedetista.

Este blog Marco Aurélio d’Eça confirmou com o próprio deputado petista a declaração durante a reunião com Brandão e ouviu sobre o assunto outros cinco dirigentes partidários presentes no Palácio dos Leões; embora nenhum deles tenha endossado a frase, todos concordaram tratar-se de algo relacionado a Weverton e à sucessão de 2026.

Na base do governo Brandão há um grupo de pelo menos cinco presidentes de partido que fecha com a candidatura a senador do ministro do Esporte André Fufuca (PP); e este grupo resiste a uma abertura maior a “aliados ocasionais de conveniência”, como são tratados o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) e o próprio Weverton.

Ainda segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, Brandão não manifestou qualquer reação à declaração de Rubens Júnior e reafirmou seu interesse em ampliar a base com novas alianças, citando claramente Josimar Maranhãozinho.

Mas esta é uma outra história…

A relação de Brandão e Camarão: botando os pingos nos is…

Vice-governador, seu aliados, oposicionistas e até aliados do próprio governador tentaram desqualificar a informação que aponta para uma proposta de renúncia dupla nas eleições de 2026, mas o blog Atual7 acertou na mosca quanto ao que pensa o Palácio dos Leões sobre a sucessão estadual

 

ESGARÇADA. Um fato fica cada vez mais evidente em cada ação e reação sobre a sucessão estadual de 2026: já não existe confiança na relação de Camarão com Brandão

Análise da Notícia

Poucas matérias têm o poder de gerar tanta reação na classe política quanto o post do blog Atual7, que revelou nesta quarta-feira, 16, um caminho desenhado pelo governador Carlos Brandão (PSB) para sua própria sucessão em 2026.

Brandão e Camarão retomam conversas; governador pode disputar o Senado em 2026 e o vice, Câmara”, afirmou o site, editado pelo jornalista Yuri Almeida. (Veja a íntegra aqui) 

A reação foi imediata, sobretudo da parte de Felipe Camarão (PT):

  • o próprio Camarão foi às redes sociais para afirmar que “nunca houve qualquer conversa neste sentido”;
  • seus aliados mais agressivos na mídia digital chegaram a classificar de “fake news” a matéria postada.

Mas Yuri Almeida tem razão, sobretudo no conteúdo intrínseco do post, suas origens e objetivos.

Qualquer jornalista de política com fontes mínimas no Palácio dos Leões sabe hoje – informação confirmada quase que diariamente pelo entorno do próprio governador, tanto o familiar quanto o político – que Felipe Camarão já não goza da mínima confiança de Brandão, que teme deixar o governo e ter uma eventual candidatura ao Senado esvaziada por ele.

Por isso – pelo menos desde que o governador decidiu exonerar o vice da Secretaria de Educação – a solução pensada, externada e comentada nos corredores do Palácio dos Leões é a ideia de Brandão convencer Camarão a sair junto com ele, em abril de 2026, para disputar, seja lá o que for, com apoio de um governador brandonista.

Foi exatamente isso que disse Yuri Almeida, em linhas gerais.

Se Brandão já teria feito formalmente essa proposta a Felipe ninguém sabe, mas a reação do vice-governador à postagem do Autal7, negando peremptoriamente esta possibilidade, sugere duas condições:

  • 1 – Felipe Camarão não parece mesmo disposto a abrir mão da prerrogativa de assumir o governo em 2026;
  • 2 – Carlos Brandão não parece disposto a entregar o governo ao aliado do ministro Flávio Dino em 2026.

Diante disto, sobra apenas a tese-áurea levantada nas entrelinhas do conteúdo do post de Atual7:

A de que já não há a mínima confiança entre o governador e o vice…

Governo Brandão quer consensos na Câmara Municipal e na Famem…

Palácio dos Leões apoia as candidaturas do vereador Paulo Victor, no legislativo de São Luís, e do deputado estadual Roberto Costa na federação dos municípios, nas eleições marcadas para o início de janeiro

 

Paulo Victor e Roberto Costa fazem o coração-símbolo da campanha; em busca da unidade

Assim como fez no início de 2023, após reeleger-se vereador, o governador  Carlos Brnadão (PSB) está atuando diretamente – e por intermédio dos eu staff – para garantir os consensos em duas eleições classistas marcadas para janeiro;

  • na Câmara Municipal, o Palácio dos Leões trabalha pela reeleição do vereador Paulo Victor (PSB);
  • na Federação dos Municípios o escolhido pelo grupo do governador é o deputado Roberto Costa (MDB).

Brandão acompanha ainda o desenrolar de uma outra eleição, a da Assembleia Legislativa, que deve ser marcada até o final de outubro. Mas nesta, já está consolidada a reeleição da deputada Iracema Vale (PSB), outra aliada importante do governo.

Em 2023, o governador conseguiu a unidade na Assembleia, na Câmara Municipal de São Luís e na Famem, o que fortaleceu a unidade de sua base e deu as condições para a importante vitória nas urnas deste 6 de outubro.

O consenso, desta vez, visa uma outra unidade: a das eleições de 2026…

Governo Brandão calcula 157 prefeitos aliados eleitos…

Partidos da base ligada ao Palácio dos Leões saíram das urnas com a maioria das prefeituras; liderado por Marcus Brandão, irmão do governador, só o MDB terá 37 prefeitos a partir de 2025

 

O balanço do Palácio dos Leões aponta para 157 prefeitos eleitos como aliados do governo Carlos Brandão, mas a conta é bem maior

Este blog Marco Aurélio d’Eça foi o primeiro a mostrar, nesta segunda-feira, 7, que o governador Carlos Brandão (PSB) consolidou sua liderança estadual ao eleger aliados importantes nos principais colégios eleitorais; isso pode ser lido no post “Brandão elegeu quem importava e já cena a prefeitos para 2026…”.

Mas o poderio de Brandão que emerge das urnas é bem maior, levando-se em conta a quantidade de prefeitos eleitos pelos partidos de sua principal base de apoio.

  • Foram 157 prefeitos aliados eleitos ou reeleitos;
  • o PL, de Josimar Maranhãozinho, fez 41 prefeitos;
  • o MDB, de Marcus Brandão, elegeu 37 prefeitos;
  • o PP, do ministro André Fufuca, tem agora 30 prefeitos;
  • o União Brasil, de Pedro Lucas e Juscelino Filho fez 26 prefeitos.
  • já o PSB, do próprio Brandão, saiu das urnas com 19 prefeitos.
  • outros oito prefeitos foram eleitos pelo PSDB, de Sebastião Madeira

Brandão com familiares – alguns dos quais na linha de frente de sua articulação política – em Colinas, onde votou neste domingo, 6

Só neste grupo acima aparecem mais prefeitos que os registrados pelo próprio Palácio dos Leões. 

É preciso perceber que nesta lista não estão incluídos partidos como o PT, o PCdoB e o PDT, que, embora tenham aqui ou ali aliados no interior, pertencem a grupos que podem ou não estar com Brandão nas eleições de 2026.

Além disso, o Podemos, do deputado federal Fábio Macedo, corre em faixa própria.

Esse poderio será mostrado pelo governo já agora no início do ano, na eleição da Famem.

Mas esta é uma outra história…

Braide debocha de Duarte e diz que aliados do governo o apoiam nos bastidores…

Em entrevista aos veículos do Grupo Mirante, rádio e TV, nestas terça e quarta-feira, prefeito de São Luís afirmou que a classe política apenas prefere manter-se escondidas – temendo represálias do Palácio dos Leões – mas manifestam simpatia pela sua reeleição

 

Braide aproveitou a TV Mirante para provocar a já instabilizada campanha de Duarte Jr.

O prefeito Eduardo Braide (PSD) jogou uma forte carga de desânimo na campanha do adversário Duarte Júnior (PSB) apenas com o resultado da pesquisa Quaest/TV Mirante que lhe deu 60% de intenção de votos; nesta quarta-feira, 11, ele estimulou ainda mais o desânimo do adversário em entrevista à TV Mirante.

Em linhas gerais, Braide revelou que há diversos aliados do governo Carlos Brandão (PSB) enviando-lhe mensagens de apoio, embora preferindo-se manter no anonimato para evitar represálias do Palácio dos Leões, que apoia Duarte.

Eles preferem ficar às escondias, mas me ligando dizendo que torcem pela minha reeleição”, afirmou, em síntese, o prefeito, coisa que já havia dito também á rádio Mirante News, no dia anterior.

De fato, há diversos auxiliares do governador Carlos Brandão que defendiam no governo uma aliança com Braide; outros – dirigentes partidários, inclusive – preferiam apoiar outros candidatos na base ou mesmo fora dela; este blog Marco Aurélio d’Eça mostrou essa insatisfação no post “De como Duarte cavou a própria cova…”.

  • em 2020, Duarte foi isolado no segundo turno por usar o então governador Flávio Dino para pressionar aliados a estar com ele; (Relembre aqui)
  • em 2024, ele usou tanto poder de Dino quanto o de Brandão para esvaziar outras candidaturas na base e ser candidato único. (Releia aqui)

Duarte de fato isolou candidaturas como as de Wellington do Curso (Novo) e Dr. Yglésio Moyses (PRTB); e atuou diretamente para impedir que o também deputado estadual neto Evangelista (União Brasil) também fosse candidato.

Ele achava que tinha condições de encarar Braide em um duelo téte-a-téte.

A reta final da campanha está mostrando que não tem a mínima chance…