Felipe Camarão também vai compor comissão provisória do PT maranhense…

Nova executiva no estado foi confirmada nesta sexta-feira, 26, pela cúpula nacional do partido

NO COMANDO. Na comissão provisória, Felipe influenciará o PT nos preparativos para as eleições de 2026

O vice-governador Felipe Camarão foi confirmado nesta sexta-feira, 26, como membro efetivo da nova comissão provisória do PT maranhense.

A comissão, nomeada pela executiva nacional como solução para a guerra provocada pelo resultado das eleições internas de 2025, vai comandar o partido pelo menos até abril.

“Agradeço o convite, indicação e confiança do PT nacional para fazer parte da comissão provisória do PT estadual. Sigo à disposição com o intuito de fortalecer o partido, com prioridade de reeleger o presidente Lula”, agradeceu o vice-governador, em suas redes sociais.

  • Felipe Camarão já compõe também o diretório nacional do PT;
  • A comissão vai preparar o partido para as eleições de 2026.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já havia anunciado, nesta sexta-feira, 26, que a professora Patrícia Macieira será a nova presidente do PT maranhense.

Assim como Camarão, todos os nove membros indicados pela nacional têm algum tipo de passagem pelo governo Flávio Dino (2015-2022).

Mas esta é uma outra história…

1

Se houvesse consenso, eles seriam os mais aceitos; se houvesse…

O acordo a ser proposto pelo presidente Lula dificilmente será levado a cabo pelos dois lados do grupo que elegeu Brandão; mas se for, diante de vários vetos, sobram apenas três com chances reais de ser o candidato

 

SÓ TRÊS. Dos atores dinistas e brandonistas sobram três que poderiam encarnar o consenso pregado por Lula; se fosse ainda possível…

Ensaio

A eventual proposta de acordo do presidente Lula (PT) para por fim à guerra fratricida tem chances mínimas de ser aceita pelo grupo do governador Carlos Brandão (PSB) e pelos remanescentes do governo Flávio Dino; e mesmo se for aceito, passará por uma intensa jornada de vetos e contravetos até que seja encontrado o candidato de consenso

  • praticamente todos os principais atores dinistas e brandonistas sofrem algum tipo de rejeição;
  • nomes como o senador Weverton Rocha e o deputado federal Márcio Jerry têm chances nulas.

Diante das imensas barreiras políticas e pessoais a dificultar o acordo, este blog Marco Aurélio d’Eça faz, neste Ensaio, um exercício de escolha por eliminação que deixa apenas três personagens com chances reais de encarnar o chamado “Tersius”, aquele com possibilidade de unir os dois grupos no mesmo palanque em 2026.

  • Em primeiro Lugar está o ministro do Esporte André Fufuca (PP).

Um dos mais habilidosos políticos de sua geração, Fufuquinha agradaria tanto o presidente Lula quanto o governador Carlos Brandão e os herdeiros de Flávio Dino; ele tem ainda um trunfo a mais: sua eventual saída do Ministério do Esporte para concorrer ao governo poderia representar a ascensão do secretário-executivo Diego Galdino à pasta, consenso entre todos os aliados do ministro do STF.”

  • Em segundo lugar, aparece o deputado federal Rubens Pereira Jr. (PT).

Rubens Júnior é filiado ao PT de Lula, afilhado de Flávio Dino e aliado familiar do governador Carlos Brandão. E consegue trânsito no dois lados da guerra fratricida sem tomar partido por A ou por B. Tem sido desde o início um dos defensores da unidade entre dinistas e brandonistas como segurança para enfrentar as eleições de 2026. A segunda posição se dá por resistências isoladas ao seu nome, aqui e ali.”

  • Na terceira posição aparece a senadora Eliziane Gama (PSD).

A senadora é muito próxima de Lula e das principais lideranças do PT nacional, sempre foi leal a Flávio Dino e nunca se indispôs com Brandão, mantendo-se neutra na crise envolvendo dinistas e brandonistas, embora com posições claras. Além disso, tem o trunfo de ser filiada ao PSD, partido do prefeito de São Luís Eduardo Braide. Sua principal dificuldade é a falta de confiança da classe política nos últimos anos.”

Mesmo olhando com lupa cada perfil e esquadrinhando cada detalhe político envolvendo cada um dos grupos em disputa, este blog Marco Aurélio d’Eça não conseguiu nenhum outro nome entre dinistas e brandonistas capaz de alcançar a unidade esperada pelo presidente Lula.

Mas é preciso deixar claro: trata-se de um Ensaio, que apenas faz um exercício de análise sem fechar questão.

Até por que este consenso é quase impossível a essas alturas…

Fala de Weverton sobre Lula divide opiniões entre dinistas e brandonistas…

Aliados do governador Carlos Brandão e do vice-governador Felipe Camarão se dividem em dois grupos: os que ainda acreditam em uma aliança e os que não veem chances de reconciliação

 

CLOSE SÓ PARA FOTO. A junção de dinistas e brandonistas em palanque do governo Lula não significa, necessariamente, realiança política

Este blogo Marco Aurélio d’Eça trouxe nesta quinta-feira, 11, um recorte da entrevista do senador Weverton rocha (PDT) ao jornalista Rogério Silva, publicado no post “‘Lula vai reunir Brandão e Camarão’, revela Weverton…”.

A fala do senador sobre uma reconciliação entre o governador Carlos Brandão (PSB) e o vice-governador Felipe Camarão (PT) – patrocinada pelo presidente Lula (PT) – teve forte repercussão entre lideranças brandonistas e dinistas, que, hoje, se dividem em dois grupos distintos, independentemente do lado em que estão:

  • no primeiro grupo estão os que ainda acreditam em uma reconciliação entre Brandão e os remanescentes do governo Flávio Dino;
  • no outro grupo, bem maior, os que não veem mais nenhuma possibilidade de unidade na base do presidente Lula no0 Maranhão.

Este blog Marco Aurélio d’Eça buscou ouvir as senadoras Ana Paula Lobato (PSB) e Eliziane Gama (PSD), os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB) e Rubens Jr. (PT), os presidentes da Assembleia, Iracema Vale (PSB), e da Famem, Roberto Costa (MDB), os deputados estaduais Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Othelino Neto (PSB) e Leandro Bello (Podemos), além dos secretários Rubens Pereira (Articulação Política) e Sebastião Madeira (Casa Civil).

Nem todos responderam ao blog, mas dentre os que falaram sobre o tema, é possível montar um painel claro de opiniões sobre um eventual palanque único de Lula no Maranhão.

  • Grupo dos que receberam a proposta de Weverton com simpatia

“Um grupo unido em que todos trabalham juntos é sempre melhor para o Maranhão; e isso o governador Carlos Brnadão já vem fazendo. Por isso parabenizo o senador Weverton pelo seu discurso”, disse Roberto Costa, ainda durante a “Caravana Federativa”, na quinta-feira, 11.

“Na política, diálogo sempre é possível. Lula liderará a discussão política no Maranhão. Esse é nosso maior ponto de convergência, entre todos nós”, reforçou Rubens Júnior, diretamente a este blog Marco Aurélio d’Eça.

“Sobre chances de diálogo, com vistas a um entendimento do campo amplo que o apoia, é preciso considerar que há um vazio de liderança nesse diálogo, já que, quem naturalmente deveria conduzi-lo, se afastou desse processo que o fez governador”, disse Márcio Jerry, não fechando portas, mas com fortes críticas ao governador Carlos Brandão.

“O que precisamos reconhecer é que a atual conjuntura política do estado está em desalinho com aquilo que elegeu Lula em 2022; o campo progressista maranhense não pode ser confundido com a cúpula política que hoje ocupa o Palácio dos Leões”, Ponderou Carlos Lula.

  • Grupo dos que não veem mais nenhuma chance de reconciliação

“eu não vejo rumo algum [de reaproximação]”, disse, lacônico, o deputado Leandro Bello.

“Infelizmente, Brandão mudou a rota e instalou um governo patrimonialista e que desmontou os principais serviços públicos e programas sociais; diante disso, não há caminho para reaproximação”, afirmou a senadora Ana Paula Lobato; o marido dela, Othelino Neto, vai na mesma linha, ainda mais duro:

“de minha parte, não existe hipótese de diálogo com Brandão. Apoiarei a reeleição do presidente Lula e me dedicarei a derrotar o cadidato apoiado pelo atual governador”, decretou Neto.

“Gradativamente, vimos o governador se afastar dos compromissos sociais assumidos com o povo, descontinuando o governo anterior. Nesse cenário, insustentável dar apoio a esse governo e seus sucessivos erros. Não acredito em diálogo algum. penso que o senador Weverton manifesta apenas seu desejo pessoal, sem aderência”, manifestou-se Rodrigo Lago.

O painel está bem claro:

  • alguns dinistas mostram-se ainda abertos, mas com críticas ao outro lado;
  • alguns brandonistas falam de unidade, mas sob a égide do próprio governo;
  • há também dinistas já mais radicais, fechados para qualquer outra conversa;
  • e os que preferem nem se manifestar mais sobre o tema neste momento.

Todos porém, mostram-se alinhados ao projeto do presidente Lula; e é dentro deste objetivo, que Weverton Rocha pretende buscar a interferência direta de Lula.

Mas esta é uma outra história…

Orleans e Camarão no mesmo palanque lulista…

Candidatos do MDB e do PT ao Governo do Estado estiveram presentes no evento do governo Lula, nesta quinta-feira, 11, pela primeira vez desde a oficialização do rompimento entre dinistas e brandonistas

 

DE NOVO JUNTOS. Orleans, Rubens Jr., Camarão, Brandão, Fufuca, Weverton Iracema e Márcio Jerry, todos no palanque com os membros do governo Lula

O vice-governador Felipe Camarão (PT) e o secretário de Articulação Municipalista Orleans Brandão (MDB) estiveram juntos nesta quinta-feira, 11, pela primeira vez em um palanque lulista desde o rompimento entre os aliados do governador Carlos Brandão (PSB) e os remanescentes do governo Flávio Dino.

  • os dois estavam no palco de autoridades da “Caravana Federativa”, organizada pelo governo Lula (PT) no Multicenter Sebrae, em São Luís;
  • Orleans representou o governo Brandão e o municipalismo; Camarão estava como membro do PT, diretamente vinculado aos movimentos sociais.

“A Caravana é mais uma forma de deixar às políticas públicas mais próximas da população maranhense. Obrigado, presidente Lula! Vamos em frente!”, afirmou Camarão, em suas redes sociais.

“Parceria forte! É assim que a gente fortalece o municipalismo e faz o Maranhão avançar”, ressaltou Orleans, também nas redes sociais.

  • não apenas Orleans e Camarão estiveram juntos no palanque, liderado pelo governador Carlos Brandão;
  • estavam também o senador Weverton Rocha (PDT) e os deputados Márcio Jerry (PCdoB) e Iracema Vale (PSB).

O evento do Sebrae – parceria com o Governo do Estado e com a Famem – é o primeiro que reúne toda a base lulista no Maranhão desde o rompimento entre dinistas e brandonistas.

E indica que tanto o candidato do PT quanto o do MDB vão reivindicar politicamente esta condição de aliado.

A Lula caberá decidir como se posicionará em 2026…

1

Fufuca reforça presença ao lado do presidente…

Em meio à pressão da Federação União Progressista pela saída do governo, Ministro do Esporte esteve com Lula ao lado do presidente da CBF em evento sobre a Copa do Mundo Feminina de 2027

 

NO EXERCÍCIO DO CARGO. Observado pelo presidente da CBF e por atletas da Seleção Brasileira Feminina, Fufuca exibe troféu a Lula

O ministro do Esporte André Fufuca esteve nesta quarta-feira, 10, em encontro pessoal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

  • o encontro tem forte simbolismo diante do momento político vivido por Fufuca;
  • o ministro é do PP, que já decidiu, junto com o União Brasil, deixar o governo Lula.

“Ao lado do presidente Lula e do presidente da CBF Samir Xaud assinamos a mensagem de encaminhamento do PL que dispõe sobre as diretrizes para desenvolvimento do Futebol Feminino, que será enviado até 12/09. A proposta define diretrizes para fortalecer a modalidade: combate à discriminação, incentivo à base, igualdade de direitos e recursos com o futebol masculino e estímulo a parcerias com escolas. O PL também altera a Lei do Esporte para garantir estrutura igualitária na formação de atletas. Viva o futebol feminino!!”, destacou Fufuca.

A Federação União Progressista, formada por PP e União Brasil, decidiu desde o final de agosto o afastamento do governo Lula.

Mesmo assim, Fufuca permaneceu no cargo.

Onde segue despachando normalmente…

Famem discute com os governos Lula e Brandão ações em favor dos municípios…

Caravana Federativa é o primeiro evento do secretário Orleans Brandão com o governo petista, já na condição de pré-candidato do MDB ao governo

 

COM LULA PELO MARANHÃO. Observado por Costa, José Ilário ouve Orleans sobre as demandas dos municípios maranhenses na presidência da República

O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Roberto Costa, recebeu o diretor de Assuntos Federativos para o Nordeste da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, José Ilário Gonçalves Marques.

Ao lado de Costa, também participou da reunião o secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão (MDB).

Os três reforçaram convite a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e movimentos sociais para a Caravana Federativa, que acontece nesta quinta-feira, 11, e na sexta-feira, 12, no Multicenter Sebrae.

“Essa parceria, liderada pelo presidente Lula e pelo governador Carlos Brandão, é fundamental para fortalecer o municipalismo e impulsionar o desenvolvimento do Maranhão”, destacou Roberto Costa.

  • é o primeiro evento de Orleans com o governo Lula que ele participa já na condição de pré-candidato do MDB;
  • ele será anfitrião do encontro, ao lado do representante da presidência da República e do presidente da Famem. 

O encontro reunirá representantes dos governos federal e estadual com as lideranças municipais…

Com mais de duas mil obras nas cinco regiões, Ministério do Esporte lidera Novo PAC…

 Consolidando a maior entrega de obras dos últimos 10 anos, a pasta tem o Maranhão como estado-símbolo deste novo momento que vive o Brasil

 

MINISTRO POPULAR. Fufuca tem estado presente em todos os municípios do Maranhão, como num dos m ais populares ministros de Lula

Sob a liderança do ministro André Fufuca (PP), o Ministério do Esporte assumiu papel de protagonismo no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São mais de 2 mil obras em andamento ou já concluídas nas cinco regiões do país, consolidando a maior entrega de infraestrutura esportiva da última década.

“O Brasil vive um novo momento. O compromisso do presidente Lula é com resultados reais e com um legado de desenvolvimento e inclusão, sobretudo no estado do Maranhão, com o governo do Brasil do lado do povo brasileiro e, sem sombra de dúvidas, do lado do povo maranhense”, afirmou o ministro André Fufuca.

  • o Maranhão se transformou no estado-símbolo deste novo momento;
  • são diversas obras em andamento ou em fase final de construção no estado.

São Centros Esportivos Comunitários, o Programa Segundo Tempo ampliado em escolas municipais, além da chegada de mais de mil médicos, em parceria com o Ministério da Saúde, uma nova universidade e quatro Institutos Federais em parceria com o Ministério da Educação.

É o Governo do Brasil do lado dos brasileiros.

 

A TV 3.0 e o legado de Juscelino Filho…

Deputado participou da assinatura do decreto que regulamenta a nova tecnologia, parte da sua atuação quando no cargo de ministro das Comunicações do governo Lula

 

O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil) participou, nesta quarta-feira, 27, do ato de assinatura do decreto que regulamentar a TV 3.0 no Brasil. Como ministro das Comunicações do governo Lula (PT), o deputado maranhense teve importante participação na elaboração do projeto.

“Hoje é um dia histórico e decisivo para o futuro da televisão e da comunicação no Brasil. Acompanhei a assinatura pelo presidente Lula do decreto que regulamenta a TV 3.0, e sinto orgulho de ter ajudado a construir, nos últimos anos, esse avanço que vai garantir a chegada da nova geração da TV aberta e gratuita para todos os brasileiros. À frente do Ministério das Comunicações trabalhamos nos estudos técnicos e nos primeiros testes dessa nova tecnologia que vai revolucionar a forma como assistimos televisão no país, com imagens em 4k e 8k, som imersivo, interatividade e acesso a novos serviços aos cidadãos”, declarou Juscelino Filho.

  • o novo sistema moderniza o setor e coloca o país na vanguarda da radiodifusão mundial;
  • a assinatura do decreto é resultado de anos de estudos e debates liderados pelo MCom. 

“A TV desempenha um papel fundamental na disseminação de informação de qualidade, cultura e entretenimento em todos os cantos do Brasil. Agora é hora de se modernizar e com esse novo modelo, a televisão brasileira vai promover uma verdadeira imersão ao telespectador. Saúdo o nosso deputado federal e ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que muito tem apoiado o governo na implementação dessa política em benefício da população”, disse o ministro das Comunicações, Fred Siqueira Filho.

A partir de agora, as emissoras brasileiras poderão iniciar o processo de implantação desse novo sistema de transmissão. A TV 3.0 é um novo padrão que revoluciona a TV aberta, promovendo a integração completa dos canais com a internet, de forma gratuita a todos os brasileiros, em todas as regiões do país.

Com o uso da internet, a TV 3.0 terá potencial de servir como ponto de acesso a serviços públicos digitais e como ferramenta de inclusão e participação social.

Da Assessoria, com edição do blog

Juscelino Filho comemora entrega de 39 novas Unidades Odontológicas Móveis do novo PAC para o MA

Deputado destacou investimentos do Governo Federal no cuidado com a saúde bucal dos maranhenses. Os novos equipamentos fazem parte das estratégias do Novo PAC Seleções 2025, por meio do programa Brasil Sorridente, e terão capacidade para atender a mais de 130 mil pessoas no estado

 

O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil/MA) celebrou a entrega, nesta quinta-feira (21), pelo presidente Lula e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de 39 Unidades Odontológicas Móvel (UOMs) para o Maranhão, em solenidade realizada em Sorocaba (SP). No total, foram 400 novos equipamentos para todo o país, como parte fazem das ações do Novo PAC Seleções – Saúde, e cujos investimentos são de R$ 152 milhões, beneficiando 1,4 milhão de pessoas que vivem em cidades com dificuldade de acesso à atendimento odontológico, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, assentadas e das periferias urbanas.

“Tem mais reforço para a saúde do nosso Maranhão. Foram entregues 400 novas Unidades Odontológicas Móveis para todo o país, sendo que 39 municípios maranhenses foram contemplados com esses veículos que vão levar saúde bucal para quem mais precisa, especialmente nas áreas mais afastadas. É o governo Lula garantindo o cuidado com os cidadãos que precisam de tratamento odontológico”, afirmou Juscelino Filho.

A entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica do Brasil Sorridente. Os veículos vêm adaptados com consultórios odontológicos completos, incluindo cadeira odontológica, aparelho de raio-x, ar-condicionado, gerador de energia, fotopolimerizador, canetas de alta e baixa rotação, entre outros equipamentos essenciais para atendimento de qualidade em áreas remotas.

“Carolina, Mirador, Pirapemas, Presidente Vargas e Tuntum são algumas das 39 cidades contempladas nesta etapa, fruto também da nossa atuação e do nosso trabalho junto ao Ministério da Saúde. Serão mais de 130 mil maranhenses que, agora, passarão a contar com o serviço”, ressaltou o deputado.

Também receberam os novos Odontomóveis, os municípios de Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Alto Parnaíba, Amapá do Maranhão, Bacuri, Barreirinhas, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Cachoeira Grande, Cândido Mendes, Cantanhede, Chapadinha, Coelho Neto, Conceição do Lago-Açu, Grajaú, Igarapé do Meio, Itinga do Maranhão, Jatobá, Junco do Maranhão, Lago Verde, Lagoa Grande do Maranhão, Loreto, Penalva, Presidente Juscelino, São Benedito do Rio Preto, São João Batista, São João do Carú, Satubinha, Senador Alexandre Costa, Tasso Fragoso, Timbiras, Turilândia e Vargem Grande.

“Essa é mais uma entrega que faz parte do compromisso do presidente Lula com a ampliação e o fortalecimento do SUS. Fica aqui, mais uma vez, o nosso muito obrigado ao presidente Lula e ao ministro Padilha, por toda essa atenção especial com o nosso Maranhão. Seguimos juntos, trabalhando por mais dignidade e mais qualidade de vida para todos os maranhenses”, completou o parlamentar.

Cada unidade terá capacidade para atender cerca de 3,5 mil pessoas e serão utilizadas pelas equipes de Saúde Bucal, compostas por cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal, habilitadas pelo Ministério da Saúde, que farão, desde procedimentos da atenção primária até ações especializadas, como tratamento endodôntico e a oferta de próteses dentárias.

A segunda fase, com previsão para 2026, entregará mais 400 unidades, alcançando 2,8 milhões de brasileiros.

Novo PAC Seleções Saúde no MA
Para o Maranhão, além das 39 Unidades Móveis Odontológicas, também foram destinadas 98 ambulâncias do SAMU, 56 novas Unidades Básicas de Saúde, sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), duas Policlínicas (sendo uma em Codó e outra em Timon); além de 597 combos de equipamentos para unidades básicas de saúde e 423 kits para teleconsulta.

 

Editorial: o sistema Swift, Flávio Dino e sua decisão politico-judicial…

Ministro do Supremo Tribunal Federal já sabia, desde a semana passada, que o sistema internacional de integração bancária não está sujeito à pressão de Donald Trump, mas precisou garantir que bancos brasileiros não usassem a Lei Magnitsky para forçar o caos no Brasil

 

DECISÃO POLITICIO-JUDICIAL. Despacho de Dino protege ao mesmo tempo Lula dos banqueiros e Moraes da magnistky

Editorial

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino – vista como uma tentativa de proteger o colega Alexandre de Moraes da Lei Magnistky – não apenas blinda Moraes dos ataques do presidente americano Donald Trump, mas protege também todo o sistema financeiro do Brasil.

  • desde a semana passada, Dino já sabia que o sistema de integração bancária Internacional Swift não está sujeito às ordens de Trump;
  • mas Dino precisava garantir que os banqueiros não usassem a lei de Trump para gerar caos e comprometer o governo brasileiro.

“Tive excelente conversa com Hayden Allan, da Swift, que operacionaliza o maior sistema de integração bancária global. Hayden esclareceu que o Swift, sediado na Bélgica, segue o marco legal europeu e não está sujeito a sanções arbitrárias de países específicos”, publicou em suas redes sociais, na quinta-feira, 14, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, após reunião com o chefão do sistema bancário. (Leia aqui)

Em outras palavras, o Swift garantiu ao número 2 do ministro Fernando Haddad que o sistema financeiro do Brasil não corria risco algum de ser bloqueado no sistema internacional por vontade de Trump.

  • naquele mesmo dia, banqueiros chegaram a propor ao STF que os ministros abrissem contas em cooperativas financeiras para escapar de sanções. 
  • era preciso garantir que os banqueiros – preocupados com seus próprios interesses – seguissem a orientação do chefão do Swift e ignorassem os EUA.

No sábado, 16, donos dos principais bancos privados do Brasil reuniram-se com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tido como o candidato dos barões da economia contra Lula em 2026; no encontro, a maior parte dos banqueiros afirmou que iria acatar a Lei Magnitsky, mesmo sem necessidade.

O encontro de Tarcísio com a elite econômica foi tratada por este blog Marco Aurélio d’Eça no editorial “O candidato dos banqueiros contra Lula; isso atinge você?!?”.

Na segunda, Flávio Dino encontrou no processo que trata de indenizações das barragens de Brumadinho e Mariana uma brecha para dar seu recado sobre a Lei Magnitsky.

Mas, ao contrário do que pensa a maioria dos analistas, o recado não é para Trump, mas para os próprios banqueiros brasileiros.

Cabe a eles escolher seguir as determinações do Brasil ou a dos Estados Unidos.

Simples assim…