Weverton assume missão de encaminhar no Senado a indicação de Jorge Messias ao STF…

Em missão oficial em Roma, senador retorna na próxima semana com o desafio de alcançar os votos necessários para aprovação do advogado-geral da União

 

PRESTÍGIO POLÍTICO. Em 2023, Weverton foi responsável pela aprovação de Flávio Dino; agora, terá que encarar desafio parecido com Jorge Messias

O senador Weverton Rocha (PDT) vai ser o relator do processo de indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal. Rocha foi escolhido para encaminhar a votação na condição de vice-líder do governo Lula no Senado Federal.

Em Roma, na Itália, Weverton participa do Forum Brasil-Itália do LIDE e só deve retornar ao Brasil na próxima semana.

“Assim que retornar ao Senado, na próxima semana, vou tratar dessa missão com a responsabilidade que o processo requer”, afirmou o senador maranhense, em nota divulgada agora à noite.

  • o desafio de Weverton é evitar que os colegas rejeitem a indicação feita por Lula;
  • ele teve o mesmo desafio durante a indicação de Flávio Dino, aprovado na Casa.

A resistência ao então ministro da Justiça, indicado por Lula em 2023, foi quebrada por Weverton, graças ao perfil conciliador, com trânsito em todas as correntes da Senado.

  • atribui-se a Weverton a vitória de Dino, que enfrentava forte resistência entre os colegas, inclusive membros do próprio governo Lula;
  • o senador maranhense teria conseguido, inclusive, votos bolsonaristas, como de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sérgio Moro (PRB-PR).

Desta vez, a maior resistência a Jorge Messias se dá pelo fato de o advogado ter suplantado na preferencia de Lula um membro do próprio Senado, o ex-presidente da Casa Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Especula-se nos bastidores do Senado que a casa pode derrotar Lula em plenário.

O senador maranhense pretende enfrentar este desafio…

Em Brasília, Eudes Barros busca novos avanços para Raposa

Prefeito cumpre agenda na capital do país com parlamentares maranhenses e agentes do Governo Federal

 

Depois de uma das maiores comemorações de aniversário já realizadas no município, quando Raposa completou 31 anos no último dia 10 de novembro, o prefeito Eudes Barros manteve o ritmo acelerado de trabalho. A semana de festividades foi marcada por uma série de inaugurações e entregas de equipamentos públicos, que movimentaram a cidade e atenderam diferentes áreas da gestão.

  • sem pausa após a programação, o prefeito embarcou para Brasília, onde cumpre agenda com parlamentares e órgãos do Governo Federal.
  • o objetivo é alinhar projetos, reforçar solicitações já apresentadas e abrir novas frentes de diálogo para garantir benefícios ao município.

As conversas tratam de melhorias em diversos setores da administração pública, desde infraestrutura até políticas sociais, sempre com foco em ampliar investimentos para Raposa.

A expectativa é de que Eudes retorne à capital federal em dezembro para consolidar articulações e avançar nas pautas de interesse da população.

Esse alinhamento tem o objetivo de estruturar um novo pacote de benefícios que o prefeito busca garantir em Brasília para trazer à Raposa.

Em dezembro, Eudes Barros deve retornar à capital federal para concluir as tratativas.

E fechar, com chave de ouro, as conquistas previstas para 2026 contemplando o município.

Weverton comemora isenção para quem recebe até R$ 5 mil: “quem ganha mais, deve pagar mais”…

Projeto do governo Lula é aprovado por unanimidade no Senado Federal e vai para sanção do presidente, para valer a partir de janeiro

 

FESTA POPULAR. Ao lado dos líderes governistas, Weverton festeja a aprovação do projeto de isenção do IRPF

O senador Weverton Rocha (PDT) comemorou a aprovação do projeto de Lei que isenta de Imposto de Renda trabalhadores com salário até R$ 5 mil mensais. A proposta foi aprovada pelo Plenário nesta quarta-feira, 5.

“Quem ganha menos deve pagar menos, e quem ganha mais, deve pagar mais. É assim que se constrói um país mais justo, com equilíbrio e oportunidades para todos”, afirmou o senador.

  • o projeto está no Congresso dedes março e havia sido aprovado em outubro pela Câmara dos Deputados;
  • a proposta prevê isenção a quem ganha R$ 5 mil e reduz a alíquota para quem ganha até R$ 7,5 mil. 

O texto aprovado no Senado prevê ainda uma alíquota mínima para os chamados super ricos, aqueles que ganham até R$ 600 mil por ano, o que dá R$ 50 mil por mês; a progressão da alíquota chegará a 10% para os que ganham até R$ 1,2 milhões por ano.

“A medida é parte de um esforço para promover justiça fiscal e fomentar o crescimento econômico, beneficiando principalmente a classe média e baixa. A ampliação da isenção pode significar um passo significativo para a recuperação econômica e social do país em um momento de desafios fiscais e necessidade de medidas que promovam a inclusão e o desenvolvimento”, explicou o parlamentar.

A proposta também muda a declaração de lucros e dividendos de pessoas jurídicas para uma mesma pessoa física.

  • os dividendos acima de R$ 50 mil terão incidência de IRPF com alíquota de 10%;
  • distribuições de dividendos aprovadas até 31 de dezembro ficam fora dessa taxação.

O presidente Lula deve sancionar a nova lei imediatamente após encaminhamento pelo Senado.

O projeto é um dos carros-chefe do projeto econômico do governo do PT…

1

Exclusivo!!! Dinistas comunicam a Gleisi Hoffmann desinteresse na aliança com Brandão…

Lideranças do PSB e do PCdoB reafirmaram apoio à candidatura do vice-governador Felipe Camarão e disseram esperar que o PT se posicione o mais breve possível em seu favor

 

COM BRANDÃO, NÃO! Liderados pela senadora Ana Paula Lobato, os dinistas deixaram claro a Gleisi Hoffmann que não tratam mais com o governador

Exclusivo

Liderados pela senadora Ana Paula Lobato (PSB), os remanescentes do chamado dinismo garantiram à ministra da Articulação institucional Gleisi Hoffmann (PT), em reunião nesta terça-feira, 21, não haver mais nenhum interesse na aliança com o governador  Carlos Brandão (Sem partido).

  • falando em nome do PSB, Ana Paula reafirmou apoio á candidatura do vice-governador Felipe Camarão (PT);
  • também presente ao encontro, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) manifestou o mesmo apoio a Camarão.

“Nós acreditamos na candidatura do Felipe Camarão e vamos com ele; esperamos que o PT se manifeste o mais rápido possível por esta candidatura”, afirmaram os dois líderes partidários, segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça; além deles, estiveram com Gleisi Hoffmann os deputados estaduais Carlos Lula (PSB) e Othelino Neto (Solidariedade)

Ainda de acordo com o que apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, a ministra das Relações Institucionais foi informada de alguns acontecimentos recentes, que não visão dos dinistas, inviabilizam a reunificação com Brandão.

  • a ministra foi informada da ação da Polícia Federal envolvendo deputados e emendas parlamentares, semana passada;
  • também ouviu detalhes da operação de gravação clandestina de conversas do próprio aliado do governo, Rubens Jr. (PT);
  • eles atribuíram a inviabilidade da reaproximação com o governador às ações do seu irmão, Marcus Brandão (MDB).

“O Marcus Brandão sempre operou para minar a relação do governador com a base oriunda do governo Flávio Dino; ele nunca quis também qualquer acordo proposto por Lula por que já tem um projeto de poder próprio”, contou Márcio Jerry.

Gleisi Hoffmann disse que vai conversar com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, para agilizar o posicionamento partidário no Maranhão; ela também disse que vai ouvir do próprio presidente Lula sobre eventual encontro com Brandão. 

Após o encontro com a ministra, os dinistas passaram a efetivar a saída definitiva do governo…

1

Imagem do Dia: enquanto isso, no Palácio do Planalto…

No mesmo dia em que estoura no Maranhão a crise das gravações clandestinas envolvendo o governo Brandão e aliados do ministro Flávio Dino, dinistas se reúnem com Gleisi Hoffmann em Brasília

 

ELA SABE DE TUDO. Com Gleisi Hoffmann, os dinistas compartilham todas as crises envolvendo suas relações com o governo Brandão

A ministra da Articulação institucional do governo Lula (PT), Gleisi Hoffmann, recebeu nesta terça-feira, 21, a senadora Ana Paula Lobato (PSB), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e os estaduais Carlos Lula (PSB) e Othelino Neto (Solidariedade).

O encontro ocorreu no exato momento em que o deputado federal Rubens Pereira Jr. (PT) subia à tribuna da Câmara Federal para denunciar o governador Carlos Brandão (PSB) – e seu irmão, Marcus Brandão – por arapongagem dentro do Palácio dos Leões.

  • Gleisi Hoffmann é tida como a principal aliada do projeto dos dinistas no governo Lula;
  • seria ela, inclusive, a responsável por barrar as tentativas de conversa de Brandão com Lula.

Na semana passada, Brandão passou três dias em a Brasília, e chegou a ir ao Palácio, na quinta-feira, 16, na tentativa de uma audiência com o presidente, que acabou adiada – primeiro para a sexta-feira, 17, depois para segunda-feira, 20; e, agora, para sabe-se lá quando.

Em nome de Lula, a ministra acompanha tudo o que acontece no Maranhão.

Envolvendo dinistas e brandonistas…

1

Lula vai receber Brandão nesta segunda-feira, 20…

Governador desmarcou compromisso em Pedro do Rosário para atender ao chamado do presidente; e segue para Brasília, onde tem agenda no Palácio do Planalto

 

CONVERSA ÍNTIMA. Presidente vai conversar com o governador sobre as eleições de 2026 e a base lulista no Maranhão

Exclusivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o governador Carlos Brandão (PSB) para uma conversa no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta segunda-feira, 20.

Havia a dúvida se Lula receberia Brandão antes ou depois da viagem aos Estados Unidos, mas o presidente decidiu antecipar o encontro.

  • Brandão tinha agenda em Pedro do Rosário, mas desmarcou;
  • para o evento no interior segue o secretário Orleans Brandão (MDB).

O encontro entre Lula e Brandão deve definir os rumos da relação entre dinistas e brandonistas nas eleições de 2026.

Esta reunião estava prevista para a semana passada; Brandão chegou a ir a Brasília, mas a reunião enfrentou resistências do entorno do presidente, como mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça no post “Entorno de Lula tem ala dinista, mas também gente pró-Brandão…”.

O encontro entre o presidente e o governador está previsto para o início da tarde…

Eles já convivem no mesmo ambiente…

Seguindo o exemplo de Lula, ministro Camilo Santana levou dinistas e brandonistas a solenidade com direito a fotografia juntos para a posteridade

 

JUNTOS, DE NOVO. Governador Brandão à frente, Felipe Camarão atrás, com o ministro Camilo Santana, prefeitos, parlamentares e secretários

Muita gente do meio político ainda diz que é quase impossível, a essas alturas, uma reunificação política entre dinistas e brandonistas para as eleições de 2026 no Maranhão; mas até mesmo os mais céticos entendem como uma mudança de rumo os movimentos de lado a lado nos últimos dias.

  • tudo começou na segunda-feira, 6, quando o presidente Lula (PT) reuniu dinistas e brandonistas no mesmo palanque em evento em Imperatriz;
  • nesta quinta-feira, 9, o governador Carlos Brandão (PSB) e o vice Felipe Camarão (PT), também em Imperatriz, receberam o ministro Camilo Santana.

O inusitado das imagens de Imperatriz – tanto as com Lula quanto as de Santana – se dá pelo fato de que, até semana passada, nem Brandão, nem Camarão sequer conviviam no mesmo ambiente.

Sinal de que a conversa entre Lula e Brandão pode mesmo render.

Para um lado e para o outro…

Hildo Rocha lembra histórico de ações pelas quase 3 mil moradias entregues por Lula em Imperatriz

Iniciado em 2012, empreendimento sofreu entreves técnicos e financeiros até ser concluído agora, após retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, em 2023

 

AO LADO DE LULA, como deptuado e como membro do ministério, Hildo Rocha teve atuação fundamental para impedir a desistência do projeto Canto da Terra

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) fez nesta terça-feira, 7, um balanço histórico de todas as idas do Residencial Canto da Terra, em Imperatriz, até ser entregue para quase três mil famílias, nesta segunda-feira, 6, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

  • como deputado federal desde 2014, Hildo Rocha teve papel fundamental em todas as etapas do projeto;
  • ele atuou também como representante do Ministério das Cidades no início deste terceiro mandato de Lula.

“Com a entrega do Residencial Canto da Serra, estamos realizando o sonho de 2.837 famílias. Em razão de um grave erro de execução e fiscalização, o local onde as casas foram construídas ficava totalmente inundado nos períodos chuvosos. Era, portanto, imprescindível a construção de canais de drenagem. Superado aquele problema surgiu outro em 2023, porque as obras estavam paralisadas em função da empresa responsável pela conclusão ter desistido de continuar. Então novas empresas foram contratadas e fizemos o aporte financeiro necessário para que as casas fossem concluídas e entregues hoje pelo presidente Lula”, comemorou Hildo Rocha.

A atuação de Rocha em momentos cruciais do projeto – entre os governos Dilma (PT), Temer (MDB) e Bolsonaro (PL) – evitou o abandono do empreendimento.

  • em 2018, Hildo viabilizou R$ 76 milhões com o então ministro das Cidades, Alexandre Baldy;
  • este recurso foi fundamental para corrigir a drenagem que impedia o andamento da obra;
  • em 2023, o próprio Hildo Rocha assumiu a secretaria-executiva do Ministério das Cidades.

“Estou muito feliz por contribuir para a realização deste sonho que beneficia mais de 11 mil pessoas de baixa renda. Este projeto não é apenas moradia; é dignidade, oportunidade e um novo começo para essas famílias. Foi necessário também solicitar equipamentos públicos, como creche, posto de saúde, posto policial e espaços esportivos para atender a comunidade”, acrescentou Hildo Rocha.

Para o parlamentar, mais do que a entrega de uma obra, o Residencial Canto da Terra, para ele, significa a vitória sobre os muitos desafios enfrentados neste 13 anos.

André Fufuca é o maior beneficiário da visita de Lula ao MA…

Mais citado até que o governador Carlos Brandão, ministro dos Esportes saiu de Imperatriz como queridinho do presidente; e respondeu à altura confirmando que estará com ele no palanque de 2026

 

AO MESTRE, COM CARINHO…Fufuca conversa com o presidente sobre projetos de sua pasta para Imperatriz

Nenhum outro ator da sucessão estadual de 2026 saiu da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Imperatriz tão fortalecido quanto o ministro dos  Esportes, André Fufuca (PP). Reverenciado inúmeras vezes por Lula, que o chama de Fufuquinha, o ministro mostrou-se o verdadeiro queridinho do presidente.

  • Fufuca foi mais citado por Lula que o próprio governador Carlos Brandão (PSB);
  • as referências elogiosas o ministro carregavam um tom de carinho do presidente.

“Quero que o Fufuca fique no governo, independentemente do partido. Eu não vou ficar correndo atrás de partido, cada partido é livre para seguir como quiser e boa sorte. Mas vou conversar com Fufuca e dizer que  quero que ele continue no governo”, afirmou Lula, em entrevista à TV Mirante, antes mesmo do evento em Imperatriz.

CARINHO EXPLÍCITO. Lula falou mais vezes em Fufuca do que em Brandão durante seu discurso em Imperatriz

O ministro maranhense respondeu à altura, com um contundente discurso em que deixou claro sua aliança com o presidente e sua disposição de continuar com ele, independentemente da decisão do PP.  

“Podem me tirar e seguir como quere3m. Posso estar com meu corpo em um outro lugar, mas minha cabeça e o meu coração estarão com Lula em 2026”, garantiu o ministro.

Fufuca chegou como coadjuvante em Imperatriz, em um evento que tinha outros personagens à frente.

Mas saiu como protagonista do projeto de Lula para o estado.

De uma forma ou de outra…

Washington Oliveira justifica antecipação de aposentadoria no TCE-MA citando Lewandowski…

Ex-conselheiro compara sua situação – investigada pela Polícia Federal – à do atual ministro do governo Lula, que também antecipou sua saída do Supremo Tribunal Federal

 

TUDO DENTRO DOS CONFORMES. Para Washington Oliveira, não há nada errado com a antecipação de sua aposentadoria no TCE-MA

O secretário Washington Oliveira (PT), titular da Representação do Governo maranhense em Brasília, comentou pela primeira vez neste sábado, 27, em entrevista ao programa Sem Filtro, da TV Ufma, sua aposentadoria antecipada do Tribunal de Contas do Estado, contestada no Supremo Tribunal Federal e investigada pela Polícia Federal.

Segundo Washington, não há nenhum problema em antecipar aposentadorias para considerar novos desafios.

Na entrevista aos jornalistas Fábio Cabral, Marcus Saldanha e Isaias Rocha, ele compara sua situação à do atual ministro da Justiça do governo Lula (PT),  Ricardo Lewandowski, que também antecipou sua aposentadoria no STF. (Lembre aqui)

“Não há problema em antecipar a aposentadoria para considerar propostas de novos desafios. O ministro Ricardo Lewandowski também antecipou sua aposentadoria do STF para assumir o Ministério da Justiça no governo Lula”, frisou Washington Oliveira. (Saiba mais sobre a entrevista aqui)

  • Lewandowski deixou o Supremo 30 dias antes do prazo exigido, a convite do presidente Lula;
  • Washington se aposentou quase um ano antes do prazo, a convite do governador Carlos Brandão.

Foi este blog Marco Aurélio d’Eça o primeiro a revelar a antecipação da aposentadoria do conselheiro, em 16 fevereiro de 2024, no post “Washington Oliveira já indicou até adjunto para a secretaria maranhense em Brasília…”

“Ao perceber o vácuo de poder se desenhando à sua frente, conselheiro do Tribunal de Contas negocia com o governador Carlos Brandão a antecipação de sua aposentadoria e – se assumir mesmo a Secretaria de Representação em Brasília – passa a ser o petista mais próximo do presidente Lula, com influência direta nos destinos do PT no Maranhão”, anunciou a postagem.

Dez dias depois, em 27 de fevereiro, a confirmação desta aposentadoria foi destacada no post “A brilhante estratégia de Washington Oliveira…”.

  • desde então, o conselheiro passou a ser o principal interlocutor de Brandão com o governo Lula;
  • também voltou a influenciar diretamente a política interna do PT, partido no qual tem forte.

Além de Washington Oliveira, a Polícia Federal investiga também a aposentadoria de outro conselheiro, Álvaro de França Ferreira, que poderia ficar no TCE até 2028, mas antecipou a saída em fevereiro deste ano.

Ferreira alegou questões de saúde para deixar a Corte de Contas…