Weverton vai a Codó e Santa Quitéria em festas de aniversário dos municípios…

Senador maranhense participa das comemorações – de 130 anos e 114 anos, respectivamente – com entregas e anúncio de novos investimentos

 

O senador Weverton Rocha (PDT) participou das comemorações pelos 130 anos de Codó, em uma agenda marcada por entregas importantes e anúncios de novos investimentos para o município. Ao lado do prefeito Chiquinho Oliveira (PT), anfitrião do evento, o parlamentar reforçou a parceria institucional voltada ao desenvolvimento da cidade.

  • durante a programação, foram entregues equipamentos viabilizados por emendas do senador, que vão beneficiar diretamente pequenos produtores do município;
  • No total foram entregues: 5 barcos , 5 motores de rabeta , 1 pá carregadeira, 30 bombas periféricas, 30 kits de irrigação e 30 caixas d’água de 500 litros.

A agenda incluiu ainda a participação no lançamento da pedra fundamental das obras da Rede de Serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ampliando a oferta de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade.

Santa Quitéria

Ainda na quinta-feira, o senador também esteve em Santa Quitéria do Maranhão, onde participou das comemorações pelos 114 anos de emancipação política do município. Ele foi recebido pela prefeita Samia Moreira.

Durante a visita, Weverton, juntamente com deputados e lideranças locais, percorreu importantes obras públicos, como a biblioteca pública, a escola de informática e a escola de música.

  • também foi inaugurado um Centro de Imagem, obra viabilizada por emenda parlamentar do senador;
  • é o 15º laboratório deste tipo implantado no Maranhão com recursos viabilizado por Weverton Rocha.

Durante a programação, o deputado federal Hildo Rocha destacou o trabalho e o compromisso de Weverton com o estado, especialmente na área da saúde. Ele ressaltou iniciativas como a articulação para a construção do Hospital do Câncer Antônio Dino, em Pinheiro, além da implantação dos centros de imagem em diversas regiões.

“É mais apoio, mais oportunidade e mais dignidade para o povo do Maranhão”, afirmou.

A agenda nos dois municípios evidencia a atuação do senador na destinação de recursos e no fortalecimento de políticas públicas que impactam diretamente a vida da população.

Weverton apresenta à CCJ do Senado relatório pela aprovação de Jorge Messias ao STF…

Para o senador maranhense a aprovação da indicação do presidente Lula preserva o papel da Suprema corte diante dos desafios atuais no país

 

O senador Weverton Rocha (PDT) apresentou nesta terça-feira, 14, seu relatório favorável à aprovação do nome de Jorge Messias ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, para a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. Segundo o senador, a trajetória profissional de Jorge Rodrigo Araújo Messias oferece elementos positivos suficientes para que os senadores votem pela sua aprovação.

Em seu relatório, o senador Weverton Rocha destacou a relevância da decisão do Senado sobre o indicado ao STF “diante dos imensos desafios que a presente quadra histórica brasileira apresenta e do fato, que todos reconhecemos, de ser decisivo o papel da Suprema Corte na democracia brasileira”.

O relatório será lido na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta-feira, 15. Em seguida, será dada vista coletiva. No dia 29 de abril será feita a sabatina de Jorge Messias e, em seu nome sendo aprovado na CCJ, ocorrerá a votação em Plenário, onde são necessários 41 votos para a aprovação.

Trajetória

Jorge Messias nasceu em Recife, tem 46 anos, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre e Doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília, ondo foi professor convidado. É professor da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e autor de diversos livros e artigos acadêmicos.

Messias tem uma larga experiência no serviço público. Ainda como estudante de Direito, começou a trabalhar na Caixa Econômica Federal. Em 2006, ingressou por concurso público na Advocacia-Geral da União (AGU), onde foi Procurador do Banco Central e Procurador da Fazenda Nacional. Também atuou como Consultor Jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Consultor Jurídico e Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior no MEC; Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais e posteriormente de Assuntos Jurídicos da Casa Civil – SAG.
Desde janeiro de 2023 Jorge Messias é Advogado-Geral da União.

Weverton Rocha vai conduzir novamente indicação de Jorge Messias ao STF…

Senador maranhense foi escolhido relator do processo e já definiu para o dia 29 a sabatina com o advogado, que foi escolhido do presidente Lula

 

NOVAMENTE RELATOR DA INBDICAÇÃO DE JORGE MESSIAS AO STF, Weverton volta aos holofotes como liderança do Senado

O senador Weverton Rocha (PDT) vai conduzir novamente o processo de indicação do advogado-geral da União Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal; Rocha foi confirmado oficialmente como relator nesta quinta-feira, 9, e já definiu a sabatina do candidato do presidente Lula (PT) para o dia 29.

“Ficou combinado que na próxima quarta-feira, dia 15, pela manhã, nós vamos fazer a leitura do relatório. A sabatina será no dia 29 pela manhã e, terminada a sabatina, nós já vamos trazer para o Plenário”, afirmou Weverton, em coletiva d imprensa nesta quinta-feira, 9.

É a segunda vez que Weverton Rocha torna-se relator do mesmo processo, que começou ainda em 2025.

  • no final do ano, Lula indicou Jorge Messias e o Senado escolheu Weverton relator;
  • o senador maranhense percebeu dificuldades para Messias e aconselhou adiamento;
  • Messias volta a ser indicado agora, com maiores chances de ser escolhido no Senado.

“Quero adiantar, e já tinha dito isso antes: ele preenche todos os requisitos, tem notório saber jurídico e reputação ilibada. É advogado-geral da União, é uma pessoa jovem que tem uma carreira brilhante, então adianto que vou apresentar o relatório a favor da sua aprovação”, declarou.

Para que Messias possa tomar posse no STF, é necessário que receba o apoio de pelo menos 41 senadores.

Weverton atua por análise rápida de PEC que beneficia enfermagem…

Senador maranhense apresenta requerimento para agilizar a a tramitação da proposta que define piso salarial e jornada de trabalho para os profissionais da área

 

O senador Weverton Rocha (PDT) apresentou um requerimento para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/2024 seja analisada com urgência pelo Plenário do Senado. A PEC, aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira, 8, estabelece que o piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras será calculado com base em uma carga horária de 36 horas semanais.

“O texto representa um passo significativo na valorização desses profissionais essenciais para o sistema de saúde brasileiro. Por isso, a análise rápida da proposta é tão importante”, afirmou Weverton.

  • atualmente, o entendimento do Supremo Tribunal Federal vincula o piso a uma carga horária de 44 horas semanais;
  • a tese do STF resulta em uma remuneração desproporcional para os que possuem jornadas reduzidas.
  • ao reconfigurar o cálculo para 36 horas, a PEC garante equidade mais justa na remuneração.

Além de garantir um piso mais adequado, a PEC estabelece que o percentual de reajuste anual não será inferior ao índice que melhor reflita a variação da inflação acumulada do ano anterior, assegurando que os profissionais mantenham seu poder aquisitivo de acordo com a realidade econômica.

“Nosso objetivo é garantir um direito que foi adiado por muito tempo. Esta proposta não é apenas uma mudança nos números, mas um reconhecimento do valor e do esforço incansável dos profissionais de saúde que estão na linha de frente, cuidando da vida das pessoas.A aprovação do texto no Plenário do Senado é fundamental para garantir justiça e dignidade aos profissionais da enfermagem”, ressaltou o parlamentar.

A defesa da agilidade da tramitação reforça o compromisso do senador coma classe trabalhadora…

Evento sinaliza possível chapa de Orleans…

Pré-convenção do candidato do MDB fortaleceu a presença de Weverton Rocha, André Fufuca e Iracema Vale na aliança liderada pelo governador Carlos Brandão

 

ORLEANS MOSTROU FORÇA POLÍTICA REUNINDO O PRINCIPAL TIME para a disputa eleitoral de outubro, com provável chapa definida

Os mais de 40 mil eleitores que foram no sábado, 14, ao Multicenter Sebrae saíram de lá com a certeza de que o candidato do MDB Orleans Brnadão já tem praticamente uma chapa montada para as eleições de outubro.

  • o senador Weverton Rocha e o ministro dos Esportes André Fufuca falaram como candidatos definidos ao Senado;
  • a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale pode compor a chapa como candidata a vice-governadora.

“O Maranhão mostrou sua força. Uma multidão de amigos, lideranças e gente que acredita no nosso estado reunida em um momento que vai ficar na história”, afirmou o próprio Orleans, em suas redes sociais.

Os discursos de Weverton e Fufuca não deixaram dúvidas de que eles estão alinhados ao projeto Orleans, e devem liderar seus partidos, o PDT e o PR, respectivamente, para a aliança com o MDB.

“Ao indicar Orleans, o governador Carlos Brandão escolhe um nome que vai dar continuidade a um trabalho que tem transformado o Maranhão”, declarou Weverton.

“Orleans é um jovem trabalhador que decidiu entrar nesse embate legítimo da política, e isso exige coragem e grandeza. O Maranhão e o Brasil precisam de união, diálogo e trabalho. É isso que sempre vou defender, ao lado do presidente Lula”, afirmou Fufuca.

  • aliada de primeira hora do governador, Carlos Brnadão, Iracema Vale foi indicada ao senado pelo PT;
  • o mais provável, prém, é que ela some com Orleans na condição de candidata a vice-governadora.

“Tenho convicção de que o Maranhão está no rumo certo e por isso, reafirmei meu apoio a Orleans Brandão, uma liderança jovem, preparada e que tem demonstrado, na prática, sua capacidade de dialogar, ouvir e trabalhar por todos os municípios do Maranhão”, afirmou Iracema.

Os 12 partidos que compõem a aliança com o MDB têm agora até o início de agosto para definir a chapa oficial coma qual disputarão as eleições de outubro.

Mas pelo que se viu n envento do Sebrae, tudo idncia que ela já está pronta…

Weverton comanda ato de filiação ao PDT…

Partido recebe mais de 50 novos filiados, entre pré-candidatos a deptuado federal e estadual e lideranças de vários segmentos do Maranhão

 

WEVERTON E ERLANIO À FRENTE dos novos filiados e das antigas lideranças do PDT no Maranhão

O PDT maranhense recebeu nesta sexta-feira, 6, mais de 50 novos filiados, a maioria pré-candidatos a deptuado federal e estadual. O ato foi comandado pelo senador  Weverton Rocha, presidente estadual e principal liderança do partido no Maranhão.

“Estamos mais uma vez na casa do trabalhismo, um partido que tem orgulho de sua história em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e do Maranhão. Quero dar as boas-vindas a todos os novos filiados, sejam pré-candidatos, lideranças políticas ou representantes dos movimentos sociais”, afirmou Weverton.

  • as chapas para deptuado federal e estadual pedetista está sendo coordenada pelo vice-presidente estadual, Erlanio Xavier;
  • segundo Erlanio, o PDT vem se consolidando como um espaço de união política e fortalecimento das lideranças maranhenses.

“Recebemos hoje homens e mulheres que chegam para fortalecer as fileiras do partido. O PDT é uma família, um partido que tem história, palavra e compromisso com o povo”, destacou o pedetista.

Entre as lideranças filiadas estão o ex-prefeito de Buriti Bravo, Cid Costa, e a  empresária Bruna Pessoa, de Presidente Dutra.

Ao lado de Weverton, prefeito de Presidente Dutra Fernando Pessoa e a ex-prefeita de Timon, Dinair Veloso, que reforçaram a importância de fortalecer o PDT.

De acordo com Erlanio Xavier, novos atos de filiação devem ocorrer durante todo o mês de março…

A difícil equação de Lula para o Senado no Maranhão…

Presidente manifesta preferência por quatro nomes, mas na disputa só cabem dois candidatos em cada chapa majoritária para as duas vagas que serão abertas em outubro

 

SÃO QUATRO, MAS SÓ CABEM DOIS. Dois dos “preferidos por Lula” vão ter que ficar de fora da chapa de senadores no Maranhão

Ensaio

Se já está difícil resolver a equação para a escolha do candidato a governador que representará o palanque do presidente Lula (PT) no Maranhão, o próprio Lula dificulta ainda mais as coisas, ao se posicionar por quatro nomes preferenciais na disputa pelo Senado.

  • o presidente já disse diversas vezes que quer o governador Carlos Brandão (Sem partido) em uma das vagas para o Senado; 
  • mas ele já manifestou preferência também pelo ministro André Fufuca e pelos senadores Weverton rocha e Eliziane Gama.

São apenas duas vagas em disputa e cada chapa que concorrer pelo governo pode indicar só dois candidatos a essas vagas.

Sinal de que ao menos dois desses “preferidos de Lula” vão sobrar na hora de fechar a chapa…

Brandão confirma Weverton como primeiro senador na chapa de Orleans…

Governador comunicou aos partidos aliados que, ao escolher o pedetista, atende a um pedido do presidente Lula; segundo nome ainda será definido

 

WEVERTON JÁ ESTÁ DEFINIDO NA CHAPA DE ORLEANS, que pode também ter Iracema

O governador Carlos Brandão (sem partido) comunicou nesta terça-feira, 27, aos dirigentes dos partidos aliados que o pedetista Weverton Rocha é o primeiro senador definido na chapa do secretário Orleans Brandão (MDB).

“Atendo a um pedido do presidente Lula e confirmo Weverton na chapa! Mas o anúncio público será feito apenas coma definição do segundo nome”, disse Brandão, segundo este blog Marco Aurélio d’Eça confirmou com pelo menos quatro lideranças que participaram da reunião.

  • 12 agremiações partidáias já confirmaram apoio à chapa encabeçada pelo secretário Orleans Brandão;
  • também já está certo que as outras vagas serão ocupadas pelo PT e pela federação PP/União Brasil.

Entre os líderes partidários presentes estavam outros dois nomes cotados para as vagas de senador na chapa emedebista: o ministro dos Esportes André Fufuca (PP) e a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB).

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que na montagem da chapa há uma pequena divergência entre os chefes da campanha brandonista:

O entorno de Brandão prefere que a outra vaga de senador seja ocupada por Iracema Vale (com ela filiada ao PT), cabendo à federação PP/União Brasil indicar o vice da chapa; o candidato Orleans Brandão, no entanto, prefere que os senadores sejam Weverton e Fufuca, tendo Iracema na vice, como companheira de chapa.

Mas esta é uma outra história…

Weverton viabiliza mais R$ 7 milhões para o Tabuleiro de São Bernardo…

Projeto de Irrigação beneficia diretamente agricultores dos municípios de Magalhães de Almeida e Araioses; senador acompanhou também entrega de obras nos municípios

 

O senador Weverton Rocha (PDT) passou o sábado na região de Baixo Parnaíba, onde assinou a Ordem de Serviço para investimentos de R$ 7 milhões no Tabuleiro de São Bernardo, importante projeto de irrigação que beneficia produtores da região do Baixo Parnaíba.

“São investimentos que fortalecem a agricultura familiar, ampliam oportunidades, geram renda e promovem desenvolvimento para quem vive e produz na região. Nosso compromisso é com obras que transformam a realidade das pessoas”, afirmou Weverton.

  • o Tabuleiro de São Bernardo envolve os municípios de Magalhães de Almeida e Araioses;
  • o projeto é resultado de parcerias com os ex-prefeitos João Igor Carvalho e Erlânio Xavier.

Weverton também acompanhou a entrega de 7 quilômetros de asfalto e a execução de mais 5 quilômetros de aterro, também frutos de suas emendas.

As intervenções vão ajudar no escoamento da produção do tabuleiro e dar mobilidade e dignidade à população.

Uol crava Weverton e Fufuca como candidatos de Lula no Maranhão…

Reportagem do portal do Grupo Folha cita o pedetista que disputa a reeleição e o ministro dos Esportes como as opções do presidente para fortalecer a bancada governista em 2027

 

O MAPA INTERATIVO DO UOL COM WEVERTON E FUFUCA COMO OPÇÕES DA BASE LULISTA. PT não dá cotna sozinho

O senador  Weverton Rocha (PDT) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), foram listados pelo portal UOL, do grupo folha, na relação de candidatos governistas ao Senado nas eleições de outubro, em todos os estados.

“Neste ano, as candidaturas de aliados terão papel essencial no planejamento petista. Nomes do Solidariedade, PDT e até mesmo do PP podem receber apoio do presidente a depender do estado”, diz a reportagem. (Leia aqui)

  • a matéria do UOL trata exatamente da dificuldade que o partido do presidente Lula tem com seus candidatos próprios;
  • e reforça a dependência que o governo tem dos partidos aliados para tentar barrar a ascensão bolsonarista ao Senado.

A criação a Weverton e Fufuca não é destacada no texto da reportagem, mas ela compõe o mapa eleitoral do Brasil por estado.

Além de Fufuca e Weverton são cogitados para compor o palanque lulista a senadora Eliziane Gama (PSD) , o governador Carlos Brandão (Sem partido) e até mesmo o vice-governador Felipe Camarão (PT).

Este último em uma eventual composição com o prefeito Eduardo Braide (PSD).