2

Dinistas veem semana decisiva no Maranhão…

Nos últimos dias, aliados do vice-governador Felipe Camarão, remanescentes do governo Flávio Dino dão a entender que algo de novo acontecerá na política do estado

 

NOS BASTIDORES. Dinistas de todos os coturnos vêm tratando da política maranhense nas entrelinhas de seus discursos

Desde meados da semana passada – quando o governador Carlos Brandão (PSB) informou que dirá ao presidente Lula (PT) do seu projeto para o Maranhão – dinistas de todos os cacifes passaram a apontar esta semana que que começou no domingo, 12, como decisiva para o futuro político do Maranhão.

  • Lula informou em entrevista à TV Miranrte que conversará exatamente estas emana com Brandão;
  • desde a visita de Lula, o vice-governador Felipe Camarão (PT) tem dito que não haverá renúncia de sua parte.

“Se a condição o presidente for a minha renúncia, informo que não haverá acordo. Posso ser candidato a qualquer mandato sem precisar renunciar á vice. E sou candidato a governador”, disse Camarão, em várias ocasiões no interior, entre a quarta-feira, 8 e a sexta-feira, 10.

Mas são as mensagens cifradas dos dinistas o que mais movimenta os bastidores da política.

  • deputados estaduais afirmam que terá algo novo antes mesmo da conversa de Brandão com Lula;
  • e neste domingo, o deputado federal Márcio Jerry postou mensagem enigmática em suas redes sociais. 

“Amanhã pela manhã [hoje] postarei aqui informação de grande impacto nacional. Assunto do Maranhão. Aguardem!”, disse o deptuado federal.

A mensagem repercutiu fortemente nos bastidores,  com diversas especulações sobre o assunto.

E todos agora esperam o que Márcio Jerry tem a  dizer…

1

Nova pesquisa confirma Braide na liderança pelo governo…

Levantamento do Instituto Real Time Big Data, divulgado pela CNN, mostra o prefeito de São Luís 14 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Orleans Brandão

 

NÚMEROS NACIONAIS. Pesquisa do Real Time Big Data, de repercussão nacional, mostra a rela situação da disputa no Maranhão

Pesquisa do instituto real Time Big data divulgada nesta quarta-feira, 1º, pela CNN Brasil confirma duas situações reveladas pelas demais pesquisas nos últimos dias sobre a corrida pelo Governo do Estado:

  • 1 – a liderança consolidada prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 14 pontos à frente;
  • 2 – o secretário Orleans Brandão (MDB) já é o segundo colocado, superando Lahésio Bonfim (Novo).

O prefeito de São Luís aparece com 36% das intenções de votos, contra 22% registrados em favor de Orleans.

O Real Time Big Data ouviu 1,2 mil eleitores no maranhão entre os dias 29 e 30 de setembro; a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. (Veja a íntegra da pesquisa aqui)

De acordo com o levantamento, o candidato Lahésio Bonfim aparece com 18%, em condições de empate técnico com Orleans, no limite da margem de erro; o vice-governador Felipe Camarão (PT) surge no levantamento com 7% das intenções de votos.

A pesquisa Real Time/CNN trouxe também cenários de senador, e neste quadro traz novidades importantes.

mas esta é uma outra história…

Iracema destaca ações do governo Brandão em favor da população maranhense…

Presidente da Assembleia Legislativa destacou os investimentos na Educação e os programas “Maranhão Livre da Fome” e “Mais Asfalto”, que vem mudando a realidade do estado

 

DESTAQUES DO GOVERNO. Iracema fez um elenco das ações do governo Brandão em diversas regiões

A presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale (PSB) destacou nesta quinta-feira, 18, as iniciativas do Governo do Estado que vêm impactando diretamente a vida da população; ela citou nominalmente os programas Maranhão Livre da Fome e Mais Asfalto, além dos investimentos na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

  • só em Barreirinhas foram entregues mais de 600 cartões do Maranhão livre da Fome;
  • o Mais Asfalto está em execução em municípios da região dos Lençóis Maranhenses.

“Recebi muitos vídeos de pessoas mostrando que conseguiram reforçar a alimentação das crianças. Esse incentivo tem sido muito bem-vindo, especialmente para as famílias mais carentes. O Mais Asfalto chegou a Barreirinhas, Urbano Santos, Belágua e São Benedito do Rio Preto, transformando a realidade dessas cidades. O governador está a todo vapor, trabalhando em várias regiões do Estado”, destacou Iracema.

Outro ponto enfatizado por Iracema Vale foi o fortalecimento do ensino superior no Maranhão. Ela parabenizou o Governo pela entrega da nova estrutura da Uema, que já garante oportunidades concretas a estudantes oriundos da rede pública.

“Dois jovens que estudaram em escola pública me ligaram radiantes por terem conquistado vagas em Medicina. Essa iniciativa do governador, em parceria com a Assembleia, de reservar 50% das vagas para alunos da rede pública, é um feito histórico e merece ser valorizado”, ressaltou.

Ao final, a chefe do Parlamento Estadual reafirmou a relevância das políticas implementadas pelo Executivo.

“Esse é um gesto de compromisso com o povo. É oferecer ensino superior de qualidade, com estrutura belíssima, comparável às melhores universidades particulares, e acessível a quem mais precisa. Parabéns ao governador Carlos Brandão pelo brilhante trabalho em favor da população maranhense”, concluiu.

Da Ag. Assembleia, com edição do blog

Com mais de duas mil obras nas cinco regiões, Ministério do Esporte lidera Novo PAC…

 Consolidando a maior entrega de obras dos últimos 10 anos, a pasta tem o Maranhão como estado-símbolo deste novo momento que vive o Brasil

 

MINISTRO POPULAR. Fufuca tem estado presente em todos os municípios do Maranhão, como num dos m ais populares ministros de Lula

Sob a liderança do ministro André Fufuca (PP), o Ministério do Esporte assumiu papel de protagonismo no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São mais de 2 mil obras em andamento ou já concluídas nas cinco regiões do país, consolidando a maior entrega de infraestrutura esportiva da última década.

“O Brasil vive um novo momento. O compromisso do presidente Lula é com resultados reais e com um legado de desenvolvimento e inclusão, sobretudo no estado do Maranhão, com o governo do Brasil do lado do povo brasileiro e, sem sombra de dúvidas, do lado do povo maranhense”, afirmou o ministro André Fufuca.

  • o Maranhão se transformou no estado-símbolo deste novo momento;
  • são diversas obras em andamento ou em fase final de construção no estado.

São Centros Esportivos Comunitários, o Programa Segundo Tempo ampliado em escolas municipais, além da chegada de mais de mil médicos, em parceria com o Ministério da Saúde, uma nova universidade e quatro Institutos Federais em parceria com o Ministério da Educação.

É o Governo do Brasil do lado dos brasileiros.

 

STF investiga quase R$ 1 bilhão em emendas para o Maranhão…

Recursos sem transparência e sem possibilidade de rastreamento foram destinados por deputados federais e senadores entre os anos de 2020 e 2024, com crescimento exponencial a partir de 2023

 

PARTE DA BANCADA MARANHENSE. Todos – inclusive suplentes – usaram emendas pix desde 2020

O Supremo Tribunal Federal investiga a destinação de quase R$ 1 bilhão em emendas parlamentares do tipo pix encaminhadas para o Maranhão entre 2020 e 2024; em parceria com o STF, os tribunais de contas da União e do Estado começaram a investigar os municípios que receberam os valores.

  • foram apenas R$ 5,8 milhões em 2020;
  • o valor subiu para R$ 35,1 milhões em 2021;
  • deu um salto para R$ 160 milhões em 2022;
  • passou para R$ 328 milhões a partir de 2023;
  • e bateu nada menos que R$ 371 milhões em 2024.

As emendas pix são transferidas para as contas das prefeituras ou entidades indicadas por deputados federais e senadores sem a necessidade de apresentação de projetos e planejamento.

O dinheiro beneficiou todos os senadores e deputados federais – inclusive suplentes – com assento no Congresso Nacional a partir de 2020.

A partir do rastreamento do STF e dos tribunais de contas, será possível saber a destinação exata dos recursos… 

Celular revela quem são os mais próximos de Bolsonaro no Maranhão

Apreendido pela Polícia Federal, aparelho do ex-presidente registra apenas os maranhenses Roberto Rocha, Dr. Yglésio, Felipe Arnon e um blogueiro de Barra do Corda

 

AMIGOS DO PEITO. No Maranhão, Bolsonaro tem Roberto Rocha, Dr, Yglésio e Felipe Arnon em sua agenda telefônica; e só…

A divulgação das listas de transmissão de mensagens de Jair Bolsonaro (PL) – encontradas em seu celular, após operação da Polícia Federal – revelaram ao país quem são os bolsonaristas que podem receber o título de queridinho do ex-presidente.

Do Maranhão, aparecem na agenda do ex-presidente apenas o ex-senador Roberto Rocha (Sem partido), o deputado estadual Dr. Yglésio Moyses (PRTB) e o suplente de vereador Felipe Arnon (PL).

  • Rocha está inscrito nos grupos de troca de mensagem como “senador MA Roberto Rocha”;
  • Dr. Yglesio surge como “Yglesio-pref.(São Luís) MA”, referência à sua candidatura a prefeito em 24;
  • Felipe Arnon é registrado na agenda do ex-presidente pela empresa da família a “Tchê Churrascaria”.

“Entre os destinatários do ex-presidente, 396 contatos foram salvos em quatro listas de transmissão e receberam mensagens, que foram detalhadas pelos investigadores no relatório final do inquérito. As listas foram nomeadas por Bolsonaro como ‘Deputados’, ‘Senadores’, ‘Outros’ e ‘Outros 2′”, diz reportagem do portal Terra, sobre o assunto. (Leia aqui)

Além dos políticos maranhenses, aparece também um blogueiro de Barra do Corda, de nome Francisco Mello.

Chamou a atenção que a agenda de Bolsonaro não inclui nomes conhecidos da direita maranhense, como o médico Allan Garcês (PP), que está no exercício do mandato de deputado federal, a deputada estadual Mical Damasceno (PSD), a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PP), a vereadora Flávia Berthier (PL) e nem o candidato a governador Dr. Lahésio Bonfim (Novo).

Também não aparecem na lista o deputado federal Aluisio mendes e sua ex-aliada, hoje adversária Mariana Caralho 9ambos do PRB), tidos como bolsonaristas de quatro costados.

À exceção de Lahésio, que sempre manteve distanciamento do presidente, todas essas lideranças são ativas na defesa do bolsonarismo.

O celular de Bolsonaro foi apreendido durante operação da Polícia Federal por afronta às decisões judiciais.

O aparelho ainda está sendo periciado para instruir o inquérito…

Iracema Vale lamenta ações da oposição contra o governo: “perseguição demais!!!”

Diante dos últimos movimentos de lideranças políticas maranhenses, sobretudo em Brasília, presidente da Assembleia Legislativa reforçou o interesse do governador Carlos Brandão em trabalhar pelo Maranhão

 

SERENIDADE E CONVERSA. Além da coletiva de imprensa, Iracema fez discurso em que ressaltou a importância do diálogo

A presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale (PSB) comentou nesta quinta-feira, 7, os últimos movimentos da oposição maranhense contra o governo Carlos Brandão (PSB).

“É perseguição demais!!!”, classificou a parlamentar, diante das ações de deputados e lideranças oposicionistas.

  • na terça-feira, 6, em ação do deputado Othelino Neto, o ministro Flávio Dino andou a Polícia Federal investigar o TCE-MA;
  • na quarta-feira, 7, o comando nacional do PSB decidiu entregar o comando regional para a senadora Ana Paula Lobato

“O governador não dá uma palavra sobre isso. Ele entende esse jogo de interesse, de poder, da política, mas ele faz o trabalho dele. E não tem um dia que o governador Carlos Brandão acorde pensando em picuinha; pelo contrário, ele faz é trabalhar pelo Maranhão”, garantiu Iracema.

A deputada estadual deve ser uma das aliadas de Brandão a deixar o PSB após a posse de Ana Paula.

Mas ela tem até abril para tomar a decisão…

Estratégia do PSD no Nordeste pode levar o PT a apoiar Braide…

Partido vai apoiar candidatos petistas em vários estados, em troca de reciprocidade, como no caso do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que pode ter aliança com o partido do presidente Lula

 

NORDESTE NO FOCO. Kassab quer troar apoio do PSDE ao PT no Nordeste pelo apoio do partido de Lula a Braide no Maranhão

Análise da Notícia

O PSD decidiu sua estratégia eleitoral para 2026, e vai focar no Nordeste para se fortalecer no cenário nacional; para isso, busca aliança de reciprocidade com o PT, do presidente Lula.

A ideia é apoiar candidatos petistas em alguns estados, em troca de apoio do PT em outros.

  • o partido de Gilberto Kassab deve apoiar a reeleição dos governadores do PT na Bahia, no Ceará e no Piauí;
  • em troca vai buscar apoio do PT para Raquel Lira, em Pernambuco, e para Eduardo Braide, no Maranhão.

“No Maranhão, o Braide se reelegeu prefeito de São Luís com quase 80% dos votos e é fortíssimo candidato a governador; está a frente em todas as pesquisas. Candidato a governador. Fortíssimo”, diz Kassab, sobre a candidatura do prefeito de São Luís.

Na estratégia do PSD, a prioridade não é eleger governadores, mas deputados federais e senadores, com objetivo de se tornar ainda mais relevante na correlação de forças políticas no Congresso Nacional, “mas mantém no radar a possibilidade de voo solo em alguns estados”, segundo aponta reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. (Saiba mais aqui)

  • dentro destas possibilidades é que Braide e a senadora Eliziane Gama passam a ser prioridade;
  • o prefeito de São Luís lideraria chapa com Eliziane, abrindo duas vagas para o PT: vice e Senado.

“Caso haja uma aproximação com o grupo de Flávio Dino, a outra vaga de senador pode ser oferecida a Felipe Camarão, o que contempla o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; Camarão, no entanto, pode também compor a chapa novamente como vice”, revelou este blog Marco Aurélio d’Eça ainda em junho, no post exclusivo “Kassab reúne Braide e Eliziane em São Paulo…”. 

A estratégia do PSD no Nordeste confirma toda esta movimentação, e agrada também a cúpula do PT nacional. (Entenda aqui)

E está no radar também dos remanescentes do dinismo no Maranhão….

Com informações de O Globo e O Estado de S. Paulo

 

Roberto Rocha anuncia início de sua pré-campanha…

Embora ainda não definido quanto à candidatura que pretende disputar em 2026, ex-senador diz em suas redes sociais que vai começar a visitar suas obras e anuncias novas

 

AÇÕES PELO MARANHÃO. Roberto Rocha garante ter diversas obras a ser implantadas ou em andamento no maranhão por força de seus projetos e ações

Em um domingo pródigo de notícias sobre a sucessão estadual – que culminou comum recado direto do governador Carlos Brandão (PSB) sobre o perfil do seu candidato – o ex-senador  Roberto Rocha (sem partido) também protagonizou informação importante de pré-campanha. 

“Após quase seis anos, retomo neste mês de maio minhas andanças pelo estado do Maranhão. Não quero falar de ninguém, quero apenas visitar minhas obras e anunciar novas, que estão sendo projetadas… Vou em todas as regiões do Maranhão, porque temos projetos e obras em todo estado”, anunciou Rocha em suas redes sociais.

  • o ex-senador aparece nas pesquisas como candidato, tanto a governador quanto a Senador;
  • Rocha afirma ser o único político maranhense com projeto para o Maranhão. (Leia aqui)

Senador eleito em 2014, Roberto Rocha praticamente desistiu da campanha pela reeleição em 2022, após a morte do filho; mesmo assim, ele superou a casa dos 1,2 milhão de votos.

“Na minha campanha nem eu nem minha família votamos em mim. Meu filho morreu durante a campanha. Foram mais votos que os candidatos a presidente. E só votos de oposição. Em raras exceções tive apoio político. 126 prefeitos participavam da minha coligação, 120 largaram para apoiar meu oponente, o Flávio Dino. Eu sei a razão, mas não é o caso de tratar disso agora”, declarou Roberto, em maio de 2024, no post “Roberto Rocha quer disputar governo ou Senado em 2026…”. 

Nesta nova etapa de campanha, o ex-senador pretende visitar todos os municípios do Maranhão onde tenha obra em andamento ou a ser implantada com projetos de sua autoria.

E vai começar por Timon e Caxias…

Ponto final no debate sobre a miséria no Maranhão: Flávio Dino fracassou…

Se sabia das limitações históricas e culturais do estado em 2015 – e mesmo assim prometeu tirar “municípios maranhenses da lista dos 100 mais pobres” – o ex-governador falhou nesta questão específica

 

PROMESSA EM PRAÇA PÚBLICA. Flávio Dino no palanque, na posse de 2015: promessa retórica ou erro estratégico?!?

Editorial

Profundo e realista o artigo do deputado estadual Carlos Lula (PSB) – amplamente divulgado na mídia – sobre as questões históricas e culturais que envolvem a miséria do Maranhão. (Leia aqui)  

Este blog Marco Aurélio d’Eça entende, inclusive, tratar-se de um contraponto à análise publicada na terça-feira, 22, sob o título “Dados da pobreza expõem fracasso de Flávio Dino como governador…”.

Mas há um ponto tão óbvio que chega a ser simplório no debate sobre a participação pessoal do ex-governador Flávio Dino na linha do tempo desta da miséria do Maranhão. E qual é esse ponto fundamental no debate?!?

Foi Flávio Dino – e nenhum outro – quem prometeu, ipsis literis:

“Ao fim do meu mandato, nenhum município maranhense estará na lista dos 100 mais pobres”.

  • O ex-governador disse isso no palanque, em sua posse;
  • reafirmou a mesma coisa ao lançar o programa “Mais IDH”;
  • E repetiu de forma categórica ao longo de todo primeiro mandato.

Este blog Marco Aurélio d’Eça foi um dos duros críticos em todo o mandato do agora ministro do Supremo Tribunal Federal, sobretudo neste aspecto específico do combate à miséria, como pode ser relembrado aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, mais aqui, também aqui e aqui.

Hoje, vendo em retrospectiva, é claro que reconhece avanços em vários setores do estado, tanto nos aspectos sociais, quanto culturais e, principalmente, políticos, como reverenciado no post de fevereiro de 2022, intitulado “Eleições devem consolidar transição de gerações no poder no Maranhão…”.

Mas este blog insiste na ideia de que o ex-governador fracassou nesse ponto do combate à miséria. 

  • se ele sabia haver pontos históricos e culturais que impediriam o combate à miséria, não deveria ter prometido em 2015;
  • se, por outro lado, não sabia desses aspectos, não estudou a história do Maranhão a ponto de fazer a promessa pública.

E se prometeu e não conseguiu, então fracassou.

Esse é o ponto inquestionável no debate sobre a participação de Flávio Dino no combate à miséria maranhense.

Ponto final!!!