0

Editorial!!! Separando o joio do trigo…

Polêmica em torno da fala do senador Weverton Rocha sobre blogueiros é mais uma oportunidade para todos – políticos, jornalistas e sociedade civil – reafirmar o compromisso com o jornalismo profissional

 

ESTE JORNALISTA MARCO AURÉLIO D’EÇA E OS COLEGAS LINHARES JR. E CARLA LIMA, com a ex-governadora Roseana Sarney, na sabatina criada por ele no jornal O Estado

Editorial 

Tem dado o que falar a declaração do senador Weverton Rocha (PDT) em entrevista ao podcast Café Quente sobre a postura de blogueiros e supostos digitais influencer’s – sobretudo no interior maranhense – na relação com a classe política e com o poder.

“Se você não der certo em nada na sua vida, basta abrir um blog no Maranhão e ameaçar um secretário, vereador, prefeito ou de alguém dele, que começa a ganhar um mensalinho”, foi uma das falas do senador espalhada na mídia.

  • este blog concorda com a opinião de Weverton no que diz respeito a esses blogueiros, sobretudo advindos do interior maranhense;
  • e concorda por que entende que há também uma classe política que transformou mandatos em negócios, atraindo este tipo de gente.

Mas há uma outra fala do senador que não foi divulgada pelos que vestiram a carapuça de suas declarações, na qual ele mesmo separa o joio do trigo.

“Teve um cara no interior que veio com a conversa ‘senador, vamos fazer uma parceria’, e disse: ‘eu sou mais lido que o Marco d’Eça’. É um exemplo. Poderia ter falado do John Cutrim, do Gilberto Léda, do Jorge Aragão, do Leandro Miranda, do Diego Emir (…) Mas esse cara lá, querer se comparar com jornalistas?!? Com esses que falamos aqui, que têm referência?!? Que a gente sabe o que já fizeram, que já foram do impresso, enfim, eles utilizam as ferramentas de comunicação e não utilizam as ferramentas como instrumento de captação…”, explicou Rocha, deixando claro quem é quem na imprensa maranhense. (Veja o vídeo abaixo)

Com 30 anos de jornalismo político e 20 anos de atuação em blog – o mais antigo em atividade no Maranhão – o titular desde blog Marco Aurélio d’Eça, graduado, pós-graduado e mestrando na área de Comunicação, sempre buscou a qualificação intelectual e a aprimoração técnica como base para o desenvolver de suas atividades. (Saiba mais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui)

Mais recentemente, este blog Marco Aurélio d’Eça publicou o artigo “A notícia de volta pra casa: o fim da era da informação sem dono…”, da jornalista Carla Ribeiro; trata-se de uma reflexão sobre a exigência de profissionais bem formados, com responsabilidade social e credibilidade para lidar com a notícia.

O episódio envolvendo Weverton Rocha ajuda nessa reflexão, por que é fundamental continuar a separar o joio do trigo.

Tanto no jornalismo quanto na política…

Agora candidato a senador, Duarte Jr. tem números que impressionam…

Deputado federal saiu de pouco mais de 65 mil votos nas eleições de 2018 para quase 130 mil votos em 2024 e agora embaralha o jogo das eleições majoritárias com candidatura independente

QUEM RI POR ÚLTIMO… Duarte Jr. vive o pior momento de sua meteórica carreira política, mas pode supreender na eleição para o Senado

Análise da Notícia

O deputado federal Duarte Jr. (Avante) confirmou nesta quarta-feira, 20, sua candidatura ao Senado Federal de forma avulsa, ou seja, sem estar oficialmente vinculado a nenhuma chapa majoritária; a opção pelo Senado foi a única alternativa que lhe restou, já que seu partido não tem qualquer chance de alcançar o Quociente Eleitoral para reelegê-lo deputado.

Mas engana-se quem pensa que ele não tem chance na disputa pelo Senado.

  • Duarte Jr. saiu da primeira eleição de deputado estadual, em 2018, com 65.144 votos, e mais que dobrou essa votação em 2024, quando obteve 129.962 votos para prefeito de São Luís;
  • neste intervalo, disputou outras duas eleições: em 2020, disputou o segundo turno pra prefeito, obtendo 216.665 votos; e elegeu-se deputado federal em 2022, com 111.019 votos.   

“Vocês têm a oportunidade de escolher para o Senado alguém que vocês acompanham e conhecem o trabalho. O Maranhão merece mais: sem padrinho, sem dono e sem medo”, afirmou Duarte, em vídeo de divulgação de sua candidatura, publicado em suas redes sociais.

Pelo tom do discurso, o deputado quer mostrar-se independente ao eleitor. Mas é uma independência forçada, já que a classe política o rejeita. (Entenda aqui, aqui, aqui e aqui)

  • surgiu para política a partir do governo Flávio Dino, com quem esteve em 2020 e 22, mas se afastou a partir de 2023, aproximando-se de Brandão;
  • também já flertou com o lulismo e com o bolsonarismo e se alinhou a figuras como o também deputado federal Josimar Maranhãozinho, dono do PL.

Há quem aponte como natimorto o projeto senatorial de Duarte Júnior, mas há quem aposte em uma votação surpreendente, na casa do milhão de votos.

E se esta performance se consolidar, ele pode embaralhar a disputa pelo Senado…

Braide segue “cantando vitória” com desprezo à classe política

Ignorando estrategicamente a disputa presidencial e apresentando-se como degustador de pratos típicos no interior, ex-prefeito tenta vender também a imagem de “palmatória do mundo”

 

DEVORADOR DE PRATOS TÍPICOS E PALMATÓRIA DO MUNDO; egocêntrico, Braide segue pelo interior sem apoio da classe política

Opinião

O ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) segue percorrendo o estado – como pré-candidato a governador – sem declarar preferências na disputa nacional, em uma suposta neutralidade.  Braide vem optando pela tática eleitoral de parecer um bom degustador de pratos típicos nos municípios e por se apresentar como a palmatória do mundo, ou melhor, do Maranhão.

  • em Formosa da Serra Negra fez críticas às estradas federais, atacando o governo Lula;
  • e ameaçou também o governador Carlos Brandão (sem partido) como se eleito já estivesse.

“Então fica um recado a você, governador: se você não entregar esse asfalto novo, quem vai entregar sou eu”, afirmou, soberbo.

A voz metálica, com arroubos de grandeza e autoelogios, tem reforçado a marca pessoal de Braide, que administrou a capital maranhense mantendo relação conflituosa com os vereadores e ignorando instituições como o Ministério Público. Essa falta de informações sobre repasses financeiros resultou, por exemplo na crise do transporte público da capital.

O estilo egocêntrico, personalista e autosuficiente do ex-prefeito já foi apontado neste blog Marco Aurélio d’Eça, na postagem “Adversários já exploram ‘temor que a classe política tem de Braide'”.  

“O ex-prefeito de São Luís não consegue atrair prefeitos, deputados federais, estaduais e vereadores por que demonstra absoluto desprezo por eles. O que se vê no interior é o temor de que Braide repita no governo o que fez na prefeitura, isolando partidos, vereadores e a classe política como um todo”, afirmou o texto, publicado em 25 de abril.

  • a falta de diálogo da gestão Braide na Prefeitura de São Luís refletiu um estilo personalista, com ironia sempre afiada, na ponta da língua;
  • não à toa ele não tem apoio da maioria dos prefeitos municipais e é presença sempre desacompanhada de lideranças políticas nos eventos.

Há quem compare os discursos e os movimentos políticos do pré-candidato, à campanha do ex-governador Flávio Dino ao governo, em 2014 e 2018.

Mas até Dino se rendeu ao apoio de personagens como Dedé Macedo, por exemplo; Braide diz não precisar.

E se Dino era apelidado de “professor de Deus”, com se poderia descrever o ex-prefeito?!?

Orleans vai cercando toda a ilha de São Luís…

Candidato do MDB avança tanto na capital maranhense quanto nas regiões de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, o que pode fazer diferença na soma final da disputa pelo governo

 

ORLEANS EM EVENTO COM CRICIELLE EM SÃO LUÍS. Força na Região Metropolitana fará diferença na disputa geral de votos

Análise da Notícia

O candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brandão, tem adotado uma estratégia que pode fazer toda a diferença na polarização da disputa contra o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD); além de ocupar a capital maranhense – onde Braide tem grande musculatura eleitoral – Orleans já mostra força em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

  • a estratégia é diminuir a diferença pró-Braide em São Luís e vencer em ao menos dois dos três outros municípios da ilha;
  • faltando cinco meses para o início da campanha oficial, o comando da campanha já sabe que pode ganhar em Raposa e Paço.

“A diferença de votos na Grande São Luís terá influência direta no interior. O Orleans tem se fortalecido tanto em Ribamar quanto em Paço e, principalmente, em Raposa. Venceremos bem em Raposa e já caminhamos para vencer em Paço”, analisa o deputado estadual Dr. Yglésio Moyses (PRD), que é candidato a deputado federal e tem forte militância na região metropolitana.

Para além do Estreito dos Mosquitos

A chegada de Orleans na região metropolitana de São Luís coincide com a ida de Braide para o interior, notadamente na região tocantina. Mas o problema do ex-prefeito é a falta de densidade política, de capilaridade eleitoral e, sobretudo, de repercussão midiática de suas ações.

  • Braide apostou que sua postura outsider, distante da política, teria no interior o mesmo efeito que teve em São Luís;
  • sem apoio das forças políticas na maioria dos municípios, ele fica isolado, agregando apenas os desgarrados do poder. 

“Tenho acompanhado a movimentação de Orleans no interior e o que se vê é uma forte adesão da classe política; na região tocantina nós conseguimos agregar todas as forças. Isso vai pesar na soma final”, acredita o ex-chefe da Casa Civil Sebastião Madeira (MDB), candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa. Essa questão já foi abordada neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Adversários já exploram ‘temor que a classe política tem de Braide’…”.

A disputa se desenha como num tabuleiro de xadrez, com cada peça movimentada fazendo grande diferença no fim da partida.

E o desenho da eleição mostra que, nestes primeiros movimentos, são de Orleans as melhores jogadas.

E o jogo ainda nem começou de fato…

Em encontro do PRD, Júnior Marreca critica desprezo de Braide pela classe política…

Sem citar nomes, secretário de Indústria e Comércio do governo Brandão alerta aos candidatos do seu partido que o ex-prefeito representa a negação da política

OS CANDIDATOS DO PRD COM ORLEANS BRANDÃO. Relações políticas foram reforçadas pelas lideranças do partido

O presidente regional do PRD, Júnior Marreca – secretário de Indústria e Comércio do governo Brandão (Sem partido) fez um alerta nesta segunda-feira, 4, aos pré-candidatos do partido a deputado federal e estadual. Mesmo0 sem citar nomes, a fala de marreca foi direcionada ao ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

“É preciso ter cuidado com candidatos ao governo que têm desprezo pela classe política, candidatos que não gostam de político. Eles são a negação da política”, disse o secretário.

  • o PRD terá 19 pré-candidatos a deputado federal e 27 pré-candidatos a deputado estadual;
  • entre os nomes do partido estão o deptuado federal Marreca Filho e o estadual Dr. Yglésio.

A preocupação de Júnior Marreca tem sido levantada também por outros líderes políticos Maranhão a fora; este blog Marco Aurélio d’Eça também já abordou o tema, na postagem “Adversários já exploram temor que a classe política tem de Braide…”.

O ex-prefeito, no entanto, tem recebido a adesão de inúmeros prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos e lideranças políticas de diversas regiões do estado

De uma forma ou de outra, a relação de Braide com os políticos será tema da campanha eleitoral.

E quem vencerá o debate, só o tempo dirá…

Com informações do blog de Gláucio Ericeira

Seis prefeitos já declararam apoio a Eduardo Braide……

Número pode chegar a nove se forem incluídos os que ainda não se manifestaram, mas já estão com aliados em campanha por partidos ligados ao ex-prefeito de São Luís

 

BRAIDE COM OS PREFEITOS QUE JÁ DECLARARAM APOIO A ELE; número soma-se ao de ex-prefeitos e vice-prefeitos em todas as regiões do estado

O ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) já recebeu o apoio declarado de seis prefeitos, incluindo a aliada Esmenia Miranda (PSD), sua sucessora na capital maranhense. O número pode ainda chegar a nove, se forem incluídos os gestores que, embora ainda não tenham se manifestado, já têm parentes ou aliados em partidos ligados ao candidato do PSD.

  • já gravaram vídeo com Braide os prefeitos Leandro Moura (Santo Amaro), Cibele Napoleão (Santo Antonio dos Lopes), Júnior do Posto (São Domingos do Azeitão), Raimundo Lídio (Paulino Neves) e Luís Fernando (Humberto de Campos);
  • também são cotados como possíveis aliados os prefeitos Felipe dos Pneus (Stª Inês), Thâmara Castro (Brejo) e Marlene Miranda (Bom Lugar), embora estes três ainda não tenham se manifestado oficialmente ao lado do ex-prefeito de São Luís.

A mulher do prefeito de Santa Inês já declarou apoio a Braide, assim como o tio da prefeita de Brejo, que se filiou ao PSD; já o filho de Marlene Miranda entrou no PSB, outro partido pró-Braide.

Na matemática eleitoral, o número de prefeitos no palanque do ex-colega de São Luís pode parecer insignificante diante dos quase 200 que se somam à candidatura do emedebista Orleans Brandão; mas é preciso levar em consideração que Braide reúne inúmeros ex-prefeitos, vice-prefeitos e lideranças de oposição em quase todos os municípios.

  • em 2014,quando venceu as eleições contra o candidato do grupo Sarney, o então ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) tinha apenas três prefeitos em seu palanque.

As manifestações de apoio ao ex-prefeito também quebram uma ideia difundida nesta campanha, inclusive neste blog Marco Aurélio d’Eça, de que a classe política teme sua eleição.

O número de apoios divulgados em suas redes sociais – seja de prefeitos, vice-prefeitos ou ex-prefeitos – mostra o contrário…

 

Imagens do dia: Orleans mobiliza toda a região tocantina em Imperatriz…

Candidato do MDB lança candidatura coma presença de todos os prefeitos, deputados federais, estaduais, lideranças políticas e uma multidão de populares

 

UM ASPECTO DA MOBILIZAÇÃO POPULAR ANTES MESMO DO INÍCIO DO EVENTO, em foto tirada por volta das 18h30…

O candidato do MDB Orleans Brandão mostrou mais uma vez força política neste sábado, 25, ao reunir em Imperatriz uma multidão em lançamento de sua candidatura ao Governo do Estado.

  • além de populares que lotam desde cedo o local do evento, Orleans levou para Imperatriz toda a classe política da região;
  • todos os prefeitos dos municípios do entorno de Imperatriz estão presentes no evento, além diversos parlamentares.

Prefeitos e lideranças de municípios das  regiões central e sul do estado também participam do evento em Imperatriz.

LIDERANÇAS DE TODO O ESTADO ESTIVERAM EM IMPERATRIZ, confirmanbdo a força de Orleans na classe política

A presença de público e classe política reflete a articulação do candidato do MDB e do governo Brandão.

  • Orleans consegue reunir em torno de sua candidatura as principais forças políticas em vários municípios;
  • a força do governo e o prestígio pessoal do candidato reúne até mesmo adversários no mesmo palanque.

O evento de Imperatriz vem se repetindo também em outras regiões do estado, como a Baixada, onde Orleans esteve na sextaf0-eria, 24.

E vai ser levado também para todos os municípios maranhenses…

Adversários já exploram “temor que a classe política tem” de Braide…

Estilo imperialista, soberbo e de desprezo do ex-prefeito de São Luís vira trunfo de Orleans Brandão e Lahésio Bonfim com prefeitos no interior

 

ORLEANS VAI REUNIR A CLASSE POLÍTICA E A POPULAÇÃO DA REGIÃON TOCANINA neste sábado, em Imperatriz

Análise da Notícia

A reunião de praticamente todos os prefeitos da região tocantina neste sábado, 25, será um forte contraponto do ex-secretário Orleans Brandão (MDB) à passagem do ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) por Imperatriz. 

  • prefeitos e vereadores temem um governo Braide por causa do desprezo que ele demonstra pela classe política;
  • e não apenas Orleans, mas também o candidato do Novo, Lahésio Bonfim, utilizam este temor em favor próprio.

No lançamento de sua candidatura em Imperatriz, Orleans espera reunir todos os prefeitos da região tocantina, coisa que Braide não conseguiu durante sua passagem para anunciar a vice, outro ponto de fragilidade da sua candidatura.

O ex-prefeito de São Luís não consegue atrair prefeitos, deputados federais, estaduais e vereadores por que demonstra absoluto desprezo por eles.

O que se vê no interior é o temor de que Braide repita no governo o que fez na prefeitura, isolando partidos, vereadores e a classe política como um todo.

  • apenas políticos desgarrados, sem mais espaços de poder em nenhum grupo, se juntam ao candidato do PSD;
  • é assim em Imperatriz, com Ricardo Seidel, em Timon, com Luciano Leitoa, e em Caxias, com o deputado Paulo Marinho Jr.

É natural que eles estejam com Braide por que, em suas cidades, todas as demais forças políticas fecham com Orleans, isolando-os politicamente.

Isolados, eles tendem a buscar alternativas.

Mas são as forças políticas com poder eleitoral, neste momento, que fazem a diferença contra ou a favor de um candidato nos municípios neste momento.

E essa influência será significativa ao final da campanha…

Roseana volta a ser internada em São Paulo…

Ex-governadora, que recebeu alta no último dia 15, apresentou quadro de pneumonia e voltou a hospital na capital paulista, onde gravou vídeo sobre a situação

 

ROSEANA VOLTA AO HOSPITAL EM SÃO PAULO e deve passar por cirurgia para tratamento de câncer

A ex-governadora Roseana Sarney revelou em suas redes sociais que voltou a ser internada neste domingo, 18, após apresentar quadro de pneumonia.

  • Roseana teve alta do hospital na quinta-feira, 15;
  • mas voltou a ser internada na sexta- feira 16.

“Passando para dar notícias. Essa semana aí que passou não foi assim das melhores. Tive alta e voltei pra casa na quinta-feira, mas na sexta-feira já tive que voltar para o hospital, por que tive uma pneumonia. Estou no hospital até agora tratando essa pneumonia”, revelou a ex-governadora.

Por causa da pneumonia, a sessão de quimioterapia foi suspensa,

Roseana vai passar por uma cirurgia para tratamento do câncer de mama, que enfrenta desde agosto.

Eri Castro recebe lideranças em confraternização natalina…

Candidato a deptuado federal pelo PT vai reunir simpatizantes, aliados e lideranças em almoço de fim de ano, e apresentar metas para 2026

 

PROJETO 2026. Eri Castro se prepara para receber amigos em festa de confraternização

O jornalista e publicitário Eri Castro – pré-candidato a deputado federal pelo PT – vai reunir aliados, simpatizantes, lideranças políticas e autoridades em um almoço de confraternização natalina neste sábado, 13, em São Luís.

  • o evento é uma forma de fazer um balanço das ações de 2025;
  • e anunciar metas políticas e pessoais para as eleições de 2026. 

“Quero recepcionar amigos que estiveram comigo neste ano, certo de que no ano que vem a vitória nos espera”, disse o publicitário, que preside a Comissão Nacional Pró-IBRACI (Instituto Brasileiro Cidade Inteligente).

Com forte trânsito no governo Lula, Eri Castro também tem sido interlocutor importante nos bastidores do governo Carlos Brnadão (sem partido), reforçando suas posições internas no PT.

O almoço de confraternização está marcado para as 13 horas, no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol…